Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aderval Rossetto

    Todo planeta é assim! O diferencial histórico é o baixíssimo custo da mão de obra chinesa frente à do norte-ocidental, afinal potencialmente energias e matérias-primas custam iguais para todas nações. O restante necessário para se produzir qualquer item é apenas transformação. Agora o norte quer mamar na teta direta do sul, e não mais financeiramente como desde Bretton Woods. Basta !!

    Responda
  2. Hercilio Silva

    Só Pequim dá incentivo fiscal? Montadoras americanas só sobreviveram com ajuda estatal. Recentemente a China deixou quebrar um gigante das hipotecas. O estranhamento está em que a China tem sido capitalista demais, por isso está na frente em inovação. E não deixou o planejamento de lado, característica comum a regimes socialistas, e que contra o senso comum não tem só problemas, tem pontos positivos.

    Responda
  3. Benedito Claudio Pacifico

    Eu não sei como a irracionalidade do capitalismo funciona , falar em práticas comerciais como alvo deste futuro conflito e tapar o sol com a peneira , a China tem usado de todos os meios e com ajuda do próprio capital mundial para se fortalecer e agora como cereja do bolo almeja Taiwan e o controle do território marítimo ao seu redor . Estamos alimentando a destruição do ocidente e suas democracias.

    Responda
  4. Ricardo Rago

    Vender barato para quebrar a concorrência? Realmente, invenção da China! Fala sério...

    Responda
  5. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

    Perfeita a colocação sobre essa prática de comércio da China. Promove o danping por algum tempo, quebra as empresas de países importadores, e depois dita o preço.

    Responda
  6. Daniel Lourenço Rodrigues Viana

    Nada de incomum para o capitalismo, só a expressão do capitalismo monopolista do séc. XX, pelo qual as empresas estadunidenses ganharam o mundo. Agora estão provando do próprio veneno e da estratégia de expansão do capital. Portanto, aceitem a concorrência e melhorem. Crianças mimadas com poder militar e econômico. "Ahhh acabou o jogo, a bola é minha. Vou levar embora".

    Responda
  7. Ernesto Pichler

    As grandes empresas chinesas não pagam impostos: pagam lucros ao grande empresário, que é o Estado. Estado que tem o poder do planejamento mas permite alguma liberdade privada. Essa liberdade resulta em absurdos de falta de planejamento, como uma construção imobiliária sem compradores e cidades-fantasma.

    Responda
  8. José Cardoso

    Quando a demanda cai, antes de começar a demitir, uma empresa pode vender abaixo do custo total por algum tempo, desde que acima do custo variável (matéria prima + energia). Mas como a receita não dá conta de toda a folha de pagamentos, isso não dura mais que poucos meses até o caixa acabar. Se não há um crescimento do desemprego na China, não acho que estejam vendendo maciçamente abaixo do custo.

    Responda
  9. Homero Feijó

    Resumindo: enquanto livre concorrência é bom para americanos, "viva o livre mercado!" quando perdem a concorrência por ineficiência, falta de políticas de longo prazo e declínio administrativo, "viva a taxação e o protecionismo!". Uma coisa é evidente: quem joga na defesa o faz por ter menor capacidade de ataque, assim, os EUA demonstram claramente sua inferioridade aos chineses em sua política industrial. A resposta americana deveria ser produzir ainda melhor e mais barato que os chineses.

    Responda
  10. Tadêu Santos

    A CHINA COM SUA "DEMOCRACIA AUTOCRÁTICA LIBERAL", PODERÁ SER UMA SUPER POTÊNCIA MUNDIAL (ultrapassando os EUA e a União Europeia) que poderá mudar os domínios globais entre o Ocidente e o Oriente, com a preparação de mão de obra qualificada como têm demonstrado, basta verificar os dados e informações de pesquisas de âmbito internacional!!! OBS. Tal possibilidade aumentará se o doido/prepotente Don Trump voltar a sentar na cadeira presidêncial da Casa Branca)

    Responda
    1. Homero Feijó

      Ok, a China não é uma democreacia, HERNANDEZ PIRAS, mas também não é um regime de partido único. A China tem oito partidos políticos (pouca gente sabe) dos quais um é dominante, tal como em Singapura (governada pelo mesmo partido desde 1959!!!) , similar ao Japão (idem pelo mesmo partido durante 54 anos!!!), mas ninguém os chama de dita-du-ras ou autocracias... Por que será? A China foi a maior economia do mundo ao longo de toda a história humana, deixou de ser por 100 anos.. agora voltou!

    2. Hernandez Piras

      "Democracia autocrática" é um absurdo, uma contradição. A China é uma ditadura de partido único sob um capitalismo de estado que agora demonstra suas primeiras fissuras.

  11. Alexandre marcio

    Enquanto as indústrias tradicionais patinam com as a políticas econômicas neoliberais,a china com anos de planejamento e controle estatal domina o mundo ,os estados unidos está com o custo de vida mais caro

    Responda
  12. Nilton Silva

    É a paciência oriental botando os ocidentais no bolso.

    Responda
  13. max ribas

    Para os gringos, a livre concorrência só vale para as empresas deles, nunca para as empresas de outros países. Protecionismo agora escancarado. Esta conversinha de livre comércio é cantilena para nanar bovinos.

    Responda
  14. MATEUS VAZ DE S Sá

    Somente há uma maneira de competir com os produtos da China: Mudar o sistema capitalista para o sistema socialista. Seria uma medida ótima não somente para a concorrência internacional de bens, mas principalmente para a população, com mais justiça social para o cidadão.

    Responda
  15. Francisco Jen Ou

    A atual capacidade da indústria chinesa é resultado de longos anos de política estatal consistente de investimentos em infraestrutura e supply chain, e de incentivos à inovação. Os países que levantam barreiras fazem os próprios consumidores pagarem mais caro (alguém lembra da reserva do mercado de informática no Brasil?). Muitas multinacionais produzem na China e depois exportam de volta aos seus países de origem.

    Responda
  16. Francisco Jen Ou

    Todos os governos dão subsídios, e o americano dá MUITOS. A capacidade industrial atual da China é resultado de muitos anos de política estatal de investimentos consistentes e contínuos em infraestrutura e supply chain, algo sem igual no ocidente. Levantar barreiras comerciais só vai fazer o consumidor pagar mais caro (alguém lembra da reserva de mercado da informática no Brasil?)

    Responda