Ambiente > Sob Bolsonaro, Brasil afrouxou regras para construir na margem de rios e lagos; entenda a legislação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos Medeiros

    O país quase foi destruído pelo ex-presidente, já deveria ter sido tirado de circulação. Espero que as pessoas vejam o que acontece qdo escolhem mal.

    Responda
  2. Andre Moraes

    Eu há muito tempo insisto que os livros de história vão condenar nossa geração por ter deixarmos alguém tão perverso, tão destrutivo, tão incompetente, tão criminoso ter chegado ao poder e conseguir terminar o mandato. Ele é uma especie de Midas da destruição, tudo que toca se transforma em dor e sofrimento.

    Responda
  3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    E ainda tem gente que fica dizendo que o Bozo não fez nada em seu desgoverno. Que injustiça! Deixou nos esse grande legado!

    Responda
  4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O governo federal deve agir e condicionar a liberação de recursos à revisão da legislação ambiental de municípios que liberaram as margens para construções e não deve financiar a reconstrução nesse tipo de locais exigindo que as novas construções sejam erguidas em locais seguros longe dos rios. Mais uma que devemos ao genocida golpista corrupto. Depois ainda tem quem diga que ele não fez nada!

    Responda
  5. Bianca Moreira

    A política de passar a boiada do Genocidia só trouxe retrocesso, atraso e morte ao país. Leis Ambientais, ataques às áreas dos povos originários com anuência do Genocida para apoiar garimpeiros. Período de trevas ao qual o Brasil sobreviveu, mas saiu muito ferido.

    Responda
  6. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Vitória tem episódios terríveis de deslizamentos e mortes de dezenas de pessoas. Pouco tempo depois as empresas de energia restauram o fornecimento de energia nas áreas de preservação ambiental, e também levam energia a invasões. Essas empresas deveriam ser responsabilizadas! Eles fazem parte do problema!

    Responda
  7. Dalmo de Souza Amorim Junior

    O congresso precisaria votar o aumento de 100 metros de distância de margens de rios e lagos para plantar ou construir, isso ajuda a restaurar as matas nas margens e evitar as enchentes, ou mitigá-las.

    Responda
  8. APARECIDO MARIANO

    Lógico que foi o Bolsonaro que afrouxou a lei. Esculhambou geral

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Desde a década de 1990 Bolsonaro é o responsável! O congresso nada tem a ver com o afrouxamento de margens de rios e lagoas desde então.

  9. APARECIDO MARIANO

    Só um orelhudo nega cio nista para não aceitar que aprovar normas para eliminar limites de construção nas margens dos rios é uma variável que só agrava . Logico que haverá mais moradores nas beiras de Rio. E morrerão. Ou mínimo sofrerão as consequências . Mas aqui mesmo tem um orelhudo negando a participação do boszzo nisso.

    Responda
  10. ARY OLIVEIRA

    Pergunto aos especialistas do texto se o que ocorreu na região de Petrópolis e Teresópolis em dois mil e onz, em Blumenau em mil novecentos oitenta e quatro e tantas outras cheias e calamidades humidas Brasil afora ocorridas antes de dois mil dezoito também foi culpa do Bolsonaro?

    Responda
  11. ARY OLIVEIRA

    Ok , ok, ok A vegetação nas margens do rio se conservada impediria detritos avançarem morro abaixo. Ccompreensível, mas o volume de água que caiu dos céus seria o mesmo com essa mata protegida, conforme da a entender no texto.

    Responda
  12. MARCO ANTONIO POLISELI

    Não estou vendo ninguém falar dos motores roubados das comportas do sistema antienchente de poá

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Que diga se de passagem era responsabilidade da DMAE(empresa estatal) pela sua manutenção e guarda e funcionabilidade, ai criticam a iniciativa privada...

  13. MARCO ANTONIO POLISELI

    Vai ver os bairros e cidades que estão à beira dos rios surgiram a menos de 6 anos né !?

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Para a lacração opositora sim

  14. Tadêu Santos

    As facilitações tornando a legislação mais fácil aos empreendimentos às margens de rios e encostas de morros é tão criminoso qto o construtor. Esta prática já existia antes do pífio dep mitoliciano usar a presidência da República pra envergonhar a Nação Brasileira, com suas falas de frouxo e afrouxamentos, desprovidos de qualquer senso e lógica humana, por isso é considerado uma espécie do rebanho do gado que 'runge'!!! "A PRISÃO ESTà DEMORANDO MUITO"

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Em uma entrevista à Hildegard Angel (no 247 youtube) a conceituada atriz FERNANDA MONTENEGRO comentou que "Tivemos um homem que nos destruiu em 4 anos, um monstro"

  15. Ivan Carlos Albarello

    Esqueçam o homem. Já virou fetiche.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Tem equino q gosta

  16. Luiz Antônio Natali de Souza

    Foram passar a boiada, mas deixaram ela estourar.

    Responda
  17. NEY HAMILTON MICHAUD

    A boiada pisoteou e destruiu tudo por onde passou. E ela, a boiada, continua na espreita. Ruminando. Afinal, 2026 é logo ali. E não faltam candidatos para tocar o berrante, dar tiros para o alto, ligar a motosserra e falar em Deus, pátria e família.

    Responda
    1. Jorge Watanabe

      concordo contigo. Perigoso termos perdido a oportunidade em 2014

  18. Lênin Camargo

    Bolsonaro dando prejuízo a nação até depois de morto. Digo, após sair do poder.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Responda pra mim, quantos anos tem pelotas, por exemplo? Canoas? Porto Alegre? Qualquer cidade do Rs?

  19. Alexandre Sartori Barbosa

    O Bolsonarismo se cria assim, na tragédia da população. Se fosse ainda governo usaria a crise para salvar um cachorro no laço e jet ski, passar um monte de droga pelas estradas com a desculpa de ajuda humanitária, posar em cima de blindado, colocar a milícia para assaltar casas e empresas, aquelas armas da Taurus já estaria em mãos da milícia do genocida.

    Responda
    1. Alexandre Sartori Barbosa

      Bolsonaristas geram caos para reinar na base da violência.

  20. Celso Cotichini

    O que que este elemento fez de bom para o país?

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Venceu eleição em cima do peh teh

  21. FABIO FIORAVANTI

    Ah, a hipocrisia: quando o pobre morre no deslizamento de terra é porque é burro e construiu ou foi morar em área de risco. Aí vai o Conservador querendo "tirar o estado das costas de quem quer investir" e autoriza construção em áreas de risco como margem de rios e lagos.

    Responda
  22. adriano airton

    O que achei estranho nesta reportagem é que foi dado aos municípios autonomia para eles acerca de construções as margens dos rios, logo pq a culpa seria do ex-presidente?

    Responda
    1. Almir Ferreira

      Claro seu boçal, é muito mais difícil controlar com o poder da decisão nas mãos de milhares do que se tivessem que cumprir a legislação federal

    2. Wilson Luiz Antonio

      Imagine uma lei nacional, que faculte aos municípios definir bairros em que seus habitantes poderão andar armados com AR-15. Municípios com governos armamentistas liberarão geral e, tal qual ocorre com medidas que prejudicam o meio-ambiente, é desastre contratado, sem data certa para execução. A responsabilidade maior é de quem teve a ideia estú -pida.

    3. Renato Vieira

      Adriano tu tá certo!. Que se exploda quem morreu. O mundo é de quem tá vivo. Vivo tá o Bolsonaro.

  23. Luiz Antônio I

    Afrouxou!? Esculhambou geral.

    Responda
  24. Marcelo Pires Santana

    Se. Não lesse esta reportagem não saberia disso.

    Responda
  25. Daniel Vitorazzi

    Sob Bozo piorou, mas os 30 metros são letra morta há tempos...com conivência do MP e Justiça.

    Responda
  26. NACIB HETTI

    O Código Florestal limita o uso da terra nas margens dos rios. Se aplicada a mesma norma para construção civil não teríamos palafitas e outros tipos de edificações em risco. A miséria sempre vence.

    Responda
  27. gustavo alves de oliveira

    O que era ruim (construção a menos de trinta metros das margens - deveria ser cem) piorou ainda mais com a nova e referida lei. Passaram a boiada e, agora, estamos a colher. Pelo andar da carruagem do agro é pop, tem-se muito a colher.

    Responda
  28. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Bolsonaro foi um atraso terrível para o Brasil em todas as áreas e me entristece ver como ainda tem pessoas que o admiram e o seguem cegamente. Como a mente humana pode ser tão facilmente conduzida também para o mal.

    Responda
  29. marco martins

    Eu sabia que essa enchente toda era culpa do Bolsonaro, assim como ninguém me tira da cabeça que ele deve ter algum envolvimento naquela da China de 2020 e na da Turquia de 2022. Obrigado FDSP por abrir os olhos da população!!!!

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Estude 10 minutos de ecologia que já cura essa patologia ai...

  30. José Ricardo da Silva Souza

    A quadrilha Bolsonaro é sinônimo de crimes diversos. Quem os apóia são cúmplices coniventes. Estamos vendo o que 4 anos de um criminoso à frente do governo foi capaz de fazer. Infelizmente mesmo após a tragédia no Río Grande do Sul ainda há os que apoiam o bolsonarismo por ideologias reacionárias. Não adianta o negacionismo e a ignorância, a verdade e a realidade um dia sempre vêm à tona cobrar seu preço. Quem agride a natureza e o próprio planeta onde vive não tem como deixar de pagar a conta.

    Responda
  31. Marcelo Innecco

    Falta alguma coisa.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.