Opinião > Ainda há 11,4 milhões de brasileiros na escuridão Voltar
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É urgente rever a forma como os executivos e legislativos gastam o dinheiro público e voltar a impedir a corrupção, assim os recursos serão destinados ao desenvolvimento do paÃs e consequente enriquecimento da população em geral! OrasilSabáudia!
...esse desgoverno, na verdade, não tem o menor interesse em erradicar o analfabetismo, pois é nessas regiões que o petismo tem mais votos. Quem tem no mÃnimo dois neurônios em funcionamento normal, não cita nessa cambada...
Discordo do ensino integral neste modelo em São Paulo, por exemplo. Plataformas digitais não conseguem manter a atenção dos estudantes. Professores se transformaram em meros reprodutores dos conteúdos da Secretaria da Educação. As escolas não têm infraestrutura. Após o intervalo os estudantes não suportam mais ficar em sala de aula. Não há infraestrutura para uma escola pedagógicamente atrativa para o ensino integral. No estado de São Paulo esse modelo já nasceu falido.
Petralhas são todos da mesma forma, esquecem 16 anos de governo, recentes, e colocam todos os males do Brasil (dois anos de Pandemia) nas costas do Mito. Chega ser engraçado.
O editorial omite o dado importante da pesquisa: que o percentual de analfabetos vem diminuindo progressivamente, sem inflexões. Ou seja, o nosso ensino básico, mesmo com falhas, neste aspecto é eficiente.
Quem conhece um pouco a ponta descobre que são pessoas de muito brio e competentes, que tocam o barco com todas as deficiências de uma maneira brilhante. Só quem não conhece nada de educação e ouve estórias tecnológicas absurdas e mentirosas, cheias de interesse comercial, faz crÃticas maldosas aos nossos professores.
Faltou método Paulo Freire, rápido, barato e eficiente. Muitos falam nele mas não o seguem de fato. Sua experiência de alfabetização em massa em outros paÃses é conhecida no mundo inteiro. Por isso a direita o teme, e muitos na esquerda o colocam numa caixinha teórica.
A Ditadura Militar acabou com a Educação,mas, recordo a única campanha séria que teve, para diminuir o analfabetismo ,foi feita no perÃodo:Mobral. A, hoje, deputada Luiza Erundina foi professora.Os polÃticos pensam apenas em si e, em1985, deram o voto para o analfabeto. Ajudaram a sedimentar a escuridão nas letras.O FHC criou o EJA,anos 1990. Mas, não tem campanhas para incentivar o estudo. Em pleno século xxi ter analfabetos? Demonstra o menoscabo dos polÃticos ao povo!
Este dado estatÃstico de crianças na escuridão alfabética vai contra os avanços promovidos pelo Lula no segundo mandato. O Lula 3 está falando demais e esbanjando saberes filosóficos e ideológicos. Está perdendo credibilidade popular até no Nordeste. Se continuar assim ñ conseguirá implantar seu plano de estado (ñ de governo) para futuras gerações!
Porque nos editoriais da Folha o Brasil é a terceira pessoa e o jornal se coloca na posição de julgador credor? Porque faz o mesmo com governo, polÃticos e sociedade em geral? Se credibilidade desse essa prerrogativa, a FSP estaria no final da fila. Puro suco de arrogância.
O que escrevi foi para Moderação, acrescento. O Editorial é na Terceira Pessoa, porque não é um Jornalista A ou B não escreve em seu nome V. G, Dora,Elio Gaspari ou Mariliz. Ali é o pensamento deles, escrevem o que pensam. No Editorial quem escreve, escreve na terceira pessoa, porque diz o que pensa o Dono do Jornal. Em todo Jornal do Mundo, é na terceira pessoa. Desde pequena leio,e sou assinante desde mil novecentos e setenta e sete no Outro jornal e há mais de trinta anos assino a Folha.
Por que é a Linha dos Editoriais de todos os Jornais do Mundo. Se pegar um jornal do mundo, perceberá que no Editorial aponta as falha polÃtica ou de outro grande assunto que envolva o presente. Leio Jornal desde minha infância, amava ir ao açougue comprar carne, não pelo petisco e para ler os pedaços jornais sobre o balcão.Era o único locar que não vigiava a balança para ver se não estava furtando uns gramas do que comprava.E se não terminara de ler a notÃcia,pedia para embrulhar nele.
Sendo curta: costumava dizer aos meus estudantes que se eu fosse ministra por um dia e pudesse tomar apenas uma medida esta seria " professor trabalha em apenas uma escola, uma rede de ensino" (e claro as medidas necessarias para viabilizar economicamente esse contrato de trabalho). Quando tivermos professor em tempo integral na escola conseguiremos as condições para atendimento as necessidades de formação e desenvolvimento das novas gerações de estudantes e de professores.
O ponto não é o professor em tempo integral, mas as condições d
Você está certÃssima Denise. Precisamos melhorar as condições de trabalho, dar mais segurança para alunos e professores, abrir escola integral para todos os estudantes e creches para todas as crianças cujos pais trabalhem.
Li muitas vezes o termo gasto para se referir ao investimento em educação, pois é essa a palavra correta a ser usada. Talvez o editorialista se esqueça, ou omita, estudo antiquÃssimo que todos conhecem, que mostrou que para cada dólar investido em educação retornam nove.
Só dinheiro não basta. É só olhar nosso poder judiciário, o mais caro do mundo, que também é um dos piores.
É claro que os investimentos públicos precisam ser aperfeiçoados, e não somente na Educação. Mas ontem, na contramão do que propõe a parcela mais conceituada de pedagogos, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou uma lei complementar instituindo aquilo que o governo de TarcÃsio de Freitas denomina "Programa Escola CÃvico-militar". Além disso, vem impondo à s escolas o uso de inúmeras plataformas pra lá de duvidosas, algumas com problemas no conteúdo e na metodologia.
As vezes a inconsistência lógica da Folha me surpreende. O Brasil tem que melhorar a educação, mas não pode gastar com isso! Uma escola de tempo integral aumenta seus gastos, sabe folha? O pior é a insinuação de que a culpa é o gasto com ensino superior, que envolve também todo o escopo de pesquisa, extensão e inovação do paÃs. Tirar de subsÃdios bilionários ao mercado? Nem pensar! Precisamos tirar da educação superior para atender a educação básica.
Parabéns Adriano! Acertou na mosca. E mais: em um trecho diz o editorial “que apesar de gastos consideráveis com educação.” Ora, quanto investiram os governos Temer e do inelegÃvel nessa área? Quase nada.
Faltou mencionar as péssimas condições de trabalho e os baixos salários dos profissionais de educação pública que contribuem negativamente para a qualidade do ensino
Resultado: Descondendo 3. Ensacadora de Vento 2. Essa é a verdadeira escuridão, petralhas no poder.
Não durmo nem acordo com o Minto. Deixo isso para a gadaiada. Aproveite!
Seu Ferretti, com honestidade e isenção Estude melhor os investimentos em Educação nos governos Lula e Dilma e os compare com os de Temer e do inelegÃvel e certamente mudarás de opinião.
Sr. Luiz, com a milÃcia no poder, o que tivemos de avanços, além dos Pastores lobistas, das barras de ouro e de uma coleção de Ministros da "Inducassão"?
Precisamos aumentar progressivamente nossa nota no PISA para no mÃnimo 500. Esse deveria ser o objetivo nos próximos 10 anos. Nós verÃamos uma grande mudança nesse paÃs, com uma população jovem educada com excelência mundial para a aproveitar a globalização e aumentar a prosperidade do paÃs.
Mas os liberais e as ONGs querem que a escola ensine empreendedorismo e brigadeiro gourmet
Pois é, onde está o plano para progressivamente aumentar a qualidade da educação universal do Brasil? Não existe paÃs rico com democracia forte sem ensino de alta qualidade. É uma perda de oportunidades imensa ter 7 % de jovens analfabetos. Cota nenhuma é capaz de mitigar esse flagelo que afeta com mais intensidade populações afrodescendentes. Sem esses jovens escolarizados o paÃs não avança como poderia.
O que tem de analfabetos funcionais, alguns até com cursos Superiores, inclusive professores, não está no gibi.
Mais um que dorme com o Mito, sendo 2 de Pandemia. Kkk. Esqueceu 16 anos de governo, né ? Petralhada tem memória seletiva e outras práticas que são censuradas.
A julgar pelo teor das Fake news nas redes sociais, o número apontado é pouco, e deveria ser ainda mais. Alfabetizar ra que, prá isso?
Estranho. A própria folha é a favor do ensino de fabricação de brigadeiro gourmet ao invés de alfabetizar.
O sonho neoliberal é substituir o professor pela inteligência artificial, que transmite aula para o domicÃlio. O aluno deve ser privado da convivência social e treinado para tarefas extenuantes de caráter puramente instrumental, sem nenhuma reflexão ou crÃtica. Esse modelo já está em implantação em São Paulo, onde o secretário de educação é o também o comerciante das plataformas e dos devices a seem comprados pelo governo para distribuir aos alunos. É assim que a folha pensa.
Prezado Gustavo, muito obrigado pelo seu comentário. Achei que o José TarcÃsio foi muito cruel com você, pois essa questão de eficiência pressupõe uma referência. E é claro que o neoliberalismo é muito mais eficiente que um regime progressista. Por exemplo, em 6 anos colocou 125 milhões de brasileiros em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Isso sim é eficiência. Também destruÃram a educação e de uma forma bastante eficiente. Me solidarizo com a sua as suas limitações.
Curioso Gustavo, foi ver os emissários da educação do recente governo dito liberal, coletando barras de ouro em hotéis. Uma lição de eficiência liberal. Eficaz como disparar arma de fogo em aeroporto. Um joguinho educativo talvez te ajudasse com a memória.
Devia parar de falar bobagens e de empurrar a batata quente para outros. A república sindicalista gosta de gastar, mas nao de trabalhar. Para um grupo politico que se gaba de ser o abrigo de "educadores, os resultados sao frustrantes, para nao dizer ridÃculos. PT é só papo. Possivelmente o neoliberalismo traria mais resultados, visto que é eficiente.
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