Bruno Boghossian > Declarações de Leite precipitam julgamento que ele tentava adiar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Se o governador fosse o Pimenta cumpanhero, será que ia ter feito a prevenção? Duvido muito.
Espero que em Outubro comece uma limpa.
O leite azedo tentou consertar, com falácias estúpidas no programa Roda Viva, seu comportamento desastroso perante a crise climática no RS. Viram a cara de enfado da jornalista Kelly, diante das respostas do leite azedo?
A vaca, cachorro e cavalo, já foram pro brejo, agora já é Leite derramado governador. Sua esperteza polÃtica, demonstram sua, prepotência, ação sorrateira e acima de tudo, que não é confiável. Agora vamos ver se o povo gaúcho tem faca nos dentes mesmo, ou simplesmente é um conto de fadas.
Os gestores do rio grande do sul nestes 30 anos de plano real são ineficientes e contribuiram para essa situação que o estado vive hoje, pra quem já teve borges de medeiros e getúlio vargas, é difÃcil ver esses q passaram e o atual constituir uma dÃvida de cem bi e ainda vivem ampliando despesas a custa de um povo trabalhador e sofrido, em nome de uma elite de servidores públicos que ganham acima do teto remuneratório federal de quarenta mil por mês. vê no google a dÃvida dos estados e comprova
Não há um só professor universitário (por exemplo) da rede pública em todo o Brasil que ganhe mais que dezoito mil reais por mês lÃquidos. Ao falar dos servidores, é necessário fazer as devidas distinções.
Acima de tudo, muito fraquinho...
faz o discurso para a base de sustentação medieval: agro ogro, indústria, rbs sio nisssta, bozos ignorantes, cacs, etc.
Ele fala bem e tem uma retórica boa. Mas é incompetente (ou mais esperto?) tanto quanto outros que passaram por este cargo no Estado, incluindo prefeitos. No Programa RodaViva os entrevistadores ainda foram benevolentes. Podiam tê-lo colocado na parede de forma mais explÃcita.
O agro é pop está no estado, no governo, na mÃdia e na Globo.
Apesar da compreensão caridosa do autor do texto, é evidente a preponderante culpa do tucano. Age como aquele zagueiro que não acompanha a linha de impedimento e, após o gol, levanta o braço pedindo a falta, mas sobressaindo ainda mais sua posição e seu erro
Show de bola berenice
Gostei da analogia rs.
Infelizmente não é só o governador gaúcho que ignora advertências ambientais. Coloquemos parte da culpa nos prefeitos, estes sim, muito próximos de evidências futuras trágicas ambientais, pois são paroquiais ao extremo e ignoram as implicações micro-regionais que os unem no mesmo propósito.
Não se trata de culpa, mas de falta de responsabilidade.
Assim como "Bibi" faz com o prolongamento da "guerra" em Ga za, espero que Eduardo Leite não queira o prolongamento da tragédia para fugir de um julgamento.
Se alguém tinha dúvida, as declarações feitas pelo próprio Governador do RS trataram de desfazê-las! Assumiu a responsabilidade pela tragédia anunciada ao não investur em prevenção, pois, estava mais preocupado com o controle fiscal! Desprezou a opinião de especialistas que advertiram sobre os riscos desta catástrofe! Sem perdão!
Incompetência é o que se espera de um sujeito que chegou ao governo dentro do armário para ter o apoio de Bolsonaro.
Bom artigo! Teria sido ótimo sem a "passação de pano" do finalzinho.
Um governante não pode ser surpreendido pelo que se espera. Se antecipamos o conhecimento de um evento catastrófico futuro devemos agir para prevenir e minimizar os impactos sobre a população e a economia. Leite teve um prévia do desastre em 2023, mesmo assim não mudou a polÃtica ambiental, não mobilizou estudos e intervenções para minimizar o desastre de 2024. Quanto teria custado isso? Muito menos que o custo atual. Agora tem que mudar tudo, rever o código ambiental, mudar a polÃtica.
BolsoLeite é apenas um de vários. BolsoRato Jr fez o mesmo no PR nos últimos 6 anos. Jorginho BolsoMelo está fazendo o mesmo em SC. Eu discordo que não dá pra "desenhar" uma relação entre essas medidas e inundações, basta listar os 5 Estados que mais desmataram Mata-Atlântica [matas ciliares] e já fica possÃvel prever qual será o próximo da lista a sofrer desastres: Minas Gerais (alagou), Bahia (alagou), Rio Grande do Sul (submerso), Santa Catarina (alagando) e Paraná (loading).
Depois de SP ter mandado o Bozo pro Rio, o minimo de delicadeza é aceitar o To-nem-aà sem fazer mimimim. Lembro de uns conhecidos da Paulicéia dizendo que tambem queriam um Witzel pra mirar na cabecinha. Alias o Doria se elegeu prometendo "fazer o abate". Zoeira a parte, do Oiapoque ao Chui ha muito desejo de vinganca, e pouco senso de justiça,
Esqueceu o BolsoCariocaTarcÃsio? Doando terras devolutas ao racismo do agro para meterem a motosserra em tudo?
Leite foi o melhor e o mais responsável governador que passou no RS nos últimos 30 anos. O resto é conversa eleitoral, principalmente do PT. Este sim, que com o fisiológico MDB, quebraram o Estado. Lembram do finado Tarso Genro? Um desastre, que de tão ruim sumiu do RS e se escondeu não sei onde. Todo dia agradeço a Deus por estarmos atravessando essa crise sem as Manoelas, Lucianas, Marias e os Ruas e os Olivios na direção polÃtica. Já pensou a catástrofe administrativa?
O que eu pensei mesmo é a catástrofe que se constitui seu comentário
André Luiz; Conversa eleitoral? Não sou PTista mas, já pensou o Bolsonaro no governo federal administrando esta crise? Faça uma lista de quem ele mandaria para o Estado para resolver este problema ... começando pelo Pasuelo, talves ....
Já vi comentários delirantes nesse espaço sobre o Rio Grande do Sul. Mas o seu André, com todo o respeito, é hors concours ...
Enfim, alguém que reconhece o valor de Eduardo Leite. A maioria de quem comenta aqui só quer bater (gratuitamente).
Pinóquio apareceu por aqui...dÃvida que sufoca o Estado foi contratada e mal renegociada pela direita ...MDB está no governo, com o vice de Leite. Ache outro lugar para mentir, meu chapa.
Nem vendo o RS desaparecendo em meio a uma calamidade sem precedentes, nem vendo a população, cidades, prefeitos e governador imersos na lama, você ainda tenta colocar uma cortina de fumaça, parte para o ataque, num ato bem tÃpico dos bolsonarias de carteirinha. Quer desastre maior que esse? Leite sabia o que podia acontecer, contou com a sorte, não tomou nenhuma providência, e ainda teve a desfaçatez de afirmar tinha outras prioridades.
Pelo visto você, além de bolsonarista, deve pertencer a outro movimento para defender o leitinho derramado.
E ainda querem me obrigar a ter pena do eleitor (suicida) de direita...
Fala assim porque não teve sua casa alagada , não perdeu parentes e amigos.
Nem precisa pensar na catástrofe que seria, Andre, seu polÃtico incompetente de estimação já nos mostra diuturnamente.
Bom artigo Bruno. Só lamento o último parágrafo. Discordo que o Leite tenha alguma ou qquer razão que seja naquela frase. Na verdade, me parece uma frase de um covarddde um tanto canallha.
Quanto tempo o governador do Rio Grande do Sul perdeu ao se deslocar de seu Estado para os estúdios da Cultura, em São Paulo, para dar essa entrevista? Os holofotes são mais importantes que o atendimento à população e a reconstrução do Estado? O mesmo vale para Lula e seus ministros que tem mais discursos polÃticos (e mÃdia) do que ações. Os gaúchos precisam de apoio material e humano. Não de holofotes!
Não gosto do leitinho de jeito nenhum, mas você erra e erra. Leite não saiu do RS. Deu entrevista remota, lá em Porto Alegre. Erra ao acusar Lula, que esteve diversas vezes no RS, enviou vários ministros e tem envidado esforços ao máximo, inclusive junto aos incompetentes Lira e Pacheco. Seu mito estaria andando de jet-ski, mas não no RS, provavelmente numa Reserva Ambiental destruindo o que estivesse na frente.
Não gosto do leitinho de jeito nenhum, mas você erra e erra. Leite não saiu do RS. Deu entrevista remota, lá em Porto Alegre. Erra ao acusar Lula, que esteve diversas vezes no RS, enviou vários ministros e tem enviadado esforços ao máximo, inclusive junto aos incompetentes Lira e Pacheco. Seu mito estaria andando de jet-ski, mas não no RS, provavelmente numa Reserva Ambiental destruindo o que estivesse na frente.
Marchesi, tira o Lula desse balaio, ele já foi ao RS e está oferecendo ajuda milionária, além de ter designado um Ministro para presidir os trabalhos de reconstrução, já que nem o governador, nem o prefeito de POA se mostram à altura desse momento histórico. Aliás, algum bozo estará jamais? Duvido, são medÃocres demais para qualquer lugar.
A entrevista foi em Porto Alegre.
Leite: limer, agrotóxicos, desmatamento, estado mÃnimo, demagogia, incompetência, falta de senso crÃtico, bozo envergonhado, etc.
Um menino sem rumo e sem projetos para o estados e população. Além de fazer tudo para beneficiar os empresários, o agronegócio, os pecuaristas, o setor imobiliário e dos agrotóxicos etc.
PolÃtico inexperiente
Experiência comprovada, basta olhar para o RG.
Li toda a entrevista do governador Leite. O estado do RS estava quebrado, não pagava salários do funcionalismo, a estrutura estava (e ainda está, em partes) sucateada. O RS tem a tradição de manter o estado gigante, por exemplo é um dos únicos entes federativos que ainda mantém um banco estatal. Quando se tem um certo sopro de alÃvio, vem essa tragédia turbinada pelo desmatamento da Amazonia e cerrado. Complexo para se concluir em uma única coluna ou comentário.
Votirazzi. Talvez o senhor seja uma alma muito otimista. Mas esperar que o Marques estude é um pouco demais
O problema sempre é outro. Há quanto tempo o RS vem de sucessivos governantes filiados à extrema-direita fascista, defensora do neoliberalismo, do estado mÃnimo, do descaso com a questão ambiental e exclusão social. Trata-se de privatizar tudo, de priorizar o lucro e a ganância de poucos, em detrimento do estado, população e meio ambiente.
Banco estatal que dá lucro. Vai estudar.
A catástrofe foi anunciada, e, governador e prefeitos nada fizeram. Se quem é a culpa da população?
Acho que o governador está lutando e muito para amenizar, leite foi derramado e agora tem que prevenir para não acontecer novamente. Ele arregaçou as mangas para lutar por seu povo, é mais importante o que ele faz ao que ele fala.
Anete e Joel, a situação é grave e está longe de voltar ao normal, dói meu coração quando vejo.. penso principalmente nas pessoas que lutaram a vida inteira e perderam tudo. Infelizmente quem devia pensar na população a longo prazo ( governador, prefeito, vereador) pensou no curto prazo e o desastre não foi, é IMENSO! Sinceramente, espero que Deus ilumine as autoridades para que pense com carinho na vida de cada um que foi afetado e que lhes tragam o conforto de ter um lar novamente
Vestiu um colete laranja e saiu por aÃ, demostrando todo o seu constrangimento. Prevenir é mais humano, econômico, sensato, do que consertar os estragos. Trata-se de vidas perdidas.
Não concordo Gerlane. Ele tem que se responsabilizado. Muita gente morreu e ainda vai morrer. Assumiu o risco e ignorou. Agiu dolosamente.
Tanto o governador como o prefeito são responsáveis pelo desastre, o maior medo deles é não serem bem avaliados pela população e serem depostos dos cargos que ocupam.
Receber dados alarmantes sobre uma possÃvel tragédia e priorizar outras pautas é uma forma de negacionismo. Nada do q ele fez como alternativa compensa o custo humano e material das enchentes.
Por que a coluna escrita do ponto de vista da análise dos movimentos de comunicação Leite frente à catástrofe, quase como se fosse uma consultoria? O que falta para que se julgue, com todas as letras, o governador como o responsável que efetivamente é?
NÃO TÊM COMO NOS CALARMOS PERANTE TANTA HIPOCRISIA DO GOV LEITE, o cara é outra farsa tão canalha e perigosa qto o JMB. Mente pra si mesmo o tempo todo. É um reaça capitalista que ñ poupa nem a mãe pra conseguir seus objetivos via pautas e agendas!!!
Ao ter, com conhecimento de causa, escolhido outras agendas "mais importantes" do que as de prevenção de desastres, o governador Eduardo Leite declara sua incapacidade para governar tanto no åmbito do executivo, como do legislativo.
O Brasil todo ajudou o povo gaúcho. Mas o povo agora precisa se livrar desses prefeitos e governador que nada fizeram ou ainda ignoraram os riscos e agora querem abafar a incompetência.
Daà não adiar as eleições, como sugeriu Leite. Que os gaúchos votem em um momento de dor, calamidade e destruição. Que possam avaliar prefeitos e governadores.
E dos presidentes que fomentam a discórdia nacional em benefÃcio de projetos pessoais.
Outra falha além de não cuidarem do sistemas de proteção foi não engajarem não busca de uma solução para o escoamento do GuaÃba e ficarem presos a ideias pré concebidas de ecologistas já era para ter uma maquete de toda área para teste dinâmicos do escoamento da água ou mesmo utilizando software, mas preferiram ficar me soluções de 80 anos atrás e deu no que deu
alguém tem culpa, era uma tragédia anunciada, ano passado o clima já tinha dado avisos, foram negligentes, agora eh buscar quem foi e punir, no mÃnimo tinham que ter passado a bola para a união, visto o vulto das obras. Mas o alagamento de Porto Alegre vai para conta do prefeito e governador, uma vez que as águas não atingiram a cota que, teoricamente, os sistemas de muros, diques e comportas, deveriam suportar, que seriam 6 metros
A partir de 1988, Nova República, foram prefeitos de POA, consecutivamente, Tarso Genro, Raul Pont, OlÃvio Dutra, Tarso Genro outra vez, e João Verle. Todos do pt. No mesmo perÃodo, foram governadores do RS OlÃvio Dutra e Tarso Genro. Ou seja, o RS não é bozolóide, mas sim cansou das reiteradas enganações do pt. A tradição do RS é de protesto e oposição a malfeitores. O bozo, nutrido pela deslealdade do pt, foi apenas ferramenta de protesto. Não é o ideal da gauchada. E jamais será.
Vocês compõem o grupo negacionista petista. Não há argumento lógico ou fático que ative cognição realista a vocês. Mas não é exclusividades de petistas babalulas, os bababozos são idênticos. Todos negacionistas.
Nem seu comentário, nem sua réplica, explicam pq hoje, como nos últimos seis anos, nenhum candidato q se oponha ao Bozo seria eleito. Depois da tragédia da Covid, a tentativa de golpe, os crimes mesquinhos tipo rachadinha e tráfico de jóias, o povo segue o Bozo por supostos erros do PT, cujo último governo no RS terminou há dez anos? Se engane, se vc gosta.
E o PT hem? É sempre assim. Sempre que se encontram em uma enrascada, ao não terem argumentos, por não saberem debater, colocam a culpa nos adversários.
Dalton. Se possÃvel faça-nos um favor. Publique aqui a procuração que a população gaúcha lhe passou para vc falar com tanta autoridade em nome dela. Peço isso pois tenho vários parentes e amigos de lá. Nenhum deles concordaria com vc.
Aumente a sua linha do tempo, Ricardo. A resposta à sua pergunta está na apreciação ampla das causas a isso. Ou releia o meu comentário e contraponha sob o mesmo parâmetro e abordagem, sem o corte que limite ao recentÃssimo passado. E, sim, tenha a certeza que a maioria absoluta dos gaúchos se ampara nas razões que apontei.
Como chegaram à situação de ter q escolher entre Leite e Onix, ambos bozistas, o primeiro do tipo "moderado" e segundo "raiz"? Mas ambos bozistas! Suspeito q vc não fala pela maioria da gauchada, pois ficou claro q ninguém q se oponha ao Bozo é eleito no RS.
Eduardo leite, fraco , fraco , prepotente , limitado intelectualmente , como Os gaúchos caÃram nesse golpe ?
Chegamos a essa situação via Lava Jato, que pregou ódio aos polÃticos, abrindo caminho para os que se diziam fora da polÃtica. Zema se apresentou como um empresário de sucesso, ia governar o estado como se governa uma empresa, Bolsonaro afirmou que ia destruir tudo o que havia sido feito até então, Michele sonha em transformar o paÃs em uma teocracia etc
Angelo, entendo sua posição, mas vamos colocar de outro modo. Como chegamos à situação de ter q escolher entre Leite e Onix, ambos bozistas, o primeiro do tipo "moderado" e segundo "raiz"? Mas ambos bozistas!
Mesmo assim a imprensa já elegeu ele como uma das opções pra ser nosso próximo presidente. Junto com o TarcÃsio da extrema direita.
Na origem, a escolha era entre ele e um sujeito muito bronco, que buscava reeleição.
O outro era o Onix... lembra?
Vou dizer o que penso: Borges de Medeiros, Getúlio Vargas e Júlio de Castilhos estão se remexendo no túmulo com este playboyzinho como governador do RS. Os gaúchos que tombaram defendendo a linha de fronteira do Brasil também.
Faltou o Jango nessa conta.
O que Borges, Getúlio e Castilho fizeram para proteger o rio grande dessa catástrofe.?? Em mil novecentos quarenta e um também teve esse desastre e ninguém foi considerado culpado!
O sonho de vir a ser PR virou pesadelo, politicamente é um morto-vivo.
Errado. Jamais subestime a capacidade do eleitor brazuca de fazer melda.
Completamente culpado e cÃnico. Um farsante. Por fim, propôs o adiamento das eleições para impedir que o povo troque imediatamente a classe polÃtica local responsável pela tragédia.
Pode, sim, Ari, e está sendo. Só espero que a memória dessa tragédia perdure por longo tempo e os sulistas parem de eleger fascistas incompetentes forever.
As consequências das mudanças climáticas não vao parar por aà e o governador atual também não pode ser julgado e - condenado por alguns - por falhas e descasos em infra estruturaa de prevenção. Em dois mil e quinze o governo federal também ignorou alertas e não investiu.
Uma mistura de neoliberalismo exacerbado com a busca de agradar o eleitor bolsonarista, o desastre é certo. Não foi por acaso que a indústria de fake news agiu como fez na pandemia. O desastre está na colo de quem o negou, e acredito que a campanha não surtiu efeito, afinal a realidade estava dentro de casa e as pessoas fora dela. Só quem é de outro estado pode ficar em fake news falando m, pra não escrever a palavra completa.
A tragédia no RS apenas revelou o sujeito arrogante e despreparado que ele sempre foi. E o prefeito de Porto Alegre é outro mascarado incompetente. A dura realidade é que os gaúchos precisam aprender a votar. Tudo indica que os sulistas compraram o bolsonarismo e uma ridÃcula pose de "conservadorismo" porque se acham "europeus". Taà o resultado do autoengano. A realidade bem brasileira falou mais alto.
A tragédia no RS apenas revelou o playboy arrogante e despreparado que ele sempre foi. E o prefeito de Porto Alegre é outro mascarado incompetente. A dura realidade é que os gaúchos precisam aprender a votar. Tudo indica que os sulistas compraram o bolsonarismo e uma ridÃcula pose de "conservadorismo" porque se acham "europeus". Taà o resultado do autoengano. A realidade bem brasileira falou mais alto. Apenas acordem.
Acho que chegou a hora dos sulistas realizarem seu grande sonho: que tal separar do Brasil, como sempre desejaram? Boa hora para refletirem.
Sim, não dá pra esquecer que o RS preferiu o Bozo nas últimas eleições.
Pois E', os gaúchos tem a opção de Dilma ou a Maria do Rosário, e etc .
Meu amigo, nasci no RS e afirmo: você está sendo conservador em seu texto, pode acreditar. É muito pior do que isto.
A imprensa gaúcha é dominada pela RBS, pega na operação Zelotes, com fraudes maiores que o patrimônio. Também pelo correio do povo, do Edir Macedo, um horror de jornal pró Bolsonaro, como Record. O RS ainda tem a Brasil Paralelo, grande produtora,de fake news negacionistas, e cujo conselho tem Guerdau, outro pego na Zelotes. Transformaram um grande estado em reduto da extrema direita, até Mourão elegeram, não é a toa que os filhos do Bolsonaro saÃram desesperados pra tentar conter suas crias.
O que esperar de um gay que apoiou o homofóbico Bolsonaro? Que liberou a utilização no estado de agrotóxicos proibidos nos paÃses de origem, para ir a mesa de crianças e famÃlias no Brasil. Assim como Aécio, a Folha sempre soube quem era o protegido Leite, capataz de nossa bilionária elite do atraso, só abandona depois de já desmascarado.
Irresponsável e sem a mÃnima noção. Chega beirar a psicopatia.
O jornal deveria fazer um levantamento das principais mudanças feitas no Código Ambiental, não há dificuldade alguma para enxergar o papel dessas mudanças no agravamento do desastre gaúcho.
Confessado o cri me e admitido o dolo, resta atribuir a pena. Deve ser perpétua, como foi para centenas de gaúchos.
Saudades da fimeza e altivez, do saudoso, Gov. Leonel Brizola.
Precisamente. Faz muita falta o velho Taura.
O qual deixou o RGS o estado mais endividado da federação, tem sete trabalhadores para sustentar dez aposentados na média!
Deve ser julgado criminalmente por ser negligente e relapso, tÃpico dos bolsonaristas como este sr.
Inacreditável a fragilidade desse jovem governador gaúcho e a inconsistência de seus argumentos, na tentativa de justificar o injustificável. E, ainda tenta escamotear o seu oportunismo ao seu posicionamento favorável ao adiamento das eleições no Rio Grande. Senhor governador, o grande e pujante estado de todos os brasileiros merece respeito, dignidade e coragem para enfrentar o caos!
O que espanta é o PSDB achar que ainda tem influência na polÃtica brasileira. Tabata Amaral que se cuide, abraçar um navio afundando cada vez mais rápido não parece ser a melhor estratégia.
*Prestados
Espera, daqui 15 anos, depois de todos serviço prestado a nossa elite do atraso, depois que todo mundo já sabe, a Tabata, cria justo do Lemann das lojas americanas, vai ser descartada até pelos jagunços da Folha, como ocorreu com Aécio e com Leite.
"Não era hora de procurar culpados" porque eles são conhecidos há tempos pelos gaúchos. Eduardo Leite, Governador, responsável pela destruição do Código de Ambiente do RS e a flexibilização da preservação ambiental e favorecimento do mercado. Sebastião Melo, prefeito, responsável pelo sucateamento da rede de proteção de cheias de Porto Alegre, com interesse na privatização dos serviços públicos de água e esgoto. Bem simples. Basta juntar as provas em um processo e encaminhar ao MPF.
Muito bom, disse tudo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Declarações de Leite precipitam julgamento que ele tentava adiar Voltar
Comente este texto