Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Andréa Haddad Gaspar

    A Palrstina em breve será aqui.

    Responda
  2. José Eduardo Campos

    Fui com espanto que vi meu comentário poder ser censurado. Nada tem de ofensivo, zero. Nada de ameaças, zero. Então apenas fico com ??????????????

    Responda
  3. max ribas

    Um acordo com os gringos para explorar nossos metais raros? Em cinco anos estarão fomentando algum movimento secessionisra e vendendo a rmas para os dois lados. O que poderia dar errado?

    Responda
  4. Genésio Marcelino

    Demorô, se não for por bem, será pela força! Sei bem no que isso vai dar! Como virou moda invadir terreno fraco, até que está demorando.

    Responda
  5. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Pois é, aproveita e faz pressão por um acordo para eles produzirem no Brasil uma parte dos produtos de alto valor agregado. Chega de ser exportador de minério como sempre.

    Responda
  6. Cleomar Ribeiro

    ... gracias por venir!... Nossas irmãs e nossos irmãos nacionais e nossas irmãs e irmãos dos EUA estao juntos, e estarão muito mais juntinhos, estarão bailando e cantando nossas cancões sagradas!... Vámonos, hermanas y hermanos nuestras estórias de amores tendrá que seguir!!!!...vámonos todos juntos!!!...que Yo le dicho, hermanas y hermanos???..Sí, se puede!!!...

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      O que foi isso?

  7. Renata Moro

    Grafeno e grafite não são a mesma coisa. Grafita é um mineral natural, grafeno é material sintético.

    Responda
  8. Rubens gonçalves

    Folha vá tomar tomate cru

    Responda
  9. paulo werner

    Cilada, Bino!

    Responda
  10. Valter Luiz Peluque

    Entre uma potência colonialista e uma potência que se afirma com certas sutilezas num comunismo de mercado capitalista, o que o Brasil precisa é ter muito cuidado, aguçar olhos e ouvidos. Os EUA precisam segurar os chineses e por isso banem o Tik Tok, taxam os carros elétricos chineses e agora vêm tentar seduzir um país estratégico por sua capacidade econômica e liderança regional. Há que se confiar desconfiando sempre.

    Responda
    1. max ribas

      Confiar em gringo? Meu caro, é a melhor piada do século!

    2. Rubens gonçalves

      A folha deveria abrir uma sucursal em nova York. Ou ter o jornal impresso em inglês. Vá puxar o saco dos americanos lá na China

  11. Sam Duart

    Brasil deve explorar suas riquezas, mas não ao custo de vender matéria prima a preço de banana e recomprar os produtos beneficiados a 10x o valor que vendeu pra fabricar lá fora. Temos que ser mais espertos que isso. Começar a investir em indústrias de ponta. Temos que fabricar produtos com valor agregado para exportação. Investir em nossas próprias tecnologias. Se não seremos eternamente o quintal de exploração do mundo. Principalmente o capacho eterno dos americanos.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Folha os eua estão em decadência no mundo atual. Comprem o livro de um escritor americano intitulado a decadência do povo americano. Ou distribuam de brinde a nós assinantes.

  12. Giovani Ferreira Vargas

    O American Petista achou o pateta perfeito...

    Responda
  13. gilberto schoncer

    pA LES tI NE F R EE

    Responda
  14. JOSE CAMPOS

    O verdadeiro objetivo é desabastecer a China de matéria prima essencial para o desenvolvimento tecnológico.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      A China é maior exportador de matérias raras do planeta. Os eua ainda vão provocar uma guerra global por causa da China.

  15. A A Iuras

    Devemos agregar valor as nossas riquezas minerais e da biodiversidade animal e vegetal. Não podemos continuar exportando bens naturais primários, mas sim beneficiados.

    Responda
    1. Paulo Jr

      Concordo, mas alguns itens não permitem isso, por exemplo, minério de ferro ao invés de aço, porque existem muitas fontes do minério em todo planeta. Já com carnes em geral, acho que exportações deveriam ser levemente taxadas, mas produtos que industrializam a carne incentivados (reduzindo a carga tributária de embalagens e energia das fábricas, por exemplo). Só não vejo nenhum grupo político partidário defender essas ideias fora do período eleitoral.

  16. neli faria

    Embaixadora: tem que acabar com o visto para o maior de setenta anos! Meu sonho , desde os dez anos de idade, mais precisamente, da morte do Presidente Kennedy, é conhecer Washington, e morrerei sem concretizar? Não precisa me pagar nada, dispense o visto para os maiores de setenta. Em vinte e nove de abril fiz setenta e um. Ou será o único sonho de minha paupérrima infância que não concretizarei!

    Responda
    1. neli faria

      Dagmar não sou de esquerda para alguém ter feito minha cabeça um dia. Disse que queria conhecer Washington,não aludi a Kennedy como um ídolo. Quando soube que a capital dos Estadozunidos era Washington,foi o que me chamou a atenção. Tinha um menino, de minha idade, chamado Washington , e entendi que ele foi homenageado com o nome da capital.

    2. neli faria

      Rubens na minha infância queria morar em Buenos Aires. Mais tarde em Paris. Das cidades que conheci, moraria em Istambul e em Tel Aviv.

    3. neli faria

      Dagmar: quando escrevi , estava em Foz do Iguaçu!Conheço muito o Brasil. Machu Pichu,Patagonia,Bariloche, não ficam, no Brasil, mas, conheço!Chile fui duas vezes! Equador, Nicarágua , Paramá,México;Cuba fui e lá descobri que todas as ditaduras são iguais. Desta vez não fui à Argentina, porque não estava com minha Identidade.

    4. Cleomar Ribeiro

      ... Sra. N. Faria, tá dando mole! Humanos como a senhora pega visto quase de imediato!. Se não solicitar o visto na embaixada não tem não! Está é a sua limitacao: não ir a embaixada! Lá não tem pitbull do gaíra não!... Vá agir, mulher! Vá logo lá!...N. Faria, la llorona!!!... Stop sobbing!!!...

    5. Rubens gonçalves

      Quando era adolescente brigava com meu pai dizendo que queria morar nos eua meu pai morreu e com ele morreu esse desejo que hoje considero idiota . Vou ter que morrer no Brasil. Velho e pobre.

    6. Alexandre Tavares

      Mais fácil entrar como ilegal. Desculpa mas é como foi dito em outro comentário, que comentário humilhante ao ponto que pra mim chega a ser patético.

    7. César A C Sanchez

      Neli, o sonho é seu, mas como sempre tem abobalhado anti norte-americano dando pitaco. Visite a Amazonia, dizem ... Só faltou dizerem para dar um pulinho na ilha de Fidel e conhecer as maravilhas do pseudo socialismo. Sua ideia faz sentido: isenção de visto para quem tem mais de setenta. Pouquíssimos nessa idade tem a intenção de viajar para ficar como ilegais.

    8. gilberto schoncer

      SA NT ISTA , SA UDE E Q VC CO NQUI STE T OD OS OS SEUS ANS EIOS !!

    9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Parabéns e muita saúde prá você Neli !

    10. Dagmar Zibas

      Já visitou o Amazonas, Pantanal, as cidades históricas mineiras, as cataratas do Iguaçu, Porto Seguro. Salvador? Ou Machu Pichu, a Patagônia. Experimente a travessia entre Puerto Montt no Chile até Bariloche. Imperdivel! Sua súplica é um tanto humilhante, né?

    11. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      É mais fácil e mais rápido contratar um despachante.

    12. Dagmar Zibas

      Eita! Há tempo para mudar seu sonho. Kennedy foi um mito oco bem construído. Belicista, filho de mafioso irlandês.que fez fortuna traficando bebida no tempo da lei seca. Fidel nem era comunista, só queria ver seu país livre da ditadura de Batista. Mas a máfia americana dominava os casinos em Cuba e Kennedy se doeu pela queda de Batista. Empurrou Fidel para o lado da URSS. Deu no que deu.

  17. Mario Donizete Pelissaro

    Na era bolsonaro, foram 4 anos de desconstrução da nossa politica externa. Mais do que isso, foi um show de horrores com insultos e ofensas à governantes do mundo todo. Alia-se a isso, uma desatrosa politica economica que deixou um rombo de 300 bi nos caixas do governo. Então demora um pouco para arrumar. Esse governo está colocando o trem nos trilhos de novo.

    Responda
    1. Paulo Jr

      Meu Pai do Céu! Vocês não cansam desse troço?

  18. vicente oliveira

    A proposta do Brasil tem de ser o fornecimento de minerais raros em troca de tecnologia, é isso ou seremos uma eterna banania,meros fornecedores de matéria prima.

    Responda
  19. Graça Almeida

    Que vergonha. O colonialismo não nao sai de nós. Antes ouro depois minerio de ferro agora nióbio, grafite (grafeno), níquel e terras raras? Era preciso alguém com ideias e projetos para para o governo, mas o povo que vive no cabresto das medidas compensatórias junto a intelectuais, artistas que somente pensam com o umbigo optaram pela mesmica. Quem sabe com isso o presidente vire líder do Sul Global, para ele projeção internacional é o que conta.

    Responda
    1. Graça Almeida

      Verdade Rubens Gonçalves. Além de um governo sem projeto para o país, mídia, Legislativo e Judiciário são a face do nosso entreguismo.

    2. Rubens gonçalves

      Çom uma imprensa brasileira subserviente aos interesses de grandes grupos econômicos situados nos eua e seus aliados como pode o povo do Brasil ser liberto do cabresto em que sr encontram. ?

    3. Graça Almeida

      Fazer o quê? Os da bolha continuam achando que ser colônia é bacana. Agora Lula pode escolher. China ou EUA. A mesmice de ser personalista e não nacionalista.

    4. Jane Medeiros

      Claríssimo, Dagmar! Exatamente isto! China e Estados Unidos "cortejando" o Brasil! Nosso país numa posição bem confortável, observando o que lhe interessa mais, qual dos dois países vai, de fato, investir aqui!

    5. Dagmar Zibas

      Tente ler outra vez. Lula nos coloca em.otima posição internacional. China e EUA disputam sua simpatia. Disputam compra de nossos minerais e disputam quem mais investe aqui. Lula pode jogar com essa rivalidade e obter as maiores vantagens para o Brasil.

  20. André Luiz

    Resumindo. A eminente Embaixadora acha que não somos candidatos a entrar na cadeia de semicondutores. Seremos meros fornecedores de minerais raros. Mui amiga! Melhor fazer uma parceria com a China, se ela nos oferecer uma parceria na indústria de alta tecnologia.

    Responda
    1. Paulo Jr

      André, o certo é não fazer parcerias que excluam o outro lado. Achar um momento em que duas economias competem pela primazia global é muito raro, e deve ser aproveitado por nós, negociando com ambos! Alinhamento ideológico no século XXI é um erro crasso.

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Exato

  21. José Sampaio

    Respostas reticentes.... não diz nada claramente mas a gente sabe do objetivo.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Ficamos trezentos anos como colônia de Portugal e mais cem anos do poderio estadunidense . E o objetivo sempre foi o mesmo. E no século vinte e um estamos no meio de uma disputa geopolítica entre a América e o sudeste asiático. Nossa solução é fazer uma aliança econômica militar sul- sul e expandir a influência dos grupos dos brics mais os doze oaises futuros candidatos.

  22. Luiz Antonio Sypriano

    O Brasil,.com isso, se exauriu em Nação dependente ao imperialismo estadunidense, seja do capital rentista, agora com a riqueza mineral, por falta de políticas para o incentivo das Ciências e Tecnologias, para as indústrias nacionais.

    Responda
  23. José Eduardo Campos

    Os brasileiros devem sempre se perguntar: tudo o que é bom para os EUA é também para o Brasil? A partir daí, seletivamente, pode-se negociar... a China é parceiro econômico de peso. Interessa a alguns empresários deixar de lado?

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Essa geração nem nem desta década não verá o que acontecerá até o fim deste século. Mas seus netos e bisnetos verão salvo aconteça uma guerra nuclear. Aí só as baratas verão o amanhã.

    2. José Sampaio

      E o que é bom para a China é bom para o Brasil? É óbvio que não!

  24. Andréa Haddad Gaspar

    Folha, por que fui censurada? Onde está meu comentário que chegou a ser publicado?

    Responda
  25. Renato Almeida

    Mas e o Bozo? Será líder do que? Dos aloprados do evangelistäo global?

    Responda
  26. Andréa Haddad Gaspar

    Quanta retórica para dizer que os estaites querem sugar nossas riquezas via o extrativismo mineral e assim continuamos servilmente deixando para eles maior valor agregado (lucro) como produtores de bens acabados. Como sempre. Eua sempre deu uma banana para o Brasil, nunca foram nossos parceiros em nada. O BRICS é a nossa chave para o desenvolvimento, não os estaites.

    Responda
  27. mauricio silva

    Lula sempre está do lado certo! Tem empatia e visão!

    Responda
  28. José Benedito de Moraes

    Nióbio!

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Caceterita está sendo explorada na Amazônia a céu aberto. Sem controle fiscalização do governo federal e do poder público

  29. Cleomar Ribeiro

    ... valeu e obrigado pela conversa!!!...eu gostei muito!!!...

    Responda