Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Sarmanho

    Uma correção. Pesquisador é quem elabora hipóteses que são negadas ou confirmadas por metodologias científicas . Elabora projetos de pesquisas e publica seus resultados em periódicos científicos.

    Responda
  2. Aderval Rossetto

    Triste ver essas empresas públicas se renderem ao poderio das multinacionais! Soja Embrapa é superior às transgênicas, mas os agricultores foram rendidos pelo marketing. Pior saber que os alimentos viraram segunda opção frente às bioenergias.

    Responda
  3. M Lana

    Nada sobre alguma alguma; frases feitas despidas de conteúdo. Também faltou a pergunta mais importante: quais pontos desta mal explicada agenda os Srs. adotaram quando presidiram a empresa ?

    Responda
  4. Paulo Jr

    Achei o artigo interessante, com a maioria das opiniões mostrando consistência, porém, tenho dúvidas de que a atual estrutura administrativa das universidades públicas permita essa integração entre departamentos (feudos) estabelecidos. tomara que eu esteja errado.

    Responda
  5. ADONAY ANTHONY EVANS

    O artigo, pelo apanhado de opinões, me pareceu algo confuso. Liebig, o químico alemão que foi um dos introdutores dos fertilizantes químicos, jamais defendeu que substituíssem a matéria orgânica, mas a complementassem. Não foi o que aconteceu, por praticidade ou preguiça, fizemos o que era um solo vivo,se tornar um solo morto. Analisando custos de produção levantados pela Conab, é possível verificar que fertilizantes químicos e defensivos podem passar de 80 por cento. Os valores não ficam aqui

    Responda
  6. ADONAY ANTHONY EVANS

    Vão para o Canadá, Rússia e Turquia, no caso dos fertilizantes, e para a União Européia no caso dos defensivos. A própria Embrapa, apurou que mais de 50 por cento de todo o fósoro apicado nos últimos quarenta e cinco anos, ainda está no terreno. Adonay Evans, Engenheiro Agrônomo.

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    Há quarenta e cinco anos, quando eu fui estudante da ufpr, os colegas alunos de engenharia agronômica aprendiam basicamente uma coisa- plantar soja. Mudou algo desde então ?

    Responda