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  1. CARLOS TARDIVO

    Achei procedimento normal da loja, muito mi-mi-mi, muita vítima, a vida está um saco!

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  2. marcos fernando dauner

    acredito que aqui no interior, nos nossos xopingues, não temos esse tipo de loja .

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  3. Carlos Silva

    A Zara não é racista, a terra não é redonda e a COVID não é só mais que uma gripezinha. Três verdades para não discutir!

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  4. lenise de souza ferreira

    Tantas vezes que já aconteceu comigo e nunca me vitimizei por isso .

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    1. vicente oliveira

      N6 é se vitimizar, é denunciar e lutar pela condenação de qualquer tipo de discriminação,no caso o racismo explícito.

    2. Frederico de Souza Cruz

      Lenise você não acha que tem que haver um outro protocolo para lidar com estas coisas. Será que a loja não tem ninguém para investigar bem antes de parar o cliente. Será que não tem a pessoa que vendeu e a pessoa do caixa que recebeu que deve ser consultada antes. Me parece que é de fato um constrangimento indevido e o bip eletronico não desculpa o ocorrido. Apenas uma preguiça monumental de seguir um protocolo mais respeitososo. A pessoa exposta a isto não é mimi.

  5. Bob Pereira

    Não entendi onde se ocorre racismo nessa estória. O encadeamento da narrativa é logico: o alarme soou, a sra foi solicitada a apresentar a compra e as notas fiscais. Com qualquer cliente seria! Afinal, para que serve o sistema de vigilância da loja? Esse tipo de denúncia, desqualifica o denunciante e sua causa. E, as mão fechada dos homens que aparecem nas fotos? Virou palhaçada!

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  6. marcos fernando dauner

    Advogado é profissional liberal. Agindo assim , ela ganha ou perde clientes ?

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  7. marcos fernando dauner

    Certa vez, estando de bermuda e havaianas, eu tentei entrar numa agência bancária do tipo prime/personalité/premium/vip do banco onde tenho conta há mais de trinta anos. Fui barrado pelo segurança que me perguntou se sou cliente "especial" . Respondi que sou cliente da agência centro, a primeira da cidade . Ele me barrou a entrada . Em casa, telefonei para SP, expliquei a situação. No dia seguinte o tal gerente me telefonou convidando para um cafezinho .

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  8. Gustavo Michelin

    Querendo levar vantagem

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  9. Marcos Longaresi Carvalhães

    O detector dispara, se o funcionário não verifica nada está errado pois não está cumprindo com o seu dever, se verifica está sendo racista. A matéria não fala nada a respeito do funcionário ter dirigido palavras racistas a advogada.

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    1. CARLOS TARDIVO

      Concordo inteiramente

  10. Aurea Aparecida Koch

    Se foi o detector que sinalizou não há nada que os funcionários possam fazer, eles estão lá para cumprir com as suas tarefas, nesse caso era o de verificar os produtos. Eu já passe por isso e não levei para a questão do racismo. Srª advogada mais cautela, pois o pessoal que te verificou são funcionários que estão na batalha cumprindo a trabalho deles.

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  11. Antonio Ferreira de Castilho

    A Zara tem histórico de racismo. Com meu dinheiro minha família não compra nada nesta empresa há tempos!

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  12. Rodrigo Tavares

    Nem tudo é racismo, a própria reportagem alega que o detector antifurto disparou. Agora por ventura, o objeto inanimado é racista? Ele ver a cor da pele dos clientes? É obrigação dos funcionários de loja, conferir os produtos adquiridos, até mesmo para ver se foram retirados todos os protetores antifurto das peças. É muito mimimi, muita coisinha, muito não me toque. é preciso dar um basta, esta na hora de crescer ao invés de querer aparecer.

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  13. Sandra Brasília

    Comentário muito coerente => "Sinceramente, não entendi onde está o ato de racismo. Sou branco e já fui "barrado" pelo sensor eletrônico na saída de uma loja. É desconcertante, mas ....coisas da vida. Devia ter reclamado por etarismo ?". Perfeito!

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  14. ricardo lino

    Pelo que foi visto foi defeito do equipamento e não racismo. Máquina falava uma coisa e na verdade era outra. Podia ser branco ou negro que seria a mesma coisa, não?

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  15. Josue Oliveira

    Nesse caso não foram os empregados, e sim o sistema de vigilância que tocou duas vezes. Mas poderiam ter dispensado a segunda revista já que haviam inspecionado a bolsa da advogada no primeiro toque. Muito cuidado para não criminalizarem os empregados.

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  16. José Filho

    gente desonesta. deveriam deixar o Brasil e voltar para a sua branquitude

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  17. LUCIANE SANTOS

    A Zara "zerou" de novo? Tem de tomar multa pesada.

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  18. Pedro Souza

    Outra vez dona Zara? Outra vez ? Toma vergonha nessa cara dona Zara!

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  19. Aparecida Alves

    Tem que mandar embora, esses empregados .Educação, se aprende dentro de casa!

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    1. Aparecida Alves

      código "Zara Zerou, inaceitável por essa loja boicote j!

  20. Luiz Gomes

    Mas, de novo? A empresa ainda nao aprende mesmo. Existe um historico bem ruim, sempre da mesma pratica. Melhorem ou saiam do mercado, ja q nem as multas e a pessima propaganda resolve.

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  21. Andre Rypl

    A matéria não tem detalhes suficientes para que se possa emitir um juízo definitivo. Eu já tive de voltar ao caixa para retirar etiquetas- não lembro, porém, de ter de mostrar recibo. O caso deve ser investigado, sim, e o racismo punido, sempre - mas cuidado com juízos apressados.

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  22. Almir José Vieira da Silva

    Lembram da "Zara, zerou", código que os funcionários usavam para alertar sobre possível furtador? Nunca mais entrei lá. Simples assim...

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  23. Fabiana Menezes

    Não compre mais. Fiz assim, depois do trabalho escravo e do péssimo atendimento.

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  24. Samuel Santos

    Muito estranhos os comentários postados até então. Nenhum deles mencionou o histórico racista dessa loja por todo o Brasil (inclusive com uma delegada de polícia civil em Fortaleza - CE). São vários casos os casos de racismo dessa empresa. E pra que "respaldo" de diretor de OAB por mais que seja praxe entre advogados nesse caso? Pode resolver isso sozinha. Pra cima desses racistas... que nunca são condenados!

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    1. Aparecida Alves

      Descupa Samuel , foi para o Carlos Augusto !

    2. Aparecida Alves

      Samuel, Zara, criou código para 'alertar' entrada de negros em loja!

    3. Carlos Augusto Luna Luchetta

      Foi o sensor que disparou. Esse aparelho sabe a cor da pessoa ?

  25. Carlos Augusto Luna Luchetta

    ´Sinceramente, não entendi onde está o ato de racismo. Sou branco e já fui "barrado" pelo sensor eletrônico na saída de uma loja. É desconcertante, mas ....coisas da vida. Devia ter reclamado por etarismo ?

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    1. Samuel Santos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. Monica da Silva Nunes

    De novo a Zara? Trabalho escravo, racismo...sempre ela

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  27. Lorenzo Frigerio

    Sempre essa Zara...

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  28. filipe moura lima

    Uma hora, quem sabe, essa loja aprende?…

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  29. marcos fernando dauner

    Muitas pessoas "ficam patriotas" por um mês, a cada quatro anos - no mês da Copa do Mundo . No resto do tempo preferem comprar em lojas de gringos ou , pior ainda, diretamente dos gringos pelas lojas virtuais .

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  30. Eduardo Mantegazza Camargo

    Mais um caso isolado envolvendo uma marca famosa "que não tolera racismo".

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  31. marcos fernando dauner

    Comprar roupas em lojas estrangeiras dá nisso . Eu só compro em lojas cuja matriz fica aqui na minha cidade /estado . De preferência aquelas - loja única- cujo dono eu conheço . .

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    1. filipe moura lima

      Isso não alivia em nada o drama sofrido pela advogada. Ela pode e deve comprar onde quiser.

  32. Marina Gutierrez

    Boicote! Não compre mais nada nessa loja.

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  33. mizael dias

    Que Zara o quê, o bom de comprar roupa é Shopee.

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    1. Daniel Marques

      Com imposto do Lule!

    2. Julio Shiogi Honjo

      Ou no Shein.