Cotidiano > Advogada afirma ter sofrido racismo em loja da Zara no RJ Voltar
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Achei procedimento normal da loja, muito mi-mi-mi, muita vÃtima, a vida está um saco!
acredito que aqui no interior, nos nossos xopingues, não temos esse tipo de loja .
A Zara não é racista, a terra não é redonda e a COVID não é só mais que uma gripezinha. Três verdades para não discutir!
Tantas vezes que já aconteceu comigo e nunca me vitimizei por isso .
N6 é se vitimizar, é denunciar e lutar pela condenação de qualquer tipo de discriminação,no caso o racismo explÃcito.
Lenise você não acha que tem que haver um outro protocolo para lidar com estas coisas. Será que a loja não tem ninguém para investigar bem antes de parar o cliente. Será que não tem a pessoa que vendeu e a pessoa do caixa que recebeu que deve ser consultada antes. Me parece que é de fato um constrangimento indevido e o bip eletronico não desculpa o ocorrido. Apenas uma preguiça monumental de seguir um protocolo mais respeitososo. A pessoa exposta a isto não é mimi.
Não entendi onde se ocorre racismo nessa estória. O encadeamento da narrativa é logico: o alarme soou, a sra foi solicitada a apresentar a compra e as notas fiscais. Com qualquer cliente seria! Afinal, para que serve o sistema de vigilância da loja? Esse tipo de denúncia, desqualifica o denunciante e sua causa. E, as mão fechada dos homens que aparecem nas fotos? Virou palhaçada!
Advogado é profissional liberal. Agindo assim , ela ganha ou perde clientes ?
Certa vez, estando de bermuda e havaianas, eu tentei entrar numa agência bancária do tipo prime/personalité/premium/vip do banco onde tenho conta há mais de trinta anos. Fui barrado pelo segurança que me perguntou se sou cliente "especial" . Respondi que sou cliente da agência centro, a primeira da cidade . Ele me barrou a entrada . Em casa, telefonei para SP, expliquei a situação. No dia seguinte o tal gerente me telefonou convidando para um cafezinho .
Querendo levar vantagem
O detector dispara, se o funcionário não verifica nada está errado pois não está cumprindo com o seu dever, se verifica está sendo racista. A matéria não fala nada a respeito do funcionário ter dirigido palavras racistas a advogada.
Concordo inteiramente
Se foi o detector que sinalizou não há nada que os funcionários possam fazer, eles estão lá para cumprir com as suas tarefas, nesse caso era o de verificar os produtos. Eu já passe por isso e não levei para a questão do racismo. Srª advogada mais cautela, pois o pessoal que te verificou são funcionários que estão na batalha cumprindo a trabalho deles.
A Zara tem histórico de racismo. Com meu dinheiro minha famÃlia não compra nada nesta empresa há tempos!
Nem tudo é racismo, a própria reportagem alega que o detector antifurto disparou. Agora por ventura, o objeto inanimado é racista? Ele ver a cor da pele dos clientes? É obrigação dos funcionários de loja, conferir os produtos adquiridos, até mesmo para ver se foram retirados todos os protetores antifurto das peças. É muito mimimi, muita coisinha, muito não me toque. é preciso dar um basta, esta na hora de crescer ao invés de querer aparecer.
Comentário muito coerente => "Sinceramente, não entendi onde está o ato de racismo. Sou branco e já fui "barrado" pelo sensor eletrônico na saÃda de uma loja. É desconcertante, mas ....coisas da vida. Devia ter reclamado por etarismo ?". Perfeito!
Pelo que foi visto foi defeito do equipamento e não racismo. Máquina falava uma coisa e na verdade era outra. Podia ser branco ou negro que seria a mesma coisa, não?
Nesse caso não foram os empregados, e sim o sistema de vigilância que tocou duas vezes. Mas poderiam ter dispensado a segunda revista já que haviam inspecionado a bolsa da advogada no primeiro toque. Muito cuidado para não criminalizarem os empregados.
gente desonesta. deveriam deixar o Brasil e voltar para a sua branquitude
A Zara "zerou" de novo? Tem de tomar multa pesada.
Outra vez dona Zara? Outra vez ? Toma vergonha nessa cara dona Zara!
Tem que mandar embora, esses empregados .Educação, se aprende dentro de casa!
código "Zara Zerou, inaceitável por essa loja boicote j!
Mas, de novo? A empresa ainda nao aprende mesmo. Existe um historico bem ruim, sempre da mesma pratica. Melhorem ou saiam do mercado, ja q nem as multas e a pessima propaganda resolve.
A matéria não tem detalhes suficientes para que se possa emitir um juÃzo definitivo. Eu já tive de voltar ao caixa para retirar etiquetas- não lembro, porém, de ter de mostrar recibo. O caso deve ser investigado, sim, e o racismo punido, sempre - mas cuidado com juÃzos apressados.
Lembram da "Zara, zerou", código que os funcionários usavam para alertar sobre possÃvel furtador? Nunca mais entrei lá. Simples assim...
Não compre mais. Fiz assim, depois do trabalho escravo e do péssimo atendimento.
Muito estranhos os comentários postados até então. Nenhum deles mencionou o histórico racista dessa loja por todo o Brasil (inclusive com uma delegada de polÃcia civil em Fortaleza - CE). São vários casos os casos de racismo dessa empresa. E pra que "respaldo" de diretor de OAB por mais que seja praxe entre advogados nesse caso? Pode resolver isso sozinha. Pra cima desses racistas... que nunca são condenados!
Descupa Samuel , foi para o Carlos Augusto !
Samuel, Zara, criou código para 'alertar' entrada de negros em loja!
Foi o sensor que disparou. Esse aparelho sabe a cor da pessoa ?
´Sinceramente, não entendi onde está o ato de racismo. Sou branco e já fui "barrado" pelo sensor eletrônico na saÃda de uma loja. É desconcertante, mas ....coisas da vida. Devia ter reclamado por etarismo ?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
De novo a Zara? Trabalho escravo, racismo...sempre ela
Sempre essa Zara...
Uma hora, quem sabe, essa loja aprende?Â…
Muitas pessoas "ficam patriotas" por um mês, a cada quatro anos - no mês da Copa do Mundo . No resto do tempo preferem comprar em lojas de gringos ou , pior ainda, diretamente dos gringos pelas lojas virtuais .
Mais um caso isolado envolvendo uma marca famosa "que não tolera racismo".
Comprar roupas em lojas estrangeiras dá nisso . Eu só compro em lojas cuja matriz fica aqui na minha cidade /estado . De preferência aquelas - loja única- cujo dono eu conheço . .
Isso não alivia em nada o drama sofrido pela advogada. Ela pode e deve comprar onde quiser.
Boicote! Não compre mais nada nessa loja.
Que Zara o quê, o bom de comprar roupa é Shopee.
Com imposto do Lule!
Ou no Shein.
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