Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    O sistema de reembolso parece razoável. Mas não seria melhor um reembolso baseado no consumo presumido? A ideia de guardar recibos para comprovar despesas, numa escala de milhões de pessoas, me parece um pesadelo burocrático.

    Responda
  2. Alexandre Pereira

    Pelo fim dos penduricalhos de suas majestades! Fim das chicanas para burlar limites constitucionais!! Fim dos auxílios mamata às custas do trabalhador!! Isso seria o começo de uma reforma justa. Arrecadar mais para manter gatos gordos não é justo, é transferir trabalho para privilégios, manter as oligarquias, por mais bem bolado que seja o sistema. Falta coragem? Há muito tempo.

    Responda
  3. neli faria

    A carga tributária seria menor, muito menor, se os políticos revogassem o princípio que existe: o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos! Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação, oposição,lulistas e bolsonaristas: todos se unem e dão as mãos para nunca construir uma Nação. Brasil: o eterno subdesenvolvimento!

    Responda
  4. Paulo Jr

    Eu insisto que aumentar o imposto de renda só um pouco para quem ganha mais de 20 salários mínimos e aumentar mais para quem ganha mais de 30 salários mínimos é uma saída para reduzir o imposto sobre o consumo (que é inerentemente maior para quem menos ganha).

    Responda
  5. NACIB HETTI

    Aplicar o conceito de reforma justa no Brasil é complicado. São previstas de 50 a 70 normas para definir competências, incentivos regionais e setoriais, renúncias e isenções fiscais. Os lobbies já estão em campo, disputando os seus quinhões. Quem viver verá.

    Responda
  6. Jose Renato Monteiro

    Não existe reforma tributária justa. Tributos são, ruins, mito ruins e péssimos. É igual remédio, demais, mata o paciênte.

    Responda
  7. João Leite Leite

    O que os políticos estão fazendo é para arrumar um jeito de arrecadar mais para ter mais dinheiro para o governo gastar. Para arrecadar mais o governo tem que investir no aumento da produção para gerar riquezas e empregos para tirar o povo da dependência. Para melhorar tem que mexer na política. Tem políticos demais e ganhando muito e ainda por cima criando gastos bilionários para comprar apoio. É isso que tem que acabar. E se depender dos políticos vai continuar assim até o país falir.

    Responda
  8. Antonio Pimentel Pereira

    Reforma tributária justa é ter um valor percapta igual pra estados e municípios, mas o sudeste levar sessenta por cento do icms e noventa por cento dos royalties do petróleo não dá.

    Responda