Painel do Leitor > Qual livro brasileiro você recomendaria para um estrangeiro? Conte para a Folha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Qualquer um do Érico VerÃssimo e do Ignácio de Loyola Brandão
É possivel que MacunaÃma de Mario de Andrade seja uma leitura muito difÃcil para um estrangeiro, mas é uma obra prima. O Coronel e o Lobisomem de José Cândido de Carvalho, Os Cavalinhos de Platiplanto de José J. Veiga e Sagarana de Guimarães Rosa completariam uma curta lista que eu sugeriria para alguém de fora.
Eu dei de presente para um conhecido na Alemanha "Vidas Secas" com traducao em alemao (Karges Leben). Ele ficou perplexo em saber que no Brasil há quem morra de sede. Eu indicaria também Grande Sertao Veredas.
O livro de autor brasileiro que mais me agradou foi Tocaia Grande. Uma ode à liberdade e ao trabalho, além de um cativante alerta sobre como o estado pode, quando corrompido, destruir vidas.
Nove Noites e Mongólia, de Bernardo Carvalho. Livros com narrativas complexas, personagens muito bem elaborados e com finais surpreendentes. São dois excelentes livros da literatura brasileira contemporânea. Outro é Torto Arado, de Itamar Vieira Jr., ganhador de vários prêmios. Os livros de Clarice Lispector, certamente, quase todos.
Eu recomendaria Memórias Póstumas de Brás Cubas porque é um livro que coloca a lÃngua portuguesa e a qualidade de nossa literatura entre as melhores do Mundo e não precisamos de Nobel para provar isso. Sou um fã de Jorge Amado, então Capitães de Areia, 1o. livro que li, foi uma liberação que abriu as portas da minha vida.
e depende do gringo Dona Flor e seus dois maridos? é a cara do Brasil
Machado de Assis, Jorge Amado, Guimarães Rosa, José de Alencar, Ariano Suassuna e tantos, tantos outros... mesmo assim, nosso Brasil nunca ganhou um Nobel de literatura
Sim. E com B no poder quase ganhamos o Nobel de cavalgadura.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Qual livro brasileiro você recomendaria para um estrangeiro? Conte para a Folha Voltar
Comente este texto