Mônica Bergamo > Jornalista é condenado à prisão, convertida em multa, por ofensa a Carol Proner, mulher de Chico Buarque Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Guzzo deu a opiniao dele em um jornal. O Guzzo manifestou sua opiniao em artigo de opiniao. Por definicao, uma jornal e' um veiculo no qual opinioes sao escritas. O Guzzo nao escreveu uma materia como sendo alguma materia de investigacao. Simplesmente opinou. Uma juiza decidiu que a opiniao dele foi ofensiva. Outro magistrado(a) poderia decidir que a opiniao nao foi ofensiva. A liberdade de opiniao esta a cada dia mais ameacada neste pais. Um direito basico do cidadao.
A JUSTIÇA fez sua parte
Já passou da hora de esse Guzzo ser severamente punido, essa multa deve ser de valor irrisório.
Silvia, gostar de quem está acabando com o Brasil, depois de mensalão, petrolão, agora tentativa do arrozão, em viagem semana dos namorados com diária de 71mil, denota algo que prefiro não adjetivar. Parabéns pela famÃlia e escolhas. Eu prefiro a honestidade. Trabalho arduamente. Empresário dono do Studio Alfa, RJ
Votou no honesto ladrão de jóias
Confundiu liberdade de expressão com licença para mentira, agressão gratuita, ataque à honra.
Esse cara (Guzzo), já deveria ter sido punido, senão por essas ofensas, pelo conjunto "da obra".
Ela tem Nome carreira, não é apenas “mulher de chico buarque” que jornalista machista!
Jornalista visceralmente anti esquerda. Sem controle na lÃngua é violento na escrita, é a sobra do bolsonarismo ativo e ofegante .
É jornalista do Estadão? Então sem comentários...
Um dos melhores jornalistas do Brasil, que não foi vendido.
Um dos melhores jornalistas do Brasil na terraplana, que não foi vendido, porque não vale um pequei roÃdo.
bem feito, deixei de assinar o estadao por causa desse jornalista.
Tem q pagar com servicos de caridade.. Esse ameba precisa muito.
Ele é do mesmo time daquele que, como bem disse o prof. Conrado, "vincula o estupro ao mérito". O verdadeiro jornalismo sabe respeitar com dignidade as esposas dos outros!
Fica à s tontas quem se informa pela imprensa uma vez que a rapinagem faz parte das notÃcias de cada dia. Noticias sobre gastos escondidos do povo, dinheiro grosso para partidos polÃticos e para deputados nas Emendas, diárias no exterior em luxuosos hotéis, enfim notÃcias desse tipo há a puxar de gancho.
A articulista ao utilizar a expressão "cardumes de piranhas" poderia, noutros casos bem conhecidos, utilizar a expressão "cardumes de tubarões". Lamento dizer que os brasileiros precisam conhecer a própria lÃngua em que se expressam, pois as expressões acima são figuras de estilo, utilizadas por grandes escritores, a partir de Camões, passando por Machado de Assis e José de Alencar. Temos no Brasil de hoje até o analfabetismo intelectual.
Prova de que fake news nascem e criam asas tb a partir da grande imprensa corporativa.. Embora não se repare o dano pq a propagação de mentiras chega aonde o desmentido não chega, a condenação em 10 mil reais chegará a + de 100 mil reais no momento da condenação, e cabe recurso p/ aumento dessa quantia. Só poderia estar em veÃculos de imprensa igualmente desqualificado, como o Estadão, exemplo de jornalismo corrompido pelo capital e corruptor da democracia. A Folha é pouco menos.
Este jornalista abusa, há muito tempo, em atacar as pessoas (nominalmente) que pensem ideologicamente contra ele. Claro! que este tipo de jornalismo é tendencioso e ele tem que que responder pelos ataques ofensivos as pessoas na justiça.
O óbvio ululante é que ela só foi escolhida para o cargo por ser mulher do Chico e por isso a crÃtica cabÃvel. Liberdade de expressão é exclusivamente usada para se dizer o que não querem que seja dito. O judiciário obviamente tem lado,e não é o da lei,é o lados dos amigos. Uma lástima.
Liberdade de expressão não se confunde com crime contra a honra (calunia, difamação e injúria). Não fazer essa distinção é querer viver no banditismo e na desonestidade.
Os jornalistas são livres no Brasil para criticar quem pratica grandes ou pequenos desvios administrativos. Na melhor doutrina penalista diz que não se pode difamar alguém sem que se conheça a pessoa ofendida e ela seja citada, pelo menos nominalmente. A Constituição Federal(arts. 5º e 220) garantem plena liberdade de expressão ao cidadão e à imprensa. Crime é outra coisa!
Como toda ciência Direito é prática e fica muito bonito quando se fala sobre crimes contra a honra na teoria, longe da realidade.. Se o pretenso agressor não conhece e nunca viu determinada pessoa, como pode agredi-la, injuriando, difamando ou caluniando. Direito no Brasil está-se tornando um profissão de ficcionistas. No Direito Penal predomina o princÃpio da verdade real e nos crimes contra a honra é necessário que o agressor dirija-se à vÃtima de qualquer forma.
Liberdade de expressão não se confunde com crime de calunia, difamação e injúria. Não fazer essa distinção é querer viver no banditismo e na desonestidade. A intenção do ofensor foi de cometer crime contra a honra, animus diffamandi vel injuriandi. Em tempos de degradação moral do bolsonarista e da extrema direita essa frágil jurisprudência não prevalecerá. Nem o Direito à vida é um valor absoluto na Constituição, muito menos, o direito de liberdade de expressão, q ñ se confunde c/ banditismo
A liberdade de expressão, como tantas outras.liberdades, não admite abusos. Entre os usos abusivos da liberdade de expressão, punidos há décadas, estão a calúnia, a difamação e a injúria. A fim de atingir o governo e Chico Buarque, covardemente, Guzzo difamou a esposa deste último e foi condenado. Nada mais normal. O resto é conversa mole de extremistas para quem os fins sempre justificam os meios.
Excelente! Que outras condenações alcancem o bolso desse senhor que destila ód io a todos que não comungam de sua ideologia. A imprensa não pode servir de escudo para abusos! De outro lado, só sua idade pode justificar a aplicação de multa em substituição à restrição de liberdade. Decerto, 4 meses no xilindró poderiam lhe fazer bem.
Os textos deste extremista bolsonarento são patéticos e tendenciosos pois ele só pensa em atacar o PT… a condenação ficou de bom tamanho
Chamar de "liberdade de opinião" ao atacar a honra das pessoas usando os veÃculos de comunicação, é puro cinismo que merece os rigores da Lei.
E o faz profissionalmente. Deveria também ser punido em outras esferas da carreira jornalÃstica.
Guzzo vem exagerando nas suas criticas ao PT e amor sublime e cego pelo bolnaris$$o dos diamantes eternos.
Quem fala o que quer … continue falando … mas lembre-se das consequências. Simples.
Guzzo passa seu Pix que iremos ajudar você a continuar falando as verdades que nos querem calar.
Marcelo, vc comparar Lula com Bozo é como comparar nomeação para cargo de confianç,a previsto na Constituição, com roubo de joias e tráfico de drogas no avião presidencial....
pede o pix do Marcola e demais criminosos, pois criminoso é criminoso. Os pixs de Bozo ele perderá em multas criminais milionárias para cada condenação, sem falar nas décadas de cadeia. Afuarde....
Gostei
E essa Sra. ainda continua no banco ? PT o partido da boquinha .
Perdeu, mané! E não confunda nomeação para cargo de confiança com roubo de joias e tráfico de drogas no avião presidencial, rachadinhas, etc...
Eu não sabia que a mulher do Chico Buarque tinha sido nomeada pelo governo Lula, sem concurso público, para o cargo de assessora internacional do BNDEs. E o irmão da Janja é nomeado, sem concurso público, para um cargo na prefeitura de Cabo Frio. E um monte de palha ç ó bate palmas.
Nada de ilegal, inconstitucional ou mesmo imoral, posto de acordo com o art. 37 da Constituição, para livre nomeação e exoneração ad nutum, tanto assim, q o Ministério Público sequer impugnou, nem mesmo há nepotismo consoante jurisprudência do STF. O q não se pode fazer é roubar joias, traficar drogas no avião presidencial, fazer rachadinhas, propina de 1 dólar por vacina, lavar corrupção com compra de imóveis em dinheiro, etc, etc... não confunda com ato de criminosos e bandidos.
Há muitos cargos que a lei autoriza sejam providos sem concurso público, os chamados "cargos de confiança", nos três nÃveis da administração pública (municipal, estadual e federal). Os não concursados são apenas servidores públicos (os servidores concursados são funcionários públicos). Os cargos de confiança são os que têm os melhores salários.
Milhares de nomeações , simplesmente mostram a ponta do Iceberg . O sistema politico no Brasil está alicerçado em uma democracia de troca de favores e uma autocracia que indica os amigos e defensores do autocrata para os tribunais superiores .
Nomeação para cargo em comissão é legal e constitucional, art. 37 da Constituição Federal, nem mesmo é nepotismo conforme jurisprudência do STF e existe em todas as grandes democracias. O q não se pode é roubar joias, traficar drogas no avião presidencial, rachadinhas, propina de 1 dólar por vacina, lavar corrupção com compra de imóveis em dinheiro. Ou seja, com Lula o avanço moral e ético foi gigantesco.
Helio Lobo, o termo descondenado existe e é o que seu Ãdolo é. Não é inocente, mensalão, petrolão, 11 palestras sem vÃdeo que as comprove a 250k cada uma, fora o restante. Foi condenado em mais de uma instância e depois descondenado.
Não há ninguém preso pela farsa midiática do mensalão e petrolão porque processo criminal não é manipulação jornalÃstica. As 11 palestra até o incompetente e suspeito Sérgio Moro disse q não havia irregularidades. Condenado por Moro e seus amigos do TRF 4, a 3ª instância se negou a reapreciar fatos e provas, então, o STF foi provocado mediante recurso e apesar de divergências elas acabaram quando surgiram as frases dos celulares de Moro, Deltan e procuradores combinando as condenação contra Lula
Como todo ex tremista, o * acha que pode dizer e fazer o que entender independente da existência dos Códigos Civil e Penal, que na cabeça dele devem ser "letra morta" e não podem atingÃ-lo, já que fazem parte do arcabouço jurÃdico da democracia. Quando sofrem o peso da lei vêm com essa conversinha im becil e co varde de que estava usando sua liberdade de expressão. Canalha! Indenização pÃfia no meu entender.. De quinhentos mil a um milhão seria razoável. Eu não disse nomes, né?
Guzzo sempre foi um "jornalista" de segunda linha. Quando substituÃa o grande Roberto de Pompeu de Toledo nas páginas amarelas da "Veja" via-se claramente a diferença, entre um gigante e um pigmeu das letras. Hoje, vive de lançar farpas e mentiras contra Lula e seus apoiadores, quase sempre sem fundamento algum. Mestre de fake news. Atacou a honra de mulher de Chico Buarque gratuitamente, e quer se acobertar com a falácia de "liberdade de expressão".
Mentiras contra Lula, o santo que você defende Antonio Carlos. Jamais seremos uma nação digna enquanto nós brasileiros defendermos polÃticos como Lula e Bolsonaro quando eles notoriamente erram. Eliminemos estas paixões que nos cegam da razão e racionalidade.
Silvia, não consegue argumentar, turma dos nem, nem? fica complicado ter argumentos, não é? Tenho certeza de que seus pais não votaram no descond-enado do mensalão, petrolão, 11 palestras sem vÃdeos a 250k cada uma. Abraços, bom final de semana.
Errou feio, Evandro. Meus pais, gente trabalhadora, e meus avós, imigrantes europeus que vieram ao Brasil para trabalhar, sempre foram de esquerda. Gente leitora, inteligente e bem informada, ao contrário de você. Eu trabalho ainda, próxima dos 70. Nenhum abraço, e um fim de semana péssimo pra você.
Os robôs de Carl uxo, como Evandro, Bernabé, Colombo, Max, etc caterva, estão tornando a sessão de comentários da Folha um verdadeiro cercadinho de doidos. Só falta o pneu pra rezarem...
Vdd. Eles ficam quietinhos e depois o Carl Lux liga o plugue de novoÂ…
Continuo perguntando: a assessora do banco prestou concurso público? qual o salário da assessora? Houve pressão do marido para a boquinha?
Como diz o Tio Rei, autor do PaÃs dos Petralhas, dois erros não fazem um acerto. Errou aquele e errou este. Não sou bolsonarista, e não tenho compromisso com o erro nem com algum polÃtico.
Nossa, dona Terezinha! Na cara não… na cara não…
Deve ser o mesmo salário do pai general que fez self com jóias nos EUA , "trabalhando" numa boquinha pública. Ou da mãe da "neta" que conseguiu "emprego" representando o governo paulista em NYC., atendendo o pedido do InelegÃvel .
José Soares USP ou do grupo do nem nem? Certeza que seus pais nao votaram neste desgoverno do descondenado
Ricardo, com certeza você sofre de transtorno bi polar, eu respeito. Numa boa, procure um campo verde próximo da sua casa, leve a famÃlia para um piquenique
Daniel, não faça isso comigo! Por favor! Rindo muito. Vá fazer um pique nÃquel nos verdes campos próximos à sua casa. Leve a famÃlia para um piquenique
Roni, se estiver falando do descondenado, aquele do mensalão, petrolão, 11 palestras sem nenhum vÃdeo, containers com presentes que pertenciam ao povo, sim, beira ao ridÃculo e patológico.
Tu deves ser um seguidor desse jornalista marrom e ora devidamente condenado.
Ricardo Andrade, melhor você sair desta turma do nem nem, estudar, trabalhar vai lhe dar base e argumentos na sua vida. Tenho certeza de que seus pais não votaram no descondendo.
Quem usa este termo "descondenado" é quem precisa estudar
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
descondenado, desculpe o erro
Daniel, não o disse insignificante, disse-o uma pessoa eticamente improvável de ser admirada por mim, igualmente como autor, seus livros, na minha opinião, são péssimos. Como cantor, poeta um gênio, diria, quase inigualável. Sua letra, Construção, com todas as frases terminando em proparoxÃtonas, é algo genial. Apenas não o respeito como cidadão por gostar de ditaduras da esquerda. Eu não gosto de nenhuma. Sou democrata de raiz.
Democrata de raiz? Conta outra, bols omin Ãon!
Você é um extremista de direita que não tem nenhum respeito pela democracia, ao contrário, passou os últimos quatro anos mentindo e atacando o estado democrático de direito. Você é um cara de pau!
Pelo visto vc achou que eu estava lhe levando a sério.. hahahaha Vá sonhando
Ricardo Andrade, contra fatos sei que vocês da esquerda não tem argumentos. O cara é descondenado sim, não é inocente e vocês sabem disso. Mensalão, Petrolão, 11 palestras sem vÃdeo, isso não são fakes news, são a pura verdade, mas vocês não aceitam verdades, adora ditadores e fake news, além da baixaria que você colocou aqui, é claro.
Desabortado!
Desaborte-se
Sua desonestidade beira o ridiculo
Joaquim, já notou que vocês da esquerda sempre descem o nÃvel para contra argumentar? Não posso respeitar quem gosta de ditadores, como é o caso do descondenado não eleito e Chico e outros seres daninhos.
Chamar esse senhor de jornalista chega a ser ofensivo à classe. Ele não passa de um panfletário, que como tal, é totalmente parcial e intelectualmente desonesto.
Abortado da ditadura. Versão estadão de Alexandre Garcia.esgoto puro
Faz parte da democracia a livre manifestação, mas esse jornalista que publica semanalmente no Estadão deturpa fatos, tem um azedume nos seus artigos que só quem é a favor de ideologias de extrema direita consegue. Foi pouca a multa. De jornalistas repletos de ódio e parcialidade não precisamos em veÃculos de comunicação tradicionais. Se atire na rede X de seu Ãdolo libertário e lance suas meias-verdades para seu publico meio-democrata
Guzzo está certo. Chico eu respeito como cantor, poeta, não como escritor e nunca como ser polÃtico que apoia Maduro. Com relação à esposa, como advogada, fez sua acusação sem realmente provar nada. Torcendo para o recurso do nosso herói. Não se pode tocar em ninguém da esquerda, ainda mais nos amigos do descondenado
Chico Buarque é insignificante frente ao grande Evandro. Inclusive ele está bastante preocupado com a opinião desse.
Essas palavras vindo de Ev ando não valem mais do que as sobras da digestão da minha cad ela Janis. Ele diz todos os dias o mesmo e Janis todos os dias tem suas sobras.
TarcÃxio tá´anomeando a bolsonarada toda. Irmão da Michele, mulher do primo , do Jair, Aà o Guzzo acha bonito
O que impressiona é o Estadao acoitar um elemento da extrema direita dessa laia nas suas páginas. Foi por essa razão que deixei de assinar o jornal.
Concordo Claudio, mas este jornal que, por falta de outro, ora lemos, também sempre perfilou e perfila a extrema direita.
O Estadão já foi mais educado. Mas de direita, e bem à direita, sempre foi.
Ficou barato pro fascistão golpista.
Duvido que não seja um adorador do golpista corrupto. Parabéns pela decisão da justiça.
O "renomado" jornalista sifu.
Bem feito! Esse tipo de jornalismo é comum em redes sociais e está sendo muito utilizado por alguns colunistas de grandes jornais. O jornalista em questão é agressivo, mentiroso e quase nunca informa corretamente o leitor.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Jornalista é condenado à prisão, convertida em multa, por ofensa a Carol Proner, mulher de Chico Buarque Voltar
Comente este texto