Marcelo Viana > Liu Hui foi o pioneiro da matemática chinesa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    O livro 'demystifying mentalities' apresenta a tese de que as assembleias do período (quase) democrático das cidades gregas originaram a ideia ocidental de prova matemática. Era preciso convencer abertamente diversas pessoas, o que desenvolveria o hábito de buscar argumentos mais universais. Já em Roma e na China, o fundamental era conseguir proximidade suficiente para cochichar no ouvido do imperador.

    Responda
  2. julio alves

    Muito obrigado pelo artigo, professor! Os comentários do sr. Sukys são excelentes também. Como leigo, porém curioso, fiquei feliz com a leitura e sugiro, por que não, um artigo conjunto a ser publicado aqui pela Folha num caderno especial.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    O sistema de números chineses por meio de varetas(de marfim, madeira, ferro, jade ou bambú) permitia usar números negativos(pretos) ou positivos(vermelhos). Eram dividos em Hengs que representavam unidades, centenas, dezenas de milhar, etc, e números Tsungs as dezenas, milhares, centenas de milhar, etc. Dentro desse sistemas de varetas se desenvolveu naturalmente uma álgebra de números negativos. Meu amigo Chi Choi, engenheiro do ITA me contou. Hengs: I, II, III ; TSungs: _ , _-

    Responda
  4. Cleomar Ribeiro

    ... Fessô Viana e Fessô Sukys são os cara, né, pessoal???... Très Intrigant!!!... Eu???...eu sou apenas um número no conjunto dos números complexos!!!... Z=CF+jE , onde, CF= Corpo Físico, E=Espírito!...

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Excelente Cleomar. Fico co três: CF+CE+ PE, onde PE, representa o perispírito. Assim nos completamos na mais complexa equação matemática a ser resolvida do Universo.

  5. Vito Algirdas Sukys

    Uma investigação cuidadosa de L.A.Sédillot mostrou que os chineses não faziam um tentativa séria em classificar ou estender as poucas regras de aritmética ou geometria com as quais eram familiarizados ou explicar as causas dos fenômemos que eles observavam. O Nove Capítilos teve uma extraordinária influência. Os criadores: Chang Shang e Keng Shou Chang. Num período posterior se reconhece Sun Tsu e Tsu Chung Chih. Sun uma primeira referência para análise indeterminada. Chi Choi meu amigo me disse

    Responda
  6. Vito Algirdas Sukys

    Nove Capítulos (Chiu Chang Suan Shu) editado por Liu Hui em263 buscava o como e não o porquê dos ocidentais. O livro é algo como os Elementos de Euclides. Nos nove capítulos encontramos medidas de campos com cálculo de frações, distribuições por proporções, resolvidas com a Regra de Três, sistemas lineares equivalentes ao método de elimimação de Gauss. Os chineses estudavam aritmética, geometria, mecânica, ótica, navegação e astronomia. Faziam calendários até quadrados mágicos.

    Responda
  7. Paulo Abreu

    Hoje em dia, a matemática está contextualizada. Vejo problemas de matemática que têm um texto quilométrico para, ao final, cobrar do aluno uma ou duas operações simples. Dessa forma, matemática “mão na massa” não existe mais mesmo.

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ...revisao01 de meu ensaio: ... ... os escritores de livros de matemática de agora estão mais em ressonância com o contar estórias do que resolver problemas com calculos e métodos! Conversa de mais e trabalho de facto de menos!!!... Modelar um problema matematicamente, nem pensar!...

    2. Cleomar Ribeiro

      ... os escritórios de livros de matemática de agora estão mais em ressonância em contar estórias do que resolver problemas com calculos e métodos!

  8. filipe moura lima

    Dona Isaura, meus parabéns! Mãe de peixinho... peixe!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.