Coment√°rios para:

Duas faces do flagelo

VER COMENT√ĀRIOS EM Dora Kramer

Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    A verdade √†s vezes d√≥i, mas o texto de Dora est√° correto por tocar no car√°ter dos pol√≠ticos brasileiros! Felizmente tem gente boa neste meio, sen√£o seria o desastre completo! OrasilGa√ļcho!

    Responda
  2. SHEILA SCHVARZMAN

    Seus coment√°rios s√£o sempre mal√©ficos, desagrad√°veis. Nunca trazem observa√ß√Ķes, fatos, not√≠cias, apenas um debru√ßar mesquinho. J√° sofremos o suficiente.

    Responda
  3. Lu Mo

    Pura hipocrisia, que pol√≠tico n√£o quer ganhar pontos com a√ß√Ķes governamentais? O importante √© que est√£o fazendo, o resto √© lamento de quem n√£o fez quase nada quando governava.

    Responda
  4. Osmário Mendonça

    N√£o vejo esse pano de fundo de interesse pol√≠tico nas a√ß√Ķes do governo federal. O que est√° escancarado √© a avalanche de fake news dos que n√£o gostam da esquerda, tanto de pol√≠ticos e mais ainda dos adoradores do ex presidente.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Bem, dona Dora, embora muito se diga dessa hip√≥fise de que o Bozo perdeu "por conta de suas a√ß√Ķes na pandemia", n√£o sei se √© bem o caso: sequer processo por omiss√£o - mortes culposas seria o m√≠nimo - est√° havendo, ao menos com alguma publicidade sobre. O texto, parece-me, embora nada diga de modo direto, mira o governo Federal e a publiciza√ß√£o das a√ß√Ķes realizadas. Com a quantidade de feiquen√≠us e m√°-vontade atuais, creio que √© o m√≠nimo a faze, deixar claro o realizado. Manja autodefesa? Poi Z√©.

    Responda
  6. Anete Araujo Guedes

    Leite quer sempre mais verbas, mais aux√≠lios e projetos do governo federal, mas n√£o suporta que tudo venha das m√£os de Lula. Um gigante que o assombra. Da parte do governador n√£o h√° um aceno, um agradecimento, apenas uma cara de paisagem, uma postura contr√°ria para n√£o contrariar os conservadores reacion√°rios do RS que o apoiam. Em suas confiss√Ķes e declara√ß√Ķes estapaf√ļrdias, que o exp√Ķe, Leite se incrimina, se apequena e se desmorona na pr√≥pria lama.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Lula é acusado de fazer política. Leite, Melo e os outros o que fazem?

  7. Vinicius Branco

    Dora eh uma das raras colunistas que em poucas horas recebe mais de 60 coment√°rios. Falem bem ou falem mal, mas falem dela e garantam o emprego para sempre dessa estilosa articulista.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim, ela e Lygia competem pra ver quem recebe as piores avalia√ß√Ķes, a diferen√ßa √© que a Dora tem fake coment√°rios, de estagi√°rios sempre a bajular.

  8. Clovis Castello Miguel

    Neste momento de comoção nacional , em que o presidente exerce a liderança da solidariedade e dos socorros , sentimo-nos envergonhados pelo horror do governo da pandemia . Os atos são de presença. presteza e humanidade . O lado B , infelizmente fica em artigo como este

    Responda
  9. jose batista

    Ajuda federal √© jogo de cena, quem viver ver√°! Lula est√° a caminho da insignific√Ęncia!!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Não sabia que solidariedade, projetos, propostas, disponibilização de pessoal, auxílios e verbas do governo federal são meros jogos de cena. Negar os fatos, a realidade é uma arma defensiva da extrema-direita fascista.

  10. Tadêu Santos

    Ser√£o os resultados das elei√ß√Ķes de outubro um sinal do que pensam os flagelados ou n√£o, os ga√ļchos √† respeito dos governantes municipais e o estadual e o federal. Ser√° que o povo eleitor ter√° tempo de assimilar os desdobramentos das cheias, considerando os atos e fatos relacionados √†s verbas p√ļblicas destinadas √† dirimir os impactos e suas ang√ļstias pessoais. √Ď sei n√£o!!!

    Responda
  11. Zelis Pereira S Junqueira P F

    √Č estranho esses jornalistas falarem do ex presidente que n√£o √© candidato a nada. Quem √© presidente do Brasil √© Lula. Foquem nele. Procurem algo bom e divulguem. Tem dois anos que falam do ex presidente. Muito estranho.

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      Entendo o que você quiz dizer quanto a fazer críticas mais construtivas, mas o bolsonarismo tornou-se uma ideologia proto- fascista, e infelizmente todos os governadores do Sul e Sudeste seguem esta linha.

    2. Vinicius Branco

      A esquerda eh que vive comparando os feitos e defeitos do Lula aos do pateta do Bozo, como se não existisse outra régua. So vc ainda não percebeu.

    3. Daniel Liaz

      Os apoiadores do Golpista miliciano pelo visto querem que esqueçamos do seu mito para que ele fique impune. Ainda se esse monstro e sua corrja tivessem sumido. Mas não, seguem atuantes espalhando fakes, caluniando e comentendo diversos chrimes. Ansitia pra esse bahndidos cruéis, no que depender das pessoas civilizadas desse país, não vai rolar, gente de bem!

    4. MARCO ANTONIO POLISELI

      Cortina de fumaça

  12. Rodrigo Silva

    L√≥gico que ter√° reflexos eleitorais, todos os governantes s√£o em parte avaliados com base no fizeram ou deixaram de fazer, sobretudo nos momentos de emerg√™ncias. A principal quest√£o √© avaliar as diferentes rea√ß√Ķes frente ao imponder√°vel: o governo da vez vai virar a cara e fingir que n√£o √© real (governo anterior na covid) ou vai se empenhar na resolu√ß√£o poss√≠vel dos problemas (governo atual e RS).

    Responda
  13. Francisco Marra

    Dora você está se esquivando de comentar sobre fake news e os "zeros" dos bolsonaros que não fizeram nada e foram passear no sul??? Isso??? Governo empenhando esforços para ajudar o povo e você só vê política. Parei!!

    Responda
    1. Christian Feitosa

      E a men√ß√£o que Doria n√£o foi bem visto por ter comprado as primeiras vacinas, salvando vidas de paulistas, contrariando o governo negacionista as vacinas, essa men√ß√£o √© uma posi√ß√£o sua e dis eleitores negacionistas. Por essas pessoas sem senso e cegas que Doria saiu fora. √ďtimo gestor para SP e eu n√£o moro nesse Estado.

  14. jose prado

    Os maís perigosos são os que permanecem na penumbra disfarçados de caridosos!

    Responda
  15. Josimar Soares

    Dona Dora, a senhora não vai comentar sobre o governador Eduardo Leite? Aquele que afirmou ter sido avisado da tragédia, mas tinha Outras Prioridades?

    Responda
    1. Christian Feitosa

      Nem do atual e 'eficiente' gestor de SP.?? Se a pandemia fosse agora, metade dos paulistas estariam enterrados.

  16. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    N√£o podemos esquecer que essa trag√©dia da natureza ceifou vidas e deu e vai dar preju√≠zos material para todo o estado e para o Brasil. Tamb√©m, mostrou a incompet√™ncia e o negacionismo dos dirigentes pol√≠ticos. Mostrou tamb√©m um ran√ßo, um rep√ļdio ou repulsa que existe da heran√ßa bolsonarista que ainda permanece e dividi a na√ß√£o entre o sul e o nordeste.

    Responda
  17. Josimar Soares

    Cadeia para o senhor Outras Prioridades. O governador tem que pagar pelos prejuízos e mortos.

    Responda
  18. Thauan Rafael

    Dorinha, a Sra n√£o se cansa n√©? Porque n√£o cobra o governador de direita, tal qual a Sra, quanto a op√ß√£o pelo equil√≠brio fiscal em detrimento da preserva√ß√£o de vidas com a√ß√Ķes com vistas √† preven√ß√£o de enchentes? √Č realmente uma escolha dif√≠cil n√©, Dorinha?

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Thauan, quer pautar a Dora? Pode tirar o cavalinho da chuva, ela n√£o vai entrar na sua mesmo que chova canivete.

    2. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Faz parte da turma nas trincheiras contra o atual governo.

  19. Jo√£o Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Faltou mencionar o lado F, de Folha. Contra Lula, sempre, mesmo aliada a milicianos, indiferente a tragédias, levando o povo miséria.

    Responda
  20. Antonio Melo

    Dora, n√£o √© a disputa pol√≠tica. √Č o pre√ßo que a pol√≠tica cobra na democracia pelos erros na politica. Dora, na Democracia os erros pol√≠ticos s√£o resolvidos pela pol√≠tica. E quanto mais graves os erros pol√≠ticos maiores as cobran√ßas e o rigor nas responsabiliza√ßMes. Ainda q aos culpados custe a perder do poder e irem para a oposi√ß√£o. Democracia √© civilizadora mas tamb√©m muito dura quando. necess√°rio. E, Dora, o √īnus dos erros crasso s√≥ est√° come√ßando, j√° com o fim pol√≠tico de Eduardo Leite.

    Responda
  21. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    A Dora insiste em n√£o ver que o Governador ga√ļcho talhou o leite todo, n√£o tem mais o que fazer; mais um lembrete: vota errado custa muito caro.

    Responda
  22. Alexandre Maruca

    O problema de Dória não foi a propaganda excessiva e sim disputar o mesmo eleitorado de Bolsonaro, que já o tinha como adversário. Impressionante o malabarismo para alçar Eduardo Leite ao posto de salvador da tragédia e colocar Lula como quem politiza a questão. No fundo, se podemos apontar um lado b aqui é o da imprensa que, com todas as forças, quer limpar a barra do psdbista.

    Responda
    1. Valéria Murad

      Perfeito o coment√°rio!

  23. bruno silva

    Não existe nem lado A nem lado B, existe sim o lado C de Canalha, dessa canalhice permanente que Frau Dora Kramer cospe semanalmente contra o Presidente Lula e também contra qualquer outra medida do Governo Federal. Ela nem se esforça para ser imparcial ou faire game, ao contrário, ela destila o veneno tóxico dessas Fake News que deturpa a realidade. Nesse sentido, ela se assemelha aos radicais da extrema direita.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Parab√©ns. Vc eh o √ļnico que consegue ler o que ela n√£o escreveu.

  24. M√°rio M Dias

    Impressiona o esforço da articulista pra limpar a barra do governador -- principal responsável pelo tamanho do estrago.

    Responda
  25. Fl√°vio Fernandes Marinho

    Lula está ali para fazer o que o governo de direita não fez pela população, e se tem um lado o governo federal escolheu cuidar da população do Rio Grande do Sul com especial atenção dada à gravidade da situação, o resto é mimimi.

    Responda
  26. Gilberto Rosa

    Dorita se esforçando para voltar ao posto de pior colunista da Folha, recentemente amealhado por Lygia. A extrema direita agradece a competição.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Deu Chicoton no cérebro do Dalton, tá vendo fantasmas : )

    2. Daniel Liaz

      Quem é Fabrízio Dalton? Deu bug no algoritmo aí?

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Fabrízio ! O codinome que você adotou não lhe oculta. Nenhum outro seria tão dedicado à depreciação da pessoa e ao declínio de argumentos válidos. De todo modo, é bom saber que você mantem-se ativo.

    4. Andre Moraes

      O pior Gilberto é que ela fez campanha pro Bozo, fez parte da milicia digital que conseguiu deixar o Twitter mais tóxico do que geralmente é; finge ser isentona, "extremista de centro" que critica o Bozo e o Lula. Eu confesso que acho esse comportamento meio doentio; mas não dá pra dizer que isso é raro.

  27. Gilberto Rosa

    Como Lula está fazendo um belo trabalho, humano e sensível, a elite do atraso, que já colocou bolsoguedes no poder, quer desmerecer o trabalho de Lula com seus velhos calunistas, afinal, político não deve atuar pela polis, mas pelos bilionários.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Puxa, vc n√£o fala mais mal da Folha? Ficou paz e amor agora? To te estranhando.

  28. bruno silva

    Por enquanto o que vejo e o que √© not√≥rio, √© a lideran√ßa do governo federal atrav√©s do Presidente Lula em atender, com empatia e humanidade, √†s necessidades da popula√ß√£o ga√ļcha. Mais uma vez, Lula prova que √© o grande l√≠der nacional, o pol√≠tico com quem devemos contar para que o Brasil evolua social e economicamente. N√£o h√° outro.

    Responda
  29. mauricio silva

    Costumo n√£o concordar, mas estou de acordo. Todos s√£o pol√≠ticos, fazendo pol√≠tica pro bem ou pro mal e a popula√ß√£o avalia.. assim como quase a metade do pa√≠s se lixou pro negacionismo que ligou 700 mil vidas.. que a atitude de cada pol√≠tico seja avaliada nas elei√ß√Ķes bem como as omiss√Ķes que levaram a essa trag√©dia constru√≠da e analisada!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente. No entanto, observe pelos coment√°rios que √© pecado n√£o ser babalula. Cr√≠ticas, nem pensar. Nunca roubou, nunca mentiu. √Č um santo.

    2. Amauri Soares

      Concordo também. Só não entendi a raiva da pturma.

  30. Daniel Liaz

    Al√©m do que, baita hipocrisia. Nada mais natural que qquer pol√≠tico que, exercendo cargo p√ļblico eletivo que creia estar fazendo bom trabalho, queira divulgar suas a√ß√Ķes e pretenda transformar isso em aprova√ß√£o e votos. √Č parte natural de qquer jogo pol√≠tico.

    Responda
  31. Daniel Liaz

    Nossa, a Dora fazendo falsa equival√™ncia entre o lado das fakes, do extremismo, do negacionismo e da incivilidade e o outro que, bem o mal, pelo menos busca um m√≠nimo de atitude republicana. Zero surpresa. √Č o m√°ximo que ela consegue fazer.

    Responda
  32. marco tulio silva lopes

    Vergonha

    Responda
  33. Andre Moraes

    Vou insistir. O pleito de voc√™s √© imposs√≠vel. O governo federal seria criticado em qualquer m√≠sero detalhe que envolvesse a trag√©dia, seja na omiss√£o, seja em fazer o certo. Voc√™ e outros contaminados pelo esp√≠rito de bando, sempre v√£o ver uma pervers√£o moral no ato de fazer o certo, chamando de mesquinhez, explora√ß√£o de infort√ļnio e disfarce de bom mocismo; e de fato, existem, veja os filhos das trevas filmando de jetsky; mas nos diga Dora, o que voc√™ faria diferente para n√£o levar essa pecha?

    Responda
  34. Francisco José Bezerra de Menezes

    Papo furado. Tem quem vai reconstruir, ajudar as pessoas; do outro lado quem √© c√ļmplice da trag√©dia.

    Responda
  35. CESAR DOS SANTOS

    BolsoMelo e Leitenaro se elegeram, em 18 e 20, respectivamente, com os votos dos negacionistas, dos antivax, dos armamentistas, dos reacionários e fas cistas em geral. Tudo em nome do antipetismo. Agora ambos colhem o que plantaram, ou melhor, de quem se cercaram, dos novos conselheiros e secretários vinculados a esta horda da extrema direita. Porto Alegre tem como vice-prefeito uma figura das mais reacionárias e fas cistas que a política gaucha já viu. Que paguem por seus pecados

    Responda
    1. Roubrdario Valério

      Concordo. Os ga√ļchos pagam pelos v√°rios mandatos dados a direita da direita. Quem sabe aprendem que voto tem consequ√™ncias.

  36. antonio roberto lambertucci

    Os crimes do poder p√ļblico na trag√©dia do Sul precisam ser punidos. Comportas e bombas negligenciadas. Ningu√©m responde por isso? Acho que o MP chega neles.

    Responda
    1. Max Morel

      Você , por acaso, assisti o tio Rei e suas diatribes?

    2. José Roberto Jacintho

      √Č sobre isso!!!

  37. Marcelo Fernandes

    Falta dizer com todas as letras que o governador do RS, um playboy da direita, é sócio majoritário da tragédia.

    Responda
  38. Washington Santos

    Parece que estamos em eterna eleição. No caso a coluna nem cota muito a desse ano, mas do próximo. Me parece que os jornais estão caminhando muito para o lado rede social, com atualização diária de uma suposta guerra de protagonismo de uma eleição que nem tem candidato definido. Não consigo ver como isso nos ajuda. Ademais, sim , há política em tudo, inclusive na tragédia.

    Responda
  39. Marcelo de Souza

    Os calunistas da Falha dormem e acordam pensando em como vão criticar o Lula. Quando não tem o que dizer, inventam. Só faltou a dora aventureira dizer que a fala da eliane tacanhede comparando o roubo de suas joias com a tragédia no sul é culpa do Lula

    Responda
    1. Wilson Junior

      Ninguém precisa colocar defeitos no Lula, ele já tem todos e pior, é um corrupto.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Wilsinho, para de espernear guri!

    3. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

      Lula √© um ladr√£o, comprovado com in√ļmeros crimes conjuntamente com suas empreiteiras.

  40. Carlos Antonio

    Sra Kramer, habilidosa como sempre nas palavras, não consegue de forma alguma dar nomes aos bois, ou melhor à boiada. Leite, adepto das sombras do Bolsonarismo, fez tão mal quanto seu ídolo na pandemia, só que agora, persegue aos tropeços uma causalidade climática, atmosférica... No entanto, as nuvens escuras que pairam sobre sua cabeça são as mesmas da extrema direita. Perdão sra Kramer, mas o governo Lula é um raio de sol comparado a isso...

    Responda
  41. José Augusto Bernabé

    Acertou em cheio, o lado A representado pelos carniceiros do PT e o Lado B pelos evangélicos, católicos, umbandistas e todo o povo que veste verde amarelo de coração.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Bernabé, Bernabé, começou a semana espalhando suas "pérolas"? Umbandistas de direita... humm, tá bom, quem acredita nisso? E o que entende por carniceiro, seria interessante explicar sua "maravilhosa" colocação, pois quem fez de tudo para que corpos e mais corpos se amontoassem nas valas comuns na Covid foram vocês, os adoradores do coiso.

    2. Daniel Liaz

      Barna cota umbandista s√≥ pra tentar fingir que n√£o √© um extremista que apoia discurso que prega pela elimina√ß√£o de outras religi√Ķes que n√£o a crist√£/ vagelica. Pra achar que engana algu√©m deve acreditar que est√° falando no seu grupinho de zap

    3. Eduardo Rocha

      Hahahaha! √ďtima! Esqueceu apenas de incluir os adoradores de pneu na lista.

    4. SERGIO VICENTIN

      O fanatismo da gandaiada cega a razão. Incrível !

  42. Alberto Henrique

    A família bolsonaro está tentando tirar proveito politico da tragédia que assola RS, através de muita fake News.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sem d√ļvida. √Č pr√≥prio deles. A outra face √© o com√≠cio realizado em S√£o Leopoldo, com francos sorrisos de alegria e satisfa√ß√£o, tamb√©m pr√≥prio dos protagonistas.

  43. Dalton Matzenbacher Chicon

    Abordagem perfeita. No entanto, a percepção popular disso demanda discernimento e bom senso. Ambos ausentes, quase por absoluto.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Dobre a l√≠ngua Fabrizio. N√£o me acuse daquilo que voc√™ desconhece (ali√°s, √© talvez o maior defeito dos bab√Ķes). Jamais votei no bozo, e quem o colocou na presid√™ncia foi o pr√≥prio lula ao fritar a candidatura do Haddad por soberba e apostando que o bozo seria o mais f√°cil de derrotar em 2¬ļ turno. Foi lula, o seu √≠dolo no qual eu muito votei, quem fez do bozo presidente.

    2. Gilberto Rosa

      Dalton Chicon, até tu tá vendo que o Lula tem feito um bom trabalho, bem diferente daquele outro que tu ajudou a colocar na presidência. Mas relax, a Dorex tá ai pra te ajudar a reduzir as dores de consciência.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      N√£o existe consenso em rela√ß√£o a lula, como tampouco em rela√ß√£o ao bozo. A n√£o ser entre os bab√Ķes de um e outro.

    4. Gilberto Rosa

      Todo mundo viu que o Lula faz um ótimo trabalho, isto é consenso e tem gente que acordou. Mas tem quem votou no Bolsonaro, e precisa de justificativas para se sentir menos tolo vendo a diferença no trato do estado, pra isto serve fakes e Dorita, para tentar um Mas o Lula! Dorita, a consoladora dos tolos.

    5. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O discernimento e bom senso de metade dos eleitores que quase reelegeram nosso/vosso MicoJoia? Çei.