Painel SA. > Faculdades médicas só abriram nos estados mais ricos, diz CFM Voltar
Comente este texto
Leia Mais
As ciências da saúde, incluindo a Medicina, está uma vergonha! Os de medicina são rentáveis, lucra-se muito com cada CRM chancelado pós universidade. Esses carinhas estão despreparados e encontram um universo precarizado. Correm para ganhar a vida fazendo plantões por causa da pejotização, além do caixa dois que come solto... A cadeia da lucratividade se inicia lá admissão (ricos empresarios) e os novos doutores em ampla concorrência para ganhar mais moedas... tudo horroroso! uma pena... vergonh
Mas o CFM está se queixando d aumento d cursos particulares de Medicina, pra ricos, q depois dformados irão pagar anuidade, alegres? O CFM está se queixando d Cursos d Medicina sem treinamento d alunos em hospitais? Ora, basta dar uma olhada pra ver como são realizados estas residências; hospitais improvisados para inglês-ver, digo, pra-fiscal d Mec-ver, e aprovar. E os donos d tais cursos adoram saber q estão sendo ensinados Ideologia acima d Ciência. Duvidam?
Ao ler os comentários constato, infelizmente, que muita gente é a favor de que empresários inescrupulosos reduzam a saúde pública a um mero negócio rentável. Nada contra o lucro, mas se não forem respeitados certos parâmetros esse lucro será obtido à s custas da precarização da saúde pública. É isso que o paÃs precisa?
Não é exatamente a realidade. Aqui no Maranhão, um dos estados mais carentes da Federação, abriram pelo menos sete novas faculdades particulares de 2010 para hoje: CEUMA (2), UNDB (1), Pitagoras (2), Edufor (1), Mauricio de Nassau (1). Isso fora as públicas (6).
Então, o povo do Maranhão será gratificado por mais médicos, bem formados pelas particulares, que por idealismo vão atender preferencialmente os mais pobres? Além d lobby d ricos q conseguem autorização p novo curso de Medicina, há o lobby religioso e politicos populistas cujos formandos assimilaram Ideologia-acima-d-ciência. Lembrar d Imunidade d rebanho sem vacina e charlatanismos durante a pandemia, aprenderam onde?
Esse é o tipo de assunto que a Folha, se fosse séria como antes, poderia fazer uma enorme matéria com grande debate. São muitos os aspectos a serem considerados para lançar uma materiazinha tão pobre como essa. Nem dá vontade de comentar... A única questão que deve ser lembrada é que o CFM hoje, não representa os médicos. É um braço do bolsonarismo.
Julio , sou médica há 34 anos , é uma tristeza ver o que ocorre CFM hoje, uma instituição que deveria defender a boa prática da Medicina ter virado braço da extrema direita . Na eleição ano passado do conselho , com tantos problemas na medicina, só vi propagacão de fake news esdrúxulos , "caça a colegas comunistas " , terra plana ....
Não sou contra a abertura de novas faculdades mas elas devem ser abertas em estados com déficit de atendimento é ter estrutura hospitalar com um corpo docente conforme as regras. Por enquanto, estas faculdades de qualquer, esquina que estão sendo abertas, são puro caça nÃquel, qualidade zero. DeverÃamos fazer como a advocacia, prova da OAB. Os formandos serão bacharéis em medicina sem a autorização para clinicar e somente após a prova de proficiência pelo CFM poderiam atender como médicos
Se eu sou investidor, quero abrir onde possa cobrar mais, e ter mais lucros. Se as regiões carentes querem ter mais médicos, que paguem melhores salário. Se o estado acredita que vai ser melhor para o paÃs abrir faculdade lá, ele que o faça com seu dinheiro. Mas entendam: se não pagarem melhor, os médicos que se formarem lá irão emora assim que se mudarem. O erro da esquerda é querer consertar o mundo com o dinheiro dos outros. Que conserte com os quarenta por cento que tunga de todo mundo.
Concordo em parte, especialmente com a questão dos caça nÃqueis. A questão da existência de leitos, por outro lado, é muito importante. Corpo docente também. Assunto merece longo e profundo debate.
CFM e seu programa menos médicos para ter pouco, cobrar mais e não dar assistência onde ela é necessária, tipo SUS. Impedir faculdades é método esperto de reserva de mercado.
O Conselho critica o interesse econômico do setor privado. Vou repetir. O Conselho critica o interesse econômico do setor privado. Em que paÃs nós vivemos? O que o conselho espera? Que o setor privado não tenha interesses econômicos? Que só abram cursos de medicina onde os médicos que compõem o Conselho não querem trabalhar? É dever do estado regular e, sim, cursos de medicina são extremamente caros e cobram caro e ganham muito com isso. Para quem não pode pagar, resta-lhes estudar. Que pena.
Não cabe ao STF se imiscuir em certos aspectos da questão, ainda que altamente relevantes, seu papel é jurÃdico e no caso parece se restringir à análise da constitucionalidade de uma lei. Se não o for que o Congresso e o governo proponham uma nova, e se o for mas não atender à s necessidades da população, também cabe ao Congresso, e ao governo, promover as mudanças necessárias. Claro que em ambos os casos a sociedade deve participar.
Este STF legisla de dia, e recebe propina quando alguém contrata suas esposas, à noite. Este congresso agora só negocia o rebate das emendas que recebe. E o executivo viaja para mudar a biografia de corrupto condenado em todas as instâncias com amplas provas, nunca descondenado, absolvido por prescrição. Cada um no seu quadrado.
Parececque o sabidão aà não leu a matéria. Cabe sim ao Supremo "se imiscuir" em qualquer pauta que se refira à Constituição, o que é exatamente o caso. Releia é depois delete seu comentário, fazendo um favor a si mesmo.
Os estudantes de saude formados pos pandemia é um crime. Nao tiveram o aprendizado necessario. Agora uma fabrica de medicos sem conhecimentos, com faculdades de fachada, desestruturadas. Vai comecar o censo do Erro Medico per capita em breve.
Acabou este negócio de "vocação". A medicina virou uma reserva de mercado pra quem tem papis e mamis que podem investir vinte contos por mês. Ou seja: uma reserva de mercado pra filhinho de papai. Como Direito e Engenharia viraram carne de pescoço, sobrou a medicina.
Concursos públicos - Médico - vinte mil / mês ; engenheiro - cinco mil / mês . Essa é a realidade do Brasil
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel SA. > Faculdades médicas só abriram nos estados mais ricos, diz CFM Voltar
Comente este texto