Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedicto Ismael Dutra

    Quanta insensatez. As crianças estão virando robô, e muitos acham que assim está ótimo.

    Responda
  2. Paolo Valerio Caporuscio

    Demorou, assim a educação melhora e preparam bons cidadãos e disciplinados, os do contra se acomodaram e acostumaram-se com as badernas ou desordens da sociedade e estão estranhando com a futura mudança.

    Responda
  3. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    É uma vergonha ver o estado mais rico do país ser tão reacionário! Paulistas e paulistanos de extrema direita elegeram um governador que caiu de paraquedas (como o Bozo) e só pensa na força bruta. Não sabem ou se esqueceram de que escola é lugar de liberdade de pensamento, culturalmente transgressor. Agora, os pequenos em Sampa vão começar o dia cantando "Marcha, soldado" e batendo continência para os recos aposentados... Aff!

    Responda
  4. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Abuso em todos os sentidos, isso que dá eleger qualquer um para o legislativo e para o executivo. O grande problrm é que quem não concorda e protesta vai pressões. Essa é a democracia do brilhante carioca eleito governador do estado.

    Responda
  5. Karina Cataldo Silva Nascimento

    O Estado de São Paulo precisa deste tipo de escola? O que de bom. Traz estas escolas? Só o conhecimento e ensino de um passado que envergonha este país. Querem apenas um espaço para divulgarem as forma de entender o mundo com uma disciplina que castra a criatividade e sufoca a reflexão democrática.

    Responda
  6. ARI JOSE ANTONIA

    Parabéns governador, futuro presidente. Escolas cívico militares fazem sucesso por diversos motivos, dentre eles a disciplina, segurança e respeito no ambiente escolar. Parece que isso não agrada os esquerdistas, porque não podem doutrinar as crianças.

    Responda
    1. José Sobrinho

      cala a boca ca nalha

    2. Airton Marangon

      Retrocesso. Isso sim! Essa balela de disciplina e que tais são formas de reprimir a criatividade e a reflexão. O medo de quem tem conteúdo. Coisa que militar não sabe o que significa. Vivas à boçalidade. O bom é a brutalidade tacanha, né?. Não se trata de esquerda ou direita. Se trata de conhecimento, coisa que a caterva bolsonarista repudia.

    3. Karina Cataldo Silva Nascimento

      Gostaria de saber quais os motivos de se apoiar o aparelhamento do Estado para propagar a ideias estranhas da extrema direita? Como podem defender algo tão arcaico e que nos faz lembrar do passado da Didatura Militar? Espero que nunca mais tenhamos um Presidente que ache que aceite de bom grado o que houve de 1964 a 1989. Nada de bom euo do período militar. Tenho dó das crianças e jovens que terão de ir em tais escolas.

  7. Marcelo Magalhães

    No final, como sempre, a folha põe a culpa desse acinte, no presidente Lula, já que ele extinguiu as escolas cívico militares. Não tem jeito, a folha se transformou em um jornal bolsonarista. Prega o terror sobre o governo do PT sistematicamente e está muito parecida com o período que antecedeu o golpe na presidente Dilma. De comum tem a antecedência de exploração, que na época era o pré sal e hoje é a fronteira equatorial. Assustador!

    Responda
  8. João Carlos saraiva torres

    Militarismo nas escolas em troca de Maestros e Coreógrafos.

    Responda
  9. Andre Moraes

    É assustador ver assinantes se decepcionando com o Tarcísio. É de uma inocência estarrecedora. Não entenderam absolutamente nada de 4 anos de Bolsonaro, seu projeto nefasto de autoritarismo. Acordem enquanto ainda há tempo.

    Responda
  10. Andre Moraes

    Espero que o judiciário interrompa esse movimento fascistóide. Se não interromper brevemente todos serão engolidos. Os que não baixarem a cabeça, correrão sério risco de ir literalmente para o buraco.

    Responda
  11. Andre Moraes

    Esse país caminha a galope para as trevas. Os demônios se recusam a voltar para a garrafa. Querem de qualquer maneira montar uma milícia armada no Estado de SP e doutrinar jovens para servir de material humano ao projeto autoritário dessa gente perversa, cujo objetivo é trazer o que houve de mais repugnante na história desse país. Se a FSP ousar voltar com esse papo de bolsonarismo moderado eu cancelo Imediatamente a minha assinatura. Vocês são cúmplices dessa excrescência.

    Responda
  12. Marcos Maciel Marques da Costa

    Escola militar ensina o quê? Introdução a golpe de estado? Métodos de tortura?

    Responda
  13. Bruno Sebastião Neto

    Primeiro jogaram as sementes do fascismo ,plantinhas do fascismo do começaram a germinar ,ela vai crescer e da frutos da maldade, ou arranca logo, ou todos serão intoxicados por esse fruto ?

    Responda
  14. Edgar Alves

    Tarcísio é o ser mais perigoso já visto. Muito pior que seu mentor bozo. Age em silêncio, fala mansa, mas causa um estrago enorme. Já não basta o aumento salarial de 30% pros PMs agora mais essa mamata?? Precisamos como sociedade combater isso. Daqui a pouco esses caras vão ganhar 100 mil pra não fazer nada. Pq ele governa tanto pra polícia? Quer fazer alguma coisa errada e ter respaldo depois? E a imprensa quer passar a imagem dele como de uma "direita moderada". O pior governador de todos.

    Responda
  15. Maria Irene de Freitas

    Estive em Lisboa e participei da manifestação/passeata em comemoração aos 50anos da Revolução dos Cravos e foi extremamente emocionante ver uma juventude engajada, lutando pelos seus direitos e pelo futuro do país. Jovens em sua maioria entre quinze a vinte e poucos anos, com megafones e palavras de ordem, fora a canção símbolo da revolução. E hoje a pm paulista e seu governo anti democrático tenta quebrar essa ânsia de lutar de nossos jovens por uma educação pública de qualidade, sem milicos.

    Responda
  16. ENOQUE SAMPAIO

    São Paulo é o túmulo do samba: São Paulo é o túmulo da democracia.

    Responda
  17. Helio Souza Reis

    Projeto fascista de um governo fascista! Muita cara de pau deste governador que paga mais a militar aposentado. O que estes militares bolsonaristas vão ensinar aos estudantes? O diálogo é descer o cacetete nos jovens. É anti constitucional, contra aa diretrizes do MEC. Aonde querem chegar? Preparar o País para Golpe e Ditadura! Vade retro, fascistas, extrema-direita !

    Responda
  18. Maria Irene de Freitas

    Estamos construindo o que o ex ministro da saúde e general eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro disse em certa ocasião... "Um manda e o outro obedece." A força como solucionador de questões sociais.

    Responda
  19. Maria Irene de Freitas

    Dá uma tristeza o q o Brasil está se transformando com esses lunáticos q pensam q a força resolve todos os problemas e q a população deve ficar caladinho e quietinha e receber o chicote sem reclamar. Vamos ao exterior e vemos cidades limpas, às vezes mais de uma vez ao dia. Educação e cortesia da população com o Outro. Respeito às leis, mesmo ao mínimo q é atravessar na faixa de pedestres. Esse montão de bolos de esgoto q emergiu com o hoje tri inelegível vai ser difícil e demorado destruir.

    Responda
  20. Heloísa Matos Lins

    Tudo muito grave!

    Responda
  21. eli moura

    Assembleia de mente captou, qideostras, quadrú pedes , uma disputa difícil saber onde tem mais meldas, câmara de vereadores de sp, assembleia legislativa de São Paulo ou a câmera federal, inundam sp e o país com esgoto.

    Responda
  22. Fabrício Schweitzer

    Essas escolas são a aposta para enfrentar o desastre climático?

    Responda
  23. Waldir Roque Maffei

    Depois essas criaturas falam de ideologias. O que é isso a não ser ideologia? O que vão pregar nas escolas civico- militares? mímimi

    Responda
  24. Rubens Ventura

    Estamos perdendo a dignidade ao pedir que jovens vivam dizendo sim senhor!

    Responda
  25. Waldir Roque Maffei

    Quando o atraso é colocado em evidência. Povo de São Paulo merece isso porque votou no governador. Espero que governo federal não dispense verba para essa porcaria de extrema direita.

    Responda
  26. Vera Queiroz

    O governo fascista de Tarcísio precisa ser contido, São Paulo não pode ir a reboque de tamanho traste. Bater em estudante rima com ditadura militar - fora já!

    Responda
  27. roberta melissa oliveira sales

    Tô doida pra ver como os policiais vão lidar com 2, 3, 4, 5 ou mais salas com horários vagos, ao mesmo tempo nos pátios, por falta de professores. Afinal, quem vai aceitar estudar para aguentar alunos desinteressados e violentos por um salário de menos de três mil por mesmo. Esse piso de 5 mil é MENTIRA. Líquido, 40 horas, não passa de quatro mil. Com vale refeição sem ser pago, integralmente, HÁ MAIS DE TRÊS MESES !! Será que os policiais também vão passar por isso? Acho que não.

    Responda
  28. Marcelo Fernandes

    Anotem aí: o carioca bolsonarista vai destruir SP.

    Responda
  29. roberta melissa oliveira sales

    Quanto as escolas militares não vou opinar. Mas, como professora, não posso deixar de expressar a minha indignação por minha mãe, professora da rede estadual há 13 anos, com 70 anos de idade, recebendo, por 30 horas de trabalho como pedagoga, 2.300 líquido. O governo mostra que professora, pra ele não importa. Que os agentes de organização, não importam. Mas os militares sim. Então que se acabem com as escolas! Que existam apenas quartéis! Já que polícia é mais importante que professor...

    Responda
  30. neli faria

    Pelo exemplo do anterior, tem que modificar até as Escolas para Oficiais Militares. Mais aulas de português, Direito Administrativo e Direito Constitucional! O Servidor Público deve saber que político é transitório, ele é permanente. De lege ferenda: deve proibir usar título funcional para se candidatar a cargo eletivo. O servidor está usufruindo da função para a atividade particular . Solidarizo-me com os estudantes!

    Responda
  31. silvia ramos

    Essa metástase que ocupa a cadeira de governador precisa ser contida. A covardia desses robocops contra os garotos é de envergonhar qualquer paulistano. Garbage que a cidade precisa descartar.

    Responda
    1. ENOQUE SAMPAIO

      São Paulo sempre na vanguarda do atraso. Parabéns aos seus eleitores.

  32. Marcos Loureiro

    Parabéns paulistas vcs elegeram a ignorância e o atraso.

    Responda
  33. Djan Zanchi da Silva

    A ideia é criar um monte de robo zinhos que só sabe bater continência pra qualquer medí ocre de patente maior. E, principalmente, que sejam diariamente adestra dos para aceitarem a "ordem" e o "progresso" que só beneficia quem está no topo da pirâmide. Senso crítico e capacidade de discernimento desenvolvidos, nem pensar.

    Responda
  34. Flavia Sá

    Que horror! Eu estava sonhando que vivia numa democracia e acordei com cacetadas da polícia.

    Responda
  35. Wladson Dalfovo

    ´É Sampa andando pra trás. Na contramão do Brasil e do mundo. Sucatear a educação pra depois fazer isso aí. Terra plana. Bom, não é a toa que esse jornal defende um bolsonarista mais brando. Deve ser pra isso aí e pro mercado!

    Responda
  36. Hercilio Silva

    Elemento estranho na educação não faz o menor sentido. Tem de haver proibição do MEC e pronto.

    Responda
  37. Hélio Valdemar Damião Freire

    Como pode um PM ganhar mais que um professor de educação? PM aposentado e não entende nada de educação…

    Responda
    1. jose ferreira

      Concordo! O PT fez das salas de aulas locais perigosos , as vezes até mais do que as ruas.

  38. Hélio Valdemar Damião Freire

    Como pode um PM da reserve, que não entende nada de educação, ganhar mais que o professor da ativa? Será que um professor que não entende nada de segurança pública poderá ganhar mais que o PM depois de aposentado? Que estado é esse????

    Responda
    1. Luiz Gomes

      O estado do atraso. O estado mais rico do pais vai formar muito mal suas criancas, mas eh exatamente isso q a zelites querem. A ignorancia faz a conformação e cria uma massa de manobra.

  39. Benedicto Ismael Dutra

    Parabéns pela aprovação do Projeto de Lei que institui o Programa Escola Cívico-Militar A educação básica está doente. Alunos não se esforçam para aprender, mal conseguem ler e escrever. Educar para formar o ser humano completo, com o espírito conduzindo as ações em conformidade com as leis da Criação, e o intelecto planejando e executando as necessárias ações.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Doente está você! O seu discurso é nazifascista. Leis da criação, pelo visto você é que precisa ser reeducado.

    2. Bruno Dias

      Fascista asqueroso

    3. wilson mazza junior

      Escola de milicianos,...

    4. silvia ramos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. João Francisco dos Santos

      E você acha que PM tem formação adequada para estar em escolas? Que interpretação absurda!

    6. Hélio Valdemar Damião Freire

      PMs deveriam ser voluntários e não ganharemos mais que um professor, afinal eles não entende nada de educação.

  40. josé maria silva

    Eu achava que o moco só fazia moquice ,acorda moco 2026 está aí, o EfiZema,o Milke e o Caigado estão no páreo . não crie provas contra o seu desgoverno.

    Responda
  41. josé maria silva

    Eu achava que o Tarcísio era inteligente,mas ele está criando material publicitário contra ele e seu governo. O Moco está fazendo moquice ,acorda moco o EfiZema ,o Milke e o Caiado estão no pario para 2026.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Vocês são muito inocentes. É uma cegueira estarrecedora. Não entenderam absolutamente nada de 4 anos de Bolsonaro.

  42. Airton Marangon

    Mais um movimento no sentido de idiotizar a sociedade. O processo de imbecilização é um projeto de país. As elites brasileiras não querem o acesso de pessoas comuns aos espaços que frequentam. Tarcísios e Jaires são seus feitores.

    Responda
  43. Alvaro Almeida

    São Paulo namorando o Fascismo! São Paulo namorando o Nazismo! Depois não adianta chorar!

    Responda
  44. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Moderníssimo, sessenta e quatro. E ele pensa em maláveia pra educação. Aí complementarão com escolas clerico-conservadoras para meninos de azul e curso clássico com a jesusdagoiabeira para as princesas de rosa se tornarem recatadas e do lar.

    Responda
  45. Lucas Gomes

    Asco pela selvageria e covardia da PM e orgulho da coragem desses jovens de enfrentar a truculência sem qualquer arma ou proteção. Quem sabe podem fazer melhor do as gerações anteriores, responsáveis por eleger essa cambada de reaças fascistóides!

    Responda
  46. victor lag

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Jose Roberto de Souza

      Você é um excelente exemplo da falta que faz uma educação de qualidade e que produza pessoas educadas e civilizadas e não brucutus de extrema direita, ignorantes e estúpidos como você.

    2. Bruno Dias

      Incrível ver o que a "moderação" da Falha deixa passar e o que ela bloqueia. Isso aqui realmente está virando a jovem pan.

    3. Luiz Gomes

      Mais um que tem atracao por kctete no lombo. Nao no dele, obviamente!

    4. silvia ramos

      Quem sabe, hora dessas, seus netos, sobrinhos, ou filhos recebam também? Depois, não reclame...

    5. Celso P

      Falou a viúva da ditadura

    6. Alvaro Almeida

      Não meu senhor, são adolescentes defendendo nossa Democracia! Coisa que o senhor despreza.

  47. Leonilda Pereira Simoes

    Os admiradores do governador, governado pelo inelegível, que sofreram lavagem cerebral, eles, sim, estão numa alegria só. Nada como confrontar o governo federal com algo tão inútil e sem futuro quanto escolas militares. Só para um manipulador, que age de má-fé contra o interior que o elegeu, para afrontar o estado desta forma. E, claro, para bater continência ao golpista que segue apoiando. Como pode uma decadência dessa?

    Responda
  48. Cristiano Braune Wiik

    Daqui a pouco, não demora muito, perguntarão: em que cidade você reside? PAULO. PAULO é capital de qual estado brasileiro? PAULO.

    Responda
  49. Marcos Medeiros

    SP retrocesso em todas as áreas, na educação ladeira abaixo. Os que tem dinheiro não passarão nem perto dessas escolas; já os que precisam terão que conviver com esses policiais com comportamento agressivo e desumano contra os estudantes. No lugar de livros apostilas tira mais ainda a possibilidade de competirem no mercado de trabalho. O Estado mais rico da união pagará caro por ter eleito um apoiador de Bolsonaro, que representa o f@sc/smo, atraso da civilidade.

    Responda
    1. Luiz Antônio I

      Essas escolas serão as usinas de bozolóides, de certa forma, disciplinados e obedientes mas, também terraplanistas.

  50. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Compra de votos na cara dura , evangélicos fanáticos , polícia militar frequentando igreja evangélica , escola formadora de futuros alunos sem opinião própria , triste fim do país , o Afeganistão é logo ali

    Responda