André Roncaglia > O neoliberalismo não desperdiçará a tragédia gaúcha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
As 2 maiores potencias digladiaram se de 1917 a 1991. O lema era desenvolver a ciência e a tecnologia em nome do bem estar. Até o momento em que um presidente de uma republica fez um projeto bélico e induziu a potencia adversária a implosão e colocando a questão ambiental na ordem do dia. Se tivesse acontecido antes o meio ambiente estaria tão degradado como está?
Botar tudo na conta da tal crise climática é fácil. Se preparar para o pior é sempre mais difÃcil. No Japão, os terremotos causam bem menos estragos do que em outros paÃses. Terremoto é culpa da crise climática?
O NEOLIBERALISMO Jà GOVERNA O BRASIL. A nossa democracia privilegia o capital, por conta da polÃtica partidária que rege o sistema mercantilista em todos aspectos. "Toda tragédia será castigada" parafraseando o gaúcho ator Paulo C Pereio falecido recentemente, já está sendo intensamente usado pelos bozonazistas com as criminosas fakenews, acirrando a disputa polÃtica partidária sobre a tragédia anunciada... QUE PENA!!!
O Brasil nunca foi neoliberal, nem chegou perto disso. Coluna desprezÃvel, fora do lugar, panfletária.
Milton, o Brasil tem uma economia muito fechada como se observa pelo ranking sobre liberdade econômica da organização Heritage Fundation. VEJA no ranking a péssima posição do nosso paÃs. O Brasil tem uma trajetória estatista-patrimonialista.
. @RODRIGO NAFTAL Sério? Bolsonaro não é neoliberal mesmo com a reforma previdenciária que tirou direitos de trabalhadores e aposentados terem ocorrido em seu governo? . Sugiro que você leia textos que explicam o que é a ideologia neoliberal e sobre os governos de Margaret Thatcher e Ronald Reagan. . E no Brasil como o governo FHC abriu de vez as portas ao neoliberarismo e financeirizou nossa economia desindustrializando o Brasil.
. Em que mundo tu tens vivido? Acho que você nunca ouviu falar de Margaret Thatcher que implantou um governo neoliberal na Inglaterra e junto com Ronald Reagan globalizaram essa ideologia neoliberal pelo planeta há quatro décadas. . O único paÃs que ainda pode falar que não é neoliberal é a China, Coréia do Norte porque tem sistemas polÃticos fechados onde o partido comunista tem poder de vida e morte sobre a população e nenhuma contestação pública é tolerada.
Não acho a coluna desprezÃvel, tampouco panfletaria. Contudo, nunca tivemos um Estado liberal. Isso é uma verdade. Na verdade, os ditos empresários liberais são os primeiros a defender a socialização dos prejuÃzos nas grandes crises. Exemplos não faltam. 29, 30, 2008.
Mais importante do que discutir o tamanho do Estado é a eficiência do retorno dos impostos pagos Estamos longe de um Estado enxuto. Contudo, parece que o desperdÃcio de dinheiro público é uma vocação, fruto do patrimonialismo que nos persegue há 500 anos.
Preciso e cirúrgico.
Não há solução sem governo honesto e competente fazendo Planejamento. Esta é a tendência das próximas décadas, seguindo modelos de Singapura e China, e convertendo o desastre nos EUA com o RFK Jr. Precisamos reorganizar partidos e governo, e sair da plutocracia (chamada de democracia liberal), de captura do governo pelas corporações, e partir para uma democracia efetiva que não deixe cérebro brasileiro ocioso e melhore o meio-ambiente.
Atenta estou à s ações do governo federal diante da tragédia. As do governo estadual existem? O governo federal vem atuando corretamente até aqui. O capital polÃtico a ser extraÃdo da tragédia claro que está sendo visado! Mas não é ilegÃtimo, nem espúrio, vulgar e populista. As ações concretas são as que legitimam e alicerçam adoção de uma polÃtica de Estado. PolÃtica, Sim. Os adversários sabem disso e correm para o ataque de perdedores com o pé na lama. Lama que criaram e nela afundam.
Há casos em que inundações periódicas são inevitáveis, como em Veneza. É o próprio oceano, ligado à laguna, que inunda a cidade, e só resta à população se adaptar ao evento. O RS parece diferente, mas nem tanto. A água também vem do oceano, só que mediada pela evaporação e posterior precipitação na grande serra ao norte de POA. De lá desce pelos rios e enche as lagoas. As normas de construção e ocupação do solo devem prever áreas inundáveis.
Excelente e necessária reflexão. Chegou a hora de dar nome aos "bois" -literalmente, apontar as causas econômicas e os interesses de classe que impulsionam as mudanças climáticas. Poucos estudos relacionam o neoliberalismo com a hecatombe ambiental eminente que está por vir. Faz-se mister destacar o papel do neoliberalismo no desmonte das polÃtica ambientais e das polÃticas públicas.
Análise muito lúcida e coerente com a realidade em que vivemos. Nesse mundo caótico, tudo "fede" a dinheiro.
Esta coluna está cada vez mais hilária. Como se o RGS e Porto Alegre fossem poços de neoliberalismo. Como se não foram governados por PT e afins durante anos (Dutra, Genro, etc), que ajudaram o estado a ser um dos mais endividados do PaÃs. E no fim o autor fala de indÃcios, mas só apresenta um, e francamente, tosco. Afastar quem quer ajudar é a estratégia estatista de sempre.
Perfeito, Claudio Gomes.
A culpa é de Bolsonaro e seus asseclas desmatadores. Deixar passar a boiada e desmantelar politicas de proteção ambiental tem um custo altÃssimo como estamos vendo agora.
A tragédia foi no RS, mas poderia ser em qualquer outro lugar, pois TUDO está dominado por essa lógica de desmatar para plantar, não respeitar os limites naturais, não demarcar terras indÃgenas, poluir os rios com dejetos e mercúrio de garimpo ilegal. Os lobbies estão aÃ, metendo a mão no nosso bolso, destruindo a vida e mantendo o centrão no poder para continuar desmatando, poluindo e destruindo. O mercado só quer dinheiro, o resto que se dane.
Â… e a dÃvida dobrou a partir de Sartori e Leite.
Infelizmente a agenda neoliberal e o desrespeito à questão ambiental no Brasil é suprapartidária
O neoliberalismo fracassou no mundo todo, paÃses estão se livrando dessa peste que destruiu economias, aumentou a desigualdades , a pobreza, mas enriqueceu parasitas do mercado financeiro e abutres. No Brasil infelizmente ainda tem e muito gente atrasada intectualmente que defende essa porcaria..pricipalmente pseudos colunistas de jornais de jornais, nos comentários...POBRETOES de mentalidade medÃocre da classe média defendendo o neoliberal...neoliberalismo é cÃnico, maldoso e destroem tudo.
Quem anunciou com muita pompa a exploração do pré-sal? Se eu não me engano, foi o atual presidente. Que façamos a transição energética, mas jogar a culpa em neoliberais parece estória de militante com falsa amnésia.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Alhos, com bugalhos!!!!!
O colunista tem razão em tudo, mas é preciso lembrar também que a férrea resistência da direita à tributação da riqueza é reforçada por certa complacência da esquerda em relação ao desperdÃcio de dinheiro público. Além disso, a esquerda adora dar presentes aos ricos a pretexto de fazer polÃtica industrial. Parte das desonerações tributárias contra as quais luta o Ministro Haddad foi criada por Dilma Rousseff.
Primeiro os ca pitalistas exploram absolutamente tudo ao máximo. Aguardam as desgra çadas tragédias anunciadas para fazer suas doações sob holofotes. O ciclo é contÃnuo. É para sempre!?
Vamos parar de copular, de procriar, e quem sabe deixando nas mãos dos verdadeiros donos do planeta - a natureza vegetal- não tenhamos fim do mundo!
Vamos tentar encarar a realidade e não tentar escapar dela pelos buracos da ignorância, do negacionismo, ou da identificação com a elite capitalista predatória, como se fosse parte dela, um dos seus membros.
É Interessante e assustador ver os movimentos da ext rema direita com relação ao meio ambiente ,"esses supostos seres humanos", acham que o lucro a todo custo vai se traduzir em conforto(Carros ,iates ,mansões...) Infelizmente seus "doentes", voçês mor reram queimados ou afogados como todo mundo, e culpa é de voçês !
Como disse o Xico Sá no artigo dele no ICL, Politizar a tragédia climática ou apressar o fim do mundo. Fora Rocáglia, muitos calunistas dizem que Lula está se promovendo, mas é algo natural, polÃtico bom se promove trabalhando pelo povo, não fazendo chacota da desgraça, ignorando o povo e aumentando juros para bilionários rentistas, que depois pagam calunistas para falar que não deve gastar com o povo, sob a falsa escusa de promoção.
O vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel, do PL do Bolsonaro, disse ontem que apresentará um projeto de lei para remover a vegetação das encostas de estradas. Segundo ele, o peso das árvores é responsável pelos desastres do Rio Grande do Sul, em referência às enchentes no Estado. Ninguém pode imaginar que esta coisa é ignorante, ele é bolsonarista e está a serviço do ogro, com mentiras.
Esse sujeito foi aquele que fez comentários racistas e xenofóbicos sobre baianos.
E não se surpreenda se ele se candidatar a governador do Rio Grande do Sul e ganhar... a coisa é complicada por aquelas plagas, amigo..
Pasmante!
Em defesa do meio ambiente, o correto, seria acabar com a árvore genealógica desse vereador.
Excelente. Recomendo o bom livro da Greta, O Livro do Clima, que reúne pequenos, mas esclarecedores artigos cientÃficos sobre o clima e como chegamos aqui; até as polÃticas globais com definição de metas para conter o aumento da temperatura global são uma farsa. As poderosas indústrias poluidoras levaram seus funcionários para dentro do Estado através do Legislativo em todo o planeta. E. Leite e boa parte dos congressistas em BrasÃlia são apenas serviçais. Estamos flertando com o apocalipse.
A estratégia da extrema direita, alinhada pelo Steve Bannon no Brexit, Trump, Bolsonaro e Milei, é criar muitas, mas muitas mentiras, para desacreditar tudo, as pessoas passam a não saber mais o que é verdade com tanta informação, as vezes misturadas com meias verdades, e passam a desacreditar em tudo, ai entram os Bolsonaros para dar soluções baratas, que favorecem bilionários financiadores. Sem regulação das mÃdias sociais para punir mentiras estruturadas e financiadas, o problema só cresce.
Não vai mudar nada. O Brasil passou por uma guerra cultura nos últimos 10 anos. A Globo fez a campanha o Agro é Pop que passa diariamente na TV. Produtores pagaram às rádios para transformar o sertanejo na música pop do Brasil. O bolsonarismo criou o orgulho em desmatar e queimar florestas. Hoje, ser um mero produtor de commodity deixou de ser vergonha para uma elite cada vez menos letrada. É sentar e assistir ao fim.
Gilberto, concordo com você, amigo. Mas estamos em um momento difÃcil e de pouca mobilização real das mentes progressistas desse paÃs. Espero do fundo do coração que isso mude logo, mas, por enquanto, sinto uma dormência que não dá sinais de que vai passar tão cedo.
*conformemos, Aff
Cuidado, o que mais querem os bilionários é que nós conformamos com a desgraça, achando que não dá para mudar. Muitos achavam que Bolsonaro e sua trupe ficariam, com esforço foi tirado, com mais esforço vai em cana. Precisamos nos esforçar, como os gaúchos que saÃram as ruas pra ajudar os irmãos necessitados, imagina se todos achassem que não dava pra fazer nada?
Perfeito. A propósito, desde o inÃcio do século vinte nos vendem a ideia de que o Brasil tem "vocação eminentemente agrÃcola"; ou seja: sempre fomos e continuarmos a ser um fazendão, a tal ponto que mesmo as maiores cidades do interior não têm uma biblioteca decente. É um plano, não um acaso .
*do voto
Ou levantar desse comodismo, conformismo, passividade e derrotismo, utilizando a única arma que dispomos, o sagrado direito ao votar.
Excelente artigo. Pena que poucas pessoas tem acesso a ele, Nem os polÃticos o leem ou o ignoram, para contimuar com este maldito neoliberanismo..
Impressiona e muito, o quanto esse articulista ignora a realidade para se manter apegados aos seus dogmas ideológicos. O maior poluidor do planeta, há décadas, é a China, que todo mundo de esquerda insiste em dizer que é um paÃs socialista. Não estou negando a poluição gerada por nações tradicionalmente capitalistas, mas todo mundo sabe que China e EUA foram as grandes nações responsáveis pelo atraso no combate ao aquecimento global.
Mandou mal...
O problema dos bolsonaristas é que eles ficam em uma bolha onde todo mundo tem baixÃssima inteligência e quando vão atuar fora dela, acham que todo mundo é igual. Aà o cara cita o clássico da argumentação bolsonarista (China, socialismo, Venezuela) e acha que escapa escrevendo "não sou bolsonarista".
O articulista possui formação acadêmica, além do dom da escrita, onde expõe seus argumentos com clareza, racionalidade e sabedoria.
André, eu não sou bolsonarista, não sou a favor da agenda de costumes e nunca seria contra a democracia. Seu comentário sobre mim, mostra que você é propenso a simplificações que são tÃpicas de um radical, porém, concordamos sobre a China. É uma nação que adotou o livre mercado, no estilo capitalista selvagem, modelo que só se instala em situações de extrema pobreza (o que era o caso na era do Mao). Venezuela serve como exemplo de paÃs de esquerda que contribui para o aumento do efeito estufa?
Acho bacana quando um simpatizante da extrema direita acusa alguém de usar dogmas ideológicos, e aà vem com esse meme falacioso de associar esquerda a socialismo, comunismo em pleno século XXI. A China é uma economia de mercado, capitalista selvagem, não democrática e a relação com o nosso paÃs é o atual governo é comercial e de ganha ganha; qualquer outra coisa além disso é alguma bobagem que você leu no zap.
A China ultrapassou EUA em 07, no entanto a China tem 1.4bi de pessoas Eua cerca de 0.3 bi e segue sendo disparado maior poluidor percapita dos grandes paÃses.
Não disse que a culpa era dos comunistas, ao contrário. Eu só quis deixar claro, que o problema do aquecimento foi gerado por paÃses de todo o espectro ideológico e apontei que o autor ignorou esse fato óbvio, escrevendo que a culpa era exclusivamente dos paÃses com economia liberal. Não é tão difÃcil entender isso, mas já aprendi que quem tem fé em ideologias polÃticas, não é muito diferente de que tem fé em pastores.
O unico dogma ideologico aqui é esse seu lenga lenga sem noção de que a culpa é dos comunistas. Nos poupe.
Parece que o senhor não soube fazer interpretação do artigo. Ninguém está defendendo China ou Estados Unidos.
O senhor está de brincadeira, né? Está falando com ironia e eu não entendi a piada. Só pode ser.
Qta bobajada por cm corrido de texto.
"ignora a realidade para se manter apegados aos seus dogmas ideológicos"... Vai desculpar mas essa sua frase encaixa melhor em outro segmento... O segmento que espalha fakenews como respira... Não sei quem te disse que a esquerda acha a China socialista... Deve ser o mesmo pessoal que só acredita em Whatsapp porque foi um conhecido, que também só acredita em Whatsapp, porque foi um conhecido, que também só acredita em Whatsapp disse! Todos fora da realidade!
Os EUA oscilam muito com as polÃticas ambientais. O exemplo disso foi quando Donald Trump, defensor da ideologia neoliberal, revogou várias medidas tomadas por Barack Obama, de cunho preservacionista, a exemplo da permissão de Trump para a passagem de um oleoduto em reserva ambiental. A China já foi, sim, um paÃs de futuro duvidoso com relação a polÃticas ambientais. Hoje não mais. Os chineses estão muito a frente de nações desenvolvidas na busca da matriz enérgica cada vez mais limpa.
Artigo irretocável! Salve Roncaglia!
Não deixe de tomar seus calmantes senão o texto fica assim.
Pelo jeito, vc não segue seus próprios conselhos.
Quem não possui argumentos plausÃveis, ataca.
Silva, dar joinha pro próprio comentário não é legal.
Durante a pandemia muito se falou do novo normal. Alguma coisa mudou? O poder de articulação do neoliberalismo é impressionante, influenciando inclusive as eleições, único campo em que poderia ser domado hoje. Infelizmente o eleitor está cada vez mais cego.
Não mudou ainda, mas está tendo melhorar.
Na mosca!
Chame o bilionário do Twitter que ele resolve junto com o agro criminosos não os pequenos agricultor esses são vÃtimas dos polÃticos corruptos
Análise precisa. Mas toda tragédia pode gerar aprendizado nulo se o povo gaúcho insistir em apinhar o legislativo com direitistas e reconduzir ao governo do Estado o sujeito q patrocinou o avanço dos interesses privados sobre os instrumentos d preservação ambiental. Seria repetir o erro paulista: saborear a Enel e, na sequência, privatizar a Sabesp.
Que será privatizada, mesmo que eu, você e 65% da população seja contra! Os neo-liberais precisam faturar... Mais! MAis! MAIs! MAIS!
A miopia está por todo lado. Pelos comentários parece que muitos pensam que os neoliberais são somente os outros. Vocês acham mesmo que se Lula em seu terceiro mandato e o PT no quinto não rezassem pela mesma cartilha do neoliberalismo, diferenciando somente no discurso, estarÃamos nessa situação?
Dou Graças a Deus de termos retomado os trilhos da democracia, da racionalidade, da humanidade, do diálogo etc
O Lula não é mágico, não poderia mudar uma realidade caótica deixada pelo inelegÃvel em pouco tempo. Além do mais existem no meio do caminho Lira, Pacheco, congressistas da extrema-direita fascista, a Faria Lima etc
E mais. O que o PT fez para mudar a nossa dependência desastrosa do agronegócio e das commodities em geral? Responsáveis por grandes danos. Quando e onde foram capazes de limitar a ação predatória do expansionismo imobiliário? PolÃticas ambientais de verdade sempre ficaram aquém do necessário.
Esclarecendo. Votei em três eleições para presidente no PT. Talvez se fôssemos mais civilizados politicamente as mudanças ocorreriam. Como ficar votando num partido que se diz progressista e nos entregam as mesmas mazelas? Entendo. Não tem jeito. Melhor eles do que o fascismo . Somos muito covardes para avançarmos.
Tá. Agora me diga uma iniciativa de desregulação ambiental patrocinada pelo PT e esquerda em geral? Mais uma com suas falsas equivalências.
A paixão pelo PT de certas pessoas não tem limite! Mesmo que o texto não fale uma vÃrgula sequer sobre o partido, alguém sempre faz questão de lembra dele... Sim! O PT sempre foi um partido com tendências burguesas! Fico surpreso com os néscios que os chamam de comunistas! Mas é possÃvel entra na agua sem se molhar? É possÃvel remar contra essa corrente e ganhar eleições? Ganhar eleições é ter uma pequena possibilidade de mudar as coisas um pouquinho...
Todo mundo mÃope! Nem o mercado financeiro notou a verdade. Mas sempre tem alguém de boa visão, q não se deixa enganar. Precisamos mostrar aos mÃopes q o PT é neoliberal. A começar pelos neoliberais.
1º) Quem entra na agua, sai molhado! 2º) Não dá pra fazer coisas muito diferentes sem ser taxado de extremista ou radical. 3º) No discurso são ditas intenções, crenças e esperanças, na pratica tem-se que lidar com a realidade 4°) A realidade é que se tem que fazer concessões e conchavos. 5º) Se somos todos iguais, vote no PT nas próximas eleições
´´O camisismo amarelismo não desperdiçará a tragédia gaúcha``. Abaixo o(a)s camisas amarelas!
...'fake Neo Liberais', operadores de sistemas de excravidao', Anhangueras diversos vêm há décadas plantando suas sementes de frutos amargos, estrangulando as plantations de frutos docinhos, vieram abrindo as portas para o chaos agudo entrar e garrotear a população! No chaos agudo, eles colhem ouro, terras ,imóveis,terrenos,...,operam agiotagem, aplicam chantagens, empurram a população para suas gaiolas!... E é claro, o canibalismo, autocanibalismo!!!...
Eu sempre senti a mão invisÃvel do mercado na minha b@nda
...vamos parar de falar falsamente??? estas manifestações experienciadas por toda a população??? neoliberalismo nada! Foram manifestações de operadores de sistemas de escravidão!... Donos de escravos inúteis lideram as operações de sistemas de escravidão através de suas filhas e filhos inúteis!!!
Como a frase do imperador romano Julio Cesar,a mulher de Cesar não basta ser honesta,deve parecer honesta, a esquerda somente mostra preocupação com o meio ambiente e executa zero.
Quais os argumentos dos "chifrudos" da "direita"? Então a mulher que parece honesta compensa as falcatruas do marido desonesto?
Essa é a desculpa da direita pra não fazer nada ou muitas vezes trabalhar contra? Se for, não colou!
Ô Vital, os indicadores de desmatamento dizem justamente o contrário, ou você esquece daquele ex-ministro do ex-presidente inelegÃvel, e que eu saiba é-improvável também, que liberou a boiada na legislação ambiental, enquanto o Brasil sofria com o Covid?
Uai! O Flor é médico? Quanto desperdÃcio. Vá para o RS como voluntário: seja útil.
Quanta adjetivação inútil, quanta falta de conteúdo. Onde está o ódio no texto? Qual é a baboseira?
Esse é a totalidade do seu argumento? Parabéns... SQN!
Todas as vezes que leio seus comentários e lembro que é médico sinto arrepios. Com esse equipamento cognitivo ideológico imagino as consultas.
Baboseira? Então você é a favor da destruição do meio ambiente, fascista?
De um lado, devemos evitar o dano ambiental presente para não onerar gerações futuras. Mas, a crescente carga tributária, que alimenta com novos recursos o gasto público corrente inercial, aliado à falta de prioridade em ganhos de eficiência na administração, no limite leva a maior endividamento do erário, trazendo consequências ambientais indiretas, pois o estado perde a capacidade de intervenção na remontagem de infraestrutura adequada para suportar esses aumentados eventos climáticos.
Mas por que o estado deveria se responsabilizar por isso se "a mão invisÃvel do mercado" resolve tudo e a iniciativa privada faz tudo mil vezes mais eficiente que o estado? Por que a iniciativa privada não resolve o problema climático de forma barata e que deixa todo mundo rico?
Ah, que preguiça desse blá blá blá que essa gente repete o tempo todo e nem sabe direito o que significa
Esse é um discurso bem escrito da cartilha neoliberal. A constituição já prevê a taxação sobre grandes fortunas que são atreladas a 1% da população que detém metade da riqueza nacional. Um dia, menos dia isso será implementado, pois quem sustenta atualmente o Estado é a classe média e os pobres através da tributação indireta sobre o consumo.
Excelente análise! O problema é que na hora do voto a galera escolhe quem promete matar bandidos, extinguir direitos da população lgbtqia+, combater a maconha e o aborto. Acabam facilitando a passagem da boiada, sem perceber que essa guerra aos costumes é só "boi de piranha".
Como diziam antigamente, o mundo é dos vivos, vivo no sentido de esperto. Quem está ajudando aos gaúchos é o homem do povo, os vivos só estão esperando a água baixar pra aproveitar as oportunidades de negócio!
Será o baile dos vampiros: o agro receberá um rio de dinheiro a fundo perdido, quem tem muito dinheiro comprará imóveis a preço de banana, os polÃticos desviarão boa parte do dinheiro e os agiotas farão um festim com o que sobrar. A verdade é dura, mas pelo menos é a verdade.
...Estes'vivos', Anhangueras diversos vêm há décadas plantando suas sementes de frutos amargos, estrangulando as plantations de frutos docinhos, vieram abrindo as portas para o chaos agudo entrar e garrotear a população! No chaos agudo, eles colhem ouro, terras ,imóveis,terrenos,...,operam agiotagem, aplicam chantagens, empurram a população para suas gaiolas!... E é claro, o canibalismo, autocanibalismo!!!...
É por aÃ. A pergunta é: quando o povo acordará e porá estes neoliberais em seu merecido lugar: o lixo da História?
Análise perfeita, uma pena que os polÃticos que elegemos não levarão em conta.
Você, eu e outros mais poderemos mudar o futuro. Desistir jamais!
Excelente!
Pelo visto, nem você.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
André Roncaglia > O neoliberalismo não desperdiçará a tragédia gaúcha Voltar
Comente este texto