Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Resumindo: o Irã é uma verdadeira democracia.

    Responda
  2. Graça Almeida

    O mundo não é uma dicotomia do claro e escuro. As bolhas continuam no reducionismo, todo assunto desagua nas bicas minguadas do L ou do B. O Irã é tirano, as liberdades individuais são restritas, mas há os que são facínoras com outros povos, a democracia é somente para dentro, Israel e EUA encabeçam a modalidade. Outros em que a democracia serve ao rentismo enquanto a ditadura da fome e inseguranças de toda ordem é face permanente para pobres e miseráveis.

    Responda
  3. Gabriel Barbieri

    Tragédia era quando ele estava vivo…

    Responda
  4. HUMBERTO LEITE

    De fato, temos que orar por cada iraniana e iraniano quem não apoia este regime teocrático que tolhe a liberdade dos opositores, matando-os e encurtando a vida de cada qual deles, especialmente de quem se insurge contra uma liberdade bem maior até 79. Quarenta e cinco anos depois, a história do Irã mostra o resultado daquela escolha política então comemorada como vencedora: bem fora do eixo das nações democráticas que se tornaram mais prósperas em todos os seus indicadores econômicos e sociais.

    Responda
  5. sandra regina vidal

    Vibrando muito para que inicie um tempo de mais respeito ao povo iraniano, especialmente as mulheres que sofrem tanto com esta política opressora e criminosa!

    Responda
  6. Nelson Oliveira

    Vamos orar pelas mulheres e homens do Irã que estão sendo enforcadaos por defenderem seus direitos humanos.

    Responda
  7. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    É o espírito Calvinista que existe nos EUA e veio para o Brasil. Deus predestinou, quem está salvo é desde a criação, todos os outros vão para o inferno. Está predestinado porque Deus não obedece ao tempo, Ele é intemporal. Índios e negros já foram predestinados ao inferno. Persas e árabes também.Podemos matar à vontade, assim como todos animais que não foram citados no Antigo Testamento, como bisões e tardígrafos.

    Responda
    1. Samuel Pacheco

      Não deem atenção, é só um dos nossos (dois) trolls de estimação.

    2. jose batista

      Mais perdido q cachorro q caiu de mudança, em Zé?

  8. Luiz Antônio I

    Antes de morrer, matou muita gente, a vida é assim.

    Responda
    1. daniel Rodrigues Santos

      Já disse o poeta: também mor re quem atira

  9. André Silva de Oliveira

    Nos países democráticos, as regras do jogo político estão bem estabelecidas. Nos países autoritários, a morte de uma liderança relevante provoca instabilidade política. É uma diferença enorme, mas ainda há quem defenda Irã, Rússia, Venezuela e China gente muy democrática, é claro.

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Nicolas, está equivocado, não seja maniqueísta, só porque o Irã é adversário dos EUA, não quer dizer que seja o lado do bem e o outro do lado do mau. Na revolução que derrubou o Xá apoiado pelos EUA era no âmbito da guerra fria, a esquerda apoiou a derrubada, mas os pseudo aliados islâmicos assim que tomaram o poder, perseguiu a esquerda, exterminando-a. O Irã é governado por ultra conservadores. Democracia é um valor, independente qual matiz ideológica. Um pouco de história é bom abre a mente.

    2. André Silva de Oliveira

      Nicolas, conservador é quem apoia uma ditadura teocratica. Antes de rotular outros, olhe para a sua própria posição no espectro político - é um exercício que você precisa fazer, na boa.

    3. Nicolas Sanchez

      Vcs conservadores sao uma piada mesmo. Apoiam golpe e ainda se acham no direito em opinar sobre democracia. Falta muito espelho na casa dessa gente!

  10. Samuel Pacheco

    Abundam vídeos na internet das pessoas soltando fogos e comemorando no Irã, onde ele era conhecido como o "açogueiro de Tehran".

    Responda
  11. MARIA CECILIA C SILVA

    Final feliz, merecido.

    Responda
  12. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Presidente numa ditadura religiosa? Folha SP, me liga que explico pra vocês como funciona uma ditad,abraço.

    Responda
  13. Samuel Pacheco

    "Presidente" (tirano cof cof)

    Responda
  14. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Bagunça o quê? Substituir um líder desses, encontra dezenas em cada esquina, tudo igual, pode até der o Padre Kermon do PTB.

    Responda
  15. Miro Costa

    O L. Faz o L.

    Responda
    1. SUSANNE WALKER

      Miro, é só isso q vc sabe repetir ad infinitum? Não sabe argumentar? Não sabe usar um raciocínio um pouco mais complexo? Que desolação mental essa q te ronda!

    2. Felipe José Fernandes Macedo

      traz a urna que a gente faz !

  16. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Se fosse uma democracia de fato diria que estaria bagunçado, mas numa teocracia, uma ditadura de viés religioso que finge ser uma democracia com eleições dirigidas como muitas autocracias pelo mundo, não haverá uma mudança significativa, o ultra conservadorismo se manterá com brutal repressão como esse presidente morto propiciou, um açougueiro que cometeu crimes contra a humanidade em nome de uma suposta religião. Fanatismo religioso é um mau que grassa a humanidade.

    Responda
  17. Newton Zuppo

    Hoje os contratados do PT estão realmente Hilário!

    Responda
    1. SUSANNE WALKER

      Nem uma mísera concordância nominal?? E a maiúscula em Hilário? Aprenda o idioma, por favor! Dá desgosto ler seus garranchos gramaticais.

    2. Felipe José Fernandes Macedo

      O ódio ao Lula são as cordas preferidas que a extrema direita usa para manipula-los, por isso toda semana uma falsa esperança nova de que "agora lula vai cair". Oposição engana vcs direitinho

    3. Neber Fava

      Até acho que a cara do Lula está ficando parecida com a de um aiatolá, mas acho que dessa vez o PT não tem nada com isso, ou tem?

    4. Felipe José Fernandes Macedo

      lá vão os bolsonaristas oportunistas pegar um novo assunto que está na "hype" para colher frutos políticos. Foi assim com o Hamas, enchentes no RS, Madonna e por aí vai. Claro, sempre com muita fake news e desumanidade