Djamila Ribeiro > Plano de militarização das escolas paulistas é preocupante Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Não é não ! Em um pais que perdeu a educação moral e cÃvica, respeito aos mais velhos , em receber ordens , é sim muito bem vinda! Afinal Ordem é progresso.
Prezada Anete, você tem sérios problemas, primeiro porque é covarde em não colocar comentários e apenas retrucar o dos outros, segundo porque você fez uns 15 comentários iguais e misturando suas ideologias tortas e em terceiro lugar, estes jovens serão os lideres e você será submissa a eles que não respeitam nada e ninguém. Quanto a pensar, isso é para poucos , esta molecada segue influenciadores e escutam pessoas limitadas como você.
O falso moralismo dos militares. A imensa ignorância dos extremistas da direita fascista. Respeito pela via das armas, da força bruta, da violência. O que vale é a doutrinação, o pensamento único.O fazer tudo que o militar mandar, sem questionar, sem pensar, sem refletir. Afinal, conhecimento, sabedoria, debate, desejo, diversidade é a base da democracia.
Não quero meus filhos, enfeitados como um boneco, em ordem unida e batendo continência antes dos 18 anos, que é quando eles deverão servir às forças armadas. Não quero meus filhos em escola cujos professores formados recebem uma mixaria e um milico, sem nenhuma formação pedagógica, recebendo mais do que o professor.
Eu tive dois filhos - Uma é graduada, mestre e Doutora na sua área ; hoje pesquisadora e professora em renomada Universidade européÃa. Outro, é graduado e mestre, profissional em renomada indústria multinacional . Disciplina aprenderam em casa . Matemática e o resto, na escola
os pais são um bando de desqualificados que não ensinam disciplina a seus filhos em casa e querem que a escola o faça . poupem-me ! Se um pai dá um celular para um filho de dois anos e deixa ele fazer o que bem entender , não pode culpar a escola . Chineloterapia educativa , às vezes, se faz necessária
Nada como um bom diálogo. Compreensão, amor, respeito mútuo.
matemática, quÃmica, fÃsica, biologia, português, inglês, espanhol, história, geografia - Isso n]ao deve ser importante nas limitadas mentes de quem palpita aqui embaixo .
Um monte de burricos batendo continência vestidos de soldadinhos de chumbo!
Vejo com preocupação a falta de opiniões tanto do pessoal da educação como da população sobre o assunto. Estas escolas me parecem a fundação, com o dinheiro público, de escolas antidemocráticas, ideológicas de extrema direita e que vai trazer muitos problemas para a sociedade no futuro.
Ordem, Respeito, Disciplina, pontualidade, Foco , Metas e Objetivos. Chegou a hora de levar valores para nossos jovens.
se v. não tem competência para ensinar isso para teus filhos em casa, procure ajuda .
Metas, seguir tutelando os civis.
Objetivos: golpes, manter privilégios.
Levar valores aos alunos.. O valor de quem porta armas, grita e ameaça. Em vez do pensamento crÃtico, o pensamento único. No lugar da discordância, o silêncio.
Ordem, submissão, obediência cega. Respeito pela via do temor. Foco nos privilégios, na aposentadoria integral, na aposentadoria vitalÃcia para as filhas, nos auxÃlios, nas promoções.
Valores como os dos golpes de estado, violência, força bruta, respeito à s armas, privilégios, aposentadoria integral, pensão vitalÃcia para as filhas, proventos altÃssimos, auxÃlios e promoções. Em vez do conhecimento, questionamentos, debates, divergências, diversidades, trocas, leituras, culturas - a disciplina, o pensamento único, a submissão, a obediência cega, Em vez da dúvida, a certeza. Não se admite a falta, a falha, a diferença,
Pelo menos é a chance de levar aos estudantes uma oportunidade melhor. Ter foco, disciplina e respeito.
O analfabetismo é bom para a esquerda. É forte instrumento de controle social.
Alfabetizar para golpear, matar, torturar, corromper.
Incentivos à leitura è o antÃdoto para a violência e disciplina começa em casa enquanto o patriotismo é por admiração, portanto a militarização é inócuo
Essa senhora só fala asneiras!....o lado bom é que quem é inteligente sabe qual é a dela: " dividir para dominar"
Não suportam a diversidade, a discordância, o debate.
O lado bom são os proventos, gratificações, auxÃlios, bonificações, promoções, aposentadoria integral, pensão vitalÃcia para filhas, Trata-se de buscar o pensamento único, hierarquia, força bruta, tortura, estupro, demolição do estado de direito, de golpes.
Só o senhor mesmo para achar que, ao dividir, a pessoa domina!
Abaixo a ditadura!
Em vez de cabeças pensantes, cabeças disciplinadas.
Abaixo a ditadura e viva a disciplina!
O rigor da disciplina militar pode até não dar certo nas escolas mais algo tem que ser feito para educar nossas crianças, a metodologia Paulo Freire comprovadamente e um fracasso.
Metodologia Paulo Freire foi adotada nos paÃses desenvolvidos e abominada por aqui. Eis porque somos o povo que menos lê no planeta Terra. Sabe nada inocente.
Quais escolas adotam a metodologia de Paulo Freire, meu senhor!? Nunca adotaram.
Vi recentemente um filme argentino 'Puan', sobre um professor de filosofia que, parte de seu tempo, dava aulas em 'comunidades' de Buenos Aires. Um policial o acompanhava para garantir a segurança. Ele refletia nas aulas com os alunos sobre o fato disso ser necessário. Infelizmente, enfiar a cabeça na areia e fingir que está tudo bem, não basta.
Fora TarcÃsio e essa idéia absurda de escola civil militar! Fora TarcÃsio e suas câmeras de policiais que serão ligadas e desligadas por eles próprios! Fora TarcÃsio e sua privatização da Sabep. Chega!
Metodologia Paulo Freire foi adotada nos paÃses desenvolvidos e abominada por aqui.
Viva a indisciplina e o Paulo Freire!
SP é um estado plural, formado por cidadãos de todos os estados, mas colocar um cara que viveu 99% de sua vida fora daqui como governador foi uma idi otice do pessoal do interior e eleitores paulistas!
Não vi menção neste jornal ao fiasco da "operação verão", que mobilizou mais homens, matou 4x mais e apreendeu 3x menos droga que no governo anterior.
fábricas de dóceis buchas de canhões, buchas pretas, diga-se de passagem?
Pelos comentários e até pelo texto, nota-se que a proposta ainda não é compreendida pela maioria das pessoas. Acho que se nem a definição do que seja uma escola militar está posta, falta muita discussão ainda antes de ser contra ou a favor. Já a escola atual em que professor apanha de aluno, não dá boa aula e culpa a falta de estrutura, dá pessimos resultados faz 50 anos, essa tá todo mundo contra.
Quem muda o mundo são os professores. Militar não tem amplitude nessa área e precisa muito dos professores para não serem servos da milÃcia e dos maus polÃticos. Professores estão abandonados, assim como escolas públicas, então a grave crise iniciadas pós golpe de 64. Foi projeto nacional o descaso com educação e hoje colhemos o resultado.
Vou concordar que os professores tem de participar do debate. Só não vou esquecer a lição da pandemia, os professores da rede pública tem como principal preocupação, os professores, e não os alunos.
Meu amigo, qualquer mudança na educação precisa ser estudada e definida por professores e não por polÃticos visando formar ideologicamente uma base eleitoral.
Será que as escolas cÃvico- militares vão aceitar alunos em Liberdade Assistida? Ou isso é só pro resto das escolas públicas?
Qual a profissão que cresce em progressão geométrica? A polÃcia militar, pq todos os anos na academia do Barro Branco o estudante já sai empregado pro resto da vida até a aposentadoria aumentando a despesa do Estado. Qual a importância de uma escola cÃvico-militar num paÃs democrático civil?
Folha, vá a qualquer escola do Estado na Sexta, observe quantos alunos na sala, e dê uma olhada na presença, no noturno não se marca falta, e se alguém teimar e marcar, sofrerá as consequências, ficar sentados em salas fechada não resolve o problema, está lançado o desafio.
A meta de TarcÃsio e da mÃdia que o apoia é a presidência e desde cedo, projeto de escola militar é formar seus eleitores: disciplinados, cegos, surdos e violentos. Manada fácil de ser conduzida.
Prezada Helene Medeiros. Essa época passou e teve seus prós e contras. Logo após o golpe de 64, o sistema sucateou escolas, manteve o analfabetismo e desvalorizou professores. Foi um projeto nacional, sugestão dos EUA para manter o cidadão sob controle. Isso aconteceu em todo paÃs colônia. Foi impedida a capacidade de pensar e hoje o sistema percebeu o risco do povo acordar e daà o incentivo ás escolas religiosas e militares e descaso com escola pública. Isso é tática e cruel para uma nação.
Na minha época sempre estudei em colégios com muita disciplina. Nao se destruia nada na escola, nem se ameacava professor. Meus filhos idem. Pasmem: nunca fomos gado e sempre tivemos nossa propria opiniao para tudo. Näo fazemos parte de nenhuma manada. A diferenca é que no passado havia disciplina em casa. Nao vejo valores claros de respeito ao bem alheio sendo transmitidos aos alunos nas escolas publicas, nem respeito a pensamentos diversos. Infelizmente so vejo ideologia politica.
Não Gregório, servem somente ao gado.
Percebe que os adjetivos "cegos, surdos e violentos" servem para bolsonaristas e petistas?
Formar, digo adestrar pessoas para trabalho, alienação, violência e voto bolsomita.
Acho muito positivo adestrar para o trabalho. Ja tem as criancas, os idosos, os deficientes fisicos e de outra natureza, os dependentes quimicos, que näo tem como trabalhar. Afinal, o mana näo cai do céu.
Muito preocupante: já pensou em não poder usar a camiseta do Che Guevara? Falar todes? Em não ter disciplina? Que horror! Escuela militar é falta de libertad para los compañeros del Luli!
Isso porque desconhece Che Guevara e louva cegamente Duque de Caxias, Castelo Branco, Boso e cia e agora endeusa EUA e Netan.
As mÃdias e os do contra se acomodaram e acostumaram-se com a desordem com a desculpa de estarmos na "democracia", fará bons cidadãos e disciplinados.
Este embate não está levando em conta se o jovem vai sair da sala de aula melhor preparado, nesta discussão a educação é secundária, o problema é ideológico.
Ambas podem coexistir. Escola militar é bem vinda. Prepara os alunos com muita disciplina sem ideologia de esquerda, aprendendo a amar e respeitar seu paÃs.
Sim, prepara os alunos com ideologia de extrema direita, negando vacinas, crise climática, apoiando golpes militares, apregoando que direito civil é mimimi de esquerdistas que devem ir para a Venezuela. Ótima ideia.
Nunca professores apanharam tanto em sala de aula, junta-se a isto a vergonha que é a educação básica brasileira, que jovens saem da escola sem saber escrever ou até mesmo falar sua lingua nativa, são incapazes de fazer uma conta simples. Só o tempo dirá se militalizar melhorará o sistema de ensino, mas é óbvio que algo tem que ser feito.
è acabar com a aprovação automática, desafio alguém repetir de anos. indo a escola apena duas vezes por mês, na maioria parte dos dias, é marcada presença para todos, na sexta a escoa são vazia, mas presença para todos, o importante são as metas não a educação.
A esquerda brasileira tem repugnancia por tudo que tem a ver com os militares brasileiros, mas admira escancaradamente ditaduras militares como China, Russia, Irä, etc. cobrem Putin, Xi-Jinping e os alatoias de homenagens e elogios aos sistemas onde opositores sao envenados, fuzilados ou enforcados. Cade a logica??
Disse tudo!!
Mais uma manifestação da estupidez bolsonarista. Pergunto, dos paÃses com os melhores Ãndices educacionais, qual deles adota tal modelo de escola? Um modelo que ensina as crianças a agirem como autômatos, e fazerem tudo o "que seu mestre mandar" sem questionamento. Pergunto aos cidadãos conscientes é isso que queremos para nossas crianças? Sim, porque para o bolsonarismo, quanto mais gado melhor.
Nos paises com excelentes indices educacionais é proibido destruir as salas de aula e näo sao permitidas faltas as aulas.
Bom mesmo é como esta agora né Ricardo. Você já viu em que lugar estamos no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)?
Preocupante? Preocupante é o que esses professores esquerdistas e essa gente da apeoesp fez com a educação em SP. Preocupante são os traficantes nas portas das escolas, Preocupante é a qualidade atual e o nÃvel dos professores. O TarcÃsio e esse projeto são os menores problemas das escolas de SP. A turma da esquerda encrostada na rede pública sim, é o grande B.O.
O problema das escolas cÃvico militares é que possuem a disciplina como fim e não como meio. Trata-se de uma pedagogia opressora, do medo, do controle e da repressão.
Apoiado, Djamila! Não à militarização!
A pergunta continua : “ Quem é TarcÃsio?”. Lacaio do alourado ou tem pensamento próprio?
Aloprado
Acho ótimo. Porcaria é esse sistema comunista , arcaico e doutrinador . Fora Lula.
Julgar o sistema democrático Brasileiro como comunista é pra dar muita risada, kkkkkkkk só poderia ser mesmo pensamento de bovino.
Fora Cachaça! Fora asseclas!
Nossos números na educação : 85 % dos jovens que terminaram o ensino médio não sabem ler um texto com clareza, fazer uma interpretação simples, cometem erros de gramática primários . Se o assunto for matemática vai piorar . 90 % não sabem resolver uma regra de três simples, divisão e multiplicação somente com a ajuda da calculadora. No exame do PISA somos os penúltimos , na frente da Venezuela pelo motivo que todos nós já sabemos. Essa colunista precisa acordar !
Tudo que vem dos governantes do PL é para o mal e para violência. Acorda povo paulista!!
Administrador militar, TarcÃsio, acha mais fácil impor ordem para educar. Educar na base de não pensar, refletir e sem razão não vale a pena. O Brasil precisa de mais Paulo Freire, mais Athenas. Esparta, não!!
Mas nas escolas públicas de hoje os estudantes não são educados para pensar e refletir. Não sei em qual mundo a maioria das pessoas que lêem a folha e a colunista vivem.
Deveriam agora propor a escolarização dos militares também
Há pessoas mal educadas em casa que merece ser tratada com o rigor militar, porém eu não gosto de nada que se faz por opressão, pois desta forma, inibem a criatividade. Não gosto do lema faça o que o mestre manda, caracterÃstica dos militares. Na minha opinião, escolas tem que ser um ambiente prazeroso, para não tirar a vontade de aprender. Porém se querem uma educação de qualidade, tem que tirar os (LAS) das escolas. Os noias não contribuem para uma evolução criativa.
Escolas militares, deveria ser uma opção para educar moleques mal educados em casa, que vão a escola não para estudar, mas para atrapalhar os outros! Filhos obedientes aos pais, não precisa ser oprimido em escolas. Escolas tem que ser um ambiente prazeroso e não um lugar formadores de escravos. Eu estudei no EJA em Guarulhos, e vi que há até adultos que merece ser educados por militares, pois ficaram adultos, mas com mente de criança rebelde.
?
Para a colunista, estudar numa escola civico militar é levar vida de gado. Estudar em escolas onde os alunos quebram tudo, espancam professores, estudam se quiserem, é levar vida de que animal? No mais, a colunista mostra-se agoniada com o fato do discurso civico militar ter capital politico. Sera que esta agoniada também com o capital politico do crime organizado, que inclui também inumeros politicos?
É claro que disciplina é sempre bem vinda, mas não a militar. Meu filho estudou na Inglaterra, e lá as coisas funcionam. Logo ao entrar o aluno tem que assinar um contrato onde ali ele tem ciência das regras da instituição. Desobedeceu? multa, desobedeceu de novo? multa pesadÃssima, terceira vez é rua. Então vc tem disciplina de uma sociedade organizada, não de um quartel.
TarcÃsio está seguindo as diretrizes da extrema direita, está tudo dentro do planejado. O Partido Nazista, na Alemanha, a partir de 1933 criou a famosa Juventude Hitlerista, e formou jovens robôs com extrema doutrinação ao nazismo, que no final da guerra, em 1945, era comum ver jovens de 12, 13, 14 anos, uniformizados e morrendo pelo seu lider, Teremos aqui a juventude bolsonarista (ou tarcisista)?
No caso da Juventude Hitlerista os adolescentes eram obrigados a entrar para o "clube", caso contrario eram denunciados e podiam ser executados. Havia a obrigacao da denuncia. Näo me parece que ocorra o mesmo no Brasil. Quem näo gosta de escola civico militar é totalmente livre para se matricular numa escola da rede publica. A comparacao näo procede.
A escola paulista acabou, todos os dados são maquiados, em relação as plataformas os alunos apenas tem que entrar, deixar verde, não precisam fazer nada, não apreendem nada, as tarefas são a mesma coisa. Estamos sendo governados por um miliciano, está moribunda a educação pública paulista.
Alguém, neste paÃs, tem que ter formação militar, caso contrário, quem comporá as nossas forças armadas?
Estudei em escola militar da aeronáutica, com muita ordem unida, matemática, fisica. E tinha cadeia no fim de semana para quem andasse fora da linha. Devo à Aeronáutica a educação que tive e tudo que tenho na vida. E matricularia meus filhos em uma escola onde a base fosse a disciplina. Parabéns ao Tarcisio
Estudei em escolas e universidades públicas a vida toda. Sempre tive ensino de qualidade e nunca ninguém precisou ir para a cadeia, pois nunca houve baderna. Impor um ensino militarizado ao invés de investir em educação e formação de professores é bem tÃpico da extrema direita.
Não queira comparar a Epcar, que só entra pessoas bem preparadas através de um vestibular super disputado, com uma escola de periferia que será tutelado pela polÃcia militar.
Isso mostra qual limitada foi a sua educação. Não é porque foi boa para vc e que será boa para todos. Ordem e progresso não significa não é a mesma coisa que militarizacao é crescimento. Os paises que possum os melhores indices na educação nao tem suas escolas militarizadas. Amplie sua visão de mundo.
E o governo de SP ainda espalha a balela de que, nessas escolas militares, o projeto pedagógico continuará a cargo da secretaria da educação. Evidente que não será assim. Caberá à secretaria de segurança, na prática, conduzir todos os processos, cabendo à secretaria da educação o papel de "rainha da inglaterra".
Meus sobrinhos estudam em Goiânia a escola é ótima. Tem fila de espera. Inclusive aqui em Santos fecharam estamos com 62 mil assinaturas para voltar
Está sendo criada a famosa "Juventude Bolsonarista". Ver "Ascensão e queda do III Reich", de William L Shirer.
Tem gosto pra tudo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Djamila Ribeiro > Plano de militarização das escolas paulistas é preocupante Voltar
Comente este texto