Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Pereira

    No dia em que pobres julgarem políticos a coisa muda, basta ver a inconteste boa vida de quem faz isso. Passou da hora de instituirmos recall.

    Responda
  2. MARCO ANTONIO POLISELI

    Se considerar quem assina seu nome com X, ferrou!!

    Responda
  3. Paulo Garcia

    A esses 11 milhões de analfabetos logo se juntarão mais algumas dezenas de milhões, que atualmente são ditos "analfabetos funcionais", mas que regredirão à condição de simplesmente analfabetos com a entrada em campo da linguagem neutra. E perderão acesso à linguagem escrita brasileira também os africanos (angolanos, moçambicanos) que assinaram conosco o acordo ortográfico, que romperemos unilateralmente. E os perpetradores desse descalabro se dizem de esquerda ...

    Responda
  4. RINALDO SOUZA COELHO

    Para nossos gestores da direita, da esquerda e principalmente do centrão, não importa nada disso. O importante é que votam. E votam direitinho em quem eles querem. No Brasil, a miséria e a desgraça social são projetos de poder e jamais serão encarados como desafios a serem solucionados.

    Responda
  5. neli faria

    Em pleno século XXI existir analfabetos no Brasil . E sem contar os funcionais! Os políticos, como pensam apenas em si mesmo, não querem construir uma nação, invés de incentivar o povo a estudar, deu o voto . Em Cornélio Procópio ainda tem quase cinco por cento de analfabetos e no rol não consta Brazopolis!

    Responda
    1. neli faria

      Achei Brazópolis: ainda tem menos de oito por cento; Cornélio Procópio menos de cinco por cento, Balneário Camboriú menos de dois por cento, Camboriú e São Paulo menos de três por cento e Santos menos de dois por cento: vamos fazer campanha para as pessoas aprenderem a ler?

  6. COLOMBO MELO

    Santa Catarina dá um show em alfabetização, emprego e prosperidade. A esquerda lá não tem a menor chance.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Incapacidade de argumentação só na próxima pesquisa, Bruno.

    2. Bruno Macho

      É melhor ter analfabetos do que ter Nazistas

  7. Carlos Fernando de Souza Braga

    Será que a Folha vai dar a matéria que o nível de desemprego desse trimestre é o menor em dez anos? Essa matéria estava na primeira página, mas pequenininha, meio escondida e com um título que apresentava com um título bem negativo essa ótima notícia. Vamos melhorar essa imparcialidade, isenção e honestidade, dona Folha?

    Responda
  8. COLOMBO MELO

    Veja as regiões menos alfabetizadas e os votos que deram nas últimas eleições. O PT ganhou disparado. Ao PT, interessa um número cada vez maior de pobres e iletrados.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Você não tem jeito mesmo. Sua ignorância reluz tanto que cega. É uma pena que não haja um mapeamento do analfabetismo funcional; diria que esta por volta de 30% da população. De nada adianta ler e não entender; ou ler o que não presta e falar besteiras.

  9. Reinaldo da Silva

    É revoltante -ainda tenho esse sentimento - a maneira de conceituar analfabetismo e alfabetizado. Quer dizer que ler e escrever significa que uma pessoa está alfabetizada? O que é alfabetização? Alfabetização para o que? A mentalidade do Mobral, criado no período da ditadura militar, infectou todos os governos que repetem a mesma mentalidade. E seguem os gráficos mostrar o quanto é vergonhosa a situação da educação/formação no Brasil. Dá um pessimismo que embrulha o estômago.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      E do maoísmo lulista, camarada. Todos os dois caminhos terminam no mesmo lugar.

    2. Reinaldo da Silva

      Continuo: Estamos num buraco sem fundo. E o tempo nos empurra para dentro de onde sairão uma enorme população sem nenhum entendimento do mundo em que vivem, com baixíssimo grau de possibilidade para qualquer emprego de média qualificação. O que farão na vida? Serão exploradas pelas classes médias como serviçais, limpar latrinas em restaurante, tomar um pico por ausência de futuro e cair no colo dos Malafaias e Edires Macedos. E claro, torna-se bucha de canhão do fascismo pós Bolsonaro.

  10. André Silva de Oliveira

    7% ainda é uma taxa altíssima. Há muito a ser feito, só poderemos descansar quando chegarmos a uma taxa próxima de zero - e não há nenhuma razão para não perseguir esse objetivo.

    Responda
  11. Jose Roberto X de Oliveira

    Dá uma tristeza ver que a população não conseguiu até o momento entender como pessoas ligadas ao Mbl, partido novo, pl, republicanos, pp, grupo lide, Brasil Paralelo e outros distorcem os fatos para apresentar uma realidade paralela na qual o mundo é melhor quando o lucro deles é alto.. Com isso tome propaganda demonizando o Estado para eles lucrarem privadamente com o dinheiro do próprio Estado. E tome desinformação para lucrar com mentiras.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Boa Neli. Bilhões para nossos oligarcas de cativeiro, pagos a impostos, migalhas para a população pobre. E ainda têm a petulância de classificar quem escreve um mero bilhete como alfabetizado. Como sempre, basta levar o sarrafo para um nível mais baixo e pronto! Mágica!

    2. neli faria

      Não são apenas esses! Todos os políticos querem que o brasileiro não pense, porque assim é mais fácil manipular! Se os políticos quisessem um país melhor, invés de gastar dinheiro público em propaganda autopromocional, Educariam o povo. A cada dia o brasileiro se torna mais bronco.

  12. João Leite Leite

    Educação e saúde de qualidade para todos é dever constitucional do estado. Não é de graça. todo trabalhador paga impostos suficiente para ter saúde e educação de qualidade de primeiro mundo. Falta o povo trabalhador se unir todas as categorias de trabalhador e ir massivamente as ruas em todo o Brasil para cobrar da justiça e dos políticos o respeito aos seus direitos constitucionais. Esperar do políticos só vai piorar.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      É um dever que, como muitos outros, não é cumprido. A constituição é para o andar de cima.

  13. Vinicius Branco

    Aprenderam a ler? Ótimo. Agora precisam aprender a entender o que leram.

    Responda
  14. Marcelo Galvao de Oliveira

    Só faltam aprender a votar.

    Responda
  15. Luiz Reichmann

    ...pelo menos um bilhete simples nos torna alfabetizados e vamos para a propaganda via índices, correto! Palavra bonita mas se for para escrever simples bilhete tipo àqueles que o PCC deixa nos corpos quando executa... Meu Deus! País da bonança!

    Responda
  16. NACIB HETTI

    Pior é o analfabetismo político. Somente 25% dos brasileiros sabem em quem votaram para o Congresso nas últimas eleições.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      E, ainda assim, votaram mal.

  17. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Essa taxa é um absurdo! Não há mais programas de alfabetização, ao menos ninguém os divulga. Não há busca ativa pelos não alfabetizados. Que tal incluir a alfabetização entre os requisitos para o bolsa família e outros programas sociais? Não podemos normalizar esse absurdo nem nos contentar com esses números inacreditáveis em pleno século 21. Alfabetização é um direito de cidadania, sem ela essa uma palavra sem sentido.

    Responda
  18. frankklim alencar figueiredo

    O bolsonarismo impede a alfabetização no Brasil. Eles insistem em desprezar o conhecimento.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Sei… é a única linha política que jamais existiu, né? Vamos falar sério ou não?

  19. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Ter 7 % de jovens analfabetos nos dias de hoje é com certeza uma calamidade, uma vergonha.

    Responda
  20. Jorge Oliveira

    Brasil ainda tem 11,4 milhões que não sabem ler e escrever??? EEEE 114 milhões que não sabem ler o que escrevem??? Jorge Oba Oliveira educador, historiador pesquisador, memorista etc?

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Pior é o que não sabe votar.

  21. Ivo Ferreira

    93%? Acredite se quiser!

    Responda
  22. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Lembro que desenhar o nome não é alfabetização. O analfabetismo funcional, os deficientes cívicos, como dizia Milton Santos, levam estes índices a números inacreditáveis. O difícil é que parte da elite política sobrevive, se elege e reelege, às custas desta situação. Não é estranho o ódio que tem de Paulo Freire, nosso patrono da educação, respeitado mundialmente por seu método, que poderia encaminhar solução para esta situação. A quem interessa isto?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Concordo com a primeira parte. A segunda é um tanto otimista demais. Usassem alguma sistemática consistente de ensino, qualquer uma, e levassem a educação a sério, teríamos números melhores.

  23. Luiz Reichmann

    Quantos desses amigos podem Votar? Seria uma explicação plausível em alguns casos...

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Somente 25% dos brasileiros sabem em quem votaram para o Congresso nas últimas eleições.

  24. Valter Iwai

    Qual é a taxa de analfabetismo funcional?

    Responda
  25. Josenildo Nascimento Melo

    Leio em média 80 livros por ano. Neste momento mesmo estou com 5 livros simultaneamente em meu escritório. Sou de Teresina Piauí Brazil. Caramba. Mas o consumo de bebida alcoólica só aumenta. Que país é este? Não seria o país do bolsa esmola? Parabéns ao Jornal Folha de São Paulo pela matéria. Ler é essencial. Ler é uma maravilha. Tenho três cursos superiores e leio porque realmente gosto. O país precisa acabar com esta mania de que estudar é pra ganhar dinheiro. Ler é vida. E faz muito bem!

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      Os efeitos colaterais do genocídio indígenas e da escravidão a dos negros libertados e abandonados e marginalizados pelos governantes tupiniquins. Apesar de tudo isto a participação dos afros-indígenas no processo educacional cultural e intelectual é determinante e inquestionável! JOO

  26. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Que vergonha. O povo é o maior patrimônio e educação é a única solução para a pobreza. O pré requisito necessário para o liberalismo é acabar com a pobreza. O projeto de renda mínima do Suplicy é urgente. O tripé educação, saúde e renda mínima para todos permite almejar oportunidades para todos e, de certa forma, conciliação com o liberalismo desejado pela direita. Tendo o mínimo, cada um se esforça para atingir o extra mínimo. Talvez fosse a melhor forma de (re)agrupar o Brasil.

    Responda
  27. Fernando José Nicoli

    Com Nikolas Ferreira ,na comissão de educação o país só regride, pois além de ser um das centenas de políticos semianalfabetos e um " menina" apaixonada" por Musk. Salve-se quem puder.

    Responda
  28. Enir Antonio Carradore

    Número pequeno se comparado com o daqueles que sabem ler e escrever e não leem livros.

    Responda
  29. Pierre Laville

    Com Nikolas Ferreira lidando a comissão de educação, o que o Brasil pode esperar?

    Responda
    1. ronaldo santos cardeal

      Apesar de ele não ter quase nada a contribuir, o problema do analfabetismo é antigo e não vejo nenhum governo com propostas concretas para mitigar isto. Décadas se passam e o Nordeste continua lá na rabeira. Parece-me que a melhoria das taxas ocorre muito mais pelo envelhecimento e morte das gerações mais antigas atingidas mais fortemente pelo analfabetismo. E não há nada que aponte um caminho diferente. A política pública aqui para melhorar estes índices parece ser este da passividade.