Mirian Goldenberg > Por que Estelinha, 94, foi xingada de velha ridícula e maluca? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A maioria das pessoas acredita que individualismo é sinônimo de egoÃsmo, mas muito poucas - as individualistas - estão bem resolvidas quanto a tal distinção, pois sabem que ser infeliz é mil vezes mais suportável do que semear a infelicidade. Também perceberam, em algum momento de suas vidas, que foram/serão infelizes inúmeras vezes, uma vez que assim puderam/podem poupar outras pessoas da infelicidade.
As pessoas pensam que, como existem normas sociais e a maioria delas as segue, então acabam concordando com elas. Aliás, suas falsas crenças tornam mais fácil que elas sejam cúmplices na defesa de regras não escritas que, no fundo, criam conflitos interpessoais. Mas, à medida que mais e mais pessoas investem nesses comportamentos, elas podem acabar tomando péssimas decisões que geram antipatia, animosidade, hostilidade e ódio.
No âmago de cada pessoa encontraremos uma luta entre a individualidade de um lado e o desejo de conformidade e cumplicidade do outro. Humanos partilham um desejo biológico profundo de imitar os outros, de pertencer a certos grupos e de fazer parte da maioria. Estamos falando das normas sociais que permeiam todos os aspectos das nossas vidas, desde a forma como nos vestimos até os alimentos que comemos e como os comemos. (1/2)
A coragem de ser ela mesma em tempos tão difÃceis
Estelinha nos dá um belo exemplo de que expressar sua individualidade não é egoÃsmo, pois está relacionado à capacidade de se reconhecer como pessoa única. O individualista possui força suficiente para bastar a si mesmo, de aguentar com dignidade as dores inerentes à vida, enquanto os egoÃstas o imitam exibindo uma energia que não tem. Por isso, o egoÃsta se apropria daquilo que não lhe pertence e xinga quem é autêntico.
As normas sociais ditam a forma como nos expressamos, o modo como nos comunicamos uns com os outros e até mesmo a maneira como celebramos e reclamamos das vicissitudes da vida. Mas sempre há alguns de nós que resolvem questionar tais regras e o fazem com leveza, alegria e sabedoria raras. Que a Estelinha viva por muitos anos, mostrando que gente velha tem muita coragem, beleza, ternura e entusiasmo dentro de si. (2/2)
Miriam, o que gosto nos seus textos é o olhar para onde não estamos apontados. Infelizmente, algumas pessoas (poucas) cultivam um ódio que talvez nem elas saibam de quem ou por quê. Assim, destilam sua raiva nos mais frágeis, nos mais idosos. Estelinha devia ser idolatrada mas carrega a “culpa” de ser feliz na flor da idade. Isso deve ferir a muitos infelizes.
Não acho que são poucas, Sergio, infelizmente
Estelinha, tenho 71 e somos irmãs na alegria de viver! Sabe o q digo pra quem critica minha ânsia de viver aos 71????? Tomara que você chegue lá como eu! E agora acrescento: como nós!!
Adorei
Acompanho sus edições aqui na folha. Essa de hj me fez lembrar de minha mãe, que se foi aos 88, com a mesma fibra da Estelinha e também sempre estava devidamente maquiada, mesmo dentro de casa, com batom vermelho. Parabéns a vcs duas !
Que linda lembrança, Silvano
O que está acontecendo com este robô? Reclamei que não se pode Editar digitação errada como saiu na minha resposta e isto não foi publicado. Agora dei um voto positivo para algum comentário e o robô (?) responde que foi para avaliação. Que ava ca lha ção!
Faltou dizer que cada um é feliz a sua maneira, e que cada um cuide de sua vida e seja feliz. Parabéns Estelinha
Verdade Alex
Por que a FSP não nos permite Edição quando sai algo digitado errado?! Na minha resposta leia-se "ele" onde saiu "eu". Obrigada.
Linda menina, ou melhor: lindas meninas, a personagem e a autora.
Estelinha prova que ser velha é linda
Estelinha maravilhosa, quanta inspiração! Infelizmente, a internet deu voz ao pior que trazemos dentro da gente. Cabe a cada um aprender a respeitar o espaço do outro como fazem na rua.
Verdade Leonardo
Dona Estelinha é, acima de tudo, uma pessoa muito educada. Meu profundo respeito por ela, por sua história e pelo exemplo de energia e amor à vida.
Muito mesmo
Maravilhosa! Sou assim mesmo, mas sou muito clarinha e gosto de rosa. Rosa-shocking! E ainda sou novinha - só 70. Ainda chego lá, nos 90 e tal, com meu batom rosa! E, que incrÃvel - a Folha diz que esse comentário vai pra moderação Eu hein...
Pois é, Silvia. Esta resposta vem à s vezes para mim tbm. Serão até os robôs já misóginos? No concorrente da FSP me ensinaram a colocar em sÃlabas separadas e enganar o robô censurador quando eu saco que eu vai chiar. rs Minha glória foi enganar a máquina quando saiu matéria sobre a moça ativista ambiental famosa e a turma lá - homens! - começou a xin gar e ofendê-la. Lasquei "um bando de misó ginos envelhecidos que não fizeram o que deveriam em suas épocas"! Será que passa aqui?!
Como dizia Rita Lee, por isso não provoque, é cor de rosa shocking
Ela está muito bonita na foto com batom vermelho. Se eu chegar lá, gostaria de chegar com essa força e essa sabedoria.
Vai que vai, Estelinha. Use seu batom aproveite sua vida e que seja muito longa.
Aproveite a vida
Que História bonita!
Linda
Vida longa Estelinha!
Viva Estelinha
Quem critica vive no engodo de achar que será jovem para sempre e que não terá que lutar para manter sua vida e seus desejos. Viva Estelinha!
Viva
Sabe o que isso inveja deixe ela ser feliz essas crÃticas.em geral .recalque gente a inveja mata bjs pra ela e vc que escreveu a coluna
Estelinha está sendo hostilizada porque algumas pessoas têm preconceitos e estereótipos sobre a aparência e o comportamento apropriados para pessoas idosas. Infelizmente, esses preconceitos levam algumas pessoas a acreditar que certas escolhas de estilo ou moda, como usar batom vermelho, não são adequadas para alguém da idade dela. Esta hostilidade reflete uma visão limitada e discriminatória sobre o envelhecimento e a individualidade, ignorando o direito de cada pessoa de expressar-se como quer
Pura inveja, Alexandre! Conhece a fábula "As uvas estão verdes"?
Perfeito
Pessoal acha que o lugar tá vago? Se já elogiaram, só sobrou a vaga para criticar?
Será?
Aliás, onde estão os CEO da Natura e do Boticário que ainda não fecharam um contrato com ela?
Por que ? Porque mulheres competem entre si, veem as outras como rivais.
Como o colega respondeu, essa frase veio com segundas intenções. Mulheres e homens não são diferentes nesse quesito.
Esse foi um dos estereótipos divulgados por décadas para tentar impedir as mulheres de se unir e organizar para se libertar da dominação e opressão. Acabou, meu caro, pertence ao passado! Melhor já ir se conformando.
Vc é ruim de estatÃstica, né? Dois comentários em sete mil já te permitiram concluir sobre o comportamento de metade da humanidade!
Que machismo, hein? Como se homens não competissem entre si. Vale lembrar q quem comete assassinato de competidores por ciúme são geralmente homens, raramente mulheres.
Batom é bom e eu tbm gosto, D. Estela! Capricha aà porque sua mensagem é de auto estima elevada e amor ao próximo. Bjs.
Verdade
Por que ? Porque mulheres competem entre si, veem as outras como rivais. Sempre foi assim.
Bobagem sua. Ter amigas mulheres contribui para a felicidade e a saúde mental. Aliás, vale para os homens. Sempre tive amigos homens (alguns ex candidatos a romance que aceitaram ser amigos) e foi muito saudável para todos. Mas há conversas que a gente só tem com as amigas.
Por muito tempo os homens criaram esse tipo de estereótipo para tentar impedir as mulheres de se unir e organizar para se libertar da dominação e opressão. Acabou, meu caro, pertence ao passado! Melhor já ir se conformando.
Seu comentário é muito preconceituoso, como se homens não competissem entre si. Vale lembrar q quem comete assassinato de competidores por ciúme são geralmente homens, raramente mulheres.
RidÃcula é quem ofendeu Estelinha. Com certeza quem fez a ofensa se autoproclama "cidadã de bem". Os orixás me livre do cidadão de bem
Com uma história de vida dessa senhora as pessoas devem no mÃnimo respeito a ela, é um exemplo a ser seguido. Quem faz esses comentários raivosos e desrespeitosos deve com certeza ter preconceito e problemas a serem resolvidos tanto de comportamento quanto emocional e mais ainda, falta de educação.
Lacrar = odiar
Para lavrar, é preciso odiar
As pessoas que fazem esses comentários desrespeitosos e agressivos são pessoas ignorantes. Eu não sei se tenho pena ou raiva. Acho que raiva! Porque, às vezes, um comentário dessa natureza, pode impactar demais a pessoa, sua autoestima, sua alegria. Ainda bem que Estelinha tirou de letra. As redes sociais são o retrato da nossa sociedade e, infelizmente, somos um povo muito ignorante. O degrau civilizatório continua lá. Várias pessoas sobem, mas, a maioria nem toma conhecimento.
Parece que está cada vez pior: para lacrar tem que odiar
As mulheres gostam de se arrumar. Minha avó, gostava, minha mãe idem, minha esposa também gosta. Elas são o sexo forte; a expectativa global para mulheres é76 anos, para homens71 anos. A Estelinha está combinando o batom com o esmalte das unhas, dos óculos e do vestido, minha esposa decoradora comentou. Na infância perguntei pra minha mãe por quê ela estava passando batom se ela já era casada com o papai. Ele jocosamente disse que era reboque nas paredes. Ela rindo, lhe respondeu: p/estar bem.
Minha mãe adorava batom, e vermelho. Usou a vida toda. Para presentea-la batom vermelho era a escolha certa. Grande Estelinha!
Vito, é um sÃmbolo de liberdade
A inveja é um sentimento doentio. Provavelmente, pras duas que criticam D. Estelinha, nem baton resolve.
Triste demais
Que Estela siga plantando luz. E que não perca um minuto de sua brilhante vida com haters que, afogados no próprio fracasso, fazem da crÃtica odiosa seu néctar.
Haters que, afogados no próprio fracasso, fazem da crÃtica odiosa seu néctar. Perfeito
Estelinha é uma Estrela que brilha, brilha e brilha...
Verdade Carlos
Hoje, sem muito tempo para ler as notÃcias, me deparei com o texto da Mirian e pensei _ esse eu vou ler! E não deu outra, fui contemplada com mais uma história inspiradora que alegra o coração e liberta o espÃrito das amarras dos condicionamentos sociais a que somos expostos. Obrigada, Mirian!
Que lindo, Luz. Amei
Os comentários negativos diz muito sobre quem os faz. Pessoinhas, pequenininhas! Tadinhas!
Gosto de pensar que Estelinha não é uma só, singular. São muitas, compartilham estórias de vida semelhantes, e transformam a sociedade com o frescor de sua jovialidade e potência. Às que não podem se alimentar dessa força, só lamento.
Carlos, são muitas Estelinhas
Imagino a vida rancorosa e solitária das pessoas que a criticam. Vão passar pela vida sem aprender nada, secas.
As mulheres machistas são piores que os próprios homens. A educação machista e etarista continua a ser passada às novas gerações pelas mães. O oprimido virou opressor.
Realmente. Internalizar a opressão é uma estratégia de opressor@s.
Triste
Os comentários preconceituosos falam bastante sobre a pessoa que os fez….Enquanto isso, Estelinha segue nos encantando com sua sabedoria de vida, suas tiradas geniais. Parabéns ao Josafá pela grande ideia de documentar tudo isso. Viva Estelinha!
Verdade. Essa senhora é um exemplo de existência.
Estelinha, com esta história de vida e tantos filhos e netos deve sentir-se realmente realizada na vida. Nunca ficará sozinha. Parabéns pelo batom vermelho, combina com sua força de vida. Que ainda possa dançar um tango! E eu, espero tirar a Miriam para dançar um tango aà no Rio bem antes de chegar a 94! Rsrsrs...
Ela é um exemplo de bela velhice, Ivan
qual o problema do batom vermelho ? Eu sei a resposta - é que a choldra bolsomita te chama de peh-teh-bah .
Infelizmente, comentários tão agressivos vindo de mulheres. Lamentável!!
Muito triste
pessoas tem dificuldade de não se intrometerem na vida alheia; se não gostam da Verinha, basta não ver seus conteúdos; ninguém é obrigado a vê-la e ela não é obrigada a ser ofendida.
A resposta ao enunciado da matéria é que gente estúpida existe em qualquer lugar, ainda mais num paÃs atrasado, machista e ignorante. Viva Estelinha e seu batom!
Ela é maravilhosa, divertida e empoderada!!
Verdade, Vera
Vida longa a Estelinha e com batom bem vermelhinho, como ela gosta e assim é feliz.
Adorei Filipe
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Por que Estelinha, 94, foi xingada de velha ridícula e maluca? Voltar
Comente este texto