Ciência > Secas, terremotos, conflitos e migrações marcaram colapso no fim da Idade do Bronze Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Adoro sua coluna. São fatos interessantes que fazem contraponto com o atual cenário.
Isso tudo não passam de simples conjecturas. As informações disponÃveis são por demais vagas, exigindo uma dose cavalar de imaginação.
Joaquim Rosa, grande arqueólogo. Palmas para ele. Sua opinião foi fundamental.
A bem da verdade poucos impérios se impuseram até o fim das idades dos metais. Exceção feita aos egÃpcios e ao império de Sargão, poucos foram longevos. Mitani e Hitititas sempre tiveram dificuldades para sobreviver. Só após o secretário X a.c as sociedades se sucederam numa perpetuação dos imperios: paleobabilonicos, Reino de Davi, assÃrios, caldeus, medos, persas, macedônios, romanos, partos, etc, etc, etc....
Reino de Davi é um mito fruto da imaginação dos hebreus, séculos depois dos supostos eventos lhe associados
O Reino de Davi foi uma criação posterior: existiram dois reinos, Is ra el e Judá que nunca foram unidos.
Tá chegando a nossa hora tbm.
Mais do mesmo .
Cline é um grande arqueólogo, mas Toynbee que não era arqueólogo, mas historiador, aÃnda nos anos 20, com muito menos informação, foi mais fundo e mais longe ao analisar a capacidade de resposta de civilizações diversas. Aonde Cline inova, é em estabelecer um marco temporal, e vincular à s alterações climáticas. Por exemplo, a Palestina teria sido formada por.micenicos fugindo da seca em Creta, formando 5 cidades-estado, Penta Polis, daà paledtin a principal Gaza, que a BÃblia chama filisteus.
Cline acha que as economias altamente interdependentes, trabalhadas com intensa troca de mercadorias, deve ter sido dos principais fatores de contaminação ao colapso generalizado. Um termo alemão, à falta de equivalente em inglês, é Volkerwandeung, maré migratória descontrolada, como ocorre hoje na Europa, de populações tangidas pela fome.
Völkerwanderung
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Secas, terremotos, conflitos e migrações marcaram colapso no fim da Idade do Bronze Voltar
Comente este texto