Opinião > Apoio ao RS não deveria ser partidarizado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A FSP poderia dar uma coluna especial para a "comentarista" aqui de baixo. Só o partido dela possui gente qualificada. Gente com conhecimento ilibado como os ministros do STF. Mas universidades não tem gente qualificada, seja de qual ideologia. Fiz um comentário em cima da qualificada abaixo e a FSP não publicou. A signatária abaixo escreveu uma tese. Sinto muito, mas possui argumentos sem o menor espÃrito cientÃfico.
“Em termos ambientais, socioeconômicos e financeiros, é projeto gigantesco, que exige estratégia e quadros de alta reputação técnica e administrativa”, que existem de sobra no PT. “Pode-se discutir a melhor forma de coordenar todos os esforços e recursos”. O que não pode é entregar todos os esforços, planejamentos e recursos nas mãos dos opositores, os que se negam a reconhecer os benefÃcios recebidos, e seguem buscando aplausos de uma extrema-direita predatória.
E alguma vez isso fez diferença? Os trespoderistas se refastelam e ainda usam o povão como escada.
Todo ato é partidário, inexiste neutralidade no jogo polÃtico e na vida. Ao efetuar uma ironia, bem ajustada ao contexto e ao momento, Lula afirma que pretende disputar “umas dez eleições”. Fala captada maldosamente pelos oportunistas como sendo um ato polÃtico. É evidente a intensão, como de outras vezes, de desviar o foco das realizações e o do incansável trabalho do presidente frente a uma tragédia anunciada, fruto do descaso, negacionismo e parcerias com o agronegócio, setor imobiliário etc.
É a polÃtica do Leite derramado, não há prevenção, após o desastre vamos nos unir para consertar os estragos.
Todo ato é partidário? Veja o número de voluntários do paÃs inteiro que vieram para cá. Veja o número de bombeiros que vieram. Tudo isso é partidário? Parece que vc é cega. Vc não me contestou nenhuma vez!
Oportunismos polÃtico rasteiro fazem Leite e Melo ao pretenderem, desde o inÃcio dessa tragédia anunciada, deixar o ônus para o presidente Lula, enquanto vão se apoderando do bônus. Se as verbas serão providenciadas pelo governo federal, nada mais justo que sejam por ele administradas, fiscalizadas e aprovadas. Se Pimenta se sair bem nessa empreitada, por que não pleitear o governo de um estado que há longos anos está nas mãos da extrema-direita predatória e anti-ambientalista.
Será que a Folha não é capaz de entender as ironias do presidente Lula? É mais do que louvável Lula nomear alguém da sua confiança para gerir os recursos que serão enviados. Está mais do que comprovado que presidente não age movido por partidarismos, tanto nesse como em outros momentos. O socorro foi imediato, os atendimentos e verbas foram logo providenciadas. Pelo que consta, Leite e Melo jogam no time dessa extrema-direita fascista, negacionista, ajustada com o agro, setor imobiliário, etc.
Todo ato é polÃtico. Apenas Lula deve que ficar fora desse jogo. Sua função é providenciar socorro e recursos à população do RS e, ao mesmo tempo, permanecer em silêncio, para que Leite e Melo recebam os louros. Na medida em que eram beneficiados, excluÃam o nome de Lula, tanto nos pronunciamentos como nos agradecimentos. Seguiam inertes frente a uma tragédia anunciada. Esperavam, reclamavam e solicitavam mais verbas. Sem falar nas fakes propagadas por uma extrema-direita fascista.
Nomear Interventor encaixa no modelo para testar no RS o que está funcionando na “ democracia relativa “ venezuelana , o sonho do L lero-lero é manter o Poder a qualquer custo como os ditadores totalitários fazem . Atenção Congresso , hora de acordar !
Lula, em vez de ficar na praia andando de lancha, jetsk, moto e cavalo, foi atender, planejar e providenciar recursos à população do RS.
A Folha está certa! Lula deveria indicar o deputado "paulista" Eduardo Bolsonaro, quem sabe ele seria o próximo governador do Rio Grande do Sul.
A Folha está certa! Lula deveria indicar o deputado "paluista" Eduardo Bolsonaro, quem sabe ele seria o próximo governador do Rio Grande do Sul.
Mesmo num momento de grande comoção e sofrimento há quem seja capaz de criar narrativas que visam,tão somente, criar um clima de animosidade da população contra o governo. Imaginem se neste momento o povo gaúcho está pensando em eleição de 2026.
Puxa, Lula não aprende, hein dona Folha? Lula errou de novo, agora por nomear potencial candidato do PT a governador para chefiar pasta destinada a coordenar socorro ao Rio Grande do Sul. Tanto bolsonarista raiz para o cargo, não é?, e Lula tinha de errar logo numa pessoa da confiança dele, que lástima. Quando Lula vai aprender, hein?
Lula devia entregar as verbas e os benefÃcios para alguém que seja neutro. Existe neutralidade no jogo polÃtico. Quanta hipocrisia!
Por ora, o que é imprescindÃvel é o suporte para as famÃlias que perderam tudo, ou quase tudo. O segundo momento é o lugar para as famÃlias, mesmo casas temporárias. Dizer para procurar casas, que o governo vai dar, ou financiar pelo MCMV é inócuo. Procurar casas em Eldorado do Sul? Em Arroio do Meio? Em Canoas? Parece evento polÃtico.
Com dois editorias seguidos destruindo o governo ( o de ontem mostra o fundo do poço em que a Folha chegou ) , este jornal perde de vez toda a credibilidade jornalÃstica que adquiriu . Os editoriais e a cobertura polÃtica do jornal se tornaram o que há de pior em jornalismo. Foi-se um jornal que já foi grande , com opinião plural e democrática . Vergonha Folha de São Paulo .
Infelizmente esta partidarização é terrÃvel, onde nas redes sociais parece ter uma disputa por motivos partidários e ideológicos, e dados divulgados não veem gestos de solidariedade e fraternidade ao povo gaúcho . Por acaso quando a chuva cai em determinada área, não pergunta o partido, a ideologia, a cor, o sexo, a posição social dos moradores .
A maior partidarização está sendo por parte daqueles que fazem os comentários aqui na FSP e em outros meios. Vê-se isso até na definição do GuaÃba. Diques rompidos (Porto Alegre, São Leopoldo, etc) encostas desmoronando (Gramado, rodovias, etc) é culpa de um o do outro? Sabemos que as planÃcies de inundação e as encostas não devem ser ocupadas. Porque é permitido? Em qualquer parte do Brasil, independente de qual partido tenha o poder.
Embora tenha votado no Lule no seg. turno, também concordo que foi uma escolha com 2 objetivos: não estava agradando (vide 1 de maio); lançando o sujeito para o governo estadual em 2026. Poderia então nomear Ed egar Pret to para a coordenação federal na reconstrução do estado.
O PT erra por se posicionar em situações como esta e é por isto e outras mazelas que o partido hoje tem a Presidência da República, mas está fragilizado nas cidades e estados. Na minha cidade o PT já teve dois deputados federais ao mesmo tempo, Prefeito, candidatos ao Senado e ao Governo Estadual e hoje não tem sequer um vereador! OrasilModerado!
“Em termos ambientais, socioeconômicos e financeiros, é projeto gigantesco, que exige estratégia e quadros de alta reputação técnica e administrativa”, que existem no PT. “Pode-se discutir a melhor forma de coordenar todos os esforços e recursos”. O que não pode é entregar todos os esforços, planejamentos e recursos nas mãos dos opositores, os que se negam a reconhecer os benefÃcios recebidos, e seguem buscando aplausos de uma extrema-direita predatória.
Eduardo Leite é apolÃtico? o prefeito de porto alegre é? Os prefeitos das 400 e tantas cidades são apolÃticos e apartidários? Se Pimenta se eleger por um trabalho na reconstrução, mérito dele. Se não se eleger, é o povo dizendo que não gostou do trabalho dele na reconstrução. Pronto. Ser polÃtico e ter partido não é crime nem é vergonhoso.
Para a Folha Eduardo Leite deve ser ungido e ficar sozinho com os potenciais louros de uma boa restauração do RS; por outro lado, Lula deve mandar os recursos para Leite e ficar calado; o gestor federal deve ser subserviente a Leite, no máximo, no máximo ser neutro. Eu gostaria de saber por que a Folha bota estagiário para fazer editorial, não se deu ao trabalho de explicar a manchete, nada a ver com o texto. Onde está a polarização? Só na cabeça de 'especialista' em manipulação de opinião.
Quem está transformando uma crise real em polÃtica partidária é a Folha. Queria que Lula nomeasse o Carluxo para essa missão?
Paulo Pimenta foi vereador, vice-prefeito, deputado estadual, seis vezes consecutivas eleito deputado federal, tendo uma das maiores votações, conhece mais que outros os prefeitos, os polÃticos e os problemas do estado. Então por que a Folha acha que não podia ser Paulo PImenta o indicado à autoridade federal? Óbvio, se fizer uma boa gestão, desponta como um grande lider no estado, fazendo sombra a Leite, e ainda é mais carismático.
É isso ai Folha! Vocês ai no jornal e nóis aqui nas fake vamos acabar com essa imoralidade do governo federal querer ajudar o povo gaúcho. Ejá que sacaram do Aécio do pó, agora mandem ele para cá que tem experiência em construir aeroportos.
Para a Folha de São Paulo o Lula acertaria em nomear para a função o Flávio ou o Eduardo Bolsonaro, é isso ?
Deixe-me entender, Lula erra por indicar Pimenta que é gaúcho e portanto deve conhecer o estado de RS pois ele é um polÃtico do governo. A função que ele precisa fazer é polÃtica mas como é o Lula nao pode ser ele, talvez fosse melhor escolher bolsonarista? ou o ex que ficava rindo de sufocados no AM? visto que Lula sempre está errado o colunista poderia assinar e informar quem ele quer ou so falar mal mesmo ja serve para escrever?
A Folha na sua sanha de ultra direita pensa que somos idiotas.
Pimenta é gaúcho , conhece seu estado e sua gente.O que diria a fo lha se o indicado fosse um nortista, nordestino ou sudestino?
A Folha gostaria é que o colete do Leite - um bolsonarista moderado - fosse o protagonista maior com o dinheiro federal e assim pavimentar sua terceira via.
Oh cara hyddyotta esse que escreve essas editoriais bhezzthas. O Lula acertou.
Pare de ser hestúppida, Folha! Lula não errou.
MAS TUDO NESTE PAÃS É PARTIDARIZADO!!! Não aceitar a indicação da Presidência da República, que segue diretrizes apontadas pela Constituição Federativa do Brasil, então vamos mudar o conteúdo da Carta Magna, como forma de começar a moralizar a polÃtica partidária deste paÃs, que está terrivelmente confusa com as costuras que o parlamento promoveu aos interesses da classe partidária. Chega de tanta confusão!!!
Dia sim, outro também, a Folha mete o pau no governo. Com o editorial truculento de ontem, se desqualificou completamente para falar de partidarização e polarização. Os editorialistas apoiam o bozismo moderado, e vão fazer o possìvel para eleger um candidato com esse perfil. A estratégia do momento é clara, oposição sistemática e intensiva ao governo atual.
A Folha quer a ultra direita comandando o paÃs, daà todos esses editoriais truculentos contra o governo atual.
Ora, essa Folha deve estar vivendo um verdadeiro inferno astral. Desde de a derrota do gangrenado a Folha se viu perdida sem o seu preferido. Agora discute e se embaralha acerca do tema inundação no RGS. Talvez a Folha de São Paulo quisesse que o governo indicasse um acreano para discutir questões atinentes ao Rio Grande do Sul. Que papel ridÃculo!
Acerta totalmente, ao colocar alguém de sua confiança pra liderar a recuperação de um estado que o odeia, grande reduto de Bolsonaristas.... parabéns lula!
A Folha de São Paulo com os seus arreganhos reacionários talvez quisesse um bolsonarista ao invés de um gaúcho raiz representando o Governo Federal.
Acerta totalmente, ao colocar alguém de sua confiança pra liderar a recuperação de um estado que o odeia, frande reduto de Bolsonaristas.... parabéns lula!
Constrangedor. Quando o governo toma medidas com muita evidência de acertos o editorial vem com uma enxurrada de MAS, MAS.... Quando faz gol de placa, como é o caso, dizem que o gol é contra. Mas não é difÃcil entender, afinal a Folha vem apoiando sistematicamente polÃticos e setores econômicos responsáveis pela destruição da natureza. A Folha faz parte do jogo polÃtico e perdeu a capacidade de disfarçar isso.
A Folha de São Paulo com os seus arreganhos reacionários talvez quisesse um miliciano bolsonarista ao invés de um gaúcho raiz representando o Governo Federal.
A folha quando aponta equÃvoco na escolha de um nome pelo governo para coordenar as ações necessárias para a reconstrução do RGS, tenta tisnar a medida de viés partidário. É, sem nenhuma dúvida, tentativa, está sim, semear dúvidas nas intenções do governo; interessa neste momento, se o indicado tem competência para tanto. Penso que ninguém melhor que um gaúcho, gabaritado e profundo conhecedor das reais necessidades do grave momento que o Estado atravessa. A Folha, semeando discórdia.
Pelo teor e desejos desses editoriais da Folha, o próximo será "Lula erra ao existir".
A linha editorial da Folha de São Paulo com os seus arreganhos reacionários talvez quisesse um bolsonarista ao invés de um gaúcho raiz representando o Governo Federal.
Exatamente Alisson! Não sei o que quer esse jornaleco. Cada dia é uma diferente para atacar de forma vil o Lula.
Justiça seria feita. Orar para o Divino alterar o passado.
A folha e seus mimmimis!!!! Tenham a Santa Paciência, o governo federal está dando todo apoio possÃvel, estão procurando chifre em cabeça de cavalo, ao invés de se preocuparem o quão eficiente ou não pode ser o trabalho do escolhido do presidente, ficam vomitando ilações descabidas que só vejo igual na orda Bolsonarista ou na extrema direita. Qual dois 2 a folha está se identificando mais??
É com alegria que informo que ontem cancelei minha assinatura nesse jornaleco a serviço da extrema direita. Em 7 dias não terei mais acesso e estarei livre de ler absurdos como esse editorial. Meu dinheiro não fará mais parte dessa campanha nojenta.
Não merece comentário.
Este Editorial da folha vem dioturnamente mostrando qual a posição deste tabloide que um dia foi um grande jornal. Pois a partir do momento que pega carona no vies do governador Milk um dos maiores responsaveis por esta calamidade. A folha se esquece que o Sr Lula foi eleito para governar tidos os Estados.
Serra, seu comentário espelha você mesmo.
A Folha de São Paulo com os seus arreganhos reacionários perdeu total mente a vergonha. Talvez quisesse um bolsonarista ao invés de um gaúcho raiz representando o Governo Federal.
Presidente governa todos os estados? Rsrsrs. Rsrsrs. Rsrsrs. Em 2026 então só teremos eleições para a presidência e congresso, certo? Tem gente que só abre a boca mas que não tem noção do que dela sai.
Lula erra ao indicar alguém do PT para gerir a reconstrução??? Ou seja, deveria indicar alguém do PL ou do PP, seria isso que o colunista julgaria razoável? Ou é ingênuo ou tem má-fé.
Acho que está certo. Caso contrário iria acontecer o que vem acontecendo com outras verbas que o Governo Federal está mandando para os estados e os governadores e prefeitos escondem que os recursos e obras são do Governo Federal.
Entregariam as verbas para serem geridas pela iniciativa privada, pois defendem o Estado mÃnimo... Parabéns ao Lula, está agindo como presidente de verdade.
Quando a direita neoliberal dá rasteira em si própria ao negligenciar as medidas protetoras do meio ambiente para privilegiar os capitalistas, a folha passa a criticar todos os atos da esquerda por não lhe sobrar mais nada o que fazer. A injustiça climática é fruto das desigualdades, nada é mais evidente e emblemático e não há como esconder. Assim, resta à folha, editoriais lobistas como esse, totalmente politizado, sem nenhum critério reflexivo e crÃtico, mas apenas com acusações vazias e rasas
A Folha de São Paulo com os seus arreganhos reacionários está se transformando num verdadeiro cercadinho da direita chorosa. Talvez quisesse um bolsonarista ao invés de um gaúcho raiz representando o Governo Federal.
A Folha está presa no cercadinho?
Os capitalistas nos lucros, mas socialistas nos prejuÃzos, esses das Farias Limas de todo o Brasil, incluindo os do RS, estão contribuindo com alguma coisa? Precisamos tributar quem não paga impostos, mas sempre são socorridos pelos contribuintes na hora que passam por crises financeiras e catástrofes que eles mesmo provocam.
Lules 3 erra muito! É um horror quando abre a boca, dizer que não sabia que no RS havia negros, como se lá fosse um pedaço do velha Europa, Lules é um acinte a miscigenação do nosso paÃs. É um horror quando destila ódio a quem lhe faz oposição. É um horror quando quer se o dono dos recursos federais esnobando a catástrofe da região Sul. Sob Lules 3 o Brasil merece respeito!
Antonis, tire esse ódio do coração.
Lula não disse que não havia negros, disse que não sabia que eram tantos. E sim, a surpresa não é estranha, os negros aqui no sul vivem na periferia e só são vistos em número quando as tragédias os atingem. Turistas vem a Gramado, Caxias, Bento Goncalves e pensam que todos nós temos cabelos loiros.
Vc também aderiu ao lema do Leites, "Deus, Pátria e Comércio Local"?
Marcelo, não espere esclarecimento, a criatura não os tem, logo, não poderá dá-los - paciência.
Prezado Antone, você poderia explicar melhor o seu comentário? Citar as situações em o presidente Lula agiu esnobando a catástrofe do RS? Ou atacando de alguma forma a miscigenação do povo brasileiro? E que ódio é esse a opositores? Só para tentar compreender melhor seu comentário, Antone.
A Folha queria que o protegido Leite, amigo de Aécio, levasse os méritos, justo ele que é o maior responsável, em dois mandatos, por destruir diversas medidas de proteção climática, tudo para beneficiar seus bilionários patrocinadores. Também liberou venenos, proibidos nos paÃses de origem, para o agro colocar na mesa do povo. Assim como Leite, o bilionário banqueiro, parasita de juros, e dono da da Folha é contra o povo e a favor de bilionários interesses, sempre foi, sempre será.
Logo vê-se que a folha não votou e não apoia o Lula. Eu penso que o Lula deve comandar, em francês: Si nous devons commander, commandons.
Se nós devemos comandar, comandemos. (Em bom português)
Kkkkkkk Só falta a FSP pedir para o Lula colocar um boçalnarista lá. Que tal o general Pazzuelo?
Boa escolha, ele já vai chegar com o slogan alinhado com o Leite, "Deus, Pátria e Comércio Local"!
Acho que esse jornal não entende que qualquer ato de um Presidente da República é polÃtico. Até mesmo nomeações de cargos de direção para entidades como INPE e EMBRAPA tem viés polÃtico. Por que um cargo importante como o de Ministro Responsável pela recuperação do RS não seria polÃtico? Vai escolher como? Por concurso público?
Se não houver alguem competente e que conheça profundamente o rgs, toda ajuda vai se evaporar nas mãos da direita, das havans, latifundiárion, e o povo simples vai continuar na lama. Governo federal não diz, mas sabe disso
Lula está governando. Fazendo polÃtica, o que ele sabe muito bem. Se a imprensa não gosta. Bom sinal.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Apoio ao RS não deveria ser partidarizado Voltar
Comente este texto