Poder > Livro aponta principais motivos da derrota de Bolsonaro e razões para resiliência do bolsonarismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O Presidente Lula venceu por maioria absoluta de votos dos brasileiros, mesmo depois de perseguido cruelmente por uma f ar sa conduzida por um juiz parcial. O outro perdeu. Felizmente nós brasileiros temos agora governo, sério e responsável, com o desafio de resistir ao boicote golpista conduzido pelo outro.
Existe um ponto que não foi explorado pela reportagem e faz muito sentido e influencia uma eleição, o fato do governante estar no poder e ter a máquina na mão. O Bozo não ganhou a eleição e hoje teria uma menor intenção, pois enfrentaria a máquina do governo. Veremos isso nas eleições municipais.
Este fascis ta além de bur ro , negcionis ta todos já sabiam que é co rrupto e mili cia no. Um vaga bun do iguais s suas crias... um erro histórico e que bom que estamos livres , até que ele vá para o infer no em breve ... e a mulher dele tem um histórico digno de prostitui ção no DF... mas infelizmente associado a trá fico de dro gas....
E daÃ, cadê o critério nas análises, a gente por muito menos e cortada, que feio.
Meu comentário e uma pergunta pra folha, olhe o texto, fÃstula ódio, daà pode, fala sério.
A ultradireita perdeu jogando sujo, tentou um golpe ridÃculo e será novamente derrotada nas próximas eleições.
Sei não...do jeito que tá esse paÃs, não é por acaso que estão desesperados.
Bolsonarismo é uma doe nça degener ativa sem cura
Luiz não brinque com coisa séria, doença sempre e preocupante, que falta de argumentos mais criativos, daà vem um desse. E muito triste.
É preciso considerar que essa afirmação não pode ser generalizada. No entanto, a sociedade brasileira não deveria ser prejudicada justamente pelos polÃticos que produz. De certa forma, os polÃticos que produz reflete, em parte, o que essa mesma sociedade pensa. É um cÃrculo vicioso. Como sair dele? Como os polÃticos podem pensar no coletivo, se no Congresso Nacional existem bancadas que, no inÃcio, meio e fim, defendem somente interesses próprios?
A esquerda corrupta e incompetente jamais deveria ter sido ressuscitada.
Quem lê até acha que a direita é honesta, sqn. Depois de muito estudo, estou convencido que quem dilapida patrimônio público e rouba sem constrangimento é a direita que o faz tanto em governos de esquerda quanto de direita. E no de esquerda amplia o roubo no chamado presidencialismo de coalizão, e a esquerda fica com a pecha. Um estudo sério mostra facilmente que os partidos envolvidos diretamente em escândalos de corrupção são todos de direita; infelizmente honestidade é apenas um espantalho.
A extrema direita assassina pra você é ótima , cuidado pelas esquinas da vida
Bolsonaro destruiu 400 bilhões para ganhar a eleição e não venceu…o Brasil está endividado grande parte porque foi preciso reconstruir a destruição deixada por ele…
Bruno vc vai dizer que a questão da chuva no Rio Grande e culpa do Bolsonaro tbm. Nunca um presidente foi tão atacado, porque será, ele mexeu com o sistema simples assim e ponto.
A condução da pandemia é um motivo óbvio, mas me parece mais uma tentativa de fazer uma leitura distorcida para reforçar a falácia dos 2% de diferença. Fica claro isso quando a matéria e, me parece que também, o livro ignoram o uso ultra-abusivo da máquina, quando o inelegÃvel torrou 400bi de reais na boca da urna e usou a maquina policialesca do Estado para impedir nordestinos de votar; ignorar esses fatos levam esses 2% a um patamar que só interessa aos que querem anabolizar o bolsonarismo.
Lucia, todos usam, não do jeito que Bolsonaro o fez. Mas cada um tem liberdade para acreditar no que quer.
Mas a Dilma tbm usou e Lula o mesmo, portanto, o ataque e neutro.
Leitura essencial para entendermos como neutralizar esses errantes nas próximas eleições!
O governo de Jair Bolsonaro fechou seu mandato com um superavit de cerca de R$54 bilhões, mesmo passando por uma pandemia histórica, secas e uma guerra na Europa que desestabilizou o mercado internacional. - Hoje, o quê vemos? Gastança desenfreada e uma deterioração sistemática das contas públicas. Já estamos na marca de R$1 trilhão de déficit (sem uma pandemia e sem guerra)
Simples assim, ou querem que desenhe.
De onde tu tirastes isso? Eu sei q os bolsonaristas só se informam atraves das redes sociais alimentadas por aqueles arruaceiros golpistas, recheadas de fakenews. Entao, ou vc se informa prá poder escrever aqui ou vai continuar a passar vegonha.
Mais uma falácia, um engodo que só incautos, pessoas de má-fé e completamente desconectadas da realidade se orgulham em acreditar. Mas sem paciência de ficar novamente desmentindo.
O que esperar se um bolsonarista?? O proprio livro diz que continuam c/ suas mesmas praticas: fake news, negacionismo, etc.
Temos 2.7 % da população mundial e perdemos 11% para a COVID e o cabra não queria vacinas.. Nas enchentes da Bahia,andava de jet ski em SC. Hoje o filho 02 anda no mesmo veÃculo em POA. FamÃlia insensÃvel!
Qual a fonte destes números?
Já vi muita fake news , mas esta é a maior delas . O congresso com apoio da oposição teve que aprovar orçamento extra de 200 bilhões para cobrir o déficit deixado pelo Bozo.
Pela sinopse do livro, os pontos destacados pelos autores faz sentido, mas parece que os autores desconsideraram na análise do resultado do ex-presidente o abuso do poder econômico do governo na tentativa de reeleição. E pelo que se vê nas mÃdias sociais, a extrema direita se estabeleceu no Brasil graças a esse maldito legado, em especial em SP.
É verdade, mas o cara não sabe explorar isso e tirar disso o proveito eleitoral que que qualquer um outro tiraria. Ele é seus filhos, assim como outros apoiadores preferem espalhar fake News. Ele mais especificamente é seu pior inimigo. Prefere falar da beleza e juventude de sua mulher em detrimento de outros que não têm uma mulher assim tão jovem, falar de sua potência sexual, agredir a imprensa, falar palavrões, etc . Em fim, a pedra no sapato do bolsonarismo é o próprio Bolsonaro.
Bolsonarismo = fascismo brasileiro. Simples...
Meu Deus do céu, de onde essa Michelle vai ter capacidade de ser presidente do paÃs. Dirigir um paÃs é muito mais do quê seguir uma religião.
Sem anistia.
Péssima avaliação: o "exagero" do bolsonarismo, longe de ter feito Bolsonaro perder, quase fez ele ganhar - pra mostrar que esses "especialistas" não sabem se um dado está de pé ou de cabeça pra baixo... outra inversão é que o essencial seria avaliar porque um oligofrênico como Bolsonaro quase ganhou: abuso do poder polÃtico e econômico (que lhe tornou inelegÃvel), compra de votos com o auxÃlio emergencial, aparelhamento das instituições (ABIN, PF etc ).
Isso mesmo!
Ler é sempre um exercÃcio de coleta de dados para ampliar o conhecimento. Mas, sinceramente, nem pagando eu leio mais alguma coisa relacionada a esse parasita travestido de amarelo.
Jailson de onde vem tanto ódio, depois quem prega o ódio,já tá manjada esse história de fake e ódio, a esquerda e que prega isso, são muito mal humorados, falta contraponto de ideias e respeito se outro pensa diferente.
Espero que o camisismo amarelismo nunca mais volte. Seus slogans de ´Não vou bancar o pato` e ´Somos todos Cunha` levaram o Brasil a 6 anos de amargor, sendo 4 de horror. Abaixo o(a)s camisas amarelas!
Precisa de um livro (e um artigo fraco) sobre o livro para explicar que há um crescimento da direita que veio para ficar?
O erro de vocês é achar que são mais do que realmente são. O paÃs ja não é mais uma divisão de esquerda e direita possÃvel de ser lida binariamente. Existe um amplo espectro que permite classificar a mesma pessoa na esquerda e direita; e vocês ainda não perceberam isso.
Ah! O pobre de direita, que defende o corte de impostos para milionários e bilionários, não é mesmo?
Espero que a direita funde o PCA (Partido Camisa Amarela). Aliás, dizem que aqueles 22 partidos que estavam entre os 367 votos na Câmara e 61 no Senado em dois mil e dezesseis já estão estudando a fusão. Sugiro o Patão amarelo como sÃmbolo do partido na bandeira do mesmo e os slogans ´Não vou bancar o pato` e ´Somos todos Cunha` como refrão. Abaixo o(a)s camisas amarelas!
O Bozo não vale um pequi.
A fraqueza do bolsonarismo é ser o que é, enquanto a maioria não aceitar autoritarismo, fanatismo religioso e corte total de direitos trabalhistas estaremos meio protegidos. Ter um governo funcionando apesar deles é um sinal auspiciosos. A tragédia no sul de novo mostrou o que é o bolsonarismo, foi uma aposta na mesma postura da pandemia, mantém os fiéis e serve de alerta a quem tem dúvida e poderia dar crédito. Não há como ser o que não é, a tosquice e ignorância são o cerne do bolsonarismo.
O estarrecedor é como depois de tudo o que bolsonaro fez - e deixou de fazer - e de tudo que já sabemos sobre ele (ainda faltam algumas coisinhas, que a polÃcia está investigando), esse sujeito ainda tenha tantos seguidores. Vejo isso mais como uma seita e seus fiéis fanáticos. Não há como usar argumentos racionais com um bolsonarista. Eles são completamente imunes a isso.
Não pesquisaram o papel da PolÃcia Rodoviária impedindo os eleitores do Lula de votar....só aà são mais de 3 pontos....e teve muita coisa também...foi difÃcil de derrotar o Fascismo...
Indiferente à s causas da milagrosa demolição do bozolismo, pelo menos, por enquanto, temos uma pausa para se livrar da asfixia do afogamento na imbecilidade e respirar. Mas o terror, o receio do porvir polÃtico continua nos rondando.
Perdeu porque é uma criatura infantil tomado de uma extrema burri ce . O governo de hoje, é incomparavelmente melhor. É pelo menos humanizado. Me pergunto todos os dias: o que leva uma pessoa votar em Bolsonaro?
O que derrotou o Bolsonaro foi o fato de não ter feito absolutamente nada do que prometeu durante a campanha: reformas, modernização do estado, combate à corrupção, fim de privilégios, abertura econômica e muito mais. Há ainda o fato da imprensa, STF e TSE terem trabalhado para eleger o corrupto Lula (combateram o mal Bolsonaro com um outro mal ainda maior).
Você vaiou ou aplaudiu o STF naquele 6 x 5 que impediu Lula de participar da eleição de dois mil e dezesseis? Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%. Alvaro Dias tem 3% e Amoêdo, 2%. Meirelles, Boulos, Daciolo e Vera têm 1% cada. Demais candidatos não atingem 1%.
Tem que ser muito ingênuo (para usarmos uma palavra educada) para achar que um sujeito que passou trinta anos como polÃtico sem fazer absolutamente nada, a não ser em benefÃcio próprio, estaria interessado em fazer qualquer coisa pelo paÃs. Até porque, como ficou exaustivamente demonstrado, a famÃlia Bolsonaro é alérgica ao trabalho.
Comparando laranja com banana, o comentário é uma justificativa de voto em Bozo.
Ou seja: a barbárie ainda nos espreita.
Perdeu porque era o Lula.
O bolsonarismo flertou com a ditadura militar, com o extermÃnio dos Ãndios , com remédios para a covid equivalentes as "garrafadas" de um pajé. Foram tantos erros mas negar a lisura das urnas creio foi.a gota d'agua...graças a Deus! Adeus Direita. Olá centro esquerda. Vms casar?
O bolsonarismo é uma seita, um mundo paralelo que só existe nas mentes desvairadas de quem percebe o mundo de forma dualista.
Bolsonaro foi derrotado porque não havia mais nenhuma possibilidade, por motivos sano, racional, e, moralmente aceitável, alguém com as caracterÃsticas do dito cujo, continuar destruindo um paÃs e sua gente, como no caso do Brasil. Somente pessoas dos porões e calabouços dos infernos, pode achar alguém como Bolsonaro, digno para lhe representar!
Quando começou a Pandemia e com a atitude do Bolsonaro sobre a mesma, principalmente aquela de demonstração de negação em suas live sobre debochar dos doentes arfando, se lembram e outras atitudes futuras, como o artigo informa, disse para os meus conhecidos que a reeleição para o mesmo estava perdida, debochavam, e deu no que deu, como afirmo o Presidente LUla se concorrer a Reeleição estara Reeleito, principalmente pela sua atitude nas Chuvas no Rio Grande do Su, Há ver.
Perdeu as eleições com a caneta na mão,passando por cima de toda uma legislação eleitoral,estão superestimando o real poder desses fanáticos.
O livro poderia constar de apenas uma frase: Bozo perdeu porque brigou com a Rede Globo. Ponto.
Perdeu porque era pior gestor que uma garrafa pet furada e vazia...
Perdeu por autofagia.
Nenhum dos fatores, nem se jair o messias jogasse uma bomba nas cidades ele teria menos votos, a paixão é cega!
Seja lá como for, perdeu! Bolsonaro é uma aberração, um arruaceiro com profundo desprezo pelo cumprimento das regras e leis.
Perdeu, o cara e os seus asseclas fizeram de tudo,gastaram os tubos, todos estavam fora das quatro linhas. Um elemento desclassificado, inculto, sem um perfil convincente não poderia voltar a governar o paÃs. Ele tem que pagar pelos enormes erros cometidos.
Perdeu porque a maioria da população se deu conta (tardiamente, infelizmente) que se tratava de um vândalo na polÃtica. Cercado de péssimos assessores e de uma total falta de trato e de educação, em poucos anos foi capaz de desmascarar a si mesmo e a desnudar os desejos de boa parte da população brasileira que o admira. E uma palavra: lamentável!
Parabéns Bruno.....em poucas palavras fez uma sÃntese do INELEGÃVEL!!!!Que ele parta para o ostracismo.....
Bolsonaro foi o melhor cabo eleitoral do Lula. Com a sua empáfia e o negacionismo junto ao posto Ipiranga não tinha como ser diferente.
Bolsonaro fez bem à minha leitura do cenário polÃtico. A rejeição ao PT e à banda dita socialista era demasiada. Eu os via como destruidores. Votei em Jair em 2019 por causa da rejeição. Logo vi que o que parecia tão radical era miragem. A banda neo se mostrou ignorante, armamentista e insana. Superou todos o horrores. A banda anterior se contentava com dinheiro e pronto. A banda neo ainda quer, além de dinheiro, teocracia, poder ilimitado e ilusão. Nada é pior.
Sempre ficou claro que Bolsonaro só perdeu pela sua incompetência e comportamento antidemocrático. O povo brasileiro está engolindo a seco o governo petista; cheio de retrocidades e gastos públicos exorbitantes. Não vejo boas perspectivas pela frente, continuará essa dicotomia nas próximas eleições, e o Brasil não sairá do subdesenvolvimento.
Eu concordo com seu argumento. Minha principal crÃtica ao PT e à s esquerdas é a visão muito estatizante de economia e achar que gasto público sem critério é vida. Porém, a força que o PT tem vem justamente porque a direita moderada no Brasil falha em ter uma visão mais social, mais preocupada com o povo, com nossa desigualdade!
Uma unica palavra explica os dois fatos ; orelhas em pé.
Resumo: o vagabundu Bolsonaro não faz falta. A FSP tenta levantar o dito cujo.
O Brasil, apesar de suas qualidades naturais (paÃs rico e produtivo) e humanas (somos apesar de tudo muito acolhedores) é um paÃs violento e de instituições frágeis. Tanto nossa direita quanto nossa esquerda nunca foram muito democráticas mas Bolsonaro levou isso para um patamar de selvageria nunca antes vista. Da mesma forma como a esquerda já aceitou a economia de mercado, a direita brasileira, se se pretende civilizada, precisa aceitar que a desigualdade social é um problema.
Por que o meu comentário não foi considerado? A Folha continua ao lado do mito???
Se realmente a pesquisa é confiável , chama atenção que pessoas de nÃvel superior acreditam que houve fraude nas eleições. Mostra que muitas pessoas vem se informando pelas fake news da internet. Lamentável.
Calma gente já já chega a hs dele em cana passar uma temporada na papuda
A quantidade de pessoas que se informam pelas redes sociais e que nelas acreditam nos levaram a um nÃvel de cegueira polÃtica absurda. Nenhum problema em escolher um lado. O problema é escolher baseado quase exclusivamente em fakenews .
O Bolsonaro e Bolsonarismo é uma Lepra que está comendo a perna µ da direita Brasileira !
Outra coisa, seria um favor definir melhor e claramente o que é o bolsonarismo, porque existe uma contradição em ser liberal na economia e conservador nos costumes, conservador só nas palavras é claro, pois essa pessoa é claramente um pervertido que já passou da hora de ir pra cadeia.
Isso tudo está acontecendo devido ao fato de estarmos lidando com um bando de an alfa beto polÃtico que encontrou nas redes sociais um lugar perfeito para destilar seu ó di o e ign orâ ncia, só isso, sem a internet essa mentirada toda não teria espaço nem efeito.
Percepção válida para os dois lados.
Sete letrinhas poupariam os autores de tanto trabalho: B U R R I C E.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Livro aponta principais motivos da derrota de Bolsonaro e razões para resiliência do bolsonarismo Voltar
Comente este texto