Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    Só depois das árvores destruídas que o homem perceberá que o dinheiro não se come!!! Antes do colapso que afetará a vida na Terra, a Humanidade tentará barrar o aquecimento global sem sucesso, principalmente para as classes baixas... Certamente o Brasil terá um papel relevante / contraditório por possuir a maior floresta do mundo, ser um dos maiores exportadores de grãos alimentares para o planeta e possuir altíssimos índices de desigualdades sociais... CONT

    Responda
    1. Tadêu Santos

      As questões ecológicas no nosso glorioso Brasil são tratadas com descaso pela imensa maioria da população e dos governantes, sejam municipais, estaduais e o federal. Existe uma ampla legislação que não é cumprida ou é facilitada como fez o governador do RS, ao retirar regras preservacionistas aos ecossistemas gaúchos como margem de rios e encostas. A agricultura familiar não é devidamente apoiada com políticas públicas em todos estágios de produção, qdo é a que mais abastece o mercado interno!!!

  2. Antonio Pimentel Pereira

    No papel temos leis copiadas de países sérios, mas aqui a elite tem gente infiltrada em tudo, como pode um cidadão construir uma casa em cota de inundação de um rio, sem projeto assinado por um engenheiro civil, mas com liberação de alvará de construção por uma prefeitura, o crea permite isso, já a oab não permite um processo sem advogado, viu a diferença, no campo é pior, formamos eng agrônomos e ambientais todos os anos, cm pode uma propriedade suprimir vegetação sem parecer profissional? fim

    Responda
  3. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Eu me lembro que usariam os recursos do pré-sal para a educação? Onde foi? PISA continua o mesmo e temos esses desastres acentuados pelo uso de petróleo. Não há evidência pra ter confiança nas políticas do antes e depois de Lula na cadeia. Eu prevejo que ano que vem pelo carnaval tudo já terá sido esquecido e outra tragédia vai surgir surpreendendo autoridades consternadas.

    Responda
  4. Pedro Luís Machado Sanches

    Nenhuma palavra sobre agricultura familiar, agroecologia, reforma agrária. Exceção feita, em parte, à carne e ao arroz, quase tudo o que vem parar na mesa das famílias brasileiras é produzido por gente que está totalmente fora do discurso, das ações e dos planos do Sr. Ministro da Agricultura. Acomodado à condição de fornecedor de comodities a preços módicos no cenário internacional, com ou sem combater a devastação da natureza, o Brasil seguirá sendo subserviente, como é desde 1500.

    Responda
  5. Henrique Marinho

    Uma visão clara e pragmática da questão agrícola e ambiental brasileira. Eu apenas acrescentaria o grande potencial do Pagamento por Serviços Ambientais-PSA, e da CPR-Verde, em vigor, mas faltando uma regulamentação apropriada. Com ambos, seríamos imbatíveis.

    Responda