Mundo > De Lula 1 a Lula 3, Brasil busca cavar espaço global em tensão com os EUA Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadêu Santos

    O Lula da Silva agora no 3º mandato não é mais o mesmo que governou o Brasil, talvez o Obama não mais o chamaria de "o cara", afinal a mudança ocorreu não apenas no coração do viúvo, mas principalmente na mente, na sua cabeça impaciente e perturbadora. Pessoalmente eu queria como cidadão ver um lula mais tranquilo, mais estadista...

    Responda
  2. Samuel Pacheco

    Lula divergir sobre o apoio a Ucrânia é uma traição ao meu voto, isso sim. Apoiar a monstruosidade que vem da Rússia é motivo para eu rever minha posição. Mas isso ainda é pouca coisa comparado com a traição do governo Lula em relação ao revertimento da Reforma do Ensino Médio. Isso não tem perdão.

    Responda
  3. frankklim alencar figueiredo

    O Brasil está condenado a mesquinharia enquanto os EUA derem as Cartas. Usam essa elite do atraso, elite corrupta, imprensa contraventora e generais corruptos pra sabotarem o Brasil.

    Responda
  4. frankklim alencar figueiredo

    Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, China, Rússia o Diabo. Nenhum desses nos fazem mal. Só os EUA. Eles sempre sabotaram nosso desenvolvimento. Os ma nés analfa betos batem palma pra isso. São os entulhos ideológicos onde se mistura de tudo que não presta.

    Responda
  5. frankklim alencar figueiredo

    Nenhum país do mundo nos fazem mal, só os EUA. Sempre que o Brasil crescer, eles vem usando a elite do atraso, os traidores da pátria corruptos encastelados na grande, velha e corrupta imprensa, força armadas e outros.

    Responda
  6. frankklim alencar figueiredo

    Temos coisas mais importantes para resolver para o Povo do Brasil que manter submissão canina aos EUA.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Mais um anti-americano lulista pro-paises ditadores e de ambicao expansionista territorial como Russia e China.

  7. frankklim alencar figueiredo

    Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, China, Rússia o Diabo. Nenhum desses nos fazem mal. Só os EUA. Eles sempre sabotaram nosso desenvolvimento. Os ma nés analfabetos batem palma pra isso. São os entulhos ideológicos onde se mistura de tudo que não presta.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Figueiroa, o seu guru se associa a Russia e vc diz q nada nos faz malÂ… q visao bibi tolada e egoista meu. Se o seu simpatico Putin iniciar a terceira guerra ninguem estara mais aqui pra escrever po rara nenhuma

  8. frankklim alencar figueiredo

    EUA, maior sabotador do Brasil. Querem manter o Brasil de joelhos. Só os cre ti nos, traidores da pátria e manés analfabetos apoiam a agenda dos EUA com o Brasil.

    Responda
  9. Mario Habka

    EUA não é nosso foco Nosso foco são os Brics O Brasil não precisa dos EUA

    Responda
  10. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Lula não se dá bem com democracias …prefere as ditaduras .

    Responda
  11. Felipe Oliva

    Os EUA não participaram do impeachtment??? Rsrsrs os EUA instrumentalizaram a Lava jato, ou Dalagnol, Moro e sua turma iam pros EUA fazer turismo? E o fundo bilionário que queriam dar pro Dalagnol? E o fim do Monopólio da Petrobras no pré-sal negociado entre José Serra e a embaixadora dos EUA revelado pelo wiki leaks?

    Responda
  12. João Leite Leite

    De Lula 1 e a Lula 3 ele vem cavando um túnel que esta levando o país cada vez mais fundo para o atoleiro. O objetivo dele é gastar, gastar até o Pais ficar sem saída.

    Responda
    1. José Antônio

      Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bi em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bi em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do país subirem significativamente. Ex-presidente de extrema direita foi o único que diminuiu 'poupança' (no Jornal do Brasil).

  13. João Leite Leite

    O Brasil precisa trabalhar para tirar o povo trabalhador da pobreza. Para isso precisa investir pesado em projetos de desenvolvimento econômico para gerar riquezas e empregos para tirar alguns milhões de pessoas que deveriam estar trabalhando e colaborando com o crescimento do país estão vivendo precariamente a base de auxílio. Para o país competir com os poderosos precisa produzir de tudo para se tornar um grande nação Tem que tirar os seus cidadãos das ruas através de bons empregos.

    Responda
  14. Edson Capistrano

    Em vez de "cavar espaço " num é mais propício "abrir espaço " , cavar é bem coisa de tatu né FSP......?

    Responda
  15. Vinicius Branco

    A diplomacia brasileira deveria prezar pelo pragmatismo e pelo não alinhamento, como pregava o Itamarati em passado distante, e nao pela idolatria. O Brasil não pode se dar ao luxo de ter inimigos, quaisquer que sejam.

    Responda
  16. João Batista de Junior

    Brasil não deve se alinhar em tudo com EUA

    Responda
  17. LUIS FERNANDES

    A batraquiada torce, jujtamente com seu rapida velha e guru, para alinhamento com paises pacificos e com solida democracia como Russia, China, Cuba e Venezuela. Brilhante a estrategia brasileiraÂ… a contribuicao brasileira para a paz e pate titica

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      To nico.. a Russia e o pais mais agressivo mundialmente. Nada se compara a agressao a Ucrania e o perigo de uma terceira guerra iniciada pelo im bebe cil do putin. A Arabia Saudita como ameaca muldial e uma piada

    2. José Antônio

      Nos últimos quatro anos de governo, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) ou representantes de sua equipe presidencial fizeram 150 viagens para a Arábia Saudita (no Google). A Arábia Saudita é um grande país democrático, não é mesmo?

    3. José Antônio

      Bolsonaro fala em 'casamento perfeito' com Rússia e diz ... — Em visita a Moscou, presidente brasileiro afirmou que os dois países têm interesses comuns em áreas como a agricultura, energia e defesa ( por BBC).

  18. Marcelo Magalhães

    A reportagem não atribui aos EUA o verdadeiro posicionamento imperialista que que eles tem. Os EUA possuem mais de 800 bases militares distribuídas pelo planeta e apoiam países não democráticos como a Arábia Saudita, dentre outros. Além disso, impõem bloqueios a países que não são alinhados, levando ao sofrimento profundo da população por falta de parceria comercial dominada pela força dos EUA. Sem falar da cumplicidade ao genocídio dos pales Tinos.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Os EUA sao a maior potencia belica do pais mas ao menos vivem numa certa democracia com liberdade de expressao. Isso e pior q se alinhar com Russia, China, Venezuela com seus ditadores com mentalidade expansionista territorialÂ…

  19. Samuel Fagundes

    Os estadunidenses sempre trabalharão para manter sua hegemonia. Isso implica em dizer que sempre irão sabotar os países que tentam competir com eles, em qualquer área que seja. Sob o mantra da "democracia" e "livre mercado" impõe sanções que afetam o desenvolvimento e a busca de independência tecnológica de outras nações.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.