Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Para além da necessidade óbvia de sempre se aprimorar as ferramentas de detecção dos que devem ser os alvos das políticas de redução de danos do sistema capitalista tapuia, dada a limitação dos recursos, há que se focar nas políticas universais de geração de renda, de educação e saúde. Só a universalidade poderia reduzir custos com a focalização necessária enquanto se tenta extirpar a pobreza absoluta. Daí a necessidade de crescimento econômico, obsessão do presidente que os rentistas tentam sab

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      otar.

  2. Marcos Benassi

    Excelente reflexão, cara Cecília. Será necessário estabelecer modos de aferição e controle do cadastro único, e zelar ativamente pela manutenção da ferramenta. Sob pena da fraude, por um lado, e desperdício, de outro - não só de recursos, mas de *oportunidade*. A política de renda mínima, com implementação precária, queima o filme desta importante idéia. Valeu!

    Responda
  3. Marcelo Magalhães

    Aliás, foi em nome da hegemonia fiscal que o governador do RS afogou o estado. Foi priorizando a remuneração dos rentistas sobre a vida humana que se abriu espaço para a catástrofe. Que naturalmente sempre se abate sobre os pobres.

    Responda
  4. Samuel Fagundes

    Cansei de ver pessoas com boa condição financeira receber bolsa família. As pessoas com vulnerabilidade social e financeira tem que ser ajudadas, infelizmente tem muito aproveitadores, que tem que ser identificados e excluídos. O certo seria fazer esses band!dos, é isso que são, devolver os valores que surrupiaram

    Responda
  5. Marcelo Magalhães

    Sempre a mesma ladainha, austeridade fiscal, para manter o pobre em rédia curta. Questiona-se a auto declaração porque as pessoas são pobres. Clara Mattei em seu livro, A Ordem do Capital como economistas inventaram a austeridade e abriram caminho para o fascismo, demonstra como Mussolini se utilizou dessa ferramenta, ressuscitada pela extrema direita no Brasil, para manter os pobres na miséria, aceitando as migalhas que eventualmente lhes eram oferecidas. Texto decadente, anacrônico e fascista.

    Responda