Vinícius Torres Freire > Haddad pega carona no trem fantasma que criticou Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Pery Pedro

    O artigo é sim relevante. A economia real é feita de inflação e juros, que reagem à perspectiva dos credores de serem pagos, que reagem ao déficit. Emprego, produção e renda de pessoas reais são só a temperatura do termômetro. Gastança infinita eleitoreira é a infecção e responsabilidade fiscal, o antibiótico. Entender que a dinâmica entre estas variáveis é matemática e não respeita ideologia é fundamental para resolver o problema atual, que é impedir os piratas de levarem o Butim.

    Responda
  2. Joao Batista

    O último comentário que fiz numa coluna do Vinicius Torres Freire foi bloqueado/ censurado pela Folha, portanto não foi publicado. A Folha se diz democrática e apolítica, mas quando se critica o Lula, a Esquerda ou qqer dos cronistas da Folha ela já censura. Não havia nenhum palavrão, nenhum xingamento. Depois não sabe porque está perdendo assinantes e ficam ligando pra gente para voltarmos a assinar a Folha, que pratica censura desvairada

    Responda
  3. Fatima Marinho

    Haddad brinca com o trem fantasma porque sabe que fantasma não existe. Colonistas como Vinicius querem nos assustar cobertos com lençol branco fazendo buuuuuuuuuuu enquanto o trem passa.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Sim, gastar desenfreadamente e colecionar déficits maiores que os déficits das metas que você mesmo traçou são inócuos e só interessam à Faria Lima, disse Dilma, antes de jogar o Brasil na maior recessão desde vinte e nove. VTF sabe o que diz.

    2. Bento Brito Teixeira

      Comentário hilário. Dei risadas.

  4. WILSON FILHO

    O que esperar de um ladrão na presidencia, isso, não a conjuntura. Aguardando o momento de gastar e ganhar o dinheiro do erário.

    Responda
  5. Mauricio Borborema de Medeiros

    "os gastos com saúde, educação, Previdência e emendas crescem de modo incompatível com o "arcabouço fiscal". Eis o coração do artigo. Isso e mais a sugestão de desvinculação do salário mínimo. Para o articulista, a economia existe para os fantasmas, que lêem economia "padrão". Não importa o emprego, a renda e a produção de pessoas reais. O importante é a economia "padrão", feita para encher os bolsos dos fantasmas...

    Responda
  6. João José Aguiar

    A esquerda abomina capitalistas, critica ferozmente os conceitos das boas práticas econômicas praticados e consagrados pelos países da OCDE. O judiciário mais caro e provavelmente dos piores do mundo, o sistema educacional que não funciona, o sistema tributário perverso e outras coisas do tipo não recebem atenção, parecem não incomodar. Parece que o caminho desejado é mesmo o da Argentina, Venezuela e afins.

    Responda
    1. Márcio Castro

      Quem propôs aumento para o judiciário neste ano não foi a esquerda, né??.

    2. Ademar Adams

      A coisa funcionou com o Bozo e o posto Ipiranga? Diz aí bolsomínio!

  7. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Pra muitos que esperavam o capotamento do Ministro da Fazenda, Haddad, na primeira curva estão frustados, não viram. Mas vêem lobisomem em noite de lua cheia e nas outras criam fantasmas.

    Responda
  8. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    novamente. Com o verniz de imparcialidade jornalística imprime um quê de sabichão. Haddad tem sido bom ministro, toureando os analfabetos do congresso e a má fé do mercado. Dê você uma passada por lá, levando a sua conversa junto ao seu bambolê na cintura. Dê uma aula, tal como a que aprendeu em Harvard. O mercado no congresso encontra a sua tropa de choque, apoiada pelos economistas de planilha da F. Lima.

    Responda
  9. Frederico de Souza Cruz

    Vinicius não está no ramo de analista ou comentarista, mas sim de ficcionista. No momento é um dos encarregados de criar a narrativa que fez de FHC e plano cruzado, um paraíso , mas que levou o país aos seus piores momentos, e fazer de Lula e Dilma uma desgraça que na verdade levou o país aos seus melhores momentos. De resto sem cratividade repete os clichês neo liberais de sempre. Ele acredita em bicho papão fiscal e que Roberto Campos (Bob Field jr) é de fato um economista autonomo.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      É isso aí, papai-noel existe, bolsonaro foi ótimo presidente e o plano real foi uma porcaria. Hahahahaha

    2. Ivo Ferreira

      Dizer que Dilma levou o Brasil a um dos seus melhores momentos é como dizer que Bolsonaro foi o melhor presidente da história. O gado tá cada vez mais sem noção...

  10. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    No final a receita é sempre a mesma, cortar gastos com saúde, educação, previdência… Cobrar impostos de ricos nem pensar, gerar menos renda para financistas não é viável. Só faltou pedir cortes no bolsa família.

    Responda
  11. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    vinicius, com todo respeito, vá para o estadão.. lá será mais valorizado este antipetismo financista, travestido de alarmismo fiscal, que voce papagueia por aqui dia sim, dia também

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      Infelizmente esta Folha não está fazendo feio para o Estadão. Acho que o Vinícius pode continuar muito cômodo por aqui.

  12. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

    Vinícius Gasparzinho vestiu a carapuça do fantasma. Basta abrir os jornais pra saber quem são os monotemáticos que nunca, ou muito raramente, citam algo de bom no governo. E tem. Os mesmos sempre tacando pedra dia sim, dia também. Saímos de um governo caótico para um com previsão. Mas para os fantasmas não importa nada, sendo Lula no poder criticam tudo o que for feito. Basta ver os editoriais da Folha. É público e notório o movimento. Os analistas sérios falam dessa imprensa do mercado.

    Responda
  13. Tadêu Santos

    NENHUM SISTEMA É SUSTENTÃVEL SE Ñ INCLUI O SOCIAL NOS CÃLCULOS. O min Haddad foi terrivelmente sincero na sua apresentação no parlamento da Câmara, qdo respondeu ao dep Felipe 'bozo', que o Lula 3 não deu calote, quem deu calote no Brasil foi o Collor e o Bolsonaro. Recorreu a sensatez qdo disse que a Terra é redonda, "que o dep vá fazer DNA que o filho é teu!" Este é o candidato que queremos pras esquerdas vencerem à ultradireita negacionista do bolsonarismo. Haddad p presidência da República!

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      A conclusao de Hadad q a terra e redonda reflete a sapiencia desse governo com gente tao instruida, a comecar pelo seu chefe. Culpar a taxa de juros numa condicao de inflacao subinda e achar bode expiatorio

  14. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O "calabouço" lula/Hadade não aguentou nem um ano.Tá pior que a outra invenção da vergonhosa petista "Nova Matriz Econômica" de Dilma/Mantega. Tarcísio vem aí para fazer o IVA de forma inteligente ,simples, transparente e com redução da carga tributária . Petralhas não sabem administrar nem carrocinha de pipoca porque metem a mão no dinheiro da gaveta e acabam com o apurado achando que é sobra. . Não pagam o financiamento da carrocinha e dão o cano no forcedor de milho, óleo e sal.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      É isso aí,papai-noel existe e bolsonaro foi ótimo governo. Hahahahaha

    2. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      "Tarcísio vem aí para fazer o IVA de forma inteligente" me pegou kkkkkkk.. da mesma turma que acha que o paulo cpmf guedes é um gênio!

  15. ricardo lino

    Problema é o PT e o presidente Lula que jogam contra o próprio governo. Acham que vão resolver todos os problemas do Brasil em 4 anos gastando. Tem de se pensar em melhorar a educação e a produtividade médio e longo prazo. No curto prazo dar dignidade às pessoas, investindo em segurança, saúde e transporte público. Também ir diminuindo os privilégios tributários e distorções na máquina pública.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Concordo, mas a receita dos neoliberais é cortar gastos e não reduzir nenhum privilégio tributário. Como faz então?

  16. José Cardoso

    É por isso que defendo o investimento em ações de boas empresas. O Estado oscila num dilema: 1) permanece com juros altos, que só consegue pagar com o crescimento da dívida, num esquema de pirâmide; 2) Joga a toalha, baixando os juros, mas aceitando uma inflação crescente. Me parece que gradualmente o governo se inclina para a opção 2. Como empresas são um ativo real, as ações protegem melhor contra a inflação.

    Responda
  17. Ricardo Knudsen

    A teoria fantasmagórica da mão invisível levou à destruição do meio ambiente e à crise do clima, tragédia de RS inclusa. A teoria de q as ações egoístas dos "mercadu" geram o bem comum são risíveis. Ações egoístas normalmente geram ganhos para poucos e danos para muitos. Os gaúchos q o digam.

    Responda
  18. adenor Dias

    Fernando Haddad é um grande ministro, falta lhes uma colaboração nacional para ele fazer este país melhorar. Infelizmente a oposição quer quebrar o Brasil, para chegar ao poder e nada resolver e, ainda culpar o governo antecessor pelo fracasso, que certamente continuará...

    Responda
  19. ANDRE FONSECA

    VTF se enconde atrás desse estilo de escrita cabotino pra disfarçar suas análises rasas. Longe de uma narrativa literária e distante de uma análise coesa das verdadeiras necessidades do povão desse país, sobra sempre muito pouco, às vezes nada, como é o caso do texto que comento.

    Responda
  20. Mauricio Vidal de Carvalho

    Como são as coisas.... de um tempo pra cá, quando vejo uma coluna assinada por esse articulista corro direto para ler os comentários, que são frequentemente mais interessantes, informativos e bem escritos que o próprio artigo. Se tiver um tempo sobrando e um antiemético profilático, até leio o texto.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Paulo Augusto falar do sucesso das universidades federais… parecem campos destruídos por uma guerra. E seu guru criou um trem da alegria de bolsas de estudo para o exterior q virou passagem de turismo e lazer com o dinheiro publico. A mediocridade vingou com esbanjamento do dinheiro publico

    2. Ademar Adams

      Eu faço o mesmo. Perda de tempo ler esse cara.

  21. victor lag

    O governo petista quebrou o país (de novo) ; só não vê quem não quer.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      O Brasil ficou 4 anos sem governo, será necessário 10 anos pra arrumar as M erdas feitas. Hahahahaha

    2. Carlos Rogerio Camargo

      Desce daí, Lag, volta para a Terra, abandona esse mundo do zap, na terra plana. Isso só traz desgraça, destruição e morte. Você já testemunhou isso, está abduzido.

    3. Hernandez Piras

      O PIB brasileiro não foi multiplicado por três durante os governos Lula. O que tivemos então, ao lado de um crescimento, sim, robusto, foi uma excessiva valorização do real, que elevou o PIB nominal à sexta posição no mundo, mas que contribuiu fortemente para aumentar o ritmo da desindustrialização do País. Exageros de militante, tão nefastos quanto os do oposicionista.

    4. Hernandez Piras

      Quebrar é cair em insolvência ou pelo menos aproximar-ss dela através de um crescimento acelerado da dívida Não estamos em nenhum destes cenários. Catastrofismo ideologicamente dirigido.

    5. Paulo Augusto

      E atualmente temos superávit, PIB crescendo, desemprego caindo, povo acudido e investimentos chegando a rodo. A realidade é diferente do que aparece no zap do "fantástico mundo de bozo".

    6. Paulo Augusto

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

  22. GUILHERME F

    Os gado do Lula é igualzinho o do Bozo. Impressionante. O Brasil não tem jeito.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      E pra piorar, a terceira via(MBL)parecem a minha turma da 5° série. Hahahahaha

  23. Andre Rypl

    VTF, e a coluna sobre os custos da desoneração, sabe, aquela que beneficia a Folha? Quando sai?

    Responda
  24. Gilmar Maghenzani

    Vtf, não tem ninguém te elogiando vale uma reflexão

    Responda
  25. paulo werner

    Se os vendedores de juros altos disserem q os bons números da economia são insuficientes diante do mapa astral pro ano de 2054, o colunista virá serelepe, manobrando adjetivos pra explicar como os bons números domésticos valem pouco se o Governo resiste à lógica dos astros.

    Responda
  26. Bruno Sebastião Neto

    Haddad só falou á verdade ,os números positivos não mentem Sr. Vinícius !

    Responda
  27. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    Não sou fã do Sr Haddad e nem eleitor do PT, mas reconheço seu trabalho e esforço. Que há uma má vontade por parte do “mercado” ou os donos do dinheiro é evidente. Tudo é criticado, muito mimimi se aproveitando do clima político dos que perderam a eleição. O mercado e perverso e chantagista e se aproveita disso é dos eventos que criam para o qual contam com ajuda da imprensa. E o único país do mundo que fala do fiscal diariamente, inflação, selic, juros americanos se revezam. Que país suporta?

    Responda
  28. Helder Carvalho

    Escreveu usando muitos adjetivos, o que denota pouco argumento e ilações exageradas.

    Responda
  29. MICHAEL XAVIER

    Entendi o raciocínio. A inflação vem caindo, mas vai subir, simplesmente vai subir porque as projeções assim o dizem, verdade absoluta. O déficit está inferior ao projetado pelo mesmo mercado financeiro, mas também vai piorar. Vai piorar, porque vai piorar. Parece estranho, não é? É a lógica do artigo.

    Responda
    1. adenor Dias

      Se queres ler mau agouro, leia Vinicius Torres Freire!

  30. Carlos Rogerio Camargo

    Falam mal dos políticos, mas quem se dá ao trabalho de avaliar o jornalismo, sobretudo o (que deveria ser) especializado. A "qualidade" do texto desse sujeito, na forma e sobretudo no conteúdo, é deplorável. Como pode esse elemento, com esse grau de sordidez, ocupar esse espaço? Somente um jornalismo mercenário justifica tal heresia.

    Responda
  31. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Uau! A sapiência de vtf eh admirável. Como ele eh sofisticado. Um verdadeiro tratado econômico liberal ambulante. Pena que quando governou seu PSDB , não teve sucesso com suas pontificiascaulas magnas . Mas ele eh bem intensionado. Não funcionou com fhc, mas agora ele quer ajudar o Lula.

    Responda
  32. Vital Romaneli Penha

    Saiu a turma de negacionista ambiental , entrou a turma de negacionista econômico. País difícil.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.