Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Newton de Sousa Mendonça Mendonca

    A FOLHA, a Globonews-TV (Lins e Guga), CNN e outros deveriam falar de "O JUDEU NÃO-JUDEU", uma pequena obra-prima do historiador ISAAC DEUTSCHER. Para entendermos um pouco mais dessa terrível e insana regressão civilizatória na Palestina, especialmente no protagonismo de Israel, suportado e manipulado pelos Senhores da Guerra, leia-se, EUA e Europa.

    Responda
  2. Josue Oliveira

    O mais chocante é a indiferença dos civilizados americanos e europeus que permite todos os crimes contra os palestinos que vivem ali há milhares de anos.

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Desde os tempos dos filisteus. Te lembras que eram chamados de "gentios", com os quais vocês não falavam e não apertavam as mãos?

    2. Marcelo Brum

      Que milhares de anos? É cada uma!

  3. Marcelo Moraes Victor

    O Hamas não precisa repensar nada? Nem Hezbollah, o Irã. Convenhamos. Anti-semitismo não falta no mundo. Israel perdeu a guerra na mídia e os jovens pouco inteligentes do Ocidente defendem Hamas e anti-semitismo, não palestinos e luta justa. Israel precisa eliminar Hamas, impor democracia, chamar os muçulmanos razoáveis e ONU, um estado palestino, mas com constituição pétrea aceitando Israel, ou o grande califado medieval que considera cristãos hereges elimináveis prevalecerá

    Responda
    1. Josue Oliveira

      O único califado é a Arábia Saudita, protegida pela UE e EUA.

    2. Marcelo Brum

      Perfeito em tudo. O nível aqui subiu!

    3. Telma Saraiva

      Exato, Marcelo; precisam repensar, mas não há cobrança de reflexão por parte do ocidente. Por que será? No Irã é proibida a conversão para o cristianismo, sob pena de longas sentenças de prisão. A Bíblia em farsi é proibida. Na carta de fundação do Hhamas está escrito: "se somente os povos do livro tivessem crido, teria sido melhor pra eles. A maioria deles é iníqua".

    4. Natália Molina Romano

      Você não tem vergonha não?

    5. Andréa Haddad Gaspar

      Sr.Marcelo, tal afirmação "considera cristãos hereges elimináveis" com todo respeito, é total fakenews, é jogar no outro pretensões medievais que não existem. Uma pena que ainda existam pessoas com preconceito incutido. Desconhecer a cultura do outro não deveria significar temê-los.

  4. paulo werner

    Texto limpinho! Uma obra de virtuose. Parece aqueles solos de guiitarra dos anos dos anos 80, sem alma, tudo tão artificial e cuidadosamente asséptico q gente acompanha esperando acabar. No próximo texto, imagine os métodos isra elenses aplicados contra uma população europeia Faça esse exercício, depois sente pra escrever algo mais humano q um convite à reflexão. 70 anos de massacre não pedem reflexão!

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Tive a mesma impressão, não via a hora de chegar ao fim.

  5. Jaciara coelho

    Lamento profundamente a morte dos jovens soldados israelenses e dos 35 mil palestinos. É preciso deter a extrema-direita de Israel , aliás a extrema-direita do mundo.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Puxa, D. Jaciara, como a senhora é um ser humano maravilhoso! Lamenta a morte de um punhado de jovens soldados armados e apoiados por uma das mais formidáveis máquinas de guerra do mundo tanto quanto a morte de trinta e cinco mil civis, mulheres e criança em sua grande maioria. É tudo igual, tudo nivelado. Quando eu crescer, quero ser igual à senhora!