Cotidiano > Resposta do governo Lula à catástrofe no Rio Grande do Sul é insuficiente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
E por acaso os governantes culturas medÃocres sabem o que é desenvolvimento e seus benefÃcios?
Gente, leiam nos comentários: o próprio autor do texto disse que não autorizou a folha a mudar o tÃtulo do texto. A desonestidade intelectual partiu da editoria da folha. Ombudsman tem que se pronunciar urgente. Não é primeiro caso desta semana. É o tipo de manchete que alimenta a extrema direita.
Que fique claro: nunca autorizei a Folha de São Paulo a alterar o tÃtulo do meu artigo e, embora saiba queno estrago ja foi feito, solicitarei a alteração para o original: "Respostas do governo à catástrofe: não basta reconstruir, é preciso repensar modelos de desenvolvimento".
Caro Paulo, solidarizo-me com seu desapontamento com a má edição do tÃtulo. O seu texto faz apontamentos lúcidos e pertinentes. Espero continuar lendo suas contribuições ao debate público. Abs.
O tÃtulo da matéria não bate com o conteúdo.
Folha Pan, que vergonha esse tÃtulo. Perderam mesmo a vergonha na cara e a honestidade! Com esse congresso e essa elite representadas pela Folha Pan fica realmente difÃcil! Só atuam contra o povo brasileiro.
Não tem jeito, e é preciso repetir o que um bom número de leitores já disse em seus comentários: o tÃtulo do artigo é escandalosamente desonesto.
Se fosse uma redação seria nota zero já que o tÃtulo é um é a matéria outra. Precisam de desqualificar o governo pra que a meteria seja lida...
De verdade, está dificil ler a folha . E eu sou assinante há muitos anos. Triste.
Titulo desonesto e em desacordo com o texto. Quem é o responsável por essa aberração jornalÃstica?
Bem, acho que encontrei uma solução para os problemas climáticos e catastróficos do RS e de outros estados federação. Mudemos a constituição para permitir a reeleição indefinida (?) como na Venezuela. Os governos estaduais e prefeitos serão escolhidos entre os muito qualificados do partido ( segundo a aniete). Nunca mais teremos problemas de enchentes. Se chover muito aqui no sul, a água será direcionada para o sertão nordestino. Feito. Resolvido o problema.
Pô pará. Não é opinião da folha. É de um professor da um universidade federal do rio grande do sul. Claro que pode ser questionado.
Exceto que o tÃtulo não é meu.
Falta de entendimento, cognição, no mÃnimo.
Insuficiente foi a prevenção do Estado. Insuficiente foi a polÃtica de destruição do meio ambiente do governo do Edtado. Insuficiente é a capacidade cognitiva de quem se presta a escrever uma texto desse.
Não é preciso fazer muito esforço mental para perceber que o autor do texto se trata de um bolsonarista de carteirinha.
Este texto só pode ser para agradar a ala mais radical a direita.
O tÃtulo é malicioso e reflete desonestidade intelectual do autor. O tÃtulo não reflete sequer o conteúdo do artigo. Mais uma vez, FSP em vergonhosa oposição ao governo federal
O tÃtulo reflete a desonestidade intelectual de quem o alterou na redação.
Insuficiente é a resposta do governo Lula ou dois governos estadual e municipais? Lula está oferecendo apoio e recurso, mas as ações diretas são responsabilidades dos municipais e estadual. Quem destruiu a polÃtica ambiental foi o estado. Quem não deu manutenção nas bombas, que contribuiu para inundação de PoA foi o prefeito. Quem tem a responsabilidade de executar as ações de resposta também são eles. Se a preocupação é como eles irão gastar os recursos federais, não é culpa do Lula.
Não me venham com essa história de que Lula está ajudando. Não temos estados independentes como nos EUA. O governo federal fica com grande parte dos impostos de qualquer ente federado. Não me venham com essa história de ajuda!
Texto extremamente desconexo. TÃtulo sacada.
TÃtulo sacana
A resposta do governo Lula no RS é insuficiente. Está faltando uma Pimenta nesse Leite, que está se contorcendo de medo de perder espaço, sendo que o rumo já perdeu.
Aà está de novo vc! Sem eira nem beira. Porque vc não me contesta?
Caro Professor, a sorte dos gaúchos,mesmo na tragédia, é não está com Bolsonaro no comando da nação. Senão, terÃamos 2 tragédias. Estamos em ano eleição, não dá para abrir o cofre.
Todos nos sabemos que o homem é insaciável(Ou quase) ,mais dizer que o governo federal tem feito pouco pelo estado do RG," caÃmos no insaciável" ,em primeiro lugar essa catástrofe é algo inédito para o setor público, ninguém tem paramentos para saber o que é muito ou pouco diante dessa tragédia, o governo Lula não tem poupado esforços para atenuar o sofrimento daquela população ,"infelizmente vivemos tempos em que a mentira se sobrepõe a verdade" !
No mÃnimo, precipitado esse professor. Foram medidas robustas para o momento. As águas ainda nem baixaram. Lula e ministros reiteraram diversas vezes que tudo anunciado é só o começo de um enorme projeto de reconstrução. Os projetos e as iniciativas virão à medida que os estragos forem corretamente dimensionados. O resto é marola de oposição ideológica.
Às vezes dá uma preguiça de ler todo o conteúdo de uma matéria já pelo tÃtulo que a folha costumadamente imprime um lado negativo sobre o tri presidente Lula, seus ministros, suas ações e seus projetos. Aà dou uma passada, tipo leitura dinâmica e venho ler os comentários que me dão uma amostra do quanto o jornal registrou como algo condenável. Os leitores que aqui comentam são a base de não nos enganarmos com os tÃtulos e ter um alento que estamos atentos e contestando na medida do possÃvel.
Concordo, ótimo comentário
Não sei se a resposta é insuficiente, porque as coisas estão acontecendo ainda, mas que foi atrasada, isso foi. Esse atraso do governo estadual e federal custou vidas.
Carlos, atrasou, infelizmente.
Mentira, governo federal , que é o tÃtulo da matéria esteve presente.
Texto estranho vindo de um professor de sociologia, afinal, a crÃtica é ao governo Lula ou ao governo Leite, ou seria ambos. Faltou clareza em assunto tão sério.
Sinceramente, essa análise é tão absurda, quanto sem fundamentos!! Afinal, a situação ainda está longe da normalidade, vidas ainda sendo salvas, e o pitonisa, "mãe dinah", já dando palpites sobre como proceder, e o que e necessário ou suficiente!! Perdeu a chance de se calar!!
Mas as dúvidas e sugestões são cabÃveis. Se o governo do RS deixou passar mais de 500 leis contra o meio ambiente isso tem de ser noticiado e verificado. Não pode acontecer mais, tem de ser revertido. Se as árvores forem cortadas como quer um prefeito do interior do estado, quem garante que as encostas não cairão com as próximas chuvas? Toda sugestão que possa ajudar é bem-vinda, tem de ser debatida.
Ainda bem que essa farra de vcs está está com os dias contados seus ca na lhas. A China e Rússia vem aà pra ensinar relações com nações onde todos ganham, inclusive o principal bem de uma nação que é o Povo.
Acho que queria a ditadura do BOZÓ. E os paÃses ditaduras. Ahh. A China é comunista...kkkk
Breno, não opine sobre o que você não entende. Além de desnecessário, é feio.
Duas ditaduras ensinando algo a algum paÃs? Que história é essa?
O sul é expoente das tecnicas de exploração irracional e irascÃvel do solo. Com ar de superioridade total que eles tem. Exportaram a destruição do bioma paÃs afora, invisibilizaram seu território. Pois tal qual no neoliberalismo o primeiro que morre é a massa do povo.
Tem que tirar a imprensa, que tem como missão informar das mãos de criminosos, estelionatários e corruptos diversos. Elite do atrasado, não passam de ladrões de ggrana do Povo.
Dono da FSP que também é Dono do PagSeguro sequestra a grana dos comerciantes e só devolve sob pagamento de resgate de mais de 4%, Fato. São esses os ca na lhas liberais. Rouba o Povo.
Nada que o Lula fizer adianta para os corruptos donos dos jornais. Leite é a capa do caixão do tucanato que a FSP tanto ama.
Concordo plenamente!! O que o Presidente Lula fizer, ou é insuficiente ou palanque!! Lamentável esses colunistas da FSP!!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A FSP lucra com o analfabetismo polÃtica de muitos. Muitos chamam o va ga bun do Corrupto Bozo de mito, fruto dessa imprensa corrupta.
So li vdds
O tÃtulo sacada é malandragem do jornalismo desonesto do editor. O professor não tem elementos pra suspeitar q verbas do Pronaf irão financiar grandes exportadores de commodities. Enfim, a boa intenção do néscio vira navalha na mão do malandro.
Texto medÃocre com tÃtulo na linha editorial da Folha. Pelo menos você poderia estabelecer algum termo comparativo com respostas governamentais anteriores, tipo como o inominável tratou das enchentes no nordeste?
Não só os tÃtulos, mas tudo o que a Folha faz é irresponsável, baixo, pequeno, revanchista. Justamente esse jornal que apoiou o Temer (o Temer?), que viu o paÃs parado quando governado pelos polÃticos com quem ela, a Folha, historicamente sempre esteve comprometida. É muita cara de pau. É um jornalismo que precisa ser confrontado: incompetente, perverso. A energia emanada desse jornal é negativa, podre, cheira mal.
Quem lê a manchete é quem lê a notÃcia fica perplexo com a disparidade de conteúdo entre ambas. Até parece quem escreveu a matéria foi uma pessoa e quem redigiu o tÃtulo foi outra. Mas, claro, em se tratando da Folha que tem que publicar trocentas notÃcias contra o Presidente Lula, quem conhece não se espanta jamais.
A preocupação do professor procede, especialmente quanto à ausência de condicionantes ambientais na liberação de recursos federais. O tÃtulo desonesto é obra do editor. Mas o professor erra o alvo. Suas preocupações devem ser dirigidas ao governo do RS. O povo gaúcho vai ter q conviver com suas escolhas. No limite, se insiste na responsabilização do Gov. Federal, o q o prof. pede sem dizer q pede é uma intervenção federal.
O governo está presente e os recusros estão sendo liberados. Faltam as prefeituras fazer a parte delas com apresentação de projetos.
Governo chegou atrasado, infelizmente. Vidas foram perdidas,
Os editores da Folha, com seus infográficos (faz-me rir) já analisaram tudo e chegaram à conclusão: o governo está deixando a desejar. Que jornalismo cara-de-pau. Caramba.
Cada vez fico mais indignada com o tÃtulo sensacionalista e volto a comentar. Quem colocou o tÃtulo, não leu o texto e quem escreveu o texto jamais colocaria este tÃtulo. Não tem nada a ver com o texto.
É isso, Terezinha, não só os tÃtulos, mas tudo o que a Folha faz e irresponsável, baixo, pequeno, revanchista. Justamente esse jornal que fez apoiou o Temer (o Temer?), que viu o paÃs parado quando governado pelos polÃticos com quem ela, a Folha, historicamente sempre esteve comprometida. É muita cara de pau. É um jornalismo que precisa ser confrontado: incompetente, perverso. A energia emanada desse jornal é negativa, podre, cheira mal.
Opinião sem base ou lastro técnico... A tal catástrofe tem sim responsáveis exclusivamente locais.. Mas sem a União junto, nada vai mudar..
Reconstruir um estado todo, como n seria insuficiente seja lá qual seja a ajuda? Isso será realizado a médio ou longo prazo. O Brasil está ajudando com doações, mas as necessidades são muiiiitas. Matéria fajuta e maldosa.
Se o senhor tem provas de que recursos do Pronaf estão indo pra larga produção de commodities, então apresenta as à justiça. Até uma Adin cabe.
A manchete é ótima. Pois chama atenção. É isso! Têm quê chamar a atenção. Tempos de vÃdeos curtos, TikTok. Lula, tu tá fazendo pouco , pois a galera tá sentindo falta mesmo é do Bolsonada
Acredito que ainda não tem bases técnicas nem pesquisas realizadas para identificar se é suficiente ou não qualquer resposta do governo para a catástrofe. Seria importante alguma avaliação técnica baseada em indicadores para este tipo de avaliação.
Novamente Opinião va ga bun da
Pessoalmente Eduardo Leite é assumido porém politicamente um bolsonarista enrustido. Só recentemente ele tentou se afastar do barrigudo empestado de arisipele. Lula manda ao RS de graça milhões em dinheiro. O que o Eduardo Leite vai fazer com toda essa grana quando ele colocar a mão na botija?
O Brasil não é uma ditadura para Lula impor respostas nem tem dinheiro em excesso para dar respostas imediatas a tantas demandas quanto o RS necessita , o importante é agir na direção certa e não a velocidade.
nsuficiente é essa matéria. Por acaso queria o editor que o governo fizesse um sobrevoo de avião e jogasse dinheiro aos desabrigados?
Ombudsman, dah uma colada aqui pra ver essa dissonância cognitiva entre manchete e conteúdo: virou um novo normal?
O texto é fantástico e absolutamente apropriado, mas duvido que o próprio autor escolheria esse tÃtulo. Logo mais a folha faz que nem o Metrópoles, que soma percentual de dados distintos pra dar uma manchete de impacto.
Esse autor está com saudades de um presidente que ao se deparar com uma catástrofe se limitara a dizer: E da� não sou coveiro,. Deixa de ser maricas, nadem. Vão ficar chorando até quando? Já tem muita água. Nenhuma menção ao bolsonarista envergonhado que dês governa o Estado com todas as ações ambientais do negacionismo.
O tÃtulo dessa matéria é pra agradar a direita? Vejamos: o próprio texto mostra que o governo federal respondeu com rapidez e satisfatoriamente à tragédia do sul. Medidas de médio e longo prazo são de responsabilidade dos governos estaduais. Somos uma república federativa onde os estados são soberanos para decidir sobre como investir seus recursos. Onde a insuficiência das medidas do governo Lula?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > Resposta do governo Lula à catástrofe no Rio Grande do Sul é insuficiente Voltar
Comente este texto