Bruno Boghossian > Prefeito de Porto Alegre encontrou um culpado pelas enchentes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Diante das sucessivas enchentes e pedidos de socorro financeiro pelas prefeituras, a liberação desses recursos pelo estado e a união deveria estar amarrada a apresentação de instrumentos de planejamento urbano com o objetivo de reduzir as perdas financeiras e de vidas humanas, bem como planos de ação para enfrentamento de situações emergenciais.
Este é mais um de tantos polÃticos de diferentes vertentes que fazem o trivial: arrumar desculpas, apontar o dedo e governar pouco. Mas, a culpa também é da imprensa que não faz a eles as perguntas que devem ser feitas antes das tragédias acontecerem. Ou seja, são omissos também.
Como leio muitos comentários sem-noção, vou fazer um assim. O São Pedro foi cooptado, assim com Alckmin, tucano desde sempre, com promessa de lugar mais próximo de Deus. Precisaria fazer chover quantidade sem precedentes no RS, afinal os gaúchos são ateus, adeptos da bruxaria, fascistas, negacionistas, bolsonaristas (que nem sei o que é isso), votaram em inimigos do outro deus... kkkk
O pais tem metade dos municÃpios em zonas de risco com chuvas. Quais investiram em prevenção? A gente não tem nem coragem de remover famÃlia que mora em cima de curso d'água, ou em área de risco... a esquerda acha que é politica higienista e a direita não tá nem aà mesmo.
O certo seria convencer quem mora em áreas de risco a sair delas oferecendo sempre uma alternativa a essas pessoas. A ideia de salvar vidas tem de casar com a de ajudar as pessoas, do contrário é absurda. De acordo?
e o eleitor futuro candidato a uma vaga do céu, continua votando em figuras iguais ou pióres que essas. ái meu Deus !!
Prefeitos e governador não acham prioridade o sistema pra evitar enchente no RS. Agora vão querer culpar qualquer um por sua incompetência. A imprensa precisa divulgar quando houve a última manutenção no sistema.
OK, Bruno, assim é se lhe parece. Está virando especialista em criticar, e polarizar, a tragédia, nas figuras do prefeito e do governador.
E quem mesmo é que é responsável por governar o estado e a cidade?
... vamos parar de falar falsamente, pessoal???... De acordo com o real: ... verdade verdadeira, verdade sem mentiras é que as lideranças polÃticas tanto no gov Quanto no legis e no jus odeiam as nossas irmãs e irmãos desta terra, o lema deles é ' Que se Dane a população!!!'... Eles sao pró-chaos!... Eles amam mesmo é ter ouro, escravos e orgias luxuosas!!!... Terem escravos sexuais e baterem na cara de nossas irmãs e irmãos! Tem-se que drenar as asas destes traÃras!...
... ladrões-honestos estão administrando o paÃs, há tempos!!!... Tem-se que drenar as asas destas filhas e filhos inúteis da elite abonada inútil!!!... Eles sao inimputáveis e perigosos e famintos por ouro!... Estão sempre abadtecendi de ouro suas caixas e de escravos suas gaiolas!!! ... Eles sao operadores de sistemas de escravidão!!!...
A classe polÃtica gaúcha de hoje e de ontem é responsável absoluta pela tragedia.
O povo gaúcho está sofrendo demais. O Brasil inteiro está sendo solitário. Cada um está ajudando como pode. Mas, os cidadãos de Porto Alegre merece o prefeito que elegeu? Acreditar que o MDB pensou ou pensa no outro é ingenuidade total e agora pagaram para ouvir.
Diante das enchentes sem precedentes, é crucial reforçar o serviço de limpeza em Porto Alegre. Enchentes causam acúmulos de detrito, entulhos e resÃduos nas áreas urbanas, o que obstruà sistemas de drenagem, piora a qualidade da água e aumenta o risco de doenças. O reforço no sistema de sistema de limpeza ajudaria a desobstruir os sistemas de drenagem, removendo detritos que possam estar bloqueando bueiros e canais de escoamento, reduzindo o risco de novas enchentes. Isso preveniria doenças.
Quando o estudo foi entregue à Prefeitura, sobre a precariedade das bombas, o Prefeito de Porto Alegre era Nelson Marchezan Júnior, do PSDB. Espero que o leitor lembre disso nas próximas eleições.
O ideal mesmo seria reforçar a manutenção do muro do GuaÃba, o que tinha de ter sido feito como prioridade. Fechar as aberturas das comportas para não deixar passar grandes volumes de água, reforçar também o fechamento dos diques teria ajudado a impedir toda a catástrofe em Porto Alegre. Nem nisso as autoridades pensaram, não levaram a sério um estudo de especialistas para evitar a tragédia. Encomendam um estudo e o jogam no lixo, que tipo de polÃtico é esse? Bolsonarista, claro.
Se fosse um pais sério Governador e vários Prefeitos deveria estar atrás das grades, por omissão e negligência.
Joga o lixo na Geni, Melo. É o que sabes fazer, assim como a maioria dos gestores. A culpa sempre é dos outros.
Folha pegando leve com esses caras.
Sobre o lixo nas ruas o povo gaúcho não tem culpa nenhuma mas sobre os lixos de prefeitos que escolhem, ah isso tem, e muita! Só votam na mal dita direita ou extrema direita!
De acordo com esse texto, dá a falsa impressão que jogar lixo nos rios não causa prejuÃzo nenhum à s cidades. Entretanto, as autoridades estão, realmente, erradas, em atribuir as enchentes somente à falta de cidadania da população porca.
Culpar o povo pelo seu descaso com as questões ambientais ou a natureza por suas mudanças climáticas é fácil. Quero ver os polÃticos realmente fazerem uma gestão honesta, digna e voltada para a melhoria da vida da população e funcionamento das cidades. Cada povo tem o governante que merece pois este é fruto da ignorância dos eleitores.
O que esperar de um paÃs que elegeu algo como Bolsonaro?
Quem sabe a tragédia ensine o povo a votar. Enquanto o brasileiro seguir elegendo o primeiro homem branco que aparece na frente dele "falando bonito", o paÃs vai continuar sendo a Casa Grande & Senzala de sempre.
O racismo faz parte do contexto da eleição de homens brancos de extrema direita. Depois dá nisso, todo mundo tirando o corpo fora e culpando a população. Tomara que quem perdeu tudo acorde de vez e não vote nos mesmos de novo.
Hoje Icl notÃcias denunciou que houve manipulação escandalosa no relatório Focus, usando pelo BC para definir expectativa de inflação. Como os nomes dos pesquisados no Focus são sigilosos, bancos colocaram uma expectativa extremamente alta de inflação para manipular o Ãndice. Os jornais, em conluio, escandalizaram pioras nas projeções, Folha sempre fez parte destes esquemas pró juros. Vale ver com mais detalhes no ICL, a Folha vai sonegar esta informação, até o valor questiona a confiabilidade.
O Perypery aplica dinheiro no banco e ganha com os juros impostos vindos da população mais pobre, por isto está sempre tentando justificar, é adepto da lei de Gerson, gosta de levar vantagem.
Os comentários do Peri dão a impressão de que ele não tem nenhum apreço pela própria reputação. Resta lamentar pela famÃlia
Perypatético ataca!
Sim, Kamarada. A Cristina resolveu este problema no paÃs vizinho. Todo dia vinte e nove ela ligava par ao Idec e dizia qual era a inflação que ela queria. Na Turquia é assim também, funciona super bem. Os dois estão com mais de cem por cento de inflação e juros mas, no caso da Cristina, é tudo culpa dos quatro anos de Macri a não dos seus vinte de governo. No caso da Turquia, é culpa do presidente anterior, que deixou o cargo em dois mil e um.
O brasileiro precisa parar de se fazer de coitado. Jogar lixo na rua é sim uma falta de cidadania absurda. É muito fácil terceirizar a culpa. DifÃcil é agir com civilidade no papel de cidadão e responsabilidade na hora de escolher os governantes.
A prefeitura de Porto Alegre já deveria estar sob intervenção federal, sob regência desse alcaide inapto, a cidade de Porto Alegre não sairá desse desastre administrativo.
Tem gente que não entendeu o que tu disseste, Wellington... Deve ter deixado o cérebro no "freezer" para comentar sobre o que escreveste.
Sim Kamarada Tovarishch, nosso virtuoso presidente deveria ser declarado prefeito de todas as cidades ao mesmo tempo.
A população brasileira precisa ser massivamente escolarizada, educada, bem alimentada, principalmente os da base da pirâmide, pra que passemos de coitadinhos a pessoas esclarecidas, lutadoras por seus direitos, que saibam votar pra escolher bem seus executivos. Pelé há anos já havia dito que brasileiro não sabe votar. E não sabe mesmo porque, se soubesse não tivéssemos Bolsonaro, seus deputados e senadores burros, turma da bala, da bliblia, do agro, etc, mandando no Congresso.
Esse comentário do nosso amigo Peri é o suprassumo do fascismo brasileiro. E ele ainda o faz num momento em que o rio grande do sul (um dos estados mais endividados do paÃs) está recebendo apoio, solidariedade e dinheiro de todo o paÃs.
Ser de direita e conservador é bom para democracia . Mas burrice , ignorância e fascismo não
Sim, Kamarada. Apenas ignorantes não pensam como nós. Por isso ganhamos apenas em locais em que a escolaridade é alta, como na Bahia e no sertão Nordestino. Em São Paulo, este estado ignorante, e no Sul, não chegamos nem perto de vencer as eleições para governador. Precisamos educá-los politicamente. Talvez uma polÃcia polÃtica, como há na nossa amada Rússia e China? Podemos justificar dizendo que é para a judar os povos originários ou a desigualdade, ou algo assim. Saudações MaoÃstas.
Essa aula de incompetência que o prefeito de Porto Alegre está dando, é resultado do nÃvel do debate polÃtico atual. Enquanto na última campanha outros candidatos tentavam debater os problemas da cidade (vejam o vÃdeo da Manuela falando sobre os alagamentos em POA na campanha de 2020, parece até que ela é vidente, mas é apenas uma pessoa consciente), o atual prefeito fugia do debate e "respondia" com fake news tÃpicas do bolsonarismo.
Melo terá a respostas nas urnas esse ano. Se o porto-alegrense votar nesse sujeito de novo, é sinal que a gauchada perdeu qualquer senso de comportamento polÃtico.
Parece que os administradores de direita não têm preocupação com a população a que eles têm obrigação de cuidar, e que para isso ganham regiamente. Qdo são pegos em malfeitos como no RS, agora, nenhum deles quer assumir a responsabilidade. Tenho pra mim que governador, prefeito, secretários, deptutados e outros, no caso em pauta, devessem ser investigados e, se culpados, e possivelmente possam ser, que lhes seja imputado o rigor da Lei, doa a quem doer! Chega de executivos irresponsáveis!
Deixem o Pedrinho em paz, o garoto errou a dose.
Uma vergonha. Isso nunca aconteceria em estados administrados por PTistas, apesar de terem sobrado tão pouco deles, obviamente por causa das fake news, já que são os melhores administradores. Na Bahia, por exemplo, este paraÃso PTista, esse tipo de tragédia nunca aconteceria. E, se aconteceu, fio há muitas décadas atrás, como dezembro de vinte e um. Naquele momento, foi culpa do Presidente. Desta vez, a culpa é do governador. Precisamos deixar isto claro, cada chuva vem de um lugar.
A bronca mesmo é investir em desenvolvimento insustentável (função do longo prazo) sem combinar com a Natureza( desmante de floresta e poluição do ar, só pra citar 2 ex.'s). Só a tecnologia pode nos salvar e enquanto não chega, investir em disciplinas nas escolas sobre as consequências q essas crianças tão passando. A água não tem culpa... ela só quer passar sem maltratar ninguém!
Vivemos uma tragédia polÃtica. Mais uma das chagas e heranças malditas do bolsonarismo, reduzimos o debate das pautas públicas à distrações e conteúdos inúteis voltado a pauta de costumes, que deveria estar restrito ao respeito a individualidade e liberdade das pessoas. A falta de discussões do mundo real e que afetam a coletividade permitiram que gente despreparada entrasse na polÃtica e escrachasse sua inépcia em assuntos complexos.
Pery, poderÃamos ficar em uma discussão inútil sobre fatos que se impõe. Quem presencia o que aqui acontece, se depara com uma realidade cruel. E sim, a polÃtica de negar mudanças climáticas, com seus responsáveis , é não se implicar nessa tragédia anunciada.
Pior Tanya, também no Norte da Itália, neste momento com enchenctes trágicas e perdas de vida como não ocorria há cento e setenta anos! Tudo culpa do Sr Salles e do Bolso e do Agronegócio brasileiro, que destruiu o cerrado. Esses neoliberais não tem limite!
Tragédia politica e, por extensão, tragédia ambiental. Talvez o sr Pery queira vir ao RS nesse momento, viver uma dose de realidade. E, quem sabe, trazer um tal de sr. Salles.
Você é um soldado da extrema direita que não consegue minimamente interpretar um texto. Releia o que eu escrevi. Apesar do Bozo ser uma espécie de deus da destruição, não me referi aos atos dele e sim do tipo de debate que ele trouxe para a polÃtica.
Sim, culpa do Bolso. Vocês governaram por quatorze anos, o Bolso por quatro. Ate quando vocês tem passe livre e podem por a culpa nele? Pelos próximos vinte anos?
Não conheço este Prefeito para avaliar, mas se tomar São Paulo como referência, e creio que a maioria das nossas metrópoles, a população é culpada, e muito. Não apenas por conta do lixo, que grande parte joga mesmo em qualquer lugar e não limpa, mas porque simplesmente se recusa a particular de uma urbanização equilibrada, elegendo e se confundindo com polÃticos sustentados por setores privados, que depois culpam, o que será rapidamente esquecido.
Porto Alegre esfacelou o departamento de limpeza urbana, demitiu 3 mil funcionários dessa área e alocou o que sobrou num puxadinho do departamento de água e esgoto. A população é a maior culpada, sim, por colocar caras como o goiano Sebastião Melo na Prefeitura de Porto Alegre. Se o cara é tão bom administrador assim, por que não foi ser prefeito na cidade dele, lá "no" Goiás? Ah, é que o cofre de Porto Alegre é mais polpudo, né!?
A privatização de serviços públicos é prejudicial porque prioriza o lucro em vez do bem-estar coletivo. Isso gera tarifas mais altas e qualidade reduzida dos serviços, além de excluir grupos vulneráveis, pois empresas privadas tendem a focar em áreas lucrativas. A diminuição do controle público reduz a transparência e a responsabilidade, dificultando a intervenção em casos de má gestão. Por fim, a privatização aumenta as desigualdades sociais, tornando serviços básicos inacessÃveis para a maiori
Querem Estado mÃnimo liberais? Olhem agora para Porto Alegre. Essa transferência de responsabilidade do Prefeito é de uma cre ti ni ce sem precedente.
Péssimo Prefeito!
Ouvir o prefeito falar ontem sobre as comportas do GuaÃba foi angustiante, repetindo diversas vezes que "uns pedem pra abrir, outros pedem pra fechar". Ora, os técnicos precisam saber o que fazem e defender a decisão, mas, aparentemente, a prefeitura não faz ideia do que é melhor fazer.
Sinceramente, não sei se é um número correto, mas metade dessa tragédia é responsabilidade do povo, votaram com o fÃgado, deu nisso, agora aguentem.
Sim, Bolsonaro, o desmatador, que deixou passar a boiada, incentivou o garimpo ilegal e a invasão de terras indÃgenas, ganhou de lavada no RS. Causa e consequência, explica a ciência.
Eleito por um povo ignorante politicamente
Filme de privatização de água e esgoto não tem final feliz, aguardem o novo lançamento SP será porto alegre amanhã
Triste! Nessas horas vemos a importância de valorizar mais o voto. Elegeram dois paspalhos!
Os incompetentes e sem caráter nunca assumem.
B. Boghossian acertou na mosca. Aliás, até pegou leve com o alcaide de Porto Alegre.
Privatização é uma maravilha. Lucros para milionários para uns e prejuÃzos para milhões. Isto sim, é sinônimo de desenvolvimento. Bora votar sem responsabilidade.
Pior que jogar lixo nas ruas , maior mal faz o povo em votar em liberal. Pois o liberal dará destino a seu lixo, ele contribuirá com a degradação do sistema de escoamento que o polÃtico liberal proporciona ao cidadão ao privatizar os serviços públicos.
Exato. Quanto mais liberal, mais chove. Vocês não tem coração.
Continuem votando em liberais e terão muitas privatizações que se não incrementarem os serviços prestados ao cidadão, certamente incrementarao vossos boletos a pagar. A folha liberal garante que vc será contemplado com essas benesses privataristas.
Depois dizem que votar mal não traz consequências!!!!
Esse prefeito é um morto-vivo, zumbi da tragédia. Deveria ser defenestrado do cargo pelo bem do serviço público. Ele e seu vice lavrador.
E de fato uma parcela da população joga lixo nas ruas e córregos. E tb a FS defendeu e defende a privatização dos serviços públicos. Ela tb deveria apontar o dedo para si própria.
Infelizmente não acredito em punição de polÃticos. Vejam o governador do Rio. Cheio de provas robustas e consistentes conta ele, provando improbidade e abuso de poder e ele foi inocentado. Vai acontecer o mesmo no RS. Os únicos condenados serão os pobres q perderam tudo.
Concordo! Sou totalmente descrente de todo Sistema Judiciário. A depender da formação de um tribunal e dos interesses da casta, por vezes ganha a direita, por outras, a esquerda. Provas, mérito, ora bolas, quem se importa?
Este Sr é o principal culpado e deve ser processado
É o principal culpado, porque as águas do GuaÃba que invadiram a cidade fizeram volume e foram levando a inundação por outros lugares, não ficou apenas em Porto Alegre, levou água para outras cidades. Os outros prefeitos tb não devem ter feito muito para evitar as inundações em suas cidades, como manutenção etc. Todos são culpados, seja qual for o partido, isso não importa.
O prefeito de Porto Alegre tem muita responsabilidade sobre o que está acontecendo em sua cidade, mas não quanto às outras cidades do RS, que tem os seus próprios gestores municipais. Já o governador Eduardo Leite, vai cansar de se explicar…
Vão continuar governadores, deputados, prefeitos, vereadores. Por cheias, e cheias, e cheias, e cheias.
Mas será que terão a mesma solidariedade como na tragédia atual? Como diz o surrado ditado "errar é humano, persistir no erro e burrice".
Prefeito anterior, Marchezan, do MBL e tucano como Leite, extinguiu o DEP (Departamento de Esgotos Pluviais), que se reportava diretamente ao prefeito, para ser área subalterna de outra autarquia municipal, terceirizando à privados a manutenção do sistema de esgotos e casa de bombas. PolÃticos covardes terceirizam e privatizam também para não assumir responsabilidades. RS na mão destes neoliberais é exemplo vivo do mal que esta gente faz.
O sofrimento dos gaúchos os culpados são os governadores estaduais e os prefeitos municipais Não fizeram nada nos últimos anos
A humanidade é um eterno retorno. No terremoto de Lisboa, meados de 1700, culparam até D e us e os moradores.
Bem, aqui a culpa é cristalina, é dos polÃticos alinhados a pauta de degradação do meio ambiente, vulgo bolsonaristas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Prefeito de Porto Alegre encontrou um culpado pelas enchentes Voltar
Comente este texto