Cotidiano > Prefeitura de Porto Alegre foi alertada há seis anos sobre risco de falha no sistema contra enchente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Cultura e tradição de polÃticos não atenderem alertas e por preguiça junto com a incompetência não tomam providencias por não terem seriedade e quesitos para trabalhar a serviço do povo e no fim não dara em nada no brasil da impunidade.
Que vergonha Prefeito Melo. Ao invés de tentar construir uma narrativa estapafúrdia acusando terceiros, o Senhor deveria ter prestado atenção e feito o seu trabalho adequadamente e incentivado a construção de polÃticas públicas adequadas para, senão pudesse evitar, ao menos poderia ter reduzido em muito o impacto da tragédia que ocorreu em Porto Alegre. É a sua cara negar os fatos e terceirizar a responsabilidade.
Uma coisa é passar o pano, outra é contestar posts e notÃcias cujo único objetivo é criticar as autoridades por não terem bola de cristal. Se as comportas estivessem funcionando adequadamente, impediriam parte do desastre do centro da capital, possivelmente uma pequena parte, porque a água subiria pelas instalações hidráulicas, como bueiros. PrincÃpio dos vasos comunicantes. O RESTO da tragédia não teria sido mitigada pela comportas da Mauá. Repito, ninguém previu o TAMANHO da encrenca.
Prevenir a catástrofe não dá voto. Esses polÃticos são todos iguais. Quem sofre é sempre o povo que paga os seus impostos.
Esses gestores d direita são os mesmos que vivem apontando para a esquerda? Não que o pessoal da esquerda seja competente,mas, esses direitistas vivem passando vergonha por seguidas trapalhadas em suas gestões. Essa matéria representa, fielmente, a incapacidade desses direitistas de cumprirem com suas obrigações. O pior que mentem com muita desenvoltura. Eles tiveram um excelente mentor nos ultimo anos, sr Bolsonaro! É inconcebÃvel um ser humano normal acreditar em gestor como esse Bolsonaro
Aos poucos vão se descobrindo as causas. Falhas e desleixos existiram. E como fica? O que se há de fazer, não pode ser aceita somente. Se houver responsabilidade de autoridades públicas devem ser apuradas e punidos na forma lei, pra valer pra qualquer um. O povo de PA merece saber a verdade.
A verdade está aÃ: Um agravamento das condições climáticas associada a uma falta de investimento em estrutura fÃsica .
Se tivessem dado a mÃnima manutenção no sistema de drenagem não teria alagado boa parte da cidade o resto é retórica de um prefeito acuado.v
O Estado nas mãos deste Governador e a Capital nas mãos deste Prefeito representam catástrofe anunciada! Pobres gaúchos! Quanto desleixo! Entregaram tudo nas mãos de Deus!
Queria derrubar o muro da Mauá e agora disse trocar as comportss, bombas. O escoamento das águas está sucateado. E graças a Sabesp e outras companhias que e enviaram as grandes bombas para drenar a agua. Está tudo bagunçado.
Quanto menos o prefeito tem razão, mais acusa de mentir quem aponta fatos. É fato que o impacto seria menor com manutenção do sistema contra cheias. É fato que havia dinheiro disponÃvel a fundo perdido para modernizar o sistema, no entanto não foi buscado.
Um dos grandes problemas da polÃtica brasileira é que cidadão eleito toma posse, mas no dia seguinte já está pensando em se reeleger, ou seja, trabalhar e enfrentar os problemas com soluções pensadas e disciplina no trato da coisa pública, que o levaria a se reeleger naturalmente, é o que menos o preocupa.
As bombas são pra bombear águas da CHUVA pra dentro do rio que, em condições normais, tem o seu nÃvel ABAIXO do nÃvel do chão das ruas. Agora, se as águas a bombear são do próprio rio que inundou a cidade, a água do rio e do chão das ruas estão no mesmo nÃvel. Nesse caso bombas não adiantam. E houve sim, vários alertas de que poderia haver aumento do nÃvel do GuaÃba, mas QUANTO de aumento, isso ninguém previu. Em 3-4 dias choveu o equivalente a seis meses. Isso ninguém previu.
Já sei pra quem pedir se precisar de pano pra enxugar as coisas lá no RS
Istvan parece que da turma do prefeito pois está tentando passar pano.
Para isso que existe o muro e as comportas. As águas desceriam, não iriam inundar a cidade.
Sempre tem um passador de pano.
Manutenção de bombas, manutenção dos diques, manutenção das comportas . . . Obras de baixo custo, mas só aparecem quando há calamidades e portanto não rendem votos. Estão sempre fora da agenda dos administradores.
Em 2020, o candidato era o BolsoMelo contra o PT.
Este ano ele concorre de novo. Vão votar nessa figura que culpou a "extrema esquerda de criar uma narrativa" . Tipo negacionista
Em 2020, o candidato era o BolsoMelo contra o PT. Se aliou ao que tem de pior do bol sonarismo (se tem pior). Seu vice-prefeito é um dos quadro do fas cismo gaúcho, dos mais reac cionários. BolsoMelo governa para quem o elegeu: os construtores e incorporadores e donos de grandes areas urbanas, em especial um grande grupo familiar com rede de supermercados e shoppings. Aà está o resultado da continuidade dos bolsom inions no poder. A ext rema direita mata, destrói o patrimônio alheio.
Esperamos que estes fatos não se repitam.
Irão se repetir por causa das mudanças climáticas, agora depende da população, através das eleições, trocar os gestores para mitigar os danos que acontecerão.
Lamentável.
alguma novidade ? dizem que em Sc as barragens estão com falta de manutenção há muito tempo . dizem !
E veja que coisa né Dauner. Nem governador nem prefeito tem mais de 70 anos. Ainda assim fazem cacas como essa. Aquela sua tese etarista preconceituosa não funcionou aqui
Alguma novidade nisso ? Dizem que , em SC, as barragens estão com falta de manutenção há décadas . dizem ...
Porque não colocam o nome do prefeito e seu partido polÃtico, assim como esse jornal faz sempre quando são do PT e da esquerda em geral?
Eu sempre me pergunto isso. O prefeito é do (P)MDB e é bolsonarista.
Em um paÃs minimamente sério, governador e prefeito já teriam renunciado. Falta caráter.
Ainda tem MP no RS ou sumiu na lama?
Eu diria que já teria sido aberto pelo menos um inquérito de apuração.
Dois prefeitos bolsonaristas em sequência. Este é o preço que nossa cidade está pagando. Bolsonarismo é uma doença.
O Brasil pode ajudar mas serão os gaúchos que decidirão sobre a reconstrução do RS e a punição de seus polÃticos de hoje é de ontem, responsáveis diretos da tragédia que devastou o estado.
Deixar de executar o que apontou os Laudos Técnicos sobre melhorias no sistema de contenção de enchentes em Porto Alegre, por si só já é motivo de ser responsabilizado e punido, além dos avisos naturais com a subida das águas pluviais nos últimos anos. Não sendo o caos atual consequência direta dessa irresponsabilidade, ao menos foi um agravante dessa tragédia. Não incriminar, o negacionismo prevalecerá.
E desde quando bolsonaristas se preocupam com o meio ambiente?
Se o prefeito fosse do pt a folha escreveria no tÃtulo -prefeito do pt..- a folha não vence ter que esconder como pode as lambanças liberais Brasil afora. Só com fakenews a folha da conta do recado ao gado.
Quando a matéria é de crÃticas ao Governo Federal ( todo santo dia ) a Folha SEMPRE invoca "o petista Lula ", ou "Lula, do PT " . Nunca vi esse jornal adjetivar Bolsonaro, por exemplo, de "pelista " ...
Num paÃs sério esse prefeito já estaria preso, mas a responsabilização vai demorar, oxalá se acontecer, infelizmente. Cara sempre esteve comprometido com os passadores de boiada, pouco importava o meio-ambiente. A natureza respondeu, lamento por à queles que não deram causa.
E mais incrÃvel que o atual prefeito MDB, negacionista e apoiador do Bozo, culpa a esquerda pelas enchentes. Se o Brasil fosse um paÃs sério este Sr. Seria afastado imediatamente e responderia por negligência.
mudaram as regras no Código Florestal a respeito das faixas de APPs (áreas de proteção permanente) no entorno de corpos hÃdricos. A mudança na lei foi sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) no final de 2021. A nova regra não impõe limite mÃnimo nas construções à s margens de rios ou lagos, ou seja, quem define são os municÃpios. Antes as edificações tinham limites a partir de 30 metros.
Esse prefeito b.... Se tiver vergonha na cara peça renuncia do cargo!
Bolsonarista com vergonha na cara? Esqueça.
Negacionismo mata …. Este Sr deve ser processado por sua omissão
Quando foi a Rio 92 mesmo? Amnésia é um problema sério.
sr. me llo: bozo raiz medieval.
Incompetência e opção polÃtica. (Abner Nazaré Cândido)
FORA LEITE E MELO. (Abner Nazaré Cândido)
Tipico do nosso perfil. Nunca se usa, para que colocar dinheiro nisso? Quem deixou de pagar seu seguro do carro e se envolveu em acidente já amargou o resultado!
Tinha até motores faltando porque tinham sido roubados. Tem gente que deveria estar na cadeia!
Concordo plenamente MarcoPoliseli, a justiça brasileira é obscenamente complacente com gestores públicos negligentes. Em TODOS municÃpios vemos invasão de áreas de preservação, desmatamento, construções em áreas de risco, total descaso com recursos hÃdricos, e quando ocorrem desastres, a primeira coisa que os culpados dizem é "não é hora de apontar culpados".
Porto Alegre sofre um desastre anunciado, como ficou comprovado por alertas de climatologistas e, agora, pela revelação de um relatório técnico, apresentado em 2018, que apontava a necessidade de manutenção e adequação do sistema anti-enchentes da capital e, mesmo assim, nada foi feito. Por isso, o prefeito de Porto Alegre correu e contratou a empresa de consultoria Alvarez&Marsal, já pensando em sua defesa contra os possÃveis processos por crime de negligência que enfrentará.
Erro e pouco caso de vários gestores. Ainda dá tempo de corrigir para evitar nova inundação.
Os fatos falam por si mesmos. A narrativa é factual e não polÃtica. Os laudos técnicos, ignorados, não tinham conotação polÃtica, apenas técnica. Contra fatos não há argumentos e “não adianta chorar pelo leite derramado”. “ os reis estão nus”.
Tudo eh polÃtica.
Até um leigo, observando imagens do que aconteceu nota que houve sucateamento e incompetência dos prefeitos e governador no RS. Eles não viam o óbvio porque estão cegos.
Só uma correção, OlavoAntonio, eles não viram o óbvio porque se recusaram a enxergar. Preferiram, como fiéis membros da extrema_direita, apostar no negacionismo.
A "viabilidade técnica..." Está encharcada... Vamos e venhamos! O problema já existia acima dos 3m. Ano passado a chuva já mostrava a que veio! Ou seja, já molhava os fundilhos dos governantes que continuaram sentados em seus gabinetes a tomar um mate....
Este prefeito segue a escola petista de enrolação, igual o Lule fez .
Jovem, o atual prefeito de Porto Alegre é bozonarista e apoiado pela extrema_direita. Que relação ele teria com Lullla? Além disso, o prefeito está seguindo, à risca, a cartilha de Bolsocaro, tentando transferir a culpa para outros.
Prezado Victor, é a mesma escola que está te salvando! O outro sequer emprestou seu jetisk para ti salvar!
O tal Melo mentiu descaradamente que investiu no sistema de prevenção contra as enchentes do Guaiba, quando agora se sabe que nada investiu no sistema. Quem não lembra das imagens de enchente anterior que as comportas não funcionavam? O MP e o TCE devem investigar o cara por negligência explicita neste caso, que trouxe sérios danos ao portoalegrense pela noticia. Isto é dolo!
Sebastião Melo quando candidato a prefeito mostrou que faltava manutenção nas casas de bombas. Sugeria a mudança de prefeito para resolver. Se elegeu e sucateou de vez o sistema de proteção. Tentou retirar o muro de contenção da Av. Mauá para se ter uma vista do rio. Agora alega que ainda estava em estudos as melhorias. Agora é tarde Melo! Agora é responsabilização!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > Prefeitura de Porto Alegre foi alertada há seis anos sobre risco de falha no sistema contra enchente Voltar
Comente este texto