Mercado > Homens ganham até 3,9 vezes o salário de mulheres na mesma ocupação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parte dos homens não suportaria uma competição com igualdade de condições com as mulheres. As empresas já discriminam mulheres porque podem optar pela maternidade. Mulheres sofrem violência doméstica, sofrem tripla jornada de trabalho, sofrem abusos nos transportes públicos, temem o estupro quando estão esperando o ônibus ou quando chegam em casa tarde depois do trabalho, etc. Não é fácil ser mulher nesse paÃs.
"As mulheres vão subindo menos e, quando sobem, demoram mais devido à maternidade e à sobrecarga de trabalho do cuidado, que não é compartilhada com companheiros." Essa questão não deve ser arcado pelas empresas ou a sociedade, quem escolhe o companheiro é a mulher ou o homem que escolhe sua companheira. Se na escolha acabou por escolher um companheiro que não compartilha as obrigações conjugais, a responsabilidade será do casal.
No final, a culpa é das mulheres?
Conheço mulheres que se sujeitam a passar dias/semanas e até meses sem ir pra casa, viajando à trabalho. Também sempre ficam em horários extraordinários quando surgem demandas emergenciais na empresa. Essas não priorizam os relacionamentos, as famÃlias, os filhos... essas ganham mais que homens! Homens que precisam sair religiosamente no horário todos os dias por causa dos filhos, independente da emergência no trabalho e que não se sujeitam a viagens longas por causa da famÃlia, ganham menos!
Como assim, imposição social e não escolha? Tem que ser muito especialista pra dizer uma bobagem dessas.
A igualdade de salários entre homens e mulheres exercendo o mesmo cargo com iguais tempo de casa, produtividade e perfeição técnica só tem como ser legalmente exigida quando o empregador é o mesmo. A matéria fala de coisa diversa, ou seja, demonstra salários maiores para os homens em cargos iguais aos das mulheres, mas exercidos em empresas diferentes. Obrigar as empresas a equivaler os salários de homens e mulheres é uma coisa, mas o mercado? Vão tentando, quem sabe?
Matéria completamente tendenciosa. Primeiro: não estamos falando de empresas comparáveis. Pode ser que homens ocupem mais cargos em empresas de grande porte do que mulheres, levando logicamente a um maior salário médio. Segundo: o universo de homens e mulheres é o mesmo? Se houver mais homens que mulheres na pesquisa, a chance de o salário pender para homens é maior, dado que estarão espalhados em mais empresas e cargos que pagam melhor.
Falacia. É como dizer que jogador de futebol ganha mais que jogadora de futebol.
E não ganha?
É justo, com certeza. As empresas têm que levar em conta o "custo mulher", que causa um grande impacto nas metas.
Para ter uma base mais sólida, calcular a porcentagem de deputadas estaduais, federais e senadoras em relação aos homens nas eleições de 2022 e teremos uma base boa como pensam os brasileiros/as.
O lucro dessas empresas sequer foi considerado na metodologia.
É justo.
So pelo fato de haver um texto grande de observacoes sobre a metodologia do estudo ja da para ter uma boa ideia do quao confiavel é essa pesquisa.
Isso aà não tem base cientÃfica.....no meu trabalho as mulheres ganham mais noelo mesmo serviço
É possÃvel que a discriminação se verifique, não na hora de definir os salários, mas nas práticas de contratação e promoção das maiores empresas, que pagam salários mais altos e têm maiores nÃveis de exigência quanto a disponibilidade de horário, viagens etc. Para tirar isso a limpo, basta estratificar os resultados por faixa de remuneração média da empresa no nÃvel de diretoria. Estou supondo que, no grupo de empresas com remuneração média de diretores mais elevada, as mulheres sejam minoria.
Nao há duvidas sobre a existencia de disparidade de salarios, porem a variacao mostrada no caso de diretor financeito me chama atencao. Na minha visao, R$ 21,86/h não é salario de diretor financeiro, e considerando que estamos falando de mediana, ou seja, existem diretoras financeiras ganhando menos que isso. A reportagem poderia ser complementada com relatos reais de mulheres que ganham R$ 20/h em um cargo de alto escalao pra entendermos as origens desse problema
Concordo, Marcelo. Sou professor e minha esposa também - na escola pública (educação básica municipal) - e nossa hora de trabalho é maior do que vinte reais. Estou surpreso com tantas diretoras financeiras ganhando menos de 21 reais a hora.
O que não acontece no serviço público, que a FSP adora atacar.
Maria, via de regra, quem entra no serviço público entra por concurso, regulamentado por edital, que traz a remuneração, independente de sexo. Se há algum caso que dê azo a diferença remuneratória, é a exceção da exceção.
Quem disse que não acontece? Acontece sim, infelizmente, a discriminação e o machismo é estrutural e, portanto, afeta todos os setores.
No meu tempo o salario dos homes e das mulheres para trabalho igual era exatamente igual. O sindicato estava sempre em cima para cobrar. Hoje o sindicato está sobre o poder do governo. Não sei como está.
Dentro da mesma empresa, o salário de homens e mulheres exercendo cargos idênticos por tempo, produtividade e perfeição técnica iguais deve ser igual. A matéria, porém, trata de coisa diversa, pois aponta diferenças entre a remuneração de homens e mulheres em empresas diferentes, sugerindo que não deveriam existir. Isso não acontecia antes, não acontece hoje nem vai acontecer amanhã.
A própria matéria mostra que há um recorte por nÃvel de renda. Não valeria a pena examinar os dados com mais cuidado?
Pergunta sincera: se mulheres ganham menos da metade dos homens com a mesma qualificação, o que impede uma empresa de contratar apenas essas mulheres, com um salário equivalente a 2/3 do dos homens e se tornar uma empresa de alta performance com 25% a menos do gasto com salários?
Aà vc quebra a narrativa... não pode!
Que novidade! Há mais de anos... a mesma news.
Realmente não deve mais ter assunto. Control V Control C. Só mudam as datas de publicação.
Esta semana saiu dado mostrando que homens são a maioria entre analfabetos. Meninos são a maioria no que diz respeito à evasão escolar e são os que mais morrem na adolescência. São minoria no ensino superior e na pós-graduação. Homens exercem trabalhos mais pesados como de pedreiros e, na última reforma da Previdência, foram condenados com apoio desta Folha a trabalhar até os 65 anos (imagine o que é levantar saco de cimento com 60 anos!). Mas nunca vamos ver estes assuntos aqui.
Mais uma matéria mentirosa, com números s falsos, distorcidos, obscuros. Inventam e criam números e distorcem fatos, tudo pra criar um vitimismo e um coitadismo e, na sequência, justificar uma onda de privilégios e facilidades para as mulheres. Nos próximos dias vai vir mais um projeto de lei pra beneficiar as mulheres com base nessas matérias mentirosas e ninguém vai se opor, pq também não busca saber se a informação é verdadeira. Precisamos acabar com essas mentiras. Matéria mentirosa.
Jove, este espaço é insuficiente para uma discussão mais aprofundada. Mas acompanho este tema há anos e estas pesquisas não tem respaldo na realidade. Acompanhe você também. São informações distorcidas, dados inflados, comparações descabidas. E as mulheres já tem uma onde de privilégios e benesses com as leis atuais. Mas querem sempre mais. Não tenho bola de cristal nenhuma e não são vozes da minha cabeça, você sim está fora da realidade, não sei que mundo vive, acorda pra realidade.
Aponte as mentiras, Edgar, mas diga por que são mentiras. Agir assim como você age é fácil. Se os números são falsos, distorcidos e obscuros, mostre os seus e diga de onde os tirou. Se virá uma onda de privilégios e facilidades para as mulheres, não sei, não tenho bola de cristal que preveja isso. Mostre a marca e número de série de sua bola de cristal, estamos todos querendo conhecer. Eu busco saber, sim, se a informação é verdadeira - a sua, que parecem ser ditadas por vozes na sua cabeça.
O problema maior não é divulgar mentiras, mas acreditar nelas. Não precisa ser misógino para entender que não existe discriminação salarial entre homens e mulheres. No setor público, por exemplo, mulheres e homens ocupam cargos semelhantes. No setor privado, também não há essa diferença. Se a mulher é competente, terá lugar preservado. Agora, meritocracia é outra coisa equivocadamente considerada no mundo do trabalho. O resto é detalhes.
Alex, não sou de direita e sim de esquerda. Sempre fui. Mas não aceito que grupos com interesses obscuros manipulem informações e consigam privilégios ilegais, utilizando mentiras. Essa pauta não é de esquerda. Estude sobre essa "onda" de privilégios femininos e vai ver que a situação é muito tenebrosa e preocupante, mas as pessoas não estão dando conta disso.
Concordo, acho que a análise e as conclusões desses dados não condizem com a realidade brasileira.
Não é mentirosa. Os dados são reais. Informe-se em sÃtios respeitáveis, saiba o básico em mensurar e interpretar dados, medianas, diagramas de dispersão e margens de erro antes de usar discursos cansativos e simplórios da direita lacradora.
Fico chocado cada vez que ouço alguém comentar ou leio uma matéria à respeito desse assunto, pois eu nunca trabalhei em nenhuma empresa onde havia diferença salarial para mesmas funções, mesmas cargas e mesmas experiências... seja por sexo, religião ou etnia. Inclusive, na maioria dessas empresas, Presidências e Diretorias eram majoritariamente formadas por mulheres.
Economia não faz parte das ciências exatas.
Se a mulher aceitar inverter papeis, onde houver diferença salarial, vai acabar.
Essa conta sempre dará errada enquanto a mulher sair para gravidez e depois sair para cuidar do bebê. Ela perde vários benefÃcios como alimentação, transporte...
Fake!!! No serviço público a remuneração é estabelecida por lei e lá não diz que sendo homem no cargo ou função o salário será maior ou menor.
Um pouco estranho, acho que faltam dados para explicar o real cenário. Eu trabalho há 30 anos no mundo corporativo, para um mesmo cargo não há como definir Salários diferentes. Tudo bem uma ou outra empresa ainda praticar atos discriminatórios, mas duvido que são maioria a ponto de impactar esses números. Será que não temos por exemplo 80% de Dir Financeiros homens em medias e grandes corporações, ao passo que 80% de Dir Fin mulheres estão em pequenas e médias empresas ? Isso explicaria a pesqu
Porque nesse scenario o valor salarial seria muito maior para o grupo masculino sim. Só que nesse caso o tema muda completamente de foco : porque temos poucas Dir Finaceiras mulheres em grandes corporações? Não seria mais uma discussão de salários diferentes , mas sim de cargos em empresas diferentes
Muito importante conhecer esses numeros.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Homens ganham até 3,9 vezes o salário de mulheres na mesma ocupação Voltar
Comente este texto