Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. humberto oliveira

    Os indígenas, como sempre, dando-nos lições.

    Responda
  2. jose marcatto

    Foi a direita que abriu o guaíba para construções. A esquerda sempre foi contra.

    Responda
  3. Admar Barreto Neto

    Isso é hora para discutir isso?

    Responda
    1. Maria Regina Pinho de Almeida

      Claro que sim, aliás já se passou da hora, mas a q se entender e buscar remediar os erros. Talvez o sr. não tenha entendido do porque por ter lido só o título da matéria.

  4. ARY OLIVEIRA

    Rio, lago ou mar? Oras pois, tem gente que nem sabe que Porto Alegre E' a capital do RGS. Aliás para muitos fora da região sul, o Sul e so' o RGS!

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    Advinha se a liberação para construções foi feita por partidos de esquerda ou de direita? Adivinha quem financia os partidos de direita que liberaram? Todo mundo sabia a resposta, importante não esquecer, pois o bilionário banqueiro dono da Folha nunca vai alertar sobre isto. Sabe por que? : )

    Responda
  6. ricardo caselli moni

    Em vez de caudaloso : escandaloso

    Responda
  7. CESAR PAES

    Pelo que sei, o Guaíba não é um rio nem uma lagoa, mas uma laguna, o que significa ser um acúmulo de água em uma depressão do solo que se comunica com o mar, enquanto lago é uma depressão no solo isolada que pode ter uma nascente ou apenas acumular chuva. A lei em referência não considera assim por ter sido fruto de evidente "encomenda". Como laguna que é, devia ter a mesma proteção de um rio.

    Responda
    1. CESAR PAES

      Caros companheiros de comentários: o Guaíba se comunica com o mar porque se comunica com a "Lagoa" dos Patos e sofre a influência das marés, ao contrário dos lagos, que não se comunicam. A Lagoa dos Patos sofre influência das marés e o Guaíba sofre também. Lembremos da velha teoria dos vasos comunicantes. Por isso não é um lago, da mesma forma que a Lagoa dos Patos também não é uma lagoa, mas igualmente uma laguna.

    2. Ernani Pinto

      Pelo que tenho ouvido falar Guaiba não desagua no mar e sim na Lagoa dos Patos.

    3. Amauri Soares

      Cesar, laguna é a "Lagoa" dos Patos.

  8. Silvio POSSA

    A promoção da destruição das matas ciliares, seja para criar pastos, seja para construções imobiliárias é uma realidade em nosso país. A legislação muda conforme os interesses financeiros dos grupos que buscam maximizar seus lucros em detrimento da saúde ambiental do país. Cidadania não faz parte dos manuais desses grupos....

    Responda
  9. LORENA PARDELHAS

    Houve oportunismo na mudança de classificação, mas é um lago. Ou um estuário formado por cinco rios, o Guaíba é apenas um deles e empresta o nome. Á beira deste lago ou estuário nasci e me criei, ainda que tenha vivido por um tempo no exterior.

    Responda
  10. Antônio Ruas

    Galera leitora, moro em Porto Alegre e no meio da maior tragédia ambiental e social, este é um tema que merece ser debatido quando for possível par muita gente voltar para casa e pararem as mortes! O Guaíba foi classificado como lago por características hidrológicas e não foi por isto que acabaram com a vegetação da orla e sim pela ganância capitalista. Por outro lado, nas ilhas ainda tem muita mata e inundam sempre, sinal que as pessoas não podem morar lá. Saudações.

    Responda
  11. João Melo

    É preciso respeitar a natureza, entende-la. Se para preservar as margens e mitigar alagamentos for necessário reclassificar, que seja. Ou irão dar ouvidos a certos vereadores gaúchos destrambelhados que querem desmatar?

    Responda
  12. Amauri Soares

    O Guaíba foi considerado Lago em função das principais características e não por decreto para facilitar a especulação imobiliária.

    Responda
    1. Marcelo Cardoso

      Milanez destaca que, se o Guaíba tivesse a classificação de rio, as construções civis só poderiam ser feitas a partir de uma distância de 500 metros das margens, mas, como possui status de lago, a lei permite grandes obras a 30 metros da orla. Comercialmente, seja franco. O que foi feito, pensando no trecho da reportagem ?

    2. Amauri Soares

      Bom argumento Sr Marcelo!

    3. Marcelo Cardoso

      La vem

  13. Alek Benito

    Parabéns aos empreiteiros e aos políticos. Com certeza suas mansões não foram afetadas.

    Responda
  14. José Davi

    Por favor não vamos melindrar o estado mínimo, a especulação imobiliária e os neoliberais.

    Responda
  15. Alexandre Cunha

    Manda estes caras plantar batatas, isso é hora de discutir uma bobagem desta?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não meu ou não entendeu? À classificação é importante porque define o tipo de proteção. Não por outra razão o reclassificaram como lago para permitir construções próximas as margens removendo a vegetação que lhe dá proteção e permite maior infiltração das águas no solo. Tens dificuldade de entender porque a proteção do meio ambiente ajuda a evitar efeitos catastróficos das chuvas?

    2. Sergio Rodrigues

      Sim, muito importante, porque se não restringirem a ocupação, vamos ter que pagar a reconstrução outras vezes.

  16. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Deve ser a questão mais importante atualmente. É pacabá.

    Responda
  17. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Simples: o estádio do Inter é chamado de Beira-rio, não de Beira-lago.

    Responda
    1. Marcelo Cardoso

      Hoje, dentro do rio

    2. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

      Perfeito