Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil de DNA de sem atitudes e memória não existem ação e nem mudanças .

    Responda
  2. Roberto Carlos Nunes de Paula

    O Congresso passa a boiada e a Pachamama se manifesta. Os caras da boiada, pelo visto, não estão nem aí, acreditam no que querem acreditar.

    Responda
  3. Hernandez Piras

    Excelente! É uma pena que será ignorada, como todas as vozes sensatas deste país.

    Responda
  4. José Bernardo

    Irretocável!

    Responda
  5. João Vergílio

    O que tem uma coisa a ver com a outra? Nada que o Brasil faça isoladamente tem a capacidade de alterar a crise climática. Só ações mundialmente concertadas (talvez...) tenham esse poder. O Brasil não pode ser besta. Vamos nos preparar para novas enchentes, claro. Nas emissões de carbono, a gente simplesmente acompanha o que os grandes fizerem. Que salada!

    Responda
    1. Marisa Oliveira

      Suas palavras mostram sua limitação. O Brasil sozinho não mudará o que aconteceu no mundo, mas podemos, ao menos, manter um certo equilíbrio com relação a alguns fatores que ocorrem no país. Acho que já ouviu falar dos rios voadores, não? Só um exemplo.

    2. Hernandez Piras

      Ações mundialmente concertadas exigem que cada nação faça sua parte e cumpra os compromissos assumidos. O Brasil já se comprometeu a reduzir suas emissões e deve cumprir tais compromissos. Sai mais barato do que ter fenômenos como este a cada década.

  6. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Alguém espera comportamento distinto de brasileiros, em maioria negacionistas e terraplanistas (após a passagem do Canhestro, especialmente) no que diz respeito a crise climática? Forget it!

    Responda
  7. Clemens A F Schrage

    Acredito que a população atingida pelas crises climáticas continuará a dar maioria eleitoral aos candidatos negacionistas do clima. Coronavírus, seca e chuva é “vontade divina'. Só ajuda rezar e tomar cloroquina ou ivermectina. Crise climática é coisa de comunista e globalista. E a culpa é do Lula.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E, como escreveu aquele garoto, caro Clemens, "esse bilete é verdade". Essa sua lista ficou excelente - e é tudo verdade! Hahahahah!

  8. gilberto schoncer

    E AI NDA QUE REM EXPL ORAR PETR OLEO NA AM A ZO NIA

    Responda
  9. Eliane Morosini

    Texto excelente! Realmente, meio ambiente é um ponto que temos que considerar quando votamos! Espero que todos aprendam isso. Esse assunto, contudo, deveria estar na primeira chamada da Folha, não escondido no final da rolagem. Não canso de dizer…. Focamos na tragédia e deixamos os motivos dela intocado. Até quando vamos aceitar isso?!

    Responda
  10. Sam Duart

    O mais irônico é que muitos que agora estão passando pelas tragédias das mudanças climáticas foram os que a um tempo atrás votaram para esses senhores deixarem a boiada passar. A conta chegou. Só lamento pelos inocentes que sofrem pelas escolhas erradas da dita maioria.

    Responda
  11. Fernando Lima

    Tão logo ocorrer a próxima catástrofe climática (seja onde for), sugiro chamarmos os economistas para limparem a sujeira, afinal de contas eles é que sabem de tudo...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Olha, Fernando, podíamos já deixar a Tia Auntie, a dona Deirdre sei-la-o-que, convidada: é economista e fez a transição para o gênero dona-de-casa. De limpeza, capaz de entender.

  12. Marcos Benassi

    Orra, cara Ilona, não somente não se pode dizer que foi por falta de aviso, como também não dá pra falar que não há boa reflexão contemporânea - muito menos que ela, ao existir, é genérica e pouco propositiva. Taí, super explicadinho; cabei de ler ártico artigo do seu Jerson kelman sobre energia renovável e exportação de hidrogênio "verde" pra Zorópia. Clareza de idéias, não falta.

    Responda