Hélio Schwartsman > Revolução ortodoxa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É de se concordar. O show já terminou, é hora de deixar a algazarra por conta de gosta de sapatear, dar birra e fazer beicinho quando é contrariado. Está difÃcil aguentar o estresse, já deu. Tragam os adultos de volta pra mesa, por favor.
O Brasil deve a atual democracia ao Xandão, como o chamamos aqui em casa, mas concordo com Hélio, que ponderações no momento são importantes. E se quisermos um Supremo livre e independente, como os outros poderes, temos que acabar com as indicações polÃticas de ministros! OrasilKaiuá!
É o que todos esperamos: instituições e leis em vez de heróis justiceiros se degladiando na arena pública.
"O risco de golpe está afastado". Será??? o colunista afirma isso sem apresentar nenhuma evidência. Senhor Hélio, a ameaça só será definitivamente afastada quando todos os golpistas (civis e militares) forem responsabilizados e punidos. Enquanto isso não acontecer , eles se sentirão à vontade para perpetuar novas tentativas. Do ponto de vista do cenário interno e externo, a democracia segue sob ameaça.
Sergio, viaja não amigo. Ninguém ia fazer nada com ninguém. Onde estão as tais gravações? aliás, onde estão as gravações da Itália? este ministro é um falso. Ditador apenas. Lula adora ditadores e já estão implantando isso aqui.
Lula já foi presidente duas vezes e nunca tentou ser ditador. Quem gosta de ditador é a famÃlia bolsonaro, os bolsonaristas, militares ou civis, e os oportunistas. Esse pessoal não gosta dos tribunais porque sua inegável e indisfarçável tentativa de golpe foi impedida.
[Justa Lerda, que será que essa Herda sençurofrênica viu na minha resposta ao colega Antonio? Além de, óbvio, funcionamento celebral? Catso!]
Devo discordar do sr. Hélio, o perigo só estará eliminado quando todos os golpistas estiverem presos e por longo tempo, tempo suficiente para serem excluÃdos da vida pública. Um golpista notório preso pelo mesmo motivo de tentativa de golpe, foi solto após pouco mais de 1 ano, o que resultou na tomada do poder pelo voto, em campos de concentração, na morte de 50 milhões de pessoas entre outras tragédias.
Não vi grande coisa especificamente da lei da estatais, Hélio, mas tenho a impressão de que a direção é essa, de fato. "Risco de golpe", com esse peçoau no circuito, a gente pode ter certeza de que sempre existirá: há um caminho institucional que já foi trilhado, e está demarcado. Analogamente a João e Maria, eles deixaram Bozólitos no caminho, e os pássaros não comem cocô mental fossilizado. Com isso, reforço a idéia de que não dá pra baixar a guarda; normalidade, contudo, dá um alÃvio.
'Perdeu mané'. 'Derrotamos o Bolsonarismo'. Comentarios juvenis no X, deixam o Supremo de Lagosta desmoralizado.
A tese do jogo combinado foi pro espaço. Prates foi demitido.
Juro que pensei na volta do Cerveró, lembra dele?
O problema é que o golpe não foi afastado. Continuam buscando outras formas de fazê-lo..
António, prezado, nem precisa, o caminho já foi descoberto, é é o mesmÃssimo em toda a Terra Prana: através das redes digitais, usando-se das cadeias de confiança, propagam-se as mentiras; reforça-se esse blá com notÃcias na grande mÃdia, que fica no muro ou até desce de vez (Fox News e Velho Sátiro são exemplares); coopta-se a direita destrambelhada, que vê ali excelentes oportunidades de negócio e bem-estar. É, grosso modo, a forma de górpe mundializada. Já virou um clássico, mesmo novinha.
O problema é que Ser Humano nenhum age ou vive sem ter a quem se reportar. Seja a um Chefe, Diretor, Conselho de Administração, ao Congresso Nacional, aos acionistas ou à "mulher em casa", sob pena de contrariar a natureza, que segundo os orientais "é conquistada pela obediência." O STF, diferentemente de outras Supremas Cortes democráticas, registre-se, chegou a esse estágio de evolução ou involução, o de não ter a quem se reportar. Isso precisa ser corrigido institucionalmente. Namastê!
Ah, eu não havia compreendido isso. Possivelmente você discordará de mim, Nelson, mas esse legislativo... Legislabóstico, como jocosamente me parece melhor dizer, esse bando de gente desqualificada não tem condição de responder a uma demanda Republicana desse porte. Basta ver o que fizeram "em represália" ao STF, uma falta de vergonha total...
Caro Benassi. O legislador no Estado Democrático de Direito é o Congresso Nacional que representa a sociedade. Penso ter respondido sua pergunta. Namastê!
Uai, caro Nelson, tenho a impressão de que essa culminância é o contexto ideal a um Supremo, não? Reporta-se não a uma pessoa, mas ao Catatau Constitucional. Salvo ter entendido incorretamente sua posição, creio que tamos melhor assim...
O penúltimo parágrafo dá a impressão de os demais serem notas de rodapé. Mas, se me permite, mestre, a atuação do ministro é modelar, e não heterodoxa, em face do perigo que se instalou e que nunca estará distante o suficiente.
Por quê nenhum partido ainda não questionou está FLAGRANTE inconstitucionalidade? Cadê o ativo PSol? Cadê os partidos decentes?
Afastado o golpe?!? Eles ainda estão no cio.
É gópiiii
Hahahahah, hormônios são dureza... Mas é o seguinte, Paulo, podem estar em riste, mas não copulam com o paÃs: estão sem condição de nos Soder. No momento, só nas coxas. Hahah!
Falar em STF, porque esse silêncio sepulcral acerca da recente e acertada decisão de validar a consticionalidade da lei das estatais, mas com a bizarra quarentena que permitiu a continuidade de Mercadante e cia? Hélio, quando vai falar sobre?
Mercadante não tem nenhum impedimento! Parece-me que Prates sim! A decisão foi absurda!
Sergio e outros. Vocês da esquerda gostam de ditaduras, como seu lÃder, a acham certo o tal xandao prender, julgar e punir sem direito à plena defesa como age maduro e outros amigos. Não, somos democráticos
Eu falei em provas, percebeu? Vocês queriam implantar uma ditadura. Se conseguissem, não haveria nem julgamento pro Xandao, que nem de esquerda é. Seria preso sumariamente. Outros seriam torturados e mortos. Não se engane e nem tente enganar outras pessoas.
Estamos falando do maior atentado ao estado de direito e à democracia, de praticas explicitas de terrorismo e ataques à autoridades e instituicoes. Há que se manter o rigor, investigar e punir esses arruaceiros.
é isso que ele está defendendo. leia de novo.
Hélio está correto. Que o STF julgue o sujeito no mérito e volte a seguir a Constituição. O Tribunal fez um bom papel no enfrentamento à tentativa de golpe. É hora de normalizar as coisas. E deixa a esquerda ressentida e a direita inconformada mugirem.
Jogo combinado. Como duas palavras expressam tao bem uma aberraçao juridica. Brilhou helio
A Folha e o poder que ela representa, não quer ser atrapalhada em uma nova tentativa de go lpe da nossa velha e bilionária elite do atraso, golpe que colocou Temer e Bolsoguedes para enriquecer ainda mais nossos bilionários, com privatizações, gasolina e juros.
Sim, a Folha tá mofada desde 64. Obrigado pelo contÃnuo incentivo Daniel : )
Aquele velho cheiro de mofo no discurso do Gilberto.
Janeiro de 2023 a maio de 2024, 16 meses perseguindo golpistas imaginários e agindo fora da constituição em vários aspectos, em certos casos, verdadeiras aberrações. Muita lerdeza, colunista, mas que bom que tivemos Elon Musk, que sem dúvida deveria constar nesta reportagem.
Vejo cada comentários ,e penso . O que está acontecendo com nosso Brasil. Ai penso . Estamos venzuelando, cubando assim adiante.
Não, eh vc que está delirando mesmo.
A tentativa de golpe é permanente. É só observar a movimentação dos golpistas que fugiram do paÃs descumprindo as ordens da judiciais e encobertos por autoridades, assim como a movimentação dos polÃticos bolsonaristas nos Estados Unidos tentando sabotar o estado brasileiro.
Sim, nossa história eh uma história de golpes. Sempre executado por milicos que se profissionalizam em golpes, e castas de civis privilegiados e espertalhões que se arvoram em protetores do povo miserável.
A direita extrema e os Bolsonaristas são um perigo e devem ser extirpados pra sempre. Tem que voltar a direita paz e amor do PSDB tipo o Alkman, é isso que o sistema quer então.
Um (w)alkman é sempre bom pra normalidade da caminhada democrática, Eziquel.
Quer dizer que a intenção era tirar Bolsonaro e deixar o presidiário livre e elegÃvel. Missão cumprida então.
Ou seja, melhor maneirar.. o senhor X expos os exageros na midia mundial!
Melhor dizendo..... hipocrisia e exageros expostos pelo Musk-X, melhor maneirar!
Lembrar do sujeito imitando uma pessoa com falta de ar e dando risada.
Não podemos esquecer o cretino imitando pessoas com falta de ar e dando risada. E a criminosa indicação e compra de cloroquina. E não é só ele não.
Não tem essa de amolecer não. Enjaular esse pessoal é obrigação. E tem a questão da pandemia com centenas de milhares de mortes provocadas pela ação criminosa do governo Bolsonaro. Hora de responder pelos crimes cometidos.
Perdão Hélio, mas parece que estou vendo um gaúcho falando para o outro ao final das chuvas torrenciais no Rio Grande, antes da enchente do GuaÃba: Calma, o perigo passou.
Hahahahah, boa, ainda que a lembrança seja horripilante, dado o calor da chapa, ainda incandescente (e molhada).
Maior Golpe foi colocar o ex presidiário na presidência. Em pouco tempo acabou com o paÃs. Presidente sem povo.
O Rio Grande do Sul quase acabou devido aos bolsonaristas negacionistas das mudanças climáticas, aqueles que deixam a boiada passar, que sabotam projetos de proteção ambiental e que não destinaram recursos à prevenção de acidentes. O golpe bozolino deu certo no RS.
Então agora foi um contragolpe do sistema, trazer de volta o Lule lá do fundo da cadeia e acabar com o Bolsonaro, missão cumprida
Jesus também foi ex presidiário.
Realmente! Agora é hora de voltar a legalidade e o império da constituição!
É muito importante punir rigorosamente os golpistas. Eles são tão criativos (para não ser pego pela censura da Folha) que podem interpretar que a não punição significa aprovação, e tentam de novo. Protejam a democracia. Único caminho de inclusão de todos os brasileiros num Brasil que desejamos.
Nunca houve tentativa de golpe da nossa parte, houve um golpe foi na eleição do descondenado com as tais urnas e daà o stf implantou a ditadura com censura e presos polÃticos, cuja conduta já foi denunciada. Não precisamos de stf polÃtico.
Que vergonha Hélio! Olha o que consegues fazer!
"De nossa parte?". Seu Abreu, seu Abreu...Produzindo provas contra si mesmo? Olha aÃ, Xandão. Mais um.
O Sr. Abreu , tá viajando!
Democracia ortodoxa?
E os inquéritos que não andam? Onde está Gonet, tomo ou chá de sumiço?
A existência de uma direita é um problema? Muito democrático
Você sabe perfeitamente do que o colunista está falando. É da ultradireita do que ela fala. Qualquer leitor do colunista sabe muito bem que ele é pluralista. São os extremistas que não conseguem aceitar a presença da outro.
Emérito e eminente professor hélio, deixa que o Supremo vai saber a hora de se tornar silente obséquioso. Nao gaste sua sapiência com afazeres alheios. Melhor seria v.excelencia excelentÃssima cuidar para que a folha não afunde no oceano bozifico, como vem fazendo ao atender o seu novo público arruaceiro.
O risco só encerra quando os financiadores, beneficiários e as lideranças estiverem condenadas e encarceradas.
Francisco, prezado, não há fim, assim como não há "cura gay". O ttteesão pelo autoritarismo, pela cooptação do Estado e outras disfunções da sÃndrome Bozofrênica é um treco de fundo, constitutivo. Agora, é manter vigilância, não se "encerra", contém-se.
Verdade, o próprio Bolsonaro admite que é um zero a esquerda, o problema é todo poder que colocou ele lá, e que é capaz de colocar outro. A Folha fez parte do golpe de 16 que levou Bolsoguedes ao poder, e o bilionário dono banqueiro e parasita de juros e patrão do jagunço Hélio, ainda lucra com seu Campos Neto Paraiso, mas agora faz cara de paisagem.
Tá faltando óleo de peróba da casa do colonista. Obrigado PHA !
sem colocar pavor nas pessoas nem no tempo dos militares se viu isso
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Revolução ortodoxa Voltar
Comente este texto