Marcelo Leite > Lula, Dilma e Mangabeira abortaram adaptação à mudança climática Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pior que a gente não pode nem criticar porque a alternativa é o caos total.
Lembro que Dilma teve o mérito de autorizar o estudo ambiental. Depois cercada por homens e mÃdia hostil foi obrigada a negociar a governabilidade. Querer que nesse momento ela fosse implementar medidas que somente enfraqueceriam o governo, impossÃvel. Quem sabe se a Folha e a grande mÃdia tivessem apoiado a agenda ambiental da Dilma, a história fosse outra. Acusar Dilma agora é falta de caráter.
Não é desculpa, é realidade.
Desculpe, estar consciente dos perigos e do horror da extrema direita que tivemos e temos não implica justificar o péssimo governo de Dilma, que jogou o paÃs em uma recessão que ajudou o desastre que tivemos depois. Lula escolheu. Dilma achando que ia continuar a mandar-erro que muitos cometeram e cometem quando escolhem sucessores sem experiência e talento. Dilma pode ter sido honesta mas deixou péssima herança. Lula foi eleito por exclusão do pior, melhor descer do salto alto.
CrÃtica justa.
É ilusão esperar autocrÃtica de alguém que colocou diplomas de mestrado e doutorado inexistentes no CurrÃculo Lattes.
Marcelo, carÃssimo, só não tenho concordância integral e integralista com essa sua crÃtica por conta de sua posição anti-hagiográfica: ora, se não é pra contrastar o Lula com santo, então não há porque taxar de "polÃtica" (omo desabonadora), a escolha do Pimenta. Claro que é polÃtica, como todas as de todos nessa circunstância. De resto, sinto deveras que o PT, na figura das pessoas que o compõem, nunca tenha se dado ao trabalho de autocrÃtica pelas bobagens cometidas. É pena, teria-se aprimorad
Se gritar pl não sobra nenhum meu irmão
Especialmente do PL.
Nós temos que ver se a exploração intensiva do solo para agricultura não está provocando as enchentes? Porque não plantar arroz arbóreo que cresce em árvore e protege as margens do rio.
Jura? Peralá, cê fala do arborio, o tipo de arroz de alto amido, Gildasio? Adorável, delicioso, usualmente importado e, portanto, caro? Pastoso, gosmento e abençoado?
vamos colocar as coisas nos devidos lugares. O que tem a ver a exploração de petróleo e as hidroeletricas com as enchentes no RS? Se o petróleo fosse a causa do desastre então condene o EUA que produz mais de 3 vezes o que o brasil produz
Se bem entendi a coisa, caro professor (não me engano, né?), a questão está nas contradições e rigidezes com que o pt, creio que desnecessariamente, nos brinda e se recusa a discutir como um partido de primeira linha deveria fazer. Não que qualquer outro o faça, bem entendido; só que "os outros" não têm a proposta progressista que o pt declara, né? Teria que ir adiante dos demais, e não vai. E olha que eu aprecio o PT.
Sim. Isso é verdade. Lula e Dilma também são responsáveis. Mas vc não fala nada do governador Leite do PSDB. Apenas diz que não vai gastar palavras com o negacionismo bolsonarista. Acontece que o PSDB de hoje, como Paulo Leite, poderia ser, como Ricardo Sales, ministro do meio ambiente de Bolsonaro. Pois não fica nada a dever à passada da boiada daquele, que também foi secretário do governo do PSDB em São Paulo. O PSDB gaúcho não fica atrás de Bolsonaro em devastação ambiental.
Claudio, creio que você não tenha reparado que o Leite, em seu azedume, editou todo o normativo ambiental do RS logo que subiu ao trono, tornando-o permeável como uma peneira. Nisso reside seu ineditismo perverso.
Então falemos de Dutra, Genro e outros que governaram o RS e sua capital por muito mais tempo que Leite. Ou vc acha que eh tudo culpa de uma pessoa só? Lembrando que o RS eh endividado até o nariz por culpa dos mandatários anteriores. AutocrÃtica por favor.
Uai, Diego, não somente "poderia ser Bozolóide" como declarou, como se nada fosse, que a derrubada da legislação ambiental gaúcha estava "somente se alinhando as diretrizes Federais". Eita, se eram uma barbaridade, ele não estava sendo menos do que bárbaro... Deu no que deu.
Que lou cura é essa? Pela mor dideus! Vamos organizar as ideias! Uma coisa é apoiar ações de prevenção. CertÃssimo! Outra, muito diferente, é achar que devemos abandonar unilateralmente a exploração de petróleo, ou não construir mais hidrelétricas na Amazônia. Há 30 milhões de pessoas vivendo ali, Marcelo. Trinta milhões. Grande parte delas sem luz, sem estrada, sem polÃcia, sem médico, sem escola para os filhos, sem perspectiva para a vida. Vamos pôr o pé no chão, poxa.
Sabe o que me deixa triste? Vc tem razão.
o que o Brasil perdeu mesmo foi a vergonha na cara
Ah como é bom ler um texto lúcido, claro, com argumentos sólidos, com fatos, nomes e datas. Para aqueles que negam, basta refutar com a mesma solidez de argumentos!
Caro Marcelo seu texto está magistral,os dinossauros que militam na nossa polÃtica,jamais estarão aptos a enfrentar qquer sinistro climático equivalente ao ocorrido no Rio Grande do Sul, quanto a senhora Dilma fico com a opinião da excelente jornalista Eliane Brum,que escreveu sobre o bozzolino um livro espectacular ,Dilma e Jair tem muita coisa em comum, só o PT é que fingia não saber.
Ou seja, bons cientistas e intelectuais do clima o Brasil tem. Ótimo! Falta dar- lhes voz e lugar. Está na hora.
Obrigada pelo texto, excelentes e oportunos esclarecimentos de ações e omissões em governos passados quanto à questão ambiental! A bolsonarada ficou faceira, mas o articulista foi eficiente em pontuar a gravidade do comportamento do ex-mandatário, incompetente e perverso assumido em suas ações e omissões assassinas!
DifÃcil encontrar um texto sem viés polÃtico-eleitoral como este. O pau que bate em Bolsonaro tambem bate em Dilma e Lula, todos populistas. Parabéns pelo discernimento.
"Subdesenvolvimento não se improvisa, é obra de séculos" dizia nosso maior dramaturgo. O nosso descalabro ambiental também não começou com Temer, ao contrário do que quer nos impingir certa militância. Texto irrepreensÃvel, parabéns ao colunista!
Benassi: o Bozo é incomparável, imbatÃvel no quesito "herda". Eu quis dizer que é cômodo (e errado) dizer que tudo é culpa dele.
Não, não começou, com toda certeza. Apenas piorou barbaramente, perdendo qualquer pudor em relação ao que seria recomendável aos BÃpedes. [Sençura de Herda!]
Nas enchentes ratazanas rapidamente saem do esgoto. Campeões do "Estado mÃnimo" ao invés de fazerem sua autocrÃtica procuram culpados no quintal alheio
Estado mÃnimo? O RS e sua capital foram governados por décadas pelo PT e afins. O que fizeram? O autor apenas defende que Lula e associados, esses sim, façam uma autocrÃtica e parem de politizar a questão. Mas, autocrÃtica nunca, autocrÃtica jamais.
"O Rio Grande do Sul, por exemplo, não dispõe nem mesmo de sistemas de monitoramento em tempo real do nÃvel de afluentes dos rios que ora inundam áreas flageladas." Bom, é hora então de implantá-los. Não me parece tão difÃcil, a partir do quanto chove na serra hoje, prever a subida de cota dos rios e do lago GuaÃba nos dias a seguir.
Pode falar mal, com provas, de todo mundo. Mas, se criticar o pessoal do PT, não presta. O PT só tem santo a espera da beatificação.
Temos observado que o ato de criticar é bem mais oportuno e sarcástico que o de elogiar. Apontar os gravÃssimos erros do gov anterior (jmb) e compará-los com os atuais Lula 3 (e a Dilma), que, de fato, nunca fizeram atos ecológicos significativos ao paÃs, muito pelo contrário! O RS, com ações errôneas do gov Leite, excluiu normas do Código Ambiental e continua queimando combustÃveis fósseis em Jacuà e em Charqueadas e Lula assiste as criminosas emissões de gases efeito estufa na atmosfera local.
Pode nossa atuação ñ ser sensata perante às gravidades ocorridas no RS, mas nossa função como ambientalistas tem sido esta de denunciar descasos e omissões do poder público municipal, estadual e federal para com as questões ecológicas da região Sul (SC e RS) de forma "local e global", pelo qual já fomos processados!!!
Todos podem serem acusados de omissões ou relapso , já bolsonaro tem a intenção declarada isto pode ser negado pois é fato.
Texto isento e cristalino. Sem rabo preso. Assino embaixo, sem amarras ideologicas
Até tú marcelus!!!! A Folha manda e os articulistas meia boca procuram desesperadamente agradar o chefe e chafurdam em erros que todos cometem. Ou pior, apresentam como erro, um grande acerto como nomear um polÃtico comprometido com o RS. Faz uma comparação entre governos e expõe as diferenças. Mas não, pra assegurar a boquinha procuram a exceção, entre milhares de acertos, nos governos social-democratas (nada mais do que isso). Folha, que vergonha.
Só pode ser brincadeira. Alguma refutação sobre o texto? Ou a mesma ladainha de sempre? Faria Lima, neoliberalismo, donos da folha? A responsabilidade eh coletiva. Fato. Governo do PT e afins nunca se importaram com o meio ambiente. Fato. Agora posam de salvadores da pátria e politizam a questão. Fato.
Lula e Dilma erraram muito na questão ambiental. Fato.
Colocou todo mundo no seu devido lugar. Pegou pesado com a Dona Dilma! Seria misoginia ou ela é mesmo desonesta e incompetente?
O problema do Brasil é que nenhum polÃtico quer pagar a conta para mitigar os efeitos do aquecimento global e talvez a maioria da população também não. A prevenção e ações de longo prazo não dão votos; por que fazer algo que talvez nem apareça durante seu mandato? O que dá voto é recapear asfalto, pavimentar vias, desmatar para beneficiar uns poucos e incentivar exploração inconsequente dos recursos ambientais como se não houvesse amanhã.
Comentário perfeito. É isso aà mesmo.
Tinha amigos ou parentes na equipe? Quer dizer que se hoje não há clima polÃtico para tocar um projeto desses, nenhuma chance de consenso, imagine na época! Mas achar UM culpado , é fácil e corriqueiro
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Leite > Lula, Dilma e Mangabeira abortaram adaptação à mudança climática Voltar
Comente este texto