Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Eduardo Salles

    A FSP esqueceu que o Presidente Lula, quando deixou o governo, tinha um índice de aprovação nunca antes atingido por nenhum outro presidente. O jornal quer proteger não os interesses do povo brasileiro, mas dos rentistas e do deus mercado.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Yaly in denial. Em 18 todas as pesquisas davam a vitória de Lula sobre Bozo por larga margem, tanto no primeiro como no segundo turnos. Foi qdo ocorreu o golpe da República de Curitiba, q tirou Lula das eleições. Vá olhar as pesquisas Datafolha da época!

    2. Hermes Yaly

      O Gen. Médici, de triste memória, também deixou o poder com um alto índice de aprovação após um voo de galinha da economia brasileira, igual Lula. A popularidade de Lula derreteu-se após as revelações do petrolão; prova disso é que no segundo turno de 2018, seus marqueteiros esconderam o líder do partido, além de se pintarem de verde amarelo para esconder o vermelho habitual. Quem ganhou a eleição foi um arrivista que se dizia o anti-Lula, tão minguada era sua popularidade então.

    3. Ricardo Knudsen

      Amarante, quem gosta de passado são os bozistas, q querem voltar aos tempos da ditadura. Mas o golpe falhou, talquei?

    4. Gregorio Amarante

      Acorda pra vida homi, isto já faz muito tempo. Quer viver de passado? Mude-se para um museu.

  2. Ricardo Knudsen

    Os editorislistas gostavam mesmo era da fidelidade canina do Pazuelo ao Bozo, com as consequentes centenas de mortes evitáveis. Ou da fidelidade canina do Guedes, q explodiu o deficit público para tentar reeleger o tutor.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Oops, quis dizer "centenas de milhares de mortes evitáveis". Genocídio bozista.

  3. Jorge Rodrigues

    Muitas das "ideias" e propostas econômicas dos lulopetistas são tão pueris quanto as dos socialistas utópicos do século XIX. Outro grave problema dos lulopetistas é que não aprendem absolutamente nada com os seus próprios erros. Um exemplo: querem repetir na Petrobras o mesmo modelo de gestão fracassado do passado, que quase levou a empresa à falência e a transformou em um antro de corrupção.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Além de desinformado, deseducado e tão bovinamente doutrinado, o comentarista é mentiroso.

    2. Marco Túlio Cordeiro

      Bom era o Guedes, este sabia agradar o mercado e lascar o povo!

    3. Ricardo Knudsen

      Vc gosta era das idéias adultas do Guedes, q explodiu o deficit público pra tentar reeleger o Bozo. Ou da idéia adulta de eliminar a previdência pública e forçar os cidadão a dar o dinheiro de suas aposentadorias aos bancos privados. Como no Chile, onde aposentados morrem de fome ou se suicidam por falta de meios. A Petrobrás quase foi a falência? Vc não tinha uma mentira menos óbvia para contar?

  4. CARLOS SANTOS

    Se este é o "pensamento" da fsp, com toda certeza L está correto e o Brasil avançará.

    Responda
  5. Ricardo Knudsen

    Este é o panfleto de adesão da Folha ao bozismo moderado, o fascismo light. Só faltaram bradar "Vai Tarcísio, nós também não estamos nem aí!". Em vez de "Golpe já!" o lema moderado dos editorialistas é "Golpe daqui a pouco!" .

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Amarante, vc não vai achar nenhuma defesa minha de nenhum político, fala isso pq não sabe o q diz. Vergonha é ser bozista moderado como vc e os editorialistas. Vergpnha é gostar de jornalismo parcial como vc afirmou acima. Vergonha éapoiar o modelo econômico pinochetiano do Guedes. Vai rezar pro seu pneu moderado pra buscar consolo, vai.

    2. Gregorio Amarante

      Quem passa vergonha defendendo politico é você Knudsen. Bolsonaristas e Lulistas são equivalentes na mediocridade.

    3. Ricardo Knudsen

      Amarante, o golpe falhou, não adianta espernear por aqui. Te aconselho a ir rezar para o seu pneu pra buscar consolo.

    4. Gregorio Amarante

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. Eder Marchi

    Se rentista tá pagando esse tipo de editorial e choramingando no escurinho, estamos no caminho certo. Incrível como esse povo sonha em ver o Brasil sempre submisso e entregue a preço de banana a qualquer coisa que seja estrangeira.

    Responda
  7. Gil Carlos Dias

    A Folha é que está demonstrando total desequilíbrio. Vivendo às custas do Itaú e de outros gigantes do sistema financeiro faz um protesto desesperado contra o governo por cortar o barato de seus patrocinadores. Lucros extraordinários devem ser destinados a investimentos da Petrobrás, e não doados aos acionistas do mercado especulativo. Lula, dê um lenço ao editorialista, para ele limpar a baba depois de escrever um texto tão desesperadamente raivoso.

    Responda
    1. Pedro Adalberto Maia

      Verdade cristalina.

  8. Thiago Ferreira

    Nossa, que virulência deste editorial! A Folha talvez não sse recorde, mas a União é a maior acionista da Petrobrás e, pelo que me lembro, quem determina os rumos da empresa são os maiores acionistas, não?

    Responda
  9. Adriana Flores

    Todo mundo já viu esse filme antes e ele não acaba bem. Refinaria Abreu Lima, Pasadena, 7 Brasil, dívida de U$100 bi, maior caso de corrupção da história…O editorial pegou até leve.

    Responda
  10. max ribas

    Só faltou juntar a procuração outorgada pelos rentistas estadunidenses. Vocês não conseguem enganar mais ninguém.

    Responda
  11. Christian Duarte

    Editorial escrito com o fígado.

    Responda
  12. MARIA ALVES

    Pauta única da Folha: defender rentistas

    Responda
  13. Igor Cornelsen

    Otto von Bismarck ao unificar a Alemanha em 1870 procurou imitar o modelo econômico Inglês, na época o mais dinâmico do mundo. Explicou que as nações inteligentes deveriam copiar as que dão certo, as medíocres só aprendem errando e as idiotas nunca aprendem. Coitados dos vossos filhos e netos.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Interessante, censuraram o meu texto pq eu disse q a Alemanha criou o nazismo, produziu o Holocausto e uma guerra q destruiu o país. Será q eu me enganei e não é verdade?

    2. Ricardo Knudsen

      O deslumbramento com os USA é risìvel. A Constituição original, supostamente perfeita e igualitária, não aboliu a escravidão. Isso levou à guerra civil, o conflito q matou mais americanos em todos os tempos. Depois da abolição, leis de discriminação foram permitidas e só proibidas um século depois. A Constituição não proibia guerras de anexação, os USA tomaram metade do México. Não previu compensações aos indígenas, nem punia expedições genocidas contra os "inimigos do estado". Baba quem é bobo.

    3. Ricardo Knudsen

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Hermes Yaly

      Há outros exemplos de erros/acertos das nações: os EUA já começaram como uma república e com uma Constituição modelar, com pouquíssimas alterações até hoje, mais de 200 anos depois (acertou de início). Entre os erros, podemos contar a França, que depôs os reis, virou república, voltou a ser monarquia para ser república de novo (aprenderam errando). Entre as nações idiotas que nunca aprendem, eu prefiro não mencionar nenhuma, tamanha a dor que causam a sua contatação.

  14. mauricio silva

    Aguem aí sabe me dizer quanto a faria lima doou pra reconstrução do Rio Grande do Sul? Já que não se precisa do estado!

    Responda
  15. mauricio silva

    Audiência aí sabe me dizer quanto a faria lima doou pra reconstrução do Rio Grande do Sul? Já que não se precisa do estado!

    Responda
  16. Henrique Marinho

    Folha acordou: missão de submeter a estatal aos comandos do bestiário ideológico petista. Caminho do impeachment aberto depois das eleições municipais.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      E vc tá buscando uma boquinha em uma eventual ditadura bozista?

    2. Henrique Marinho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Ricardo Knudsen

      O golpe falhou, será q um dia os bozista vão se conformar? Acho q não, o gajo do comentário já tá proponto mais um. Fora fascistas!

  17. mauricio silva

    Como a folha deixa ajuntar escrever sob forma de editorial de uma forma tão chula, parecendo jornal popular, daqueles que só noticiam crimes! A quem interessa esse pensamento neoliberal, estado mínimo?

    Responda
  18. Emerson Luis de Moraes

    A Folha há muito tempo deixou de fazer jornalismo para defender o rentismo, afinal virou um banco e porta voz, junto com o Estadão e Globo, do mercado financeiro. Portanto, qualquer política desenvolvimentista tomará porrada em seu editorial. Ou seja, tem lado e este lado é tb ideológico..

    Responda
  19. Alexandre Maruca

    Para surpresa de ninguém o editorial da folha defende o rentismo frente ao interesse da maioria. Um dia depois de Biden anunciar diversas medidas protecionistas, reforçando o estado como interventor da economia, o jornal critica possíveis medidas a favor da indústria nacional e do povo brasileiro. Isso sim é o atraso.

    Responda
  20. EDUARDO DE ALENCAR

    Excelente editorial. Realmente, Lulandobra a aposta e insiste nos erros do passado. Vai, novamente, entregar obras para empresas amigas e corruptas, intervir na economia indevidamente, levar o país para o buraco e culpar os outros pelo desastre que ele mesmo provocou.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O programa econômico de Guedes foi um sucesso. Na vã tentativa de se reeleger, Bolsonaro efetuou um rombo colossal no orçamento. Lula teve que se virar para arcar com os compromissos.

  21. Gil Filho

    A FOLHA DE SP esta fazendo o papel de extremista de direita , tentando denegrir o governo Lula cmo tentou em seus outros 2 mandatos, para tentar voltar a controlar o Pais e jogar o povo na miseria, catando ossos nos caminhoes , com o povo catando restos de comida nas feiras, desemprego em massa, isso é o desejo da FALHA DE SP....

    Responda
  22. ALEXANDRE PRESTES UCHOA

    Lamentavel editorial, raivoso e embebido em rancor, preconceitos e dogmas. O pais se tornou autossuficiente em petroleo e com recordes sucessivos de producao gracas às politicas dos mesmos governos que o raivoso editor critica sem dar um dado comprobatorio atual sequer. O que lhe importa sao os cortes nos dividendos e, veladamente, seu impacto nos rentistas. Fica evidente de onde vem o seu vies.

    Responda
  23. Adauto João Pulcinelli

    FSP, porque não te calas!

    Responda
  24. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Novidade antiga.

    Responda
  25. Leonardo Marques Militão

    A Folha continua em 2018.

    Responda
  26. osmir vieira

    Bom era o programa do parMITO...o nióbio.

    Responda
  27. Nelson Maria de França

    O editorial da FSP é um tapa na cara da maioria dos colunistas irresponsáveis e descaradamente lulistas da própria Folha.

    Responda
    1. Emerson Luis de Moraes

      O editorialista da Folha foi estagiário no Gabinete do Ódio do Carluxo.

    2. Rodrigo Gerolin Santana

      Se a FSP tivesse só o Editorial eu já tinha parado de assinar o jornal faz tempo. Não vejo diferença nenhuma entre essa excrescência e qualquer coisa da Gazeta do Povo, Jovem Pan, etc...

  28. Jose Walter Da Mota Matos

    Bom mesmo era o programa econômico do Paulo Guedes, ambiental do Ricardo Salles , a Saúde do Pazuello e a gestão do Bolsonaro, esses sim eram futuristas, desenvolvimentistas sob a batuta de Olavo de Carvalho ante a perspectiva da terra plana, o negacionismo da ciência, da cultura e o fortalecimento da democracia. Era um governo ótimo, não entendi porque não foi reeleito. Eita.....

    Responda
    1. max ribas

      Você está sendo injusto. O micto acabou com o horário de verão, um feito verdadeiramente gigantesco.

    2. EVA STAL

      Não se justifica um erro crasso com outros. Votei no Lula para fugir do Bolsonaro, mas essas comparações de quem é o pior são ridículas

  29. Beatriz Pisetta

    E aí Congresso Nacional?Vão deixar Lula quebrar o Brasil,como Dilma ,para só depois tomar providências?

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      Recorde de alta do dólar, recorde de informalidade e desemprego, recorde de desinvestimento público, recorde do preço do diesel, Brasil de volta ao mapa da fome, cultura, educação e meio-ambiente no lixo, calote em precatórios, uso da reserva de dólares, Quem quebrou o Brasil? Se está insatisfeita, vai pra Argentina. Lá tá do jeito que vc gosta!

  30. victor hugo teixeira

    Tradução : para a folha atraso é tudo que desagrada a Faria Lima e avanço é tudo que a favorece. Neoliberalismo , estado mínimo seriam avanço. Investimento público e gasto social retrocesso . Ou seja, mais um editorial manjado e panfletário liberal. Lula acerta ao apostar na reindustrializacao. Se não for isso, o futuro do Brasil será ser um buraco fazendão agro exportador com setor de serviço inchado e cuja perspectiva pros jovens será trabalhar nos Uber da vida após pegar o diploma.

    Responda
  31. Djan Zanchi da Silva

    O certo, né, fsp, seria "repetir tudo novamente, com mais intensidade"? Editorial a mando do patrão, fielmente cumprido pelo funcionário ca pacho.

    Responda
  32. Juliano Camargo

    Sempre soube que para sepultar o bolsonarismo, primeiro seria necessário enterrar o petismo. Acharam que essa excrescência merecia outra chance 'pela democracia'. Parece que nunca conheceram um petista ideológico. Eles acreditam com força em todos os erros que estão cometendo. A diferença é que após Bolsonaro tivemos uma tomada de poder feita pelo STF, e o PT também irá se chocar com eles em algum momento.

    Responda
  33. Hermes Yaly

    É tudo uma questão de perspectiva: o que deu errado para a nação, deu muito certo para o PT, cujas arcas transbordaram de dinheiro público com o petrolão. Lula só quer fazer tudo igual de novo.

    Responda
  34. Caio Iglésias Bertazzi

    Lula é o atraso e sempre foi tudo que toca morre .

    Responda
  35. Alexandre Passos Bitencourt

    Atraso pra quem?

    Responda
  36. Ana Paula Amaral

    O que pensa a folha: tem que botar esse preço da gasolina lá nos 8 reais para o povo pagar, porque eu e os rentistas precisamos desta mamata.

    Responda
    1. Caio Iglésias Bertazzi

      Se precisar tem porque acabar com a petrobraz não resolve nada

  37. Manoel Cardoso

    Atraso é não preocupar-se com o aumento da pobreza, da desigualdade social, não combater fakenews, incentivar racismo.

    Responda
  38. MATILVANI MOREIRA

    Estímulos irresponsáveis do chefe do governo. O programa econômico de Lula e do PT é o atraso. A FoLha fez o L, mas agora mostra o atraso do Lulad. Antes tarde do que nunca. Parabéns FoLLLha! Vou renovar minha assinatura!

    Responda
  39. Peter Janos Wechsler

    A verdade. Nada mais do que a pura insofismável verdade.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Ricardo. Está ironia barata não leva a lugar algum. Desminta as verdades mencionadas no artigo ou vamos sempre recomeçar a fazer e ver navios. A preço exorbitante.

    2. Ricardo Knudsen

      Que bom q para vc que é dono da verdade absoluta. Só q não, mas é feliz quem vive na ilusão (a rima foi acidental, talquei?).

  40. lenise de souza ferreira

    O que mais dá receio é a cegueira coletiva . Obrigada Folha .

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Concordo, os bosolinos sempre foram e continuam cegos.

  41. marilza abrahão

    Editorial escrito com o fígado… jorra a bile neoliberal

    Responda
  42. Marcelo Magalhães

    Nada é mais asqueroso do que os editoriais da folha feitos sob um modelo velho falido e desqualificado. A folha se arrepia ao ver um país voltado à produção e que privilegia a participação do pobre nas intervenções do governo, invertendo um período funesto do pós golpe na presidente Dilma, no qual a folha tomou parte, publicando matérias mentirosas como essa. Aliás a presidente Dilma brilha na condução de um dos maiores bancos de fomento do planeta e trás divisas para o país e a folha conspira.

    Responda
    1. Caio Iglésias Bertazzi

      Deus me livre dos ignorantes

  43. Raimundo Alvaro Campos de lima

    A Folha, como sempre ao lado dos barões do mercado e contra o povo brasileiro

    Responda
  44. Antonio Mahler

    O cara que escreve esses editoriais é um portento! Se enraivece fácil diante do que não se encaixa no bestunto encardido. Escreve, é certo, pra galera de admiradores ou seguidores. Um dia passa.

    Responda
  45. paulo werner

    Kkkkkkk tem q tirar o crime de responsabilidade da cartola. Urgente! Pedalada não cola mais, militares estão queimados, não tem lava-jato, Lira não é Cunha, vem aí BC indicado por Lula, saraivada de indicadores sociais positivos, pib acima das expectativas, em breve 8° economia do mundo. Tá osso!

    Responda
    1. Juliano Camargo

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  46. Waldir Roque Maffei

    É o atraso existir esse jornalismo barato da Folha.

    Responda
  47. Anete Araujo Guedes

    Dia sim, dia também a Folha bate em Lula, com isso deixa de dar espaço para dizer da atuação de Leite no governo do RS. Aquilo sim que é governo de verdade, de qualidade inigualável.

    Responda