Opinião > Programa econômico de Lula é o atraso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Murilo Belezia

    Dona Bela, vivida por Zezé Macedo na Escolinha do Professor Raimundo, tinha um bordão: -"Ele só pensa naquilo". O publisher da Folha, junto aos companheiros investidores, tem suas idéias fixas estampadas diariamente no jornal. Uma delas é denegrir o Lula, mesmo que ele esteja fazendo o certo. Outra, vender o Mercado e o Liberalismo (estado mínimo, etc) como o que há de bom para o Brasil. Quem perde nesta guerra de Israel (o publisher) contra os inocentes de Gaza (os assinantes)? Difícil, né?

    Responda
  2. Lu Mo

    Petrobras, desde quando esse giverno asdumiu, bate recordes seguidos de valor de mercado. Apaga essa porcaria que dá tempo

    Responda
  3. Jose Alexandre Barbosa

    descarrilar

    Responda
  4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A capa da folha eh um mural anti-lula. Descaradamente. Muda o nome do jornal para "o liberaloide"

    Responda
  5. MARIA ALVES GARCIA

    Feliz por ter cancelado a minha assinatura.

    Responda
    1. Max Morel

      Se cancelou, como é que ainda posta comentário? Impossível!

  6. Lis P Junqueira Safra

    Governo Dilma voltando. Vamos aguardar. Investidores saindo

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      A única certeza é que o genocida vai para Bangu e sua claque de fascistas ficará órfã.

  7. Marcos Medeiros

    A F ganhou quanto com esse editorial f@sc/st@.

    Responda
  8. Marcos Medeiros

    Se a F é contra, Lula está no caminho certo. Há muito não tem cr3d/b/l/d@d3, F sempre apoiou g@lp3$.

    Responda
    1. Max Morel

      E você, como bom masoquista, continua leitor e assinante do jornal.

  9. djalma gomez

    " ... manifesta-se no banho de sangue nas açoes da estatal nesta quarta-feira (15)..." Segundo algumas manchetes de nossa 'imparcial" midia tupiniquim, as ações PETR4 viraram 'pó", "derreteram", " o mundo se acabou", etc... Não se viu tal clamor quando a estatal perdeu R$ 100 bilhoes em valor de mercado em meados de fevereiro de 2021.

    Responda
  10. SIMONS SILVA

    Quanta valentia! Quanta indignação! O último parágrafo é quase um pedido de socorro via impeachment. Ou seria, via golpe? Quem escreve esses editoriais? Charluxo Mansonbolsonaro ou a DoiDamares?

    Responda
    1. Manoel Coutinho

      Depois que o PT assaltou e quebrou a Petrobras, deixando a empresa com a maior dívida de sua história (conforme diz a própria FUP), é lamentável que tenhamos de assistir o mesmo filme terror novamente.

  11. Paulo Sarmanho

    Ótima noticia. Melhor propaganda para o Lula não há. Se a folha não gosta é bom para o povo.

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Max Morel com certeza bolsonarista raiz , limitações cognitivas está no DNA. Não vou te explicar a minha estratégia na leitura, pois você vai ter dificuldades de entender.

    2. Max Morel

      E você, como um bom masoquista, continua lendo e assinando o jormal.

  12. José Felipe Ledur

    Um linguajar à altura da decadência do jornal.

    Responda
    1. Max Morel

      E você, como um bom masoquista, continua lendo e assinando o jormal.

  13. Antônio João da da Silva

    Senhor editor, por quinhentos anos vocês, a classe dirigente, sob a batuta da política liberal produziram o país mais injusto do planeta. O receituário que pregam só servem a vocês, não para construir uma nação mais justa.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Estados Unidos, Canadá, Austrália, etc. não estão de acordo.

  14. Rodrigo Flexa

    Atraso é a mentalidade reacionária do jornal.

    Responda
    1. Max Morel

      E você, como um bom masoquista, continua lendo e assinando o jormal.

  15. Sérgio Dela-Sávia

    Está na hora de repaginarem o título dessa coluna. "O que a folha pensa" soa pedante, tanto quanto é inverossímel. Sugiro: 'O que a folha defende' talvez assegurasse maior penetração junto a uma classe média medianamente cultivada. Para maior clareza e demonstração de honestidade, melhor seria: 'De que lado a folha está'.

    Responda
  16. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Lendo o editorial lembrei-me desses loucos que ficam pelas esquinas gritando impropérios e maldições contra tudo. Estava lendo com indignação mas, ao final, estava rindo do ridículo que o editorial representa. Tudo que ele profetiza não se realizará, mas a folha não fará autocrítica por isso. Lamentável.

    Responda
  17. Tadêu Santos

    As nuances espertalhãs da editoração da FSP está terrivelmente lacrada no texto, carregando um pesado recado ao governo Lula da Silva 3. Neste duelo de gigantes entre os poderes do executivo e o do "quarto poder da imprensa", certamente o executivo não perderá, mas ñ quer dizer com isso que sairá vitorioso, porém neste sutil confronto o povo sairá perdendo, principalmente as classes baixas. Por estas e outras que culpamos este sistema liberal, que não é democrático como parece ser!!!

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Ainda bem que o algoritmo não desviou pra moderação, assim sendo poderemos encarar a pseudo censura da IA, que neste caso adotada pela Folha não está sendo democraticamente proativa!!!

  18. Humberto Santos

    Bestial!

    Responda
  19. Roberto Jorge Chaves Araujo

    O que seria um programa avançado? Aque modelo neoliberal que resultou na segunda maior crise do capitalismo em 2008/2009 e que precisou da ontrrvenção fo estado para evitar, talvez, até uma crise mais estrutural do capitalismo?

    Responda
  20. Antônio João da da Silva

    Por que, em editorial, a Folha de São Paulo usa de termos rasteiros e panfletários: fidelidade canina, ruinosos, mandachuva? Faz afirmação manipuladora, a Petrobras deve seguir os preços internacionais. Essa afirmativa demonstra total falta de conhecimento sobre formam os preços. Preços de um monopólio estatal deve seguir sua planilha de custos, mais uma taxa pactuadoa para o lucro, sobre custo. A prática do PPI levou a lucros altissimos, preços altos, e alta da inflação alta, Juros altos.

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      "Bestiário"?! Imagino então que o ideário neoliberal que levou à crise de 2008/2009 seja a própria expressão política da razão satânica mencionada por José Murilo de Carvalho e o liberalismo que levou às duas maiores carnificinas da história seja a estupidez e a falência na política

  21. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Que termos fortes, mesmo para um editorial. Não tenho gostado dos editoriais de agora. Anteriormente eram mais equilibrados.

    Responda
  22. Vinicius Branco

    Tudo indica que aos poucos, vamos caminhando para o socialismo - um sistema que so funciona no céu, onde não precisam dele, ou no inferno, onde ele ja existe.

    Responda
    1. djalma gomez

      Não, Sr.Branco, não vamos. Somos capitalistas e nada indica que haverá mudanças nessa direção.. Quanto ao socialismo utopico veja essa definição do google:" O socialismo utópico propõe a construção de uma sociedade mais igualitária por meio de reformas e sem necessariamente acabar com o capitalismo". Houve experiencias existosas nos paises nordicos de governos de esquerdas.

    2. Vinicius Branco

      Pelo jeito vc continua muito nervoso. So posso lamentar, e recomendar que tome um Rivotril antes que sofra um enfarte.

    3. Ricardo Knudsen

      Ao contrário, me divirto com paronóicos bozistas q acham q um comunista vai lhes saltar no pescoço a qquer minuto. E q ficam frustrados pq a ditadura não veio. Perdeu mané!

    4. Vinicius Branco

      Ta nervoso, Ricardo? Toma uma cerveja gelada que ajuda a acalmar.

    5. Ricardo Knudsen

      A verdade de q vc defende golpes e ditaduras?

    6. Vinicius Branco

      Não há nada que irrite mais um petralha raiz do que uma boa verdade.

    7. Ricardo Knudsen

      Vc reproduz fielmente o discurso paranóico dos bozistas e dos militares do golpe de 64. O q vem depois, defesa de torturadores? Deus, Pátria, Família? Converter os infiéis à seita do O Pneu?

  23. Elizabeth O Costa

    Concordo.

    Responda
  24. Ms Filho

    O adjetivo "cupincha" usado pelo autor remete a época do candidato Lula, não há como não perceber tendências. Nunca irei ler neste jornal alguma matéria sobre a direção contrária ao mundo desenvolvido, tomada pelo governador em relação as políticas do metrô, CPTM, Sabesp, Fundação Casa, etc ..

    Responda
  25. Ricardo Lobo

    Mas a campanha do jornal (FSP) contra o governo e, subliminarmente (por enquanto) abrir espaço para o bolsonarismo, é clara e cristalina. Ataca em todos o flancos, inclusive com notícias falsas.

    Responda
    1. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

      Concordo com você.

  26. Nelson Vidal Gomes

    Editorial brilhante e memorável! Mas só terá eficácia, se for acompanhado o mais rápido possível, por outro que lance as bases de uma cruzada nacional, pela instituição imediata- por Emenda Constitucional- do Parlamentarismo. Não por acaso, o sistema do governo- a exceção apenas dos EUA- das nações mais cultas e prósperas da terra. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. djalma gomez

      Caro Nelson, obrigado pelo comentário. Acho que precisamos de praticar São Francisco de Assis: " Onde houver ódio que eu leve o amor...". Estou mais nessa linha ultimamente mas.nem sempre consigo. Gostaria de haver mais respeito e mais comentários construtivos. Nós ,leitores da Folha, podemos ser melhores.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Djalma. Grato! Penso que o maior problema da implantação do Parlamentarismo entre nós, é a dificuldade de conhecê-lo em todas as suas nuances por ausência de convivência com ele. Um fraterno abraço! Namastê!

    3. Nelson Vidal Gomes

      Djalma. Grato pelo bem que me faz e a esperança que me dá por ser contestado com absoluto respeito.Dos meus mais de 16 mil comentários aqui, talvez em apenas 10% tive esse nível de resposta. Uma dura realidade! O problema maior do Parlamentarismo no Brasil, parece ser suas várias nuances e a ausência de convivência com ele. O que nos faz ignora-lo em todos os seus aspectos. Um fraterno abraço!

    4. djalma gomez

      Caro Nelson, acompanho seus comentários ha muito tempo. Respeito sua opinião, mas o não acho o editorial memorável. É meio panfletário e colérico. Quanto ao Parlamentarismo, se já tivesse sido implantado veja que primeiros ministros nos teriamos tido: Paes de Andrade, Severino Cavalcante, Eduardo Cunha etc. Com o agravante que um primeiro ministro, em tese, teria mandato infinito... Você realmente acha uma boa idéia?

    5. Igor Cornelsen

      Parlamentarismo com voto distrital e cláusula de barreira para partidos sem voto. Os deputados imediatamente acabariam com a irresponsabilidade fiscal para o governo não cair.

    6. Nelson Vidal Gomes

      Parlamentarismo nada tem a ver com governo dos parlamentares- a ausência da cadeira de Teoria Geral do Estado em nossas IES o que faz! - e sim com o sistema de governo no qual o povo admite e demite o governante , no Presidencialismo só admite, exceto ante uma crise que leve ao impeachment. É disto que se trata. Namnastê!

    7. Felipe Macedo

      Por que vocês odeiam tanto o país, patriotas? Só isso explica defender o parlamentarismo aqui com o atual parlamento que temos. Muito ódio ao próprio país

    8. Eduardo Mantegazza Camargo

      Parlamentarismo com Arthur Lira, Pacheco, Ciro Nogueira, et caterva, daria, sim, super certo. O caminho da prosperidade.

  27. Ricardo Lobo

    O petróleo é um bem mineral não renovável, estratégico para o Brasil. Inclusive as reservas do pré sal. A Petrobrás é a principal empresa que geri esse patrimônio no país e seu objetivo não pode ser só distribuição de lucros para acionistas. O governo está sendo responsável nesse sentido e deve intervir ou trocar comando sempre que for necessário. Prates não entregou resultados a contendo, nada contra a pessoa, dar oportunidade a outro faz parte do gerenciamento empresarial.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      O governo a que você se refere como sendo zeloso com nossa maior empresa e seu produto, foi o único na história em cuja gestão, o respectivo balanço da Petrobrás registrou o prejuízo de 6 bilhões de reais decorrente de corrupção, registre-se, decorrente de corrupção, vou repetir, corrupção. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Vinicius Branco

      En verdade. Não concordou em ressuscitar a falida Sete Brasil e nem com a retomada da refinaria Abreu e Lima, orçada em 2 bilhões mas que ja consumiu 22 bilhões. Acabou demitido. Agora que a porta foi arrombada vale tudo. Pobre Petrobras!

  28. Jove Bernardes

    Muito interessante o posicionamento de dona Folha quanto à liberdade de expressão. Aqui nesta ágora valem outros critérios que não a da liberdade , que não são nem sequer conhecidos da parte de quem faz comentários sobre as notícias. Lá fora, defesa intransigente da liberdade de expressão, aqui, dentro de casa, onde o exemplo tinha de ser dado, azar de quem investe seu tempo e paciência para tentar dizer algo que preste. Inferno.

    Responda
  29. Hilario Guimaraes

    Esse editorial de conotação total de bonsonarimo arrependido, reforça a minha decisão de ter cancelado a assinatura dessa Folha, que veladamente já demonstra a sua inclinação política-partidária pelo cara de areia mi jada.

    Responda
  30. Nelson Vidal Gomes

    Tudo é possível num país cujo "poveco", da pior qualidade moral e política, tem Bolsonaro e Lula como dois "grandes líderes". É o que somos! Até quando?! A esperança que exsurge é que os "ponteiros do relógio" da candidatura à Presidência da República já começam apontar na direção de Haddad pela centro-esquerda e Ratinho Jr na centro-direita, sem chances para os extremos. ( "A virtude é o meio-termo entre dois pontos: um por excesso outro por falta". Aristóteles ) Que Deus nos ilumine a todos!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Hein? Não cara, vc só decidiu não responder, direito seu, mas pelo menos assuma.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Ricardo. Penso que você já tem minhas respostas às suas indagações no bojo do comentário. Confio na sua inteligência para encontra-las. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê! ( olha aí Luiz KK).

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Nélson é viúvo do Moro. E o abraço em agnósticos e ateus? Esqueceu, Namastê?

    4. Ricardo Knudsen

      Se vc se acha parte de um poveco, não serei eu a discordar. Mas para entender melhor sua posição: Em 18, vc votou no Haddad ou no Bozo? O q vc acha do Ratinho-inho ter retirado das escolas livro q falava contra o racismo? Qual era o meio-termo virtuoso entre a Grã-Bretanha e a Alemanha na segunda guerra mundial? Vc acredita em bozismo moderado?

    5. Jove Bernardes

      De poveco você chame a si ao olhar no espelho de manhã cedo, namastê. Poupe-me.

    6. Kevin Ferretti Pereira

      A velha Máxima mais Nova do que nunca: “Brasil, um país condenado ao subdesenvolvimento“.

  31. Claudio Gomes

    Curioso também eh ver os lulopetistas defenderem Lula na demissão de um petista histórico (Prates) na presença de um ministro fisiológico e que nem eh petista (Silveira), e um outro destestado pelos próprios petistas (Costa). Mas a culpa eh da faria lima, dos neoliberais e dos fascistas bozistas. Autocrítica nunca, autocrítica jamais.

    Responda
    1. Jose Carlos

      Não entendi o curioso. O responsável pelo Governo, o Presidente eleito pelos brasileiros, não pode demitir quem não estiver alinhado com sua política ? Ainda mais, sendo o maior acionista da Petrobrás? Se der errado a culpa será dele, não? Portanto, o rumo e a responsabilidade são do Lula. Quanto a faria Lima se indigna com o governo é melhor pensar. Os caras estão mais preocupados com os rendimentos especulativos.

    2. Felipe Macedo

      E a autocrítica pelo golpe de 2016 e a eleição do pior presidente da história? Vem quando?

  32. Felipe Macedo

    Até o FMI já afirmou que o neoliberalismo não reduziu as desigualdades, muito pelo contrário. Mas a Folha segue firme na defesa desse modelo. Quem é o atraso?

    Responda
  33. Rachel Matos

    Quando o ódio supera o raciocínio lógico, o espirito crítico, capacidade de análise isenta, dispensa comentários Nota zero para esse editorial.

    Responda
  34. Neucir Valentim

    A Folha está apostando alto no rentismo e no neoliberalismo. Não está nem aí para o povo brasileiro. Dá nojo. Por isso o Brasil, rico em petróleo só enriquece alguns e o povo continua escravo.

    Responda
  35. Raimundo Alvaro Campos de lima

    Atraso é a política econômica que a Folha defende, uma economia que só beneficia as elites deste país que é considerado um dos países mais desiguais do mundo com uma pequena parte abocanhando tudo e a outra parte comendo as migalhas que as vezes sobram

    Responda
    1. Felipe Macedo

      É aquela lorota liberal de que enriquecendo o topo da pirâmide, mais migalhas vão para a base. Pura mentira. A ganância é infinita. Quem está no topo sempre quer mais e mais

  36. victor hugo teixeira

    O neoliberalismo fez água no mundo todo, mas a Folha insiste nesses editoriais nonsense estilo quinta serie para agradar a Faria Lima. Paralelamente, o mundo desenvolvido nao perde tempo e aposta na intervenção pesada do Estado vide EUA para recuperar sua indústria. Só o Brasil nao pode fazer isso.

    Responda
  37. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Os editorialistas da Folha devem aprender a distinguir o que é uma opinião e uma torcida de desgraça descaradamente parcial, como vem fazendo.

    Responda
  38. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna, assino embaixo. O "mandonismo voluntarista" sabota as regras e retira incentivos à inovação e geração de riqueza.

    Responda
  39. noel neves

    Penso que, o que deu errado no passado foi a corrupção. Pois, então se empenhar em desenvolvimento sem corrupção poderá ser uma forma de mostrar que a política de lucros de uma estatal é para o crescimento do país.

    Responda
    1. noel neves

      Janos deve ser nome de marciano.

    2. Peter Janos Wechsler

      Isso pode acontecer em marte. O nosso histórico não anima.

  40. José Augusto Bernabé

    Os jornalistas ativistas da Folha e do Consórcio Nacional de Imprensa apoiados pelo Tribunal da Inquisição instalado no STF são os responsáveis pelo golpe técnico dado nas eleições passadas o qual nos levaram tristemente aos anos cincoenta, levaremos décadas para extinguir o PT e voltarmos a ser uma Nação.

    Responda
  41. Claudio Gomes

    Como sempre, qualquer editorial ou colunista que ousa criticar Lula (ou expor fatos obvios, tipo corrupção na Petrobras, investimentos descabidos, controle de preços) atrai a ira dos assinantes lulopetistas que não suportam qualquer tipo de critica e ainda se julgam democratas. Se tem tanta raiva, melhor ir pro 247 onde certamente todos dirão amem. Democracia é ser aberto a críticas e não brigar com a realidade. Tudo que o editorial disse está correto. Lula pode fazer melhor.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      "melhor" para quem?

    2. Edemar Afonso Gonçalves

      Concordo: Lula pode fazer melhor pros banqueiros e financistas que a FSP representa.

  42. Taniara Aguiar de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  43. Airton Sérgio de Assis

    Lula foi eleito para, entre coisas, mexer na política de preços e investimentos da Petrobrás. Investidores que não concordem com os novos rumos, que vendam suas ações. Ninguém é obrigado a manter suas posições na empresa que foi construída pelo povo brasileiro e a ele deve servir com prioridade.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Entendi Paulo, vc gostou tanto da ação na pandemia, da devastação da Amazônia, do estouro do deficit público, da negação da ciência, do machismo e da constante ameaça de golpe, q não vê melhorias neste governo. Eu diria q é questão de gosto. Ou de ética. Ou da falta das duas coisas.

    2. paulo wesley dornellas

      Quem disse que Lula foi eleito ora isso? Ele foi eleito pra que o Bozo fosse pra casa. Espero que em 2026 seja a vez do Lula ser mandado pra casa, porque ate agora, com um ano e meio de mandato cumprido, parece que ainda nao esgotou sua capacidade de fazer besteiras. O Bozo, com a milikada, foi um desastre nacional. Mas o Lula, com os “cumpanhero”, nao esta muito melhor..,

  44. CHEDES PACHECO DA SILVA

    Ora! Se o seu chefe lhe dá um cargo para chefiar um setor, é claro que você terá que trabalhar conforme a vontade dele. Ou então vc será demitido, isto acontece em qualquer Empresa seja ela Privada ou não.

    Responda
  45. MARCELINO CAVALCANTE PEQUENO

    Não fere a ética do Manual de Redação da Folha escrever um Editorial tão panfletário assim? Que críticas sejam feitas ao ideário divergente do liberalismo da Folha é compreensível, fere a imparcialidade, mas faz parte do jogo. Agora, vociferar em artigo pleno de adjetivos raivosos parece ferir a ética do bom jornalismo. A Folha aprova a prorrogação da desoneração de impostos para alguns setores, incluindo o seu, isso não vai de encontro ao liberalismo louvado no artigo? Atenção ombusdman!

    Responda
  46. Roger Hoefel

    Esperado do porta voz das maquininhas, travestido de imprensa.

    Responda
  47. André Andrade da Cunha

    O que tem por trás desse Editorial da Folha hein?

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Visão aziaga da Folha sobre a BR só significa uma coisa: este jornaleco está a serviço dos especuladores (seus patrões). Na época de meter o malho em Prates, a grita era 42 bi perdidos em valor de mercado. Em duas semanas as coisas voltaram ao normal e quem comprou na baixa se deu bem (adivinhem quem?). Agora, que é a hora de falar bem do injustiçado Prates, repete-se o ataque à BR. A BR não é joguete desses inescrupulosos aninhados na Folha; é a ponta de lança da transição energética.

  48. Antonio Carlos dos Reis

    ZZZ...ZZZ...ZZZ...neoliberaloides me dão sono.

    Responda
  49. Roger Hoefel

    Atraso é a FSP.

    Responda
  50. Alison Sales

    Atraso mesmo é ser um jornal liberal e fazer jogo sujo para derrubar um presidente. A elite da Faria Lima é o atraso do Brasil!

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.