Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Texto excelente! A educação é a chave pra que cada um proteja a si mesmo e aos outros.

    Responda
  2. Tersio Gorrasi

    Não esqueça que foi a ciência que inventou as armas de destruição em massa, em especial as nucleares, além dos aparelhos celulares que hoje se tornaram uma verdadeira pandemia de dependência deles e um instrumento ideal para os golpistas de plantão

    Responda
  3. Maria Dolores de Figueiredo Nunes

    Está cada vez maus difícil separar o que é científico e o pseudocientificismo. A enxurrada de opiniões máquinas com ares científico chovem de todos os lados e são muito mais chamativas, palataveis, instantâneas. Manchetes de jornais e propagandas enviesadas, porém super bem produzidas e propagadas, ajudam muito a afundarmosno mar da desinformação. O artigo científico, além de chato, também é extremamente específico, e poucas vezes conclusivo, no aspecto abordado.

    Responda
  4. Afonso Galvão

    Esse governador do RS é muito incompetente.

    Responda
  5. José Tarcísio Aguilar

    Se houve uma enchente em mil novecentos e quarenta e um, é certeza que haverão outras similares. Certeza científica, calculável em probabilidades, restando saber a data exata. Essa agenda é permanente. Desmatamento e outras ocupações do solo, urbanas inclusive, são dados complementares dos cálculos. Devem ser levados em conta sempre, no quadro geral.

    Responda
  6. Daniel Vitorazzi

    Priorizar outras agendas dá dinheiro e votos. Mortos são problema dos coveiros e prejuízo se socializa às custas da Viúva. Ser ignorante é cool, educar é coisa de doutrinadores, estudar e pesquisar é coisa de nerd.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Eu tenho a minha opinião, a ciência tem a dela.

  7. gustavo herter

    No roda viva ele elucida o comentário, que foi feito em contexto em que os salários estavam sendo parcelados. Não sei se a resposta é tão obvia no que tange escolher entre direitos fundamentais de primeira ordem e os difusos

    Responda
  8. Edilson Adão Candido da Silva Silva

    É isso que professores de geografia têm alertado há anos, mas não têm sido ouvidos. Isso quando não são chamados de doutrinadores.

    Responda
  9. Paula CMiranda

    Ser candidato a presidente era a agenda prioritária de Leite.

    Responda
  10. José Tarcísio Aguilar

    Excelente e necessário, obrigado. Deve-se ajuntar que tudo inicia na educação elementar, com leitura e interpretação, matemática geometria e lógica, etc. E uma boa noção de realidade humana: cidadania, história e geografia (começando por sua região), subsídios para cada um formar princípios do próprio julgamento.

    Responda
  11. Ricardo Knudsen

    Leite diz q não é negacionista, apenas se preocupou com outras agendas. Priorizar oitras agendad qdo engenheiros e cientistax dizem q há uma tragédia iminente é nehacionismo. E parte dos danos eram evitáveis com custos mìnimos, bastava fazer as modificações e a manutenção das bombas e comportas em Porto Alegre.

    Responda
  12. Mario Rudolf

    Essencial.

    Responda
  13. Flávio Taylor

    Excelente artigo, e urgente. O nível de desinformação está fora de controle, parece que saímos da realidade e entramos numa matrix suicida. O mal que vem disso é a destruição total de tudo que a humanidade criou e conquistou. Temos que evitar esse triste fim.

    Responda