Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSIAS AVILA

    Que tal dar um bom exemplo? Ministros do TCU trabalham apenas 15 dias por mês e são "indenizados" pelos demais dias. Por que não começa pelo teu quintal, despachante do Canalheiros?

    Responda
  2. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    Bravo ministro! Tem nosso apoio!!

    Responda
  3. Josue Oliveira

    Ou seja, vão deixar o trabalhador só se aposentar com 70 anos. Agora, criminalizar e cobrar os empresários c loteiros, nem a tau. Criminalizar prefeitos devedores do INSS deixando-os inelegíveis, pula essa também. O cabo-velho que pague.

    Responda
  4. Vanderlei Nogueira

    A previdência do civil é classificada como gasto mas é uma contraprestação, recebeu por isso

    Responda
  5. Ricardo Candido de Araujo

    Apoiadíssimo! Essa mamata dos milicos tem de acabar.

    Responda
  6. Túlio Landi

    Bem "pé no chão" o ministro Dantas. Colocou as mãos nas feridas: deficit previdenciário versus isenções fiscais. Quem se arriscará a esse jogo?

    Responda
  7. Célio Amorim

    Grande parte do nosso dinheiro vai para militares, Judiciario e Legislativo. Mas, como a água corre para o mar... E dependemos de leis para mudar esse cenário...

    Responda
  8. João carlos Gonçalves de souza

    Depois da tentativa de golpe agora vem isso dos militares .

    Responda
  9. Luiz Bartolotti Bartolotti

    Agora chegou a hora de mostrar que presidente temos , um sindicalista que deixa os or trabalhadores abandonados e enriquece sindicalistas , políticos corruptos em ministérios , milicos com mordomias pagas por quem ganha um humilhante salário mínimo , vamos lá Lula mostra sua cara , afinal se diz um operário que venceu , falta fizer com quem e como . Bruno Dantas parabéns pela iniciativa . Vamos aguardar , mas com certeza a culpa será de Lula e do Centrão . Não esquecerei disto na próxima eleição

    Responda
    1. ademir sampaio de campos

      É Mané!!! Quando o bozó ferrou os civis e privilegiou os milicos vc bateu palma né??

    2. Josue Oliveira

      Mas bateu palmas para Bolsonero quando ele dobrou o salário dos generais. E nada fez com a pensão das filhas.

  10. welton Malheiros

    Por que não mencionar no corte de gastos o fim dos super salários? Por que o nobre se absteve de comentar a PEC mamata do quinquênio para o alto funcionalismo? Ou o próprio TCU padece desse mal?

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Para enriquecer o debate pode incluir na pauta, redução da tropa, redução do número de generais, redução das mordomias e privilégios que os militares possuem, fim da emendas parlamentares ( afinal de contar parlamento é para legislar), redução da sonegação, tributação da renda e de forma progressiva como nos EUA e na Europa ( que os bacanas usam tanto como exemplo)....

  11. Antonio Calmon

    A maior hipocrisia deste ano que vivemos foi defender as desonerações das folhas de pagamentos de grupos que não geraram nenhum emprego a mais desde a instituição da lei.

    Responda
  12. neli faria

    Ministro! Tem que acabar com a mamata: o mau militar é expulso e a família fica recebendo. Contraria o princípio da Igualdade inserido na Constituição Nacional.O mau servidor civil, quando demitido,nada recebe. E Viúva de Ex-presidente da República receber o Salário do Atual presidente? Se o presidente morrer na função,Vargas, Costa e Silva, é correto receber,mas, não a viúva de ex. Muito desperdício de dinheiro sem o Interesse Público.

    Responda
  13. Airton Borzi

    Alguns não entedem e se acham no direito de ter condições mais favoráveis ao se aposentar. Na verdade independente de cada contribuição individual, os valores são jogados em um saco e com critérios absurdos de cálculo de aposentadoria para cada categoria. Se comparados os números de aposentados por categoria é fácil enxergar que os trabalhadores da iniciativa privada são os que mais contribuem e sempre são os penalizados. Para ser justo, a regra deveria ser única.

    Responda
  14. neli faria

    Antes! Tem que extinguir Tribunal de Contas;diminuir o Legislativo: deputados federais, estaduais e vereadores,diminuir Municípios; acabar ou diminuir,assessores; Concurso público para profissionalizar a Administração Pública. Por que altas autoridades têm seguranças se a população está ao deus-dará?Acabar com Cartões corporativos ou restringir o uso; diminuir diárias:gastar cem mil com segurança no exterior? A Carga tributária é elevada porque o desperdiço de dinheiro é imenso!

    Responda
    1. neli faria

      Marco também os Militares. Inadmissível ter Tribunal Militar em tempo de Paz. E o mau servidor público militar, aspas demitido, sua família recebe à custa do Erário. Carga Tributária alta sim. Paulo: não vejo utilidade.

    2. Paulo Sarmanho

      Nada disso. A carga tributaria não é elevada. É injusta, prioriza o consumo em vez da renda e quando tributa a renda não é progressiva, exceto no IR mas de forma tímida. Sem contar com a hipocrisia dos que mais reclamam da carga tributaria são os que mais sonegam.

    3. Marco Diotaiuti

      Acho q ela quis dizer tribunais militares.

    4. Paulo Augusto

      Se com TCU já existe desvios de dinheiro, imagine sem !!

  15. Dimas Floriani

    A questão política atravessa o debate sobre crise fiscal e medidas de enfrentamento. Sem dúvida em um Estado Estamental, jogam os interesses de grupos e instituições historicamente presentes e dominantes, vide os casos das FFAA e do Judiciário, mas também de servidores civis ligados ao Executivo, sem falar os interesses de setores majoritários do centrão no Legislativo. Com a espada de Dâmocles desses setores na cabeça dos governantes (de direita e de esquerda) as saídas são sempre exíguas...

    Responda
  16. ROMULO JOSE DE ANDRADE COSTA

    Eu não entendo o porque de uma notícia de tamanha desfaçatez é publicada! Mais mamata para as fardas?! E nós, vamos dar mais um tanto do nosso pra isto. Sei lá.... Nem li tudo, não dei conta. Muda Folha, muda Brasil!

    Responda
  17. Airton Borzi

    Desde sempre o deficit da previdência que estrangula o orçamento têm origem nos militares e servidoees. O primeiro levantamento reportado têm umas 4 décadas com essa informação, mas quem sempre foi penalizado são os trabalhadores da iniciativa privada. Militares ao se aposentarem são promovidos, se era capitão se aposenta como major e servidor com salário da ativa. Já os simples mortais, aumento de idade, redutor média de salários e limitação de faixa. Vamos ver....

    Responda
    1. neli faria

      Servidores ? Não! Políticos e assessores. Inadmissível a existência de tantos assessores. Os militares deixaram de subir na patente na época do FHC. Hoje não mais!

    2. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Só para lhe informar, Airton, que desde que entrei no serviço público federal, onde passei 35 anos na ativa,descontei para a previdência 14% do meu salário bruto e continuo descontando mesmo após aposentado. Por isso me aposentei com o mesmo salário da ativa. Deu para entender a diferença para o RGPS?

  18. Matheus Lourenço

    Até que enfim alguma autoridade dizendo o óbvio: se há necessidade de reformar a previdência, que se comece por aqueles que ainda não pagaram com o seu quinhão de responsabilidade. Muito conveniente só cortar dos andares mais baixos!

    Responda
  19. Simone Rodrigues

    Como pode ter a coragem de falar em redução significativa do tamanho do Estado se temos déficit de servidores, de serviços públicos de qualidade, de educação e de saúde? Como falar em desvincular os benefícios previdenciários do salário mínimo em um país de miseráveis? Como pode existir gente como Bruno Dantas, serviçal do capital, no tribunal de contas em um governo de esquerda?

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Blá blá blá. O ideal é que nada seja feito, até que nada mais possa ser feito.

    2. Matheus Lourenço

      Concordo com isso também, embora tenha elogiado a fala do ministro sobre a necessidade em se mexer na previdência dos militares. Não dá para pensar em desvincular salário mínimo num país paupérrimo e desigual como o Brasil. O debate de reforma administrativa também requer muita prudência!

  20. Matheus Lourenço

    Por que choras, Fábio Giambiagi?

    Responda
  21. Ivair Ferreira de Souza

    Perdão, mas não vou perder meu tempo para comentar esse tema. Os responsáveis diretos nem lomam conhecimento da coluna !

    Responda
  22. Hermes Yaly

    O que impede que, governo após governo, não se toque nesse problema crucial, embora seja de conhecimento de todos? Uma ameaça tácita dos militares? O risco de uma insurgência caso se sintam prejudicados em seus "direitos" (leia-se: privilégios)? Pois já passou da hora de serem enquadrados como servidores públicos que são e suas regalias obscenas extirpadas! Contudo, pela atitude de Lula no recente episódio dos 60 anos do golpe de 64, acho que não será esse governo que enfrentará essa casta.

    Responda
  23. Marcelo Silva

    Simples, daqui a pouco ninguém mais conseguirá se aposentar , terá que trabalhar até a morte, teremos que pagar contribuição para Previdência sem ter o retorno. Já passou da hora de acabar com essas mordomias e privilégios para militares e suas famílias, é um absurdo o que vemos, uma casta favorecida.

    Responda
  24. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Mas o TCU deixou tudo passar batido no desgoverno Bozó, agora ainda tá pensando se vai mudar. Essa turma do poder só quer ferrar os maís fracos. FHC e STF são maiores inimigos da classe trabalhadora, inclusive os aposentados, que foram apunhalados pelo fator Previdenciário. Essa turma tem uma dívida a ser cobrada pelo tribunal penal da vida espiritual. Ganância é tudo!!!

    Responda
    1. Luiz Bartolotti Bartolotti

      FHC , o mais cruel e antipatriota que o País já teve , queria vender o Brasil , criou o toma lá da cá para criar a destrutiva reeleição , nem o Traidor Temer foi tão eficaz . Que falta nos faz um Leonel de Moura Brizola .

  25. Antônio Carlos de Paula

    O corrupto e golpista Bolsonaro fez a reforma previdenciária somente para pegar os pobres. Pegar os inúteis dos militares nem pensar.

    Responda
  26. elthon borges saraiva

    Os militares sempre viveram em um mundo previdenciário fora da realidade. Mas isso não é somente privilégio deles... A mudança é necessária, mas acho muito difícil isso mudar em virtude de vivermos em um país em que a iniciativa privada é tratada como escrava para sustentar mordomia de poucos.

    Responda
  27. Marcela Carvalho da Silva

    Já passou da hora dessas reformas atingirem os militares. Finalmente alguém disposto a pelo menos iniciar um diálogo sobre o assunto.

    Responda
  28. noel neves

    As inúmeras reformas, emendas, etc... Para cobrir os rombos na previdência foram para manter as regalias dos militares! E nós aposentados por tempo de suor é que pagamos o pato. Já passou da hora de fazer justiça!

    Responda
  29. sérgio dourado

    Concordo: tem de começar reforma é onde há mais distorções e onde o povo já ganha menos e está no osso, já: no andar de baixo, como sempre.

    Responda
  30. LUIZ FERREIRA

    Sempre a mesma história, o INSS vai quebrar...mas nunca pensa em cortar os próprios gastos, entra governo e sai governo, a culpa é sempre dos aposentados.

    Responda
  31. Tadêu Santos

    As aposentadorias do INSS foram terrivelmente SACANEADAS por sete ministros do STF ao anularem a REVISÃO DA VIDA TODA aos velhinhos que com sacríficio pagaram até 1994. Uma investigação se faz necessário nas aposentadorias dos militares onde filhas, netas e bisnetas recebem rotundas pensões se solteiras (SIC) Esta mamata precisa acabar no INSS. O TCU pode corrigir estas irregularidades?

    Responda
  32. Bruno Riemma Giordano

    Baboseira. Desvincular o salário mínimo é aceitar que a aposentadoria, que já é baixa, seja irrisória com o passar do tempo. É a implosão da própria finalidade da Previdência, que é prover renda mínima aos aposentados. Quer salvar a Previdência destruindo-a? Como citado no texto, há outras questões a serem atacadas, como a revisão das desonerações.

    Responda
  33. Marcos Maciel Marques da Costa

    Enfim alguém disposto a tocar no assunto. É realmente um absurdo a falta de disposição de todos os governos em mexer com milico. Além de anistiados pelos inúmeros golpes de estado desde a República, ainda são os mais privilegiados da elite do funcionalismo.

    Responda
  34. Genésio Marcelino

    Realmente, reforma, só se for para os sanguessugas. Nós da iniciativa privada já não tem mais aposentadoria.

    Responda
    1. jef ferreira

      Odilon , tirando a questão do concurso , qual o diferencial do funcionalismo público que o justifique ganhar tanto em relação a iniciativa privada ?

    2. Odilon Octavio Santos

      Genésio: você já tentou fazer um concurso público, especialmente para cargos de nível superior, com milhares de candidatos e poucas vagas, tendo de estudar pra valer, para se tornar também um "sanguessuga"?

  35. CARLOS SANTOS

    A FSP n gostou, deu tiro no pé com esta entrevista. O GF, apesar dos pesares, da show se comparado com a era do bo zoloide.

    Responda
  36. José Geraldo Pereira Baião

    Já passou da hora de a sociedade acabar com as mamatas desses folgados!

    Responda
  37. Waltovânio Vasconcelos

    Acabar com a mamata das filhas de militares herdando aposentadorias voluptuosas é urgente nessa discussão.

    Responda
  38. Paulo César de Oliveira

    Na França, os militares que tiverem servido por 40 anos receberão 75% da média dos 6 últimos salários.

    Responda
  39. Paulo César de Oliveira

    Os militares do Reino Unido recebem por mês 1 setenta avos do último salário para cada ano de serviço mais um pagamento único correspondente a três anos de pensão. Se tiver servido 35 anos, recebera 50% do último salário.

    Responda
  40. Paulo César de Oliveira

    Militares dos Estados Unidos recebem 2,5% do último salário para cada ano de serviço. Se tiver 30 anos de serviço, recebe 75% do último salário.

    Responda
  41. Julio Shiogi Honjo

    Até que emfim alguém a apontar o maior déficit proporcional por categoria provocado pelos militares. Devia acrescentar que atinge atualmente 50 bilhões de reais por ano. Governo e parlamentares uniram-se para a manutenção dos privilégios da classe e colocaram o rombo na conta dos trabalhadores do setor privado e dos servidores públicos civis. E a mídia, também cooptada, foi omissa.

    Responda
  42. José Roberto Pereira

    Eles dão outro Golpe antes disso acontecer...

    Responda