Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. WLADIMIR KIREEFF

    N√£o aprovo o excesso de zelo com o q se diz das na√ß√Ķes, porque isso quase sempre √© sintoma ou desemboca no autoritarismo. Porem, na quest√£o original do texto, se substituirmos ¬ďhonra¬Ē por ¬ďreputa√ß√£o¬Ē, acho q a quest√£o fica defens√°vel e pragm√°tica. Algo como um processo por danos morais seria vi√°vel.

    Responda
    1. WLADIMIR KIREEFF

      Somente como exercício teórico, a ideia acima. Acho que todos devem ter direito de xingar a pátria.

  2. josé SOARES

    Quem recorre à Justiça para se defender não é autoritário.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, imbr√≥glio avista, meu caro: ser√° que d√° pra botar esse sujeito, que coacha, no banco dos r√©us? Seres coachantes podem ser processados? Pode se candidatar √† presid√™ncia (d√ļvida que se estende aos que mugem)? Digamos solucionada essa quest√£o, e vamos adiante: n√£o se pode processar o Pabllo pela mentira? √Č complicado atribuir inten√ß√£o, mas n√£o sei se d√° pra fugir do evidente, bem-intencionado, tava n√£o. Alguma tipifica√ß√£o tem de haver.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Benassi, é preciso ver se este Coachador fez alguma crítica aos erros e equívocos durante a pandemia que levaram a tanto sofrimento e mortes indevidas. Se fez ganha algum crédito, senão só descrédito! OrasilParaná!

  4. Fl√°vio Sasso

    Sem credibilidade nada próspera .Se o dono da coca cola disser que encontrou um rato no guaraná antártica, vai ter que provar.

    Responda
    1. Fl√°vio Sasso

      A qualidade do seu produto pode ter a relev√Ęncia da honra.

    2. Juliano Danilo

      Mas não pelo fato de isso ofender a honra da PJ atacada e sim por causa de não ser verdade fundamentada em evidências.

  5. Bruno Dias

    Em todo caso, o argumento do Hélio confunde o termo de arte jurídico (a tal 'honra') com o conceito coloquial de 'honra', que não é a mesma coisa... para sugerir (mas nunca dizer, é covarde demais para afirmar qualquer coisa) que o Estado deveria então ser impotente no combate à desinformação. Isso não é argumento de nada, mas o articulista é simplesmente covarde demais para dizer com todas as letras que apoia a direita fascista e quer que ela tenha liberdade de manobra.

    Responda
  6. Bruno Dias

    Olha, o Estado não sei, mas você, hélio, apoiador de genocídio, propagandista desonesto do colonialismo, você não tem honra nem moral para falar da honra de nada nem ninguém.

    Responda
  7. Felipe Vasconcelos

    A honra de uma pessoa jur√≠dica que visa ao lucro, como empresas, afeta diretamente os seus neg√≥cios e, portanto, coloca em risco a continuidade de sua exist√™ncia (isto √©, dos empregos das pessoas que trabalham nela). E a credibilidade das institui√ß√Ķes pol√≠ticas interfere na qualidade da democracia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      No caso, Felipe, não só na Democracia, mas no resultado da ação lá no RS. Que é o objetivo desse peçoau Sssaafado, né?

  8. Cleomar Ribeiro

    ... em atropelamento doloso em vias p√ļblica a v√≠ctima morre, imputar√£o o ve√≠culo automotor ou o vondutor???...Empresa √© operada por humanos!...

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... esta sua pergunta Sr. Formiga caberia ser investigada pelas Volantes-PF-Carcar√°s, Volantes-PF-Lobo-Guar√°s e Volantes-PF-Jaguar porque este caso seria veross√≠mil somente em garimpo irregular-ilegal em RR e regi√Ķes similares na regi√£o Norte do pa√≠s. L√° quando √© revelado alguma movimenta√ß√£o e PF alcan√ßa o lugar s√≥ se v√™ as m√°quinas, n√£o se v√™ piloto, garimpeiro, donos das m√°quinas e olhe l√° um cnpj!... este ve√≠culos aut√īnomos no brasil somente em videos games de √ļltima gera√ß√£o, Sr. Formiga!...

    2. Galdino Formiga

      Existem veículos operados sem motoristas. Culpa do carro, da fábrica ou da vítima?

  9. Pedro Luis S C Rodrigues

    √Č um governo autorit√°rio, essa √© a explica√ß√£o

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Sou autorit√°rio se exigo respeito? Sou ditador se processo um sujeito mentiroso, mau car√°ter, delinquente, e outas coisas ruins? T√° tudo virado, as pessoas perderam o bom senso ou nunca tiveram.

  10. GINO AZZOLINI NETO

    O tema é bom mas o artigo é fraco

    Responda