Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O melhor rumo para o Brasil eh o editor fechar o bico.

    Responda
  2. Flávio Fernandes Marinho

    Quem deve ser comedido são os pseudo líderes da extrema direita em não fazer atos anti democráticos e contrários aos desejos de uma nação contemporânea.

    Responda
  3. Jose Roberto X de Oliveira

    Atuar para garantir a Constituição e a Democracia é ser beligerante? Por pouco um sujeito incapaz como Bolsonaro quase conseguiu dar um Golpe de Estado. Nossos ruralistas e Sustema Financeiro não gostam de um Governo ou Legislativo que diminuam seu poder e os façam ratear o capital com outros. A razão do apoio a Bolsonaro é que ele é dócil com endinheirados e cruel com todos os outros. A Folha não foge a regra

    Responda
  4. Gustavo Ribeiro Leal Silva

    Ou seja, o TSE deve deixar fascistóides e golpistas tranquilos para seguir fazendo o que fazem e, na primeira oportunidade que tiverem, reprimirem quem quiserem. É inacreditável um editorial desses, parece que não aprenderam e não lembram de nada. Não dá pra exigir comedimento com gente que não sabe e nem quer saber o que é isso. Caiam na real!

    Responda
  5. Edailson Monteiro Rodrigues

    Para a FSP, comedimento significa impunidade.

    Responda
  6. Edailson Monteiro Rodrigues

    Para a FSP, comedimento significa impunidade.

    Responda
  7. Humberto Isidoro

    que piada. Se o inelegível tivesse conseguido o comedimento pedido pela Folha, a essa hora provavelmente alguns jornalistas estariam no pau de arara e um coronel na redação ditando as matérias que deveriam ser colocadas no jornal.

    Responda
  8. alonso barros

    Os editoriais da folha deveriam ser estudados de como é o jornalismo tendencioso , desonesto e partidário . É de uma grosseria e amador . Parece escrito por assessores de imprensa de candidato político . Uma vergonha para um jornal que já foi grande . ( sim, repetindo o jargão ) .

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Não se esqueça que o Joel é do conselho editoria. Falta chamar o carluxo

  9. Orasil coelho pina

    Ministro Alexandre de Moraes merece todo o respeito e a gratidão dos democratas brasileiros, não vamos esquecer das questões criadas sobre a fidelidade o e ou não das urnas eletrônicas! Para eleger Senador e Governador de São Paulo, eram boas, já para o segundo turno da eleição presidencial, tinham problemas! OrasilSussuí!

    Responda
  10. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    O que é justiça comedida? Atua, dependendo de contra quem? Só age se não for incomodar poderosos? A Folha vai soltando absurdos sem a menor cerimônia!

    Responda
  11. Paulo Roberto Taveira

    É preciso tirar o dedo q Moraes colocou na balança e deixar os pratos equilibrados de novo. Passa da hora, de parar o arbítrio.

    Responda
  12. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Somente alguém sem noção e despreparado poderia escrever "Desde que Bolsonaro foi derrotado nas urnas e tornado inelegível, porém, os riscos foram significativamente reduzidos." Nossa democracia continua SIM correndo risco com o bolsonarismo.

    Responda
  13. ENOQUE SAMPAIO

    O judiciário é o último bastião contra a tirania. E não será a FSP, porta-voz do reacionarismo, que formatará sua atuação. O TSE não deverá ser dessa ou daquela maneira, mas apenas trilhar os caminhos constitucionais. É como uma coluna que sustenta um edifício: firme, inabalável, inamovível e inadaptável. A FSP, seguindo seu triste e subserviente papel de porta-voz da elite do atraso, quer tutelar a ação dessa Corte, mas depois de Moraes os imorais e amorais não mais terão espaço.

    Responda
  14. Estela Najberg

    "Mas parece razoável prognosticar um TSE menos beligerante em relação ao ex-presidente e seus aliados" ...Como assim? Traduzindo, será mais tolerante com o tenentinho bbboooqquiiirrroto. Que continuará sua prática de despejar perdigotos sobre todos, e mentiras pra todo lado. Senhores, o judiciário age por provocação, logo, o comedimento deve vir dos candidatos. Façam uma campanha séria e o TSE nem será percebido. Distribuição de fake news, por ex., demanda ação enérgica.

    Responda
  15. josé SOARES

    “ Com comedimento” e fake News” à solta .É isso que o jor nal propõe ao TSE, sob a égide do “detentor de notável saber jurídico e comprometido com a Democracia”.

    Responda
  16. Ney Fernando

    Kássio com Ká e terrivelmente Mendonça juntos, no Supremo e especialmente no TSE, não é bom, e vai piorar quando eles forem seus presidentes. Tomara que bolsonaro esteja preso quando isso acontecer.

    Responda
  17. Nerisvaldo José Santos

    TSE, mantenha o pulso firme com os bolsommherdas.

    Responda
  18. Florentino Fernandes Junior

    E sem a indevida interferencia do tse, essa eleiçao vai ser um passeio da direita democratica

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Floren, a direita só é democrática até ganhar a eleição e surgir uma oportunidade para dar um golpe de estado.

  19. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O editor deixa a gente cada vez mais atônito. A associação entre a entrada dos bolsonaristas e a possibilidade de uma corte mais pacificadora eh estarrecedora. Nunca podíamos imaginar o que se escondia nos reconcavos obscuros da editoria da folha. A falha no golpe liberal trouxe tudo a tona.

    Responda
    1. josé SOARES

      Caro Francisco, não devemos ficar atônitos com o Edi tor. Não é de se esperar nada mais que isso desate jor nal, defensor da dita dura e da jus tiça brandas.

  20. Anete Araujo Guedes

    Uma redução do protagonismo e do intervencionismo do TSE seria positiva, para que relevem os atos e discursos de uma extrema-direita fascista, que se encontra conecta mundialmente, que segue ameaçando, atrapalhando o trânsito democrático, espalhando fakes, desconhecendo limites, impedindo que jogo político se faça em um nível mais elevado e produtivo, para que temas importantes para o país sejam debatidos.

    Responda
  21. Anete Araujo Guedes

    Um TSE menos beligerante em relação aos inúmeros cometidos por Bolsonaro e seguidores. Que não reconheça que Moro e Dallagnol tenham institucionalizado a corrupção, que agiram em prol de seus interesses pessoais, políticos, financeiros e de poder. Que o país tenha se tornado, nesses últimos anos, uma terra sem lei, onde tudo era permitido. Que o STF, ao se encontrar pressionado, tenha demorado para reagir, para resgatar a credibilidade na justiça.

    Responda
  22. Anete Araujo Guedes

    "Um Judiciário mais autocontido e menos censório." Que as fakes sejam normatizadas, afinal trata-se de liberdade de expressão. Não importa que contribuíram para redução do número de crianças vacinadas, que remédios ineficazes foram tomados na pandemia aumentando o número de pessoas contaminadas e mortas, que tenham comprometido a lisura dos processos eleitorais etc. Não importa que a Folha deixe de fazer a devida distinção entre censura e controle, para que as redes sigam como uma terra sem lei.

    Responda
  23. Marcelo Magalhães

    O texto deixa claro o objetivo da folha em eleger bolsonaristas. É, portanto, um editorial político partidário. A folha não suporta mais ver os pobres mais satisfeitos, a diminuição do desemprego, a melhora radical na economia. Assim, já começa manobras muito semelhantes às que realizou no golpe da presidente Dilma, esperando que o mesmo aconteça com o presidente Lula.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O que a folha liberal pode fazer diferente de participar da arruaça? Liberais nunca mostraram competência para conviver democraticamente com adversários políticos. Eles acabam sempre apelando para golpes. Mas dessa vez tiveram que se associar a facistas incompetentes e nem o golpe conseguiram concluir. Mas vão continuar tentando. Eh a vocação do escorpião.