Deborah Bizarria > A tragédia no RS matou o neoliberalismo? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
As polÃticas liberais do Leite no governo do Estado e Mello no municÃpio de Porto Alegre contribuÃram decisivamente para o agravamento da catástrofe climática no RS. Agora vem uma economista evangélica bizarra dizer que faltou liberalismo ao Estado!!! Coerência Mises-rável. Deve ter estudado filosofia lógica com Olavo de Carvalho, o esotérico. Folha manera, meu estoque de ironias está acabando. A paciência também. Sou voluntário em Porto Alegre com água no pescoço. Vontade de sair da ironia e...
"desastre natural" anunciado, né? Que vai se tornar cada vez mais frequente justamente pelo neoliberalismo. Quer o Estado "nessas horas", mas no momento de impor as "burocracias" para evitar que os "desastres" aconteçam não querem!
Clareza rara neste jornal . Parabéns !
Apagaram a luz e nao te avisaram
Noruega , Suécia e Dinamarca são capitalistas . Cuba , Venezuela , Coreia do Norte ,comunistas ..
Profundo como um pires; enfim um comentário prá lá de gaiato.
Noruega, Suécia e Dinamaca constru3ram sua prosperidade e qualidade de vida à social-democracia, é o meu modêlo preferido. Vc parece preferir Venezuela e Coréia do Norte. Boa sorte!
Capitalistas, mas com taxação pesada de impostos, educação pública, saúde pública, transporte público, serviços sociais públicos (tudo que neoliberalzinho odeia).
Que papinho furado. O neoliberalismo é uma tragédia. E pra quem está falando em Cuba, Venezuela, Coreia do Norte… que tal pensar no Estado de bem-estar da Noruega, Dinamarca, Suécia? Estado presente nos serviços, com Estado de bem estar-social?
Igor, a questão não é sobre ser capitalista, mas qual o papel do estado nesse sistema. É entre ser neoliberal, e ver o Estado como um administrador minúsculo q só provê um mÃnimo de serviços e regras, ou ter um Estado promotor de justiça social e com maior ação na economia. O estado de bem estar social nos paÃses escandinavos não é neoliberal, é o oposto disso, é o modêlo clássico de social democracia. Q aliás admite estatais em setores estratégicos. A Noruega também tem uma estatal de petróleo!
O estado de bem estar social da Escandinávia é capitalista. Não tem intervenção estatal em empresas privadas que produzem bens e serviços. Lá o estado preocupa-se com educação, saúde pública, segurança e justiça. São sociedades liberais em costumes e na economia.
Liberalismo no Brasil é coisa de filhinho de papai com bons contatos e herança. Bota eles pra competir em igualdade de condições com quem se fez sozinho que eles choram.
Precisamente, os paÃses que o leitor menciona são liberais, não neoliberais. Provavelmente os que mais otimizaram é entenderam o que é o Estado suprindo os serviços essências (saúde, educação, transporte, etc )
Vai procurar o que é Estado de bem estar social (Welfare State), depois conversamos.
Comparação exdrúxula: Dinamarca, Noruega e Suécia são capitalistas .O terror comunista que você citou são estados totalitários
Há tempos não escreviam neste veÃculo com tanta clareza e bom senso . Parabéns à colunista !
Utopia em se tratando de Brasil e brasileiros...especialmente, com essa "raça" m...... de polÃticos que temos. Se um governo, milagrosamente, coloca-se em prática, todas essas obviedades na gestão da coisa pública, o próximo, certamente, destruiria essas conquistas, apenas por ser da "oposição" do primeiro. E a sociedade? Não deveria cobrar? Ahhhh...a sociedade...bah!
Impressionante o exercÃcio retórico para defender o neoliberalismo que existe apenas no discurso. Na realidade, subsÃdios, isenções e menor carga tributária são perseguidos e obtidos enquanto impostos pagos de fato cai nas costas da classe trabalhadora, sem capital. Quando a coisa aperta, mais Estado é abraçado. É luta de classes.
É o que eu também penso.
O liberalismo defende com veemência o estado técnico, republicano e eficiente. Se tais atributos estivessem presentes no estado brasileiro a catástrofe que ocorreu no RS poderia ter sido evitada ou pelo menos atenuada. Idem o enfrentamento da crise e a ajuda aos desabrigados. No estado brasileiro nada é feito na prevenção de catástrofes e a ajuda à s vÃtimas tem forte viés populista e eleitoreiro.
Lendo os comentários do pessoal ai em baixo, fiquei convencido que em estados antiliberais como Cuba , Venezuela e Nicarágua se tem o que comer, não falta energia e o estado todo poderoso provê tudo aos seus cidadãos. Já a Europa Ocidental os EUA, o Canadá, a Austrália o Japão e tantos outros liberais estão na miséria. A lógica destes cidadãos é impecável!
A Europa ocidental deve sua qualidade de vida, riqueza e baixa criminalidade à social-democracia. Os USA tem a maior população carcerária, violência e pobreza muito maior do q na Europa e gente q foi morrer de Covid em casa pq não podia pagar o hospital. É o modêlo neoliberal.
Essa galera é muito sem vergonha mesmo... passam a vida defendendo o Mises mas, quando o circo pega fogo - justamente por causa dessa defesa -, voltam rapidinho pro Adam Smith. Total falta de coerência.
Entrega o Brasil aos neoliberais, que em breve não sobra pedra sob pedra! Se queres fazer uma devassa na sociedade brasileira, é só mandar os neoliberais tomar conta da nação. Se é para o estado não ter trabalho, é melhor adotarmos o anarquismo, assim cada uma faz o que quer e o trem irá de encontro com o muro.
EquilÃbrio fiscal não é exclusividade do liberalismo, é objetivo de qualquer governo sério. A diferença está sobre quem deve recair o maior peso. Enquanto empresas e agro querem subsÃdios, desoneracões, anistias, sobre o povão recai impostos sobre consumo e desatualização da tabela do IR. Quando as coisas vão bem embolsam o lucro, se mal socializam o prejuÃzo. No RS, no mesmo pacote, Fiergs pediu cem bi em auxÃlios e redução de jornada e salários. Trabalhador não foi atingido pela inundação?
Melhor do que escrever essas coisas, seria ver se sobrou coquinho dessa tragédia anunciada, e catar.
Ela é bizarria mesmo!!!!
Fiquei confuso agora. Uma neoliberal defendendo o estado? O que faço ? Sobra só vender balas ?
Por que FSP precisa de uma liberal que se apresenta como evangélica?
Porque o verdeiro "deus" dela é Mamon.
Que oportunismo ridÃculo. É tanto desespero pra defender pautas ideológicas que a vergonha na cara perde lugar pro oportunismo. A FSP escorregando ladeira abaixo na lama da ideologia de direita.
Mentira, mentira, mentira. Os liberais propõem sim o estado mÃnimo, sem assistência social, sem aposentadoria pública, um mÃnimo de impostos e um mercado sem regulamentação. Os USA não tem saúde pública, o q levou a uma catástrofe na pandemia. Tem regulamentação ins, o q levou à crise econômica de dois mil e oito. E à crise dos opióides q matou milhões (não ocorreu na EU!). Que levou ao "burning river", tão poluÃdo q pegou fogo! Falta de Estado q levou ao desastre pós-furacão Katrina. Quer mais?
É claro que o neoliberalismo precisa do Estado. É ele quem garante a existência da propriedade privada. Sua principal função é protege-la através das forças de segurança e da burocracia. O resto que o estado faz é fruto das lutas socialistas conquistadas com muito sangue.
Totalmente bizar ro. Deixa os neoli berais totalmente à vontade para mudarem o nome do rio para lago e burlar a legislação ambiental. E o es tado fique preparado para consertar a destruição.
É velha, mas, atual: "privatizemos o lucro, socializemos os prejuÃzos". Assinado: Liberais limpinhos e de fala mansa. Como Campos Neto fez hoje com Luciano Huck, o candidato da Conib. Estava hoje olhando um documentário: Há um bilhão de favelados no mundo. O documentário alertava para o risco dessa galera começar a "enxergar" o óbvio. Aconteceu na França no século dezoito.
Verdade, candidato da Conib, viram que não vinga o miliciano TarcÃsio e sepulcro Caiado, ambos convidados para visita em pleno genocÃdio.
Se entendi bem, o setor privado faz e acontece sem as amarras do estado atrapalhador, aà quando a coisa fica feia esse mesmo estado é que deve ser o articulador para que tudo volte ao normal o mais rápido o possÃvel.
O estado liberal captando investidores para enxugar o gelo das calotas polares enquanto mantem o máquinario capitalista funcionando a todo vapor para salvar a economia e recuperar o planeta Terra ao mesmo tempo. Bizarrio!
Como meu comentário um pouco mais elaborado foi cortado, irei direto ao ponto : a autora realmennte pulou o corguin de travessa. Comovente a tentativa.
Ótimo texto!
Tudo bem defender o liberalismo. Mas, por favor, elevem o nÃvel dos argumentadores!
Sinceramente, pergunto: onde na Via Lactea vive a colunista? Ou está ingerindo que tipo de substância? O resultado do neoliberalusmo é exatamente o que estamos assistindo no Rio Grande do Sul. Nada mais e nada.menos.
Por enquanto, o que temos visto no neoliberalismo é o sucateamento do estado para vendê-lo a preço vil, desmantelar o funcionalismo com sério prejuÃzo ao funcionamento das instituições, a concentração de renda, o individualismo exacerbado da meritocracia com a falsa promessa de que todas as pessoas possam ser ser empreendedoras, quando a verdade é que pretende fazer sabão das massas despossuÃdas.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Ennio, não posso deixar de também lhe agradecer, pelo grande histórico, você é outro que reforça o texto. Só vou parar o dia que a elite do atraso se alinhar ao povo e que tu disser: agoooooora eu entendi que era feito de bobo e prometo melhorar. Mão sei o que é mais difÃcil a elite do atraso mudar ou você conseguir entender, mas força, ainda acreditamos em ti, no Chicon não, já deu PT : )
Dê uma guaribada no teu discurso. Está ficando cansativa essa resenha da "bilionária elite do atraso" que está fazendo parelha com a enfadonha PEB do namastê.
Gilberto, se o Chicon não gostou, eu gosto.
Obrigado Chicon, um comentário seu apenas reforça, quem te acompanha sabe.
Não é supra sumo de coisa alguma. Apenas retrata a realidade. E você ofende por lhe é impossÃvel contrapor. Discurso panfletário, Gilberto, agrada a si, mas não convence ninguém.
Em resumo, até nisso o Mundo piorou. Hoje em dia o sujeito se diz bolsonarista moderado, ou neo liberal social.. Não se fazem mais fascistas como antigamente.
O pior que se ofendem ainda quando são chamados pelo verdadeiro nome. Falam, agem, comportam-se como tal, mas não querem ser comparados. Pelo menos a turma do alemão e do italiano eram orgulhosos e convictos nas suas posições.
É muita gente im be ssil e rosa meodeos...
O neoliberalismo morreu na crise de 2008-9, quando o centro financeiro de Wall Street faliu o mundo por causa da desregulamentação e aà o Estado teve de intervir para avalizar o sistema financeiro.
Precisamente. Não aprenderam com o crash de 29.
Outro que pensa como os evangélicos Bizarria e Malafaia. O vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel, do PL do Bolsonaro, disse ontem que apresentará um projeto de lei para remover a vegetação das encostas de estradas. Segundo ele, o peso das árvores é responsável pelos desastres do Rio Grande do Sul, em referência às enchentes no Estado. Ninguém pode imaginar que esta coisa é ignorante, ele é bolsonarista e está a serviço de bilionários interesses, com mentiras.
Só pq falei mal do neo li be... a Folha tesourou.
A colonista nãofica vermelha em defender o neoliberalismo que tanta des*gra* ça trouxe ao nosso paÃs? Desde sempre a elite brasileira defende estado mÃnimo para os pobres e máximo para eles. Os sempre colonialista sabe muito bem socializar os prejuÃzos e privatizar as riqueza.Acabou, chega, queremos um estado forte, que cuida do povo e esteja presente em todos os setores da sociedade.
Assim como criou Tio Joel o Bolsonarismo moderado, Tia Deborah nos brinda com o Neo Liberalismo Social Olavo de Carvalho atacava o SUS, mas veio dos EUA, se tratar de graça. Fascista mesmo, ninguém admite que é mais. Que saudades dos integralistas, a única carapuça que usavam era a camisa de galinha verde.
Hmmmmm! Esse "evangélica " é economista na mesma frase, sei não! Num orna
A autora parece viver no Mundo de Alice. Esperemos sentados a sociedade civil resolver uma situação como essa e sentiremos o punhal do capitalismo selvagem nas nossas costas. A reclamação do governador sobre as doações foi um bom prenúncio de como funcionaria o estado eficiente e preciso da colunista.
Perfeito.
Falou o óbvio: estado deve ser eficiente. Isso serve pra qualquer perspectiva do pensamento econômico. O adjetivo evangélico na descrição era pra tentar qualificar um pouco o currÃculo da segunda divisão da economia liberal?
Qualificar? rs.. Entendi! Não no sentido virtuoso, no caso dela, deixando claro. Mas, adjetivando. Você está certo! Fique bem!
Matou e enterrou num buraco profundo.
Neoliberalismo é pra rico.
Ótima matéria, ressaltando a necessidade de organizar melhor a coisa pública para agir com mais eficiência no dia a dia e prevenir momentos de crise ou catástrofes naturais, que exigem mais agilidade para amparar os atingidos.
Coisa que até agora o liberalismo refutou!, com o não Orçamento...com crimes ambientais, os mais variados. Lembrando, que para este ano está prevista seca histórica no Pantanal mato-grossense.
Embromation!
Os professores comunistas com assinatura gratuita da Folha não entenderam o texto. Ou fingiram não entender. PaÃses neoliberais: EUA, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Alemanha... PaÃses dominados pela esquerda estatizante: Nicarágua, Cuba, Venezuela, BolÃvia, Zimbábue, Guiné-Bissau, Angola...
A Feuille de sanpaulô precisa abrir os dados de sua composição acionária. Quem controla quem controla a Feuille de sanpaulô?
Estado servidor, e não servido. Eficiente e enxuto, e não balofo e perdulário. Estado apenas para o necessário, a resolução de conflitos na sociedade e diplomáticos, um juiz que não participa do jogo. Ou seja, exatamente o oposto do que temos no Brasil, especialmente nos governos de esquerda.
"As questões climáticas e ambientais, por exemplo, são justamente áreas cruciais nas quais o Estado deve investir e criar arcabouços legais para prevenir e desenvolver respostas a desastres naturais, inclusive utilizando mecanismos de mercado, de modo articulado ao setor privado". E pq não é assim, Bizarria? Porque seus representados não permitem. Só querem acumular? Sabia que cinquenta põe cento da riqueza mundial é controlada por um por cento da população? Claro que sabe..o resto é bla bla..
Comunismo e liberalismo são utopias. Falta perenidade em ambos. Defendo, de forma conservadora, estabilidade econômica e social.
Livres? Fala sério Folha Pan. Está de s.?
O papel do Estado em qualquer sistema econômico é velar pelo bem estar do seu povo. Desastres naturais sempre acontecem desde tempos imemoriais e os Reis e governantes sempre tiveram um papel marcante, que lhe é dado pelo povo, para manter sistemas de proteção e socorro da nação em tais catástrofes, mas o Brasil parece que até nisso se constitui em exceção. O Rio grande do Sul deste maio de 2024 é o mesmo de maio de 1941, entregue à força da natureza.
A Bizarria com seus argumentos bizarros. O liberalismo já não propunha polÃticas de defesa social. Pior, ainda, o neoliberalismo, totalmente permissivo ao capitalismo predador.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deborah Bizarria > A tragédia no RS matou o neoliberalismo? Voltar
Comente este texto