Opinião > Lava Jato deve ser tema do plenário do Supremo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Daniel Nunes Guimarães

    A Fo lha acha que a decisão de Toffoli é isolada das demais?? Verdade!? Hahahaha...

    Responda
  2. José Ricardo Braga

    Fachin teve esta oportunidade no julgamento (colegiado) de Lula. Resolveu usar a cartada do Alzheimer temporário.O Presidente da corte, entusiasta, desde as revelações da Vaza Jato emudeceu... Toffoli se aproveita do clima de meias e interessadas verdades. Não é o promotor da polêmica Lava Jato... Cutuca com o pé pra ver se reagem...

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Toffoli é bem mais consequência do que causa da disfunção do Supremo.

  3. Newton Zuppo

    São nesses momentos que eu tenho vergonha de ser brasileiro! O STF não tem um pingo de vergonha.

    Responda
  4. Aloísio de Araújo Prince

    Excelente editorial. Parabéns. Realmente, de Dias Toffoli nada de bom se pode experar. Quanto ao atual STF como um todo, tenho minhas dúvidas, visto que tragicamente ele é dominado por Gilmar Mendes, mestre em proteger pessoas importantes encrencadas com a justiça;

    Responda
  5. Aloísio de Araújo Prince

    Excelente editorial. Parabéns. Realmente, de Dias Toffoli nada de bom se pode experar. Quanto ao atual STF como um todo, tenho minhas dúvidas, visto que tragicamente ele é dominado por Gilmar Mendes, mestre em proteger pessoas importantes encrencadas com a justiça;

    Responda
  6. Orasil coelho pina

    Enquanto os juízes do STF e demais instâncias, inclusive Tribunais de Contas forem nomeados por políticos e não por concurso público, como ocorre na primeira instância, vai ser isto daí mesmo! OrasilCaiuá!

    Responda
  7. Luiz Antônio I

    Por muito do que aconteceu em Curitiba e, do que está acontecendo em Brasília, a Lava Jato tem tudo para entrar para o anedotário jurídico nacional e, quiçá internacional. Lamentável, tanto dinheiro jogado no ralo.

    Responda
    1. Newton Zuppo

      Sim e com a bandidagem toda solta, tendo um deles até como presidente! Coitado do povo brasileiro!

  8. Evando de Abreu

    José Soares, só pode estar brincando. Liberar traficantes e corruptos, como é o caso do descondenado, agora presidente ungido pelas tais urnas que não existem em nenhum lugar deste planeta - as que existem emitem recibo - soltar réus confessos como Cabral? STF é facção política e também crimi-nosa.

    Responda
  9. Alexandre Pereira

    Concordo em gênero e número, mas nada mudará. Imagino porquê. Há algo de podre (e infecto) e não é (só) na Dinamarca.

    Responda
  10. Helio Jose Malavasi Filho

    Parece que ou ficaram surdos ou a opinião do povo não importa. Ou ambas as coisas. Surdez de conveniência.

    Responda
  11. Evando de Abreu

    Sérgio Siqueira, o exército foi cooptado. Estamos exatamente iguais à Venezuela onde o supremo é do Maduro, amigo do Lula. A ditadura de esquerda ou de direta, não importa, sempre cooptam os outros poderes. Estamos indo para o mesmo caminho.

    Responda
    1. josé SOARES

      O que não se pode , nem se deve, é generalizar crítica contra o Judiciário - no caso o STF- por decisões monocráticas condenáveis. Ressalte-se que, como apontam os exemplos no editorial , as decisões colegiadas foram imparciais e técnicas.

  12. Luciano Silva

    Vou defender sempre que o problema está no acesso ao cargo. Enquanto for indicação meramente política, será sempre essa catástrofe.

    Responda
    1. Jenny Gonzales

      Bela independência dos poderes!

  13. Pery Pedro

    Você pode ser a favor ou contra as decisões do STF. Mas o fato deles poderem julgar os processos em que suas esposas são advogadas é a propina com nota fiscal. Mesmo que as palestras do Instituto Lula sendo contratadas so por quem ganha licitação serem a mesma coisa, ou as rachadinhas dos Bolso, não podemos permitir que o STF tenha a mesma régua. Vergonha do Senado de se eximir de sua função de coibi-los. Resta a sociedade constrangê-los em restaurante e aeroportos. É o que nos restou.

    Responda
    1. Luciano Silva

      Nem nos resta mais isso, pois essas ações estão sendo enquadradas como crime, seja de ameaça ou constrangimento a ministros do STF; ou sendo enquadradas como crime contra o Estado Democrático de Direito ao or contra os mesmos ministros.

  14. Alexandre Oliveira

    Tá bom, a mais alta instância da justiça brasileira é um amontoado de aloprados vendidos, despreparados e até ditadores. Com um detalhe: depende para que lado pese a balança!!!

    Responda
  15. Roberto Rangel

    Foi um perdão coordenado com o MP que no mesmo dia mandou para as calendas gregas o processo contra Renan Calheiros e Romero Juca, ambos "clientes" da Odebrecht.

    Responda
  16. Roberto Rangel

    Manda quem pode, Odebrecht quem tem juízo.

    Responda
  17. João Leite Leite

    Os ministros do STF nunca foram juízes e nem foram aprovados em concursos para juízes. Portanto. Acredito que quando um ministro se aposenta tem que ser substituído por um juiz de carreira com Vasto conhecimento da magistratura. Advogados dos réus que eles vão julgar sempre vai agir conforme o interesse daquele que o indicou, mesmo que esteja consciente que está cometendo erros gravíssimos.

    Responda
  18. Marco Antonio Silveira

    Esse senhor é de uma desfaçatez sem limites. Ungido membro do Supremo, sem sequer ser juiz, comete barbaridades desse imenso tamanho. Meu Deus do céu: até quando assistiremos esse festival de horrores que assola o país? Sai bolsonarismo, entra lulopetismo e os absurdos não cessam. Valei-nos Pai eterno!

    Responda
  19. Luiz Reichmann

    Lesa Pátria ta aqui não em quem supostamente financiou os ônibus da Esplanada! La é suposição, no caso do Ministro é verdade a sua decisão! E agora poder Judiciário, quem esta lesando a Pátria de fato?

    Responda
  20. Marco A Moreira

    Sempre advogado do PT. Uma vergonha!

    Responda
    1. josé SOARES

      Seu Moreira. Ele foi advogado do PT, o que não é crime , nem imoral.Mas Tu sabes que ele já como ministro - impediu o Lula de ir ao enterro do irmão e quase ao do neto? As pessoas de caráter frágil mudam conforme as circunstâncias.

  21. Joao Braga

    Parecem menosprezar a inteligência dos brasileiros. Eu sinto-me envergonhado do que ocorre no nosso país. Parece não ter limites....

    Responda
    1. Luciano Silva

      E o pior, não podemos fazer nada.

  22. Sergio Siqueira

    Festival da falta de vergonha: nenhum poderoso pode ser declarado criminoso. É a lei Toffoli.

    Responda
  23. Igor Cornelsen

    Não sei como os honestos do STF se sentem, mas é de morrer de vergonha!

    Responda
  24. cleyton correia

    O Brasil tem de ser passado a limpo, e não podemos esperar pelo julgamento da história, a corrupção mata e destrói o país, se a briga da esquerda era contra um juiz parcial, em que lugar colocaríamos Dias Tofolli? Já imaginou se Moro fosse o Juiz e Rosângela Moro a promotora do caso? Se você não vê problemas na mulher de Tofolli ser a advogada da causa, então você não é socialista, você só é gado com pedigree soviético

    Responda
  25. Evando de Abreu

    Stf não respeita a constituição, libera traficantes e corruptos. Esposa deste ministro e do outro, atual ministro da justiça, atuam na defesa de empresas que confessaram seus crimes. Não nos representa. Gastos milionários às nossas custas. Torna-se desnecessário

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      E você acha que podemos alcançar este nível pela democracia dos intocáveis? 64 na veia e pra já!

  26. Pedro Oliveira

    Decisao só explica porque não deveria ser ministros do STF. Espera-se que o Senado mude e urgente, a forma de escolha dos juízes.

    Responda
  27. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Porque a Folha se sente no direito de mandar em todo mundo? Tirem esse imperativo de seus editoriais!

    Responda
    1. Luciano Silva

      É, a liberdade de expressão parece que é seletiva. Se for para falar mal do meu opositor, vale...ê gado!!!

    2. Vinicius Branco

      Joao, como vc diz, precisamos de um STF muito forte. E um STF forte não eh esse que esta ai.

    3. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

      Quando um leitor da Folha diz que o STF não nos serve para nada, aí precisamos de um STF muito forte, pois o risco de ditadura está grande. Esse tipo de comentário é crime, e vai passando como opinião.

    4. Evando de Abreu

      Eu devolvo a pergunta. Porquê o STF se julga o dono do mundo, acima da constituição que deveria defender? Não nos serve pra nada

  28. noel neves

    Não vejo mérito no editorial visto que a função de um jornal é essa! Expressar o sentimento da maioria da população que tem opinião. O cancelamento de multas bilionárias por uma pessoa é muito estranho... Levando a gente imaginar que esta pessoa levou alguma vantagem ilícita. Mesmo sendo bem fundamentada deve passar pelo plenário para não levantar suspeitas.

    Responda
  29. Carlos Figueiredo

    Quem concorda com essa lamentável opção? Simples: Moraes, GM, Zanin, Dino e Nunes Marques.

    Responda
  30. Gil Filho

    Esse veiculo é uma vergonha, porisso jamais voltarei a assina-lo.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Tchau querido!

    2. Carlos Figueiredo

      Ou assina o Jornal do PC Cubano, que ai não vai ler nada que não lhe interesse. Ou que a verdade não lhe doa.

    3. Carlos Figueiredo

      Vai com Deus, e de preferência muda também pra Venezuela.

  31. José Augusto Bernabé

    Lembro aqui que no início dos julgamentos da então lava jato, o Programa humorístico Pânico da JP profetizou sobre as prisões, multas e etc, que "o Brasil ainda iria ter de devolver para os acusados tudo e com correção monetária", acertou, a Corrupção é a Paz do Brasil e prova disso foi o verdadeiro Golpe técnico dado nas eleições passadas tornando a Corrupção institucionalizada no País.

    Responda
    1. josé SOARES

      Fundamentar opinião baseada no programa “Pânico” é meio estranho…

  32. Carlos Figueiredo

    Êta jornal porreta!

    Responda
  33. TIAGO BATISTA CARDOSO

    O editorial fala em separar o joio (as falcatruas dos responsáveis pela Lava Jato) do trigo (as condenações dos corruptos). Dá a entender q seria necessário manter as condenações, mesmo que reais as falcatruas lavajatistas. Mas como, cara pálida?!!!!! A decorrência das falcatruas é a invalidade das condenações. Lógico e óbvio.

    Responda
    1. Luciano Silva

      Entendeste errado. Os processos deveriam ter reiniciado de forma célere a partir do ponto que supostamente se identificou alguma nulidade processual. Desconsiderar tudo, arquivar, declarar todo o processo ou todas as provas imprestáveis num pacote só é que revolta o pagador de impostos.

  34. Adriana Ramalho Flores

    Parabéns Folha! Discussão muito necessária. Reflete exatamente qual é o sentimento do brasileiro em relação à essa Corte

    Responda
  35. Florentino Fernandes Junior

    Acorde Pacheco. Esta na hora. Passou da hora. Um unico impeachement. Eles entenderao.

    Responda
  36. Florentino Fernandes Junior

    Um grande jornal, democratico e corajoso. Folha de sao paulo, me orgulho de ser assinante

    Responda
  37. Peter Janos Wechsler

    Um bacharel de porta de cadeia, reprovado duas vezes para juiz, apagando falcatruas bilionárias e abrindo caminho para que os mesmos criminosos continuem com seus delitos.

    Responda
  38. Zelis Pereira S Junqueira P F

    Uma vergonha como explicar aos alunos. Não tem argumento

    Responda
  39. Jorge Rodrigues

    Toffoli, Gilmar Mendes e o recém aposentado Lewandowski se destacam na proteção aos corruptos poderosos. Contudo, os demais ministros também atuam nesse sentido (até pela omissão em relação aos absurdos perpetrados pelos 3 citados). O STF é grande aliado dos corruptos poderosos e principal sustentáculo do regime cleptocrático vigente no Brasil.

    Responda
  40. leonardo oliveira

    O Brasil é uma vergonha. Toffoli representa oque temos de mais atrasado

    Responda
  41. Luciano Ferreira Gabriel

    Sujeitos como Toffoli agem como pequenos monarcas, naqueles longínquos períodos pré-republicanos; interpretam a constituição de acordo com o que interessa a banca de advogados (parentes, esposas, filhos, etc) e o sobrenome dos envolvidos (políticos ou criminosos amigos). Tem mais personagens abomináveis, que mereceriam estrelato em seriados como Narcos. Fazem parte da instituições do extrativismo predatório do Brasil. Que vergonha desse país!

    Responda
  42. Anete Araujo Guedes

    As confissões realizadas durante a operação Lava Jato foram arrancadas mediante chantagens, ameaças e prisões arbitrárias. A utilização de métodos ilícitos foram estabelecidos com intuito de perseguir e tirar fora do combate os adversários políticos de Moro e Dallagnol.

    Responda
    1. PAULO TAUFI MALUF JUNIOR

      A senhora repete, quase literalmente, as mesmas diatribes que parte militante da imprensa produz. Sugiro duas obras essenciais sobre o tema, A Organização, de Malu Gaspar, e Lava a Jato, de Ligia Maura Costa. Duas leituras que lhe darão um conhecimento mais amplo sobre o assunto. Ou pelo menos procure no You Tube as falas da ex-juiza Eliana Calmon

    2. Anete Araujo Guedes

      A Lava Jato foi desmascarada, desmoralizada. Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção, agiram em prol dos seus interesses pessoais, políticos, financeiros e de poder.

    3. Vinicius Branco

      Pobrezinhos doa empresários. Arrancaram-lhes as unhas.

    4. Evando de Abreu

      Deve estar se referindo aos patriotas de janeiro. Só pode

  43. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    O contribuinte sempre lesado pelo sistema legal desse país. É uma pouca vergonha e razão da nossa pobreza esse sistema legal ultrapassado que não preserva os interesses da coletividade face a grandes grupos e suas artimanhas com grupos políticos. Isso tem que acabar.

    Responda
  44. Joao Braga

    Tem algo de podre no reino da Dinamarca....

    Responda
  45. Anete Araujo Guedes

    Ao utilizarem de meios ilícitos para combater a corrupção, Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção. Serviram-se da toga para perseguir opositores políticos, sem se importarem com a destruição da economia, das empresas nacionais e empregos; da desmoralização do judiciário e da política. Contribuíram para ascensão da extrema-direita fascista, da qual são partidários.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Os empregos que a Anete se refere eram custeados com dinheiro das propinas recebidas pelas empreiteiras. So ela não sabia disso.

    2. Evando de Abreu

      Está se referindo ao moraes, imperador ditador que não respeita a constituição?

    3. Marcelo Novaes

      A perseguição de Moro e Dallagnol foi real, assim como a corrupção das empreiteiras junto ao PT, então anular toda a parte boa desse processo é um retrocesso e estímulo a corrupção do colarinho branco. Ou o plenário refaz essas decisões ou sempre seremos um país de segunda .

    4. Fernando Sanches

      Essa é a raça de pessoas que fazem de tudo para passar pano para corruptos, ainda se dizem defensores dos pobres e de um Brasil melhor. Fica claro que defendem um grupo, um partido, não o bem nacional.

    5. leonardo oliveira

      Negacionista do assalto aos cofres públicos e aos menos favorecidos.

    6. Antonio Emanuel Melo dos Santos

      Negacionista da corrupção, uma espécie invasiva brasileira que não está ameaçada pelo o aquecimento climático, pelo visto.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.