Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ CARRIERI

    Se o pior presidente que o Brasil já teve for anistiado, então faremos um pedido, à Elevada Corte, que altere a nossa sofrida Constituição, a fim de que todos os criminosos deste País, condenados, mas com prisão ainda não decretada, sejam igualmente anistiados. Dá para encarar? Gente sem vergonha na cara, não vale o que come.

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    se ele estiver livre e nesse plano até lá...

    Responda
  3. Valter Luiz Peluque

    A grande mídia entrou em campanha pela anistia do bozo. Depois de o Globo dar três pés para Tarcísio direitão, encomendar pesquisas suspeitas e usar a o condicional para permitir bozo na corrida , agora a Folha vem com esse papo de anistia. Bolsonaro só pode ter um destino: cadeia. E a mídia só tem um destino: perder credibilidade.

    Responda
  4. Gean Carlos

    Congresso Nacional hoje virou covil, que protege qualquer um que possa lhe oferecer algo em troca Por isso, tanta gente tentando se esconder lá.

    Responda
  5. Ricardo Lobo

    Merece é cadeia, não anistia. Ridículo o artigo, bolsonarista na linha da FSP lança balão de ensaio furado. Punição. Sem Anistia.

    Responda
  6. José De Almeida Soares

    Anistía? Como diria o velho Ferreira Neto: ou haja moralidade ou nos locupletemos todos. Que pouca vergonha hein?

    Responda
  7. José Antônio

    ´´Camisa-amarela-mor abre mercado camisa amarela da anistia para eleições no Congresso e dois mil e vinte e seis``. Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
  8. Frederico de Souza Cruz

    A folha e o colunista entraram no ramo da especulação sem responsabilidade. A folha continua em sua campanha contra o governo e com as infindáveis pesquisas para sondar o possível candidato. Mesmo tentando lançar Tarciso, o bolsonarista moderado, ainda inseguros, mas querem manter em ultima instancia bolsonaro , afinal parece que não conseguem concretizar o tal candidato de centro visto que o PSDB morreu..

    Responda
  9. Paulo Silva Barbosa

    Pelo visto, o cidadão comum vai continuar pagando a conta da invasão dos três poderes, e a farra política continua torrando o dinheiro do contribuinte, como nada tivesse acontecido . A narrativa da "Casa Grande & Senzala " tão bem escrita por Gilberto Freyre explícita em pleno século XXI . Aliás, a Tragédia de Manaus esquecida pela grande imprensa continua sem os devidos esclarecimentos e os envolvidos continuam livres e soltos , ou seria apenas mais um delírio inexistente ?

    Responda
  10. Amaury Kuklinski

    Mas quando esse grande político ilibado vai sair do hospital para ajudar os gaúchos? Só quando a crise passar, e para criticar o que foi feito. Toda vez que dá problema ele se interna. Já está manjado.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Toda vez que se depara com a disjuntiva lutar ou fugir, escolhe fugir. Só fala grosso quando não vê ameaças por perto.

  11. Luiz Gomes

    Pode censurar Folha!

    Responda
  12. Antônio Alencar

    Se Bolsonaro sugerir uma moção de saúde ao Papa, não será aprovado. Bolsonaro é onça morta, seu lugar é na gelidez dos arquivos. Escreva sobre outra coisa, já deu.

    Responda
  13. MARIO RAMIRO

    Vamos considerar que leitores bozolóides da grande imprensa já representam um milimétrico avanço na cultura geral de contato com a diferença. Aleluia!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Um homem positivo e de boa vontade. Nada mau! Hahaah!

  14. Giovani Ferreira Vargas

    Volte, presidente Bolsonaro, e salve o Brasil dessa cambada de incompetentes!

    Responda
    1. José Antônio

      Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bi em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bi em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do país subirem significativamente. Ex-presidente de extrema direita foi o único que diminuiu 'poupança' (no Jornal do Brasil).

    2. Ney Fernando

      Que Deus nos livre dessa praga (o bolsonaro).

    3. Luiz Gomes

      Bozo é competente no mundo da terra plana, agora enriquecer, sem esforço, é com ele mesmo.

    4. Luiz Gomes

      Com certeza ele eh o retrato da competencia na malandragem. So cegos nao percebem isso.

    5. Celso Ribeiro

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    6. Marcos Benassi

      Hahahahah, hilariante! Eu sugiro que esta súplica seja feita à beira de um pneu, e com o tradutor do celular ajustado pra Klingon. Parece-me que a chance de sucesso será maior. Hahahahah!

    7. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Impossível, está inelegível. E depois do desastre gaúcho por culpa de políticos do PL e demais da bancada ruralista, negacionistas das mudanças climáticas, sem chance, sem anistia.

    8. Leonardo Trindade

      Isso é piada, certo?

  15. Fernando Lopes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Fernando Lopes

      Caro Marcelo, confundir anistia com anulação de processo por suspeição do juiz é grave defeito cognitivo ou moral (ou ambos).

    2. Fernando Lopes

      Se é inocente ou culpado, impossível dizer. Porque o processo foi todo c4g4d0. Mas o lawfare é indiscutível, o conluio entre o marreco e MP foi provado.

    3. Alberto Melis Bianconi

      O CEP errado era uma tentativa do ministro Fachin de tentar livrar a cara do ex-juiz mau-caráter. Infelizmente para vocês julgaram também a suspeição dele. Lula foi vítima de lawfare, e é inocente.

    4. MARCELO FABIANO PINTO RODRIGUES

      Caro Fernando. E o ex-presidiário anistiado pelo CEP errado é o quê?

  16. Alberto Melis Bianconi

    Mais censura.

    Responda
  17. Alberto Melis Bianconi

    Uma eventual anistia de Bolsonaro nada tem a ver com a anulação dos processos contra Lula. Uma anistia é um perdão par alguém que todos sabem que é culpado. Muitas vezes ela foi adotada para pacificar revoltosos e, em 1979 foi usada pelos militares ainda no poder para evitar os processos que a seriam inevitavelmente abertos pela esquerda com a redemocratização. Lula enfrentou os processos na justiça que foram anulados por motivos jurídicos que restabeleceram sua inocência.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Anistia é uma tradição que precisa ser encerrada.

  18. Erica Luciana de Souza Silva

    Preferi fazer um novo comentário para responder a leitora Lúcia Helena. Lúcia, há algumas diferenças entre a vacinação da covid e da dengue. No primeiro caso, o governo bolsonaro não quis comprar as doses. Depois veio aquela denúncia de super faturamento e, por fim, aquela história de virar jacaré. As vacinas contra a dengue, o governo atual comprou todas as doses que estavam disponíveis, informação do Minist. Saúde. Creio que você também pode conferi-las. O gov. comprou o que estava disponível.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Grato pela elegância e pelo esclarecimento gentil à colega, Erica - e a lembrança aos demais, porque eu já ouvi e respondi a esse mesmo blá. impreCionante.

  19. Décio Ceballos

    Vale a pena ler o editorial do concorrente de hoje. Mercadores do Caos, deixa claro uma posição contra o movimento golpista do bolsonarismo. Tudo que fazem é articulado para destruir instituições.

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Veja o que diz o ESP. Bolsonaristas andam espalhando desinformação em meio à tragédia no RS porque, inimigos da democracia que são, a eles interessa minar a capacidade dos cidadãos de confiar uns nos outros.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Verdade, pelo menos sai da unidimensionalidade da Folha: um pouquinho mais a direita, um pouquinho mais a esquerda...

    3. Marcos Benassi

      Caro Décio, "o concorrente" é o estadão?

  20. José Augusto Bernabé

    Aos cegos e surdos a questão é a seguinte, o presidente atual é réu confesso e foi libertado por uma manobra golpista politica e o ex presidente até agora o único "crime" que estão tentando incriminá-lo foi uma falsificação de uma carteirinha de vacinação a qual para a mídia ativista é muito mais graves do que os roubos e saques descarados e confessos na Petrobrás manipulados pela Odebrecht, portanto gostem ou não, não só caminhamos para uma Anistia de ex como também para um Impeachment do atua

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Venho lhe dizer que sou réu confesso e por isso eu peço, peço pra voltar! Amo Tim Maia.

    2. Marcos Benassi

      Barná, você força o cego-mouco a lembrar aos burrros que as acusações são múltiplas, pelo vasto mau-caratismo do Bozo. Os inquéritos atuais, tocados pelo Xandão, envolvem o roubo dos artefatos federais, a carteira de vacinação e, last but nota least, o gorpismo descarado e documentado em reunião com seus vassalos. Sai dessa vida, barná.

    3. Alberto Melis Bianconi

      A desfaçatez é própria da direita bolsonarista, pedem anistia na cara de pau ou afirmam que Lula é réu confesso. Como diz o colunista o exagero pode ser contraproducente.

    4. Edison Luciano

      Barna, pare de vou mitar boixta. É só isso que tu sabes fazer. Espero que vás para a papuda com teu mito!

    5. Paulo Jr

      José, não é bem assim. Concordo que o atual foi condenado com provas sólidas e nunca deveria ter sua sentença anulada, mas o ex tentou de fato um golpe, que acabaria com a democracia (por pior que seja, é melhor que uma ditadura) no país por um longo período. O pior é que, ao contrário do que foi o regime militar, essa ditadura seria caracterizada por um único indivíduo no comando, levando-nos à condição similar ao que foi Cuba, Nicarágua etc. em passado não muito longínquo.

  21. Adriano Rodrigues Paganotto

    Infelizmente, o Brasil não é sério.

    Responda
  22. Zelis Pereira Furlan

    Depois do Lula tudo é possível

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa. Até mesmo a Bozoléia continuar a falar barbaridades.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Tudo sempre foi possível, este jornal p.e. diz acreditar em bolsonarismo moderado. Mas Lula provou, para as mentes honestas, que foi objeto de perseguição jurídica.

  23. Zelis Pereira Furlan

    Bolsonaro 2026. Certeza.

    Responda
    1. Eliana Kling

      Tá de brincadeira né!

  24. Lourival Costa

    Canalhice, é o nome disso.

    Responda
  25. Paulo Jr

    Anistiar Bolsonaro, seria um erro tão grave quanto foi, ter anulado a condenação do Lula. Ambos provaram não merecer o cargo de presidente, mas setenta por cento do meu povo acha que estou errado. Isso me deixa triste de verdade.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Uma coisa não tem nada a ver com a outra. E o sr. deveria ficar triste por seu pouco tirocínio.

    2. Marcos Benassi

      O juiz do Bozo não é um eixcroto como o marreco, desqualificado por gentes no Brasil e fora dele.

  26. Guilherme Torres Godoy

    Indivíduos são seres morais. Mas o povo não é moral, o povo vende seu voto a preço baixo. Seria maravilhoso se o povo agisse de forma racional, segundo a verdade e segundo os interesses da coletividade. É sobre esse pressuposto que se constrói o ideal da democracia. Nem sabemos que vai acontecer no mercado das eleições presidenciais com o bolsonaro candidato.

    Responda
  27. Florentino Fernandes Junior

    Hsddad , o q jurou q o orçamento zero era para ser levado a serio

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Haddad está fazendo política fiscal a sério, no lugar da enganação de Temer e Bolsonaro.

  28. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vamos voltar a idade media, ou antes ainda, ao Coliseo. Reúne o povo "de Deus" na praça e com dedão em riste vota pela execução ou salvação. A folha se incumbe de "preparar os espíritos liberais e conservadores"

    Responda
  29. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Tem que ver se deputad@s e senador@s vão arriscar uma reeleição possível. No fundo essa bandeira dos golpistas e reacionários despreza a maior parte do eleitorado que condenou o ato golpista: previsível, obviamente, em se tratando de de defensores da ditadura miliar, da autocracia.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Lucia, com todo o respeito, a reação do povo brasileiro foi eleger lula, sem outras desculpas, vc não respeita nada aqui, nem STF, nem o povo, nem a verdade, nem a constituição. Isso eh bem a cara dessa direita arruaceira.

    2. Lucia Helena Hubie

      Roberto com todo respeito, depois da liberação de Lula da prisao pelo STF, e possível condenar pessoas que discordaram dessa ação, porque essa foi a reação do povo brasileiro, e não concordar com a esquerda no poder, nessas condições, e disso que precisamos discutir. 17 anos por não aceitar isso e razoável como pena?

  30. CARLOS SANTOS

    ANISTIA SIM. Após 30 anos na Papuda ou Bangu.

    Responda
    1. Enos Mendes

      Falta cumprir o restante em Curitiba!

    2. LUIZ COSTA

      e a volta para CURITIBA

  31. Marcos Correia

    Esse semovente sempre conspirou a vida toda contra a democracia. Sempre louvando ditadores e torturadores, para ganhar as graças dos que pensam como ele. Não se enganem. Quem o apoia tem o mesmo caráter nocivo, ou melhor, não tem nenhum.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Quem sempre exaltou a ditadura foi Bolsonaro e seus seguidores. Quem sempre propôs a violência armada contra adversários foi Bolsonaro (vide sua discípula deputada com tiaras de flores da orktoberfest e fuzil, sem esquecer a Zambeli, outra que tbem usava tiara de flores, por sinal, e saiu pelas ruas de sampa com arma em punho, Roberto Jefferson etc). Creio que o sentido de democracia não é entendida por esses nem por aqueles que os apoiam.

    2. Lucia Helena Hubie

      Marcos " democracia" preste atenção no seu último parágrafo, isso e sistema democrático ou autoritário. Pra existir democracia e condição primeira a pluridade de opiniões e pensamentos. A esquerda condena, no entanto, eu seus argumentos não existem a prática da democracia em nenhum momento, só narrativas, mas contraditórias e que as auto condenam, "eu questiona, vcs sabem mesmo o que e um sistema democrático" me parece que não.

  32. gustavo alves de oliveira

    Duas palavras íntimas bastam: nojo e nojento.

    Responda
  33. Paulo Roberto Taveira

    Corretíssimo. Está no jogo, jogando.

    Responda
  34. Dalton Matzenbacher Chicon

    Está nas mãos dos eleitores.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Votam os previamente eleitos, Roberto. As regiões representadas por esses eleitos têm os eleitores. Logo, está na mão dos eleitores.

    2. Roberto Jorge Chaves Araujo

      A matéria é sobre a eleição para os cagos da Mesa Diretora da CF e do Senado. O eleitirado em geral não vota, só deputad@s federais e senador@s.

  35. Antonio Araújo

    Ele faz o papel dele. Quem se assume culpado? Vamos ver se o Congresso vai passar essa vergonha de anistiar um golpista.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Hubie, a sra, em resposta ao Marcos, questiona sobre nossa compreensão do sentido de democracia, eu lhe respondi lembrando-a da atuação democrática de Bolsonaro e de seus correligionários que, de arma em punho, incentivaram a morte de adversários políticos. À suas palavras "ciência e seriedade", eu acrescentaria os que negam a ciência das mudanças climáticas como Ricardo Sales, da boiada, o prefeito cover do Elvis, e todos das bancadas do boi, bala e bíblia. Continua...

    2. Lucia Helena Hubie

      Antônio, judiciário liberou um condenado em três estâncias, depois de quase 5 anos, pelo simples fato de Curitiba não ser o foro adequado, estranho depois de tanto tempo, no mínimo, estranho. Portanto, já temos um precedente gravíssimo. Causa desse grave momento vivido no Brasil.

  36. Erica Luciana de Souza Silva

    É revoltante ver Bolsonaro livre, liderando negoc*iatas depois de tudo q fez . Não esqueço os 700 mo*rtos pq ele não quis comprar vacina. Só por isso, ele deveria ficar pres*o eternamente. E ainda tem gente q o defende.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Erica e Debie, me perdoem atravessar e fazer um comentário mais geral: a posição de vocês, reflexiva, consubstanciada e, não menos, pacienciosa, é um exemplo de virtude. Contudo, algumas interlocutoras, gênero feminino, são de insuportável Bozolice e estupidez (ignorância voluntária inclusa), o que não nos permite o conforto de achar, com simplicidade, "ah, mulheres no poder refrescariam pacaramba a vida". Bem que podia ser, mas infelizmente não vira.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Sra Hubie, já respondi a seus argumentou anteriores acerca de pluralidade de ideias na democracia e à palavra "ciência" também usada pela sra. Acerca da palavra "seriedade" gostaria de lembrar dos médicos bolsonaristas em relação à cloroquina, acrescentando o "sério " dr Victor Sorentino, aquele do assédio no Egito e também do "sério" pastor que beija a filha na boca. Sugestão, Hubie, reveja seus argumentos.

    3. Lucia Helena Hubie

      Erica cadê a vacina da dengue??? Ou tem diferença entre 700 mil e 1000 mil, e agora a questão do RGS na questão da saúde? Portanto, e perigoso esse julgamento da saúde envolvendo a política, saúde precisa de ciência e seriedade. Jamais politizar, pois estamos lidando com a vida de seres humanos.

    4. Erica Luciana de Souza Silva

      700 mil mortos*

    5. Marcelo Pires Santana

      Quemno defende é pior que ele ou igual, o que dá no mesmo.

  37. Sergio Siqueira

    A nossa justiça e Congresso , precisam urgente de um novo 64.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Maldosa Renata!

    2. Renato Letizia Garcia

      Talvez.... se tu fosse o primeiro a ser T@rt u r@ d@

    3. julio alves

      Precisamos de currais mais firmes oara co ter o gado

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Apologia a novo golpe ?

    5. Sergio Siqueira

      Marcelo, a agulha é fina. Não dói, viu. Não vá ter pesadelos por isso.

    6. MARCELO ROCHA

      Defendendo golpe de estado? O senhor não sabe que isso é crime? E vcs da folha? Deveriam sim ter banido esse comentário, mas sempre querem botar fogo no parquinho. né?!

  38. MARIO RAMIRO

    Em 5 de janeiro deste ano o articulista publicou um texto que deveria ser reeditado semanalmente pela Folha, lembrando que o rigor da justiça também deveria alcançar os peixes graúdos da tentativa de golpe. Mas se hoje os bagres golpistas fogem do país se desfazendo da tornozeleira eletrônica, o que esperar da condenação de gente com dinheiro e poder? Alô alô Xandão...!

    Responda
    1. Lucia Helena Hubie

      Inclusive quem foi liberado pelo STF

  39. julio alves

    Ultimamente tenho andado totalmente desconfiado com certos artigos que a Folha publica. Não falo daqueles da extrema direita deslavada, como Joel, Pondé, Lygia Maria, Kramer etc. Sobre esses, não há desconfiança, há certeza. Mas o do Boghossian, por exemplo, me deixa dúvida se é uma crítica, um elogio ou simplesmente uma disseminação de ideias da direita.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Salve a desconfiança, caro Julio: habilidade simples, que anda em falta nas prateleiras.

    2. julio alves

      Seu Hipólito. Eu não tenho que lhe ouvir sobre qual jornal eu leio ou deixo de ler. Partindo desse seu tipo de "conselho", você deve ler apenas o nicho de mídia que não ultrapasse a sua viseira. Felizmente, sempre fui estimulado a ler tudo que for possível, podendo ter a minha opinião, baseada nas várias versões dos fatos. Assim, eu leio o que eu quiser. Como assinante, exerço a oportunidade de comenta. Concordo que pago o preço de me deparar com Hipólitos

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      É um relato. Nada mais.

    4. Nasemar Hipólito

      Cara, vc está no jornal errado. Tem que ler Carta Capital, Caros Amigos, Brasil de Fato e demais publicações que são muito mais panfletos que jornalismo profissional. Vc quer confirmação para seu viés e preconceito esquerdista, e não pensamento crítico que desafia sua estreita visão de mundo!

  40. joaldo costa

    Não há de escapar nem por decreto. Podemos dar o direito de escolher se que Bangu ou Papuda. #SemAnistia

    Responda
  41. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Urge, que o jus impere, anistia, não dá exemplo!

    Responda
  42. CHEDES PACHECO DA SILVA

    Cuidado, daqui a pouco, não vamos mais precisar de presídios, o induto se tornara moeda de troca do congresso . Os parlamentares não podem legislar em causa própria.

    Responda
  43. Claudio Luiz da Cunha

    Inelegível e a papuda em breve.

    Responda
  44. Maria Lúcia Bergami

    A cadeia é tão óbvia e claramente certa que a artimanha já denuncia a própria culpa. Tudo nesse político é destruição. Não vai dar em nada, pq está nele não construir, mas solapar tudo q toca.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nem tudo, cara Maria Lúcia: quero ver solapar as estruturas de concreto da cana e escapar, depois de internado. Se ocorrer, bem, restará a esperança de que mude de ramo: vai trabalhar com demolição! Um sucesso, e pára de encher o saco. Hahahahah!

  45. Carla C Oliveira

    Sem anistia!

    Responda
  46. Jorge Luiz

    Népuçivel, onde já se viu ..

    Responda
  47. Marcos Benassi

    Tá mais fácil o Bozo conseguir imprimir um passaporte plausível numa jato de tinta capenga e sair do país legalmente, em auto-exílio na Hungria, caro Bruno. Evidentemente há, no legislabóstico, uma fila enorme de gente (ops! Gente? A ver.) lambona que assentiria alegremente com os planos Bozoléicos, mas... Filme, se eles lembram como era na época da Kodak, queima. É que nem golpe: ou trabalha no escurinho, ou não cola.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, caras colegas combativas, agradeço a apreciação e o cafuné!

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Benassi, faço coro com a Debbie abaixo! Saudações!

    3. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Marcos, se pudéssemos, muitos de nós, leitores da Folha e de outras mídias, colocaríamos você no lugar da Lígia, do Joel e da Dora. Você é o cara, sabemos por óbvio, que por trás do caipirismo simpático há erudição, conhecimento e até um pouco de compaixão pelos pobres de espírito e de ideias.

    4. Marcos Benassi

      Infelizmente, Lúcia, meu mau-caráter, pensamento independente e algum talento pra neologismos e sarcasmo, impedem-me de Bozolitizar. Ah, também a estética é péssima. Fico, inclusive, com vergonha (ainda alheia, no momento). Mas agradeço a dica.

    5. Lucia Helena Hubie

      Marcos, que perda de energia, quanta perda de energia, eleva o nível.

  48. Paulo da Silva batista

    Se isso acontecer pode abrir as portas dos presídios,inclusive os federais de segurança máxima,sou de Goiás e nunca votei em caiado, conheço sua historia e de sua familia más nao sabia que tinha defendido essa ideia!!!

    Responda
  49. sergio boccia

    Aqui, o crime compensa!

    Responda
    1. Antonio Araújo

      O atual mandatário que o diga.

    2. Marcos Benassi

      Sergio, prezado, essa vai pro colega Gilberto, caso ele passe por aqui: "Uai, banco também compensa!" Hahahahah!

  50. Ivo Mutzenberg

    Lamentável!

    Responda