Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Knudsen

    Editorialistas da Folha, membros do Partido do Bozismo Moderado (PMB), fazem oposição sistemática e intensiva ao governo federal. Criticam-no mesmo qdo a economia cresce pelae a tragédia no RS, q foi produzida em parte pelos membros do PMB, como o governador Leite e parte dos prefeitos da região q não deram atenção nem manutenção às bombas e comportas do sistema anti-enchente.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Erro notório comete a Folha ao culpar só a crise climática pela tragédia no RS. Já houve uma enchente desses proporções nos anos 40 do século passado, e sistemas de comportas e bombas foram implementados para proteger a região. Mas não funcionaram, pq os bozistas moderados nas prefeituras e no governo não deram manutenção ao sistema. E a culpa de um eventual menor crescimento é do Lula?

  2. Marcelo de Souza

    A obsessão da Falha em falar mal do Lula é crônica. O editor desse jornal deve ser a pessoa mais triste do mundo, só pensa em como vai criticar o Lula o dia inteiro. Não faz o menor sentido o que escreveu, não tem nada pra dizer fica quieto.

    Responda
  3. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    Mas, gente! Faltou o cara escrever: "todos os dados da Ecnomia Brasileira estão bons, mas eu não quero que dê certo, não pode dar certo!" Isso é doença!

    Responda
  4. Emerson César de Campos

    Vocês perderam a compostura editores da FSP. Um jornal que já foi sério, com colunistas ótimos, agora decidiu de vez ir para o antipetismo. Bom mesmo estava qdo tínhamos um presidente ce lerado que macaqueava pessoas que se afogavam, suportado pelo seu time com pessoas do quilate de Damares, Anderson Torres, Ricardo Salles e Paulo Guedes, vulgo Posto Ipiranga. Acordem, vocês estão no transe antipetista! Não demora muito e a folha estará no mesmo patamar do jornal da cidade e revista Oeste.

    Responda
  5. Nerisvaldo José Santos

    Segundo o tal de editorial, a economia está crescendo, só que com menos vigor? É isso?

    Responda
  6. Jose Roberto X de Oliveira

    Estranho. A imprensa culpa o Estado por todos os problemas aí vc vai olhar o Estado todo fatiado por grupos empresariais. O Rio Grande do Sul é um exemplo disso. Muitas Prefeituras lá são assim. Kd o Estado? Existe no papel no concreto suas atividades foram entregues a iniciativa privada. Já viu empresários fazendo auto declarações de que cumprem a lei rsrs ou que fizeram os serviços usando o material de melhor qualidade. A gestão da defesa contra enchentes em Porto Alegre foi privatizada.

    Responda
  7. João Carlos saraiva torres

    Acionistas majoritário da Petrobras é o governo. Jean Prates encomendou navios em estaleiros e permite a importação 100% dos materiais, quando a ordem era reerguer a indústria naval. Cedeu e lobby. Tinha que ir para rua, sim.

    Responda
  8. Andre elias do prado

    É interessante notar nesse editorial tamanha contradição, onde aponta uma série de bons resultados do executivo federal, com melhorias sólidas na economia, no emprego e produção, para adiante deduzir, sem qualquer dados precisos, uma tendência de piora em decorrência do que considera um erro do governo. Análise meramente subjetiva, sem dados concretos. Isto não é jornalismo, apenas especulação sem base na realidade.

    Responda
  9. Luciano Fernandes

    Vejo muito mais erros no Legislativo, com um congresso retrógrado e que senpre quer mais dinheiro, este sim merecia um editorial. FSP descendo a ladeira do bom jornalismo, triste fim...

    Responda
  10. Januario Crispim Coelho Pinto

    A Folha sendo Folha: o presidente da Petrobrás era péssimo. Para a Folha, claro. A saída dele foi um grande erro de Lula. Tudo porque o Presidente não é da classe dos herdeiros.

    Responda
  11. MARCUS VINICIUS D ALMEIDA FRANCA

    Concordo, o governo precisa gastar menos. Ser mais eficiente com o que arrecada e ser menos intervencionista. Nós já vimos no que isso vai dar. Por favor governo, tire as unhas da Petrobrás!

    Responda
    1. josé SOARES

      Tire as mãos da Petrobras e a deixe nas mãos das desinteressadas multinacionais do petróleo

  12. Hilario Guimaraes

    Esse jornal não serve mais nem para o meu cachorro usar como privada.

    Responda
  13. Vera Queiroz

    Folha e seus donos odiando o Brasil de Lula com um ele só. Mas ele resiste, é nosso e não tem mais pra fascista nenhum, nem pra aliado de fascista, tá certo, farialimers?

    Responda
  14. ademir sampaio de campos

    Explica melhor FSP. A economia vai bem mas o Lula governa mal??? Triste fim desse jornal que já foi muito confiável.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      O que mais me revolta é que Lula ainda é muito bonzinho com o rentismo e os especuladores. Mas a ganância dessa gente não tem fim. Querem zero gasto com o povo, assim sobra mais e mais pra eles.

  15. Felipe Macedo

    Todo dia um editorial Carluxo novo. Folha, se enxerga!

    Responda
  16. SONIA LUCIA LUCENA SOUSA DE ANDRADE

    Insisto em ser assinante desse jornal por motivos não explicáveis. Estou esperando uma única matéria que não seja criticando o governo, aliás esse governo. O alívio em diariamente não receber uma bomba ou saber uma loucura do presidente anterior é muito grande. Mas, fica clara para a FSP como o jornal sente falta desse período terrível da nossa história. Além de contribuir com a polarização que tomou de assalto o país e com os golpes que vivem de plantão esperando um momento para atacar.

    Responda
  17. ademir sampaio de campos

    Está tudo muito melhor que no governo anterior mas a fo#i$a tem saudades do Paulo Guedes e do Bozo . A fo#i$a já foi jornal sério.

    Responda
  18. Ana Maria Rocco

    Logo cedo lendo isso. A FSP quer um presidente de extrema-direita com disfarce de moderado. O presidente não está andando de Jet Ski enquanto o RS sofre. O governo Lula está fazendo mais do que possível com um Congresso que apoia passar a serra na floresta, afrouxar leis ambientais, desmatar para plantar, no lugar de usar tecnologias. Melhorar a vida dos pobres de vez em quando ajuda a mantê-los vivos. 100 % de aprovação é difícil em país que vota em neofascistas. Bom dia a todos.

    Responda
  19. José Felipe Ledur

    Um jornal que erra o sobrenome do presidente do país - Sillva, no subtítulo - mostra o baixo nível a que a imprensa chegou.

    Responda
  20. Tadêu Santos

    QUEM ESCREVEU O TEXTO PODE SE AUTO DECLARAR POLITICAMENTE NEUTRO, mas não é confiável, por ser terrivelmente liberal, pois vê apenas o lado econômico do governo Lula da Silva 3, desprezando o lado social do país, tão aladeardo na campanha eleitoral pelo candidato Lula. Pela Folha, ainda ñ vale mais o ditado do imaginário popular, que diz que depois de derrubar todas as árvores, o homem perceberá que o dinheiro ñ se come, capice!?

    Responda
  21. Evando de Abreu

    Quando o jornal para de dar cobertura aos desmandos deste descondenado a esquerda se volta contra o mensageiro e nem lê a mensagem. Tipico

    Responda
  22. leonardo oliveira

    Não conseguem nem colocar os hospitais federais para funcionar no Rio.

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Bom, o Rio é um estado atípico dominado pela milícia há anos, com apoio de políticos e sabemos bem qual familicia ditava as regras nos hospitais federais do Rio. Se você não sabe, há um plano em estudo e já iniciado sua aplicação para uma gestão central de todos os hospitais federais do Rio. Não se constrói em um ano, o caos de décadas .

  23. leonardo oliveira

    O desgoverno não consegue nem colocar meia dúzia de hospitais federais para funcionar no Rio de Janeiro.Quanto mais ajudar o Rio Grande a se reconstruir .Zero equilíbrio fiscal.Náu a deriva prestes a bater nas rochas e ir a pique .

    Responda
  24. Pedro Luis S C Rodrigues

    Não só é um governo desastroso como ainda vem piorando

    Responda
  25. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O editor precisa buscar ajuda psicológica. Não adianta ficar com esse orgulho psdbista liberal ferido , isso lhe faz mal e se tornou obsessivo . Se fosse só por ele já seria ruim, o problema eh que arrasta consigo uma tropa considerável de pobres de direita , fragilizados pela precária formação da cidadania brasileira. Tudo se agrava na medida em que , não ganhando eleições , vivem de aplicar golpes. Eh um Napoleão de hospício convicto de seu destino como guardião do dinheiro do povo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O assunto do editorial é outro. E nada de insanidade ilustra.

  26. Eduardo Bildeberg

    A partir de onde o artigo define intervencioniso tacanho? O certo é pagar dividendos exorbitantes (mesmo que a união seja beneficiada uma tiurminha boa pega o bonde e usurpa o que é nosso) e deixar a população que precisa com o pires na mão? Esse tipo de artigo é que deveria ser definido como subserviência tacanha.

    Responda
  27. antonio brito

    Correto. Estamos no rumo errado. Aguardem as novas pesquisas de opinião

    Responda
  28. Daniel Lourenço Rodrigues Viana

    Folha está cada dia mais fraca. Sem capacidade de refletir criticamente, opera um ódio cego ao governo lula e o PT. O resultado disso o Brasil já sentiu 2019-2022. Dizem sobre erros, mas não citam quais são os mesmos, até um estudante do ensino médio sabe que só se cita com comprovação/citação. Mas, aparentemente até jornal tem escrito cada dia mais para seus assinantes média class analfabeta funcional que acreditam e reproduzem fakes, também conhecido como gado.

    Responda
  29. Jose Roberto X de Oliveira

    Que bando de aproveitadores! No Sul as Prefeituras e o Governadores dos Estados foram capturados por grupos empresariais que fazem a desarticulação do que é público para lucrar. São erros do Estado? Fica parecendo mas são erros de entregar a máquina pública que não visa lucro para mercenários privados. E eles ainda somem e culpam o Estado.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Pois é, mau caro. Lira, calheiros, sarneys são do sul ? Desenhe esse mapa, pois continuo não entendendo.

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      Vamos desenhar para o Dalton. Onde tem o sujeito de direita ou extrema-direita como maioria nos legislativos e executivos das Prefeituras e do Estado. Sabe essa gente de bem vonservadora e liberal ao mesmo tempo? Cristã e patriota. É aí. Tem em outros lugares? Tem Tb maa foi lá que os problemas explodiram agora. Minas tem o Zema. São Paulo tem o Tarcísio. Por aqui eles estão ainda faturando apenas....

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      No sul onde, meu caro ? Essa de governos estaduais e municipais serem capturados por privados, em geral clãs fiares, é conhecido e característico de outra região do país.

  30. Emerson Luis de Moraes

    Q preguiça Folha. Todo leitor mais atento sabe que o editorial da Folha é o auto falante do mercado financeiro e do rentismo. O sonho sempre foi ter um Paulo Guedes com um Bolsonaro que saiba comer com garfo e faca.

    Responda
  31. FRANCISCO NETO

    Erros do Lula? Quem definiu? A Folha tem errômetro? Qual o critério para estabelecer os erros? Qual a régua usada?

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Dalton, os fatos sobre a régua do mercado não nos interessa. A régua é o bem estar social e isto o Presidente Lula faz brilhantemente.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      A régua são os fatos.

  32. Denis Guedes

    Mais um artigo com a profundidade de um pires

    Responda
  33. Gilberto Rosa

    O Lula está errando por gastar com os necessitados das enchentes e não economizando para pagar os maiores juros reais do mundo para banqueiros parasitas, como o dono da Folha.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Sim Dalton. E são os mesmos recursos dos necessitados que a turma Guedes usa para enriquecer cada dia mais. Ou vc não lembra da medida que permitia empréstimo consignado com juros exorbitantes a partir da ajuda emergencial?

    2. Gilberto Rosa

      Chicon, em consonância com sua observação, o Bolsonaro não foi responsável por meio milhão de mortes a mais do que a média mundial. Sim, muitos bancos detém a dívida nacional, precisas melhor se informar.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não, Gilberto. Quem gasta com os necessitados é o orçamento gerado pelos próprios necessitados. Aliás, quantitativamente, em 2023 a geração foi muitíssimo maior do que o gasto que está demandando. O dinheiro não é do lula. Quanto aos juros, são pagos àqueles que adquirem títulos emItidos pelo governo federal. Os adquirentes não são bancos, embora em geral as aquisições se deem por intermediação de bancos e corretoras.

  34. Gilberto Rosa

    Depois a Folha dos Bancos de São Paulo tem a cara de pau de dizer que tem Ombudsman.

    Responda
  35. BRAULIO S ALVES FERNAN

    A Folha e seu jornalismo-blefe. Esses caras não aprendem nunca.

    Responda
  36. DOMINGOS S VIO MAIA DE SOUSA

    A FSP escreve majoritariamente para o interior de SP . Esquece a capital e as outras capitais . Mantenho a minha assinatura porque há bons colunistas por aqui . Isto posto não há nem que criticar nem lamentar esse editorial . Ele é o puro suco do bolsonarismo e das cinco vezes em que o orçamento foi estourado além do balanço enganoso do Bacen que escondeu um rombo na casa do trilhao de reais . Desconfio que esse editorial foi escrito a quatro mãos por Ponde e Demétrio .

    Responda
  37. Renato Vieira

    Presidente Lula, continuamos afirmando nosso voto nas urnas!

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Exatamente. Se Lula vier no meu bairro eu não saio de casa para ir vê -lo porque político é empregado e não ídolo. Mas agora traz a urna pra ver se eu não taco um 13 até afundar o botão!

  38. diogo de sa leitao marques

    O incrível caso da Economia que cresce apesar do Governo quando este governo é do Lula. Folha, quanto malabarismo para um editorial só. Argh…

    Responda
  39. luiz maluf

    Eu morro de saudades de 2019,quando a Folha rasgava elogios ao grande guru Guedes , e o Brasil conseguiu um maravilhoso pibinho de 1,1% , sem pandemia.

    Responda
  40. Jorge Rodrigues

    É impossível haver crescimento econômico sustentável com um governo que gasta perdulariamente, não faz reformas, não moderniza o estado, intervem deleteriamente em empresas estatais e deseja fazer o mesmo em algumas empresas privadas (vide a Vale), mantém uma máquina pública hipertrofiada e extremamente ineficiente, cultua o estatismo, se opõe à abertura econômica e não combate à corrupção.

    Responda
    1. Landson Abercrombie

      Ta procurando emprego na Folha?

    2. Gilberto Rosa

      Arara de bilionário. Aff

  41. Henrique Marinho

    O fato que meu comentário anterior foi retirado é prova de que o autoritarismo que nos aproxima do Irã tem avançado por aqui.

    Responda
  42. Carlos Silva

    Uma criança de 5 anos faria uma matéria mais digna...acho que fazem isso para os de extrema direita mesmo. Que pena...repensando minha assinatura...

    Responda
    1. luiz maluf

      Eu cancelei minha semana passada...tenho acesso só até 6a feira. Depois não terei que ler esses lamentáveis artigos

  43. Henrique Marinho

    Cuidado, FSP. O governo e seu bedel careca podem classificar este editorial como fake news, e enquadrar vocês como sabotadores.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Você tem toda razão. Estão no mesmo padrão das vésperas do golpe na presidente Dilma. Se forem cobrados ao pé da letra, esses editoriais são totalmente mentirosos e beiram sim a classificação de fakenews, ou seja conspiração contra o governo estabelecido. A folha já está devidamente combatida, como você pode ler nos comentários e na imprensa alternativa, mas cabe ao TSE manter-se atualizado sobre o combate sistemático de um governo democrático.

  44. Ernesto Jesus

    Realmente, tacanho é o editorial. FSP está com saudades do Bozo. Primeiro, diz que a economia vai bem, mas isso não tem a ver com o Lula. Quem é que governa então? São forças ocultas? Depois, diz que a situação vai piorar, aí é culpa do Lula. Não aprenderam nada e também não esqueceram, a FSP merece o Bozo

    Responda
  45. Joao Benedito de Almeida

    Folha sendo foia. Haja tamanha parcialidade.

    Responda
  46. leonardo oliveira

    Fora Lula.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Começou bem. Mas termina a frase, senão fica parecendo gado: fora lula não há salvação.

    2. ENOQUE SAMPAIO

      Que comentário profundo!

  47. Joao Benedito de Almeida

    Estranho este espaço para comentarios pois se vc fazer qualquer comentário contrario a edta parcialidade da foia . Vai para moderação.

    Responda
  48. Joao Benedito de Almeida

    Fico a pensar até qdo me é interessante continuar assinante deste boletim com editoriais tão pifios. Chega dar vergonha do jornalismo da foia por tamanha parcialidade.

    Responda
  49. ISAIAS DA SILVA

    Tacanha é a opção de ser a voz da oposição da Folha, justo em momento tão crítico. Mas vou dar spoiler, essa posição já está consolidada na Jovem Pan e Gazeta do povo. E vocês, foice de SP, não são bem quistos entre os minions.

    Responda
  50. Marcos Arrais

    A economia tem bom desempenho, e o Lula não tem nenhuma influência nisso. O RS está debaixo d’água, e a culpa é do Lula. FSP, mesmo para quem não é letrado em economia, fica evidente que o jornal faz campanha diária contra o governo atual. Enquanto Guedes só falava besteira e não fazia absolutamente nada de concreto, esse jornal o poupava nas críticas sistemáticas. Está na hora de virar a chave, FSP. Vamos fazer críticas construtivas em favor do Brasil. Parem de torcer contra.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Enfim, alguém ponderado com neurônios não formatados: "A economia tem bom desempenho, e o Lula não tem nenhuma influência nisso". Parabéns pela racionalidade. Rsrsrs.

    2. leonardo oliveira

      Fora Lule.