Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. isabella Bard

    Lamentável mesmo! STF contribuindo fortemente para aumentar e perpetuar a insegurança jurídica no Brasil...

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    O STF teria que explicar ao povo brasileiro porque alguns empresários devolveram bilhões de reais aos cofres públicos nos processos liderados por Moro na lava jato, será que era por serem bonzinhos e queriam ajudar o país e seus pobres ? Pelo fim das indicações de políticos para Tribunais de Contas e Judiciários, começando pelo STF! OrasilCriciúma!

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Dona Dora, ando meio desinformado, até como providência pra manter o funcionamento hepático em ordem; não tenho, portanto, condições de avaliar os fatos que descreve. Mas, de todo modo, a forma como o faz mindá uma desconfiança. Deve ser meu mau-caráter.

    Responda
  4. Alberto Melis Bianconi

    Curiosa essa coluna. Confrontar os alvos da operação Lava-Jato pode (deve na verdade), mas bolsonaristas, aí é dar margem a confrontação, não é de bom tom! Ninguém precisa de margem para fazer a "interpretação de que estejam prestando favores a outrem ou obtendo vantagens de cunho pessoal". Sempre haverá jornalistas prontos para fazê-la, se não se sentem sequer obrigados a harmonizar lé com cré em suas colunas.

    Responda
  5. José Geraldo Pereira Baião

    Falou, falou e não disse nada!

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Porque não te calas, Baião! Vai cantar: O baião da serra grande.........

  6. Claudio Pimentel

    A coluna não poderia ser mais precisa e correta. Já passa da hora da “Corte” parar de massacrar os súditos. Dora Kramer merece todo o meu respeito pela coragem que poucos tem!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Votou em Bolsonaro, fou não?

  7. José Antônio

    Até hoje eu não consigo entender o porquê daquele 6 x 5 de dois mil e dezoito contra o que está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Acho que só um hermeneutólogo com pós-doutorado poderá me dizer o que diz exatamente o texto. Ô hermenêutica difícil sô.

    Responda
    1. Nelson de Paula

      É preocupante os Guardiões da Constituição não a entenderem num ponto em que ela é perfeitamente clara: não pode ser preso e dele tirados os direitos políticos quem não for considerado culpado, nem que a vaca assobie.

    2. Ney Fernando

      E esse 6 x 5 foi mais estranho porque aconteceu duas vezes. Na primeira, Gilmar Mendes votou pelo cabimento da prisão, e assim decidiu o STF. Na segunda, ele votou contra (disse que mudou de ideia sob o fundamento não jurídico de que estariam ocorrendo "abusos" nessas prisões) e, do mesmo modo, assim decidiu o STF.

  8. José Augusto Bernabé

    Agora que a Sra percebeu isso? Esse " supremo" é um arremedo de um Tribunal da Inquisição, cada dia que passa dá mais mostras que elaborou um fatídico Golpe para destronar o governo anterior, matou um Brasil de esperança, tudo isso com apoio de vcs jornalistas e da quadrilha do PT.

    Responda
    1. José Antônio

      Como você interpreta o inciso LVII ( "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória") do 5º artigo da Constituição Federal?

    2. José Antônio

      Você vaiou ou aplaudiu o Tribunal da Inquisição naquele 6 x 5 que impediu Lula de participar da eleição de dois mil e dezoito? Pesquisa Datafolha: Lula, 39% ( TRINTA E NOVE POR CENTO ); Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%. Alvaro Dias tem 3% e Amoêdo, 2%. Meirelles, Boulos, Daciolo e Vera têm 1% cada. Demais candidatos não atingem 1%.

  9. LUIZ FERNANDO FERREIRA

    A decisão de membro do STF livrando empresa de multa de 10 bilhões é um absurdo, um deboche. Ou revertem isso ou a corte segue no caminho de ser a Geni do Judiciário!!!!!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Livrar de multas altas não pode... mas as minhas multas de transito não fariam mal a ninguém, né não?

  10. Fernando Luiz Motta dos Santos

    Pois eu concordo com a colunista.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Claro que sim! Os minions se atraem mutuamente.

  11. jose prado

    STF, ruim com ele pior sem ele! O odio dos juizes do Supremo à lava jato vem di fato de ter sido um juiz de 1 instancia capaz de expor as entranhas da politica nacional, seus chefetes e chefões , chafurdando na lama como porcos macumunados com empresarios corruptores e funcionarios publicos improbos! Mostrou o qto estão podres os poderes! São piscinas cheias de ratos!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Se não fosse a Lava Jato... meu Deus! A baboseira é um direito absoluto afinal.

  12. JAILSON DE BEZERRA

    O STF está seguindo a onda das redes sociais, estes últimos um bando de desocupados que pensam que todas as pessoas são desprovidas de inteligência. Até agora não houve uma decisão final sobre essas chamadas fake News, ou simplesmente mentiras deslavadas nas redes. Além disso, temos o caso do ex-presidente que já deveria estar na cadeia. Lula, por exemplo, teve respaldada sua prisão sem que julgassem o mérico. Hoje sabemos quem jogou ele e como jogou.

    Responda
    1. José Antônio

      Você vaiou ou aplaudiu o STF naquele 6 x 5 que impediu Lula de participar da eleição de dois mil e dezoito e que o conduziu a prisão? Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%. Alvaro Dias tem 3% e Amoêdo, 2%. Meirelles, Boulos, Daciolo e Vera têm 1% cada. Como você interpreta a ''dificílima hermenêutica'' contida no inciso LVII ("ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória")do 5º artigo da Constituição Federal?

  13. Joabe Souza

    O problema da coluna não é o posicionamento da autora - seja crítico ou elogioso -, mas a falta de profundidade e sofisticação na análise, além de uma sintaxe confusa. Compare-se esse texto com a análise de M.ª Cristina Fernandes sobre o mesmo tema publicada no Valor de ontem. Lá, é oferecida ao leitor uma crítica ainda mais incisiva, mas feita com rigor analítico e pesquisa diligente de informações que a contextualizam. Já aqui, o que exatamente o leitor ganha com a leitura desse texto?

    Responda
  14. Wagner Gama

    Há pouco tempo eu assisti a um julgamento, no qual eles deram um "salto triplo carpado para trás", no caso da Revisão da Vida toda e eu senti a chamada vergonha alheia. - A maioria não sabia do que estava falando. - Enquanto o "notório saber" significar amigo do rei, advogado do rei, advogado do partido do rei, visita de hospital do rei, colega de igreja, político sem cargo etc etc, acho que não melhora. - Penso que teriam de ser escolhidos entre magistrados de 2º grau, por período fixo.

    Responda
  15. Adauto Lima

    Sua credibilidade já foi perdida a tempos. Os retrógrados são maioria, até porque os que se apresentam como progressistas são lobos em pele de carneiro, o Barroso é o exemplo clássico. Classistas, corporativistas e políticos. Nada a ver com justiça.

    Responda
  16. Jorge Rodrigues

    O STF não tem absolutamente nenhuma credibilidade. Ele encontra-se dominado por protetores de corruptos poderosos, pratica arbitrariedades, toma decisões com viés político e, em consórcio com o TSE e Executivo, luta com afinco para implantrar oficialmente a censura (na prática ela já está em vigor há algum tempo). O que o STF tem feito em prol dos corruptos do Petrolão é surreal e repugnante.

    Responda
  17. Max Morel

    Mais um ótimo e oportuno artigo da excelente jornalista Dora Kramer.

    Responda
  18. Claudio Luiz da Cunha

    Dorinha o seu Bozo está Inelegível

    Responda
    1. Amauri Soares

      O seu profundo comentário é porque ela ofendeu os amigos do rei?

  19. Wagner Tavares de Goes

    Excelente e oportuno artigo. Aprovo-o totalmente. Não tenho ideia do que deve ser feito para recuperar o STF que já tivemos no passado, mas sei que os critérios subjetivos de provimento do cargo agora precisam mudar. Não pode ser por escolha livre do Presidente da República, são indispensáveis critérios objetivos pétreos que o Presidente não possa ignorar e uma liminar de um Ministro do STF não possa suspender.

    Responda
  20. Igor Cornelsen

    Quem não tem mais credibilidade é a república. Com esse STF não existe mais república..

    Responda
  21. wilson mazza junior

    Vamos todos pressionar o stf para que prenda logo os ladrões de rolex...nao da para aguentar viver em sp ou em Brasília com tantos ladrões de rolex soltos...ops..joias tbem..que o caso do cidadão da lamborguini levante todos os indignados e que todos sejam presos ja! Ex presidente, general, advo gados e coronel!!

    Responda
  22. Ricardo bento terres

    Essa colunista é do Estadão

    Responda
  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Nenhuma linha sobre o tre-rj que absolveu governador vice e presidente da assembléia.

    Responda
    1. Max Morel

      Não, e nenhuma linha também sobre a vitória do Corinthians sobre o América de Natal; será que é porque o tema era outro e a importância era outra?

  24. João Leite Leite

    Os ministros do STF não são juízes. Muitos nem passaram em concurso para ser juiz. Alguns são advogado de defesa dos réus que eles vão julgar. Para eles o importante é agir para salvar os seus padrinhos que o indicou. Se o STF fosse uma entidade que respeita a constituinte A metade dos políticos que estão no poder, incluindo o presidenta não estariam no comando porque estavam envolvidos com algum tipo de desvio da Ética.

    Responda
  25. Klaus Serra

    STF não é uma corte constitucional, parece mais um puxadinho da Câmara dos Deputados.

    Responda
  26. Cleomar Ribeiro

    ... todos os Anhangueras estão juntos!... Um abre as portas dos cofres públicos, outro entra, pega e puxa ouro! ... O ouro escorrega para as mais de outro lá fora! Outro aparece, e limpar a cena do crime, outro denuncia, outro anula provas, outro organiza a próxima orgia luxuosa para outro distribuir o butim entre eles...e outro recalibra as portas e chaves do cofres para o próxmo eventos de mesma dinâmica!!!ladrões-honestos!!!...

    Responda
  27. Joao Braga

    Parabéns Dora...a pergunta é até quando pois parece não ter limites....?

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Mário Sério Mesquita, minha opinião? Lamento que vc more na Faixa de Gaza, ops, Rio de Janeiro. Vocês nunca imaginaram que a mania de serem mais expertos uns que os outros um dia cobraria a fatura? Pois bem, chegou...

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Seu boiadeiro é um assa . Não posso escrever o resto. Sr Castro. Aliás ontem um Castro foi absolvido aq no RJ. Qual seria sua opinião sobre ?

    3. Rodrigo Castro

      O Gilmar não percebe que pertence ao pior tipo de gado, o Red banho.

    4. Gilmar Maghenzani

      parabéns não, pq só o gado pensa assim

  28. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    STF e o sistema legal do Brasil são ridículos, coisa de país pobre mesmo o de manda quem tem dinheiro.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  29. Gustavo Michelin

    Com o STF é aquela máxima: dinheiro na mão, calcinha no chão.

    Responda
  30. Manoel Cardoso

    Não perdeu porque no Brasil o STF foi o rei anti golpe, aliás substituiu o Congresso que não teve coragem de enfrentar o bolsonarismo.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Concordo, Manoel, mas por que ainda não prenderam os grandes do golpe? P q o TSE não cassou o governador do Rio ou o senador, conje de Maringá? Parece que há algo de podre, infelizmente, no sistema judiciário brasileiro. Será que o rei da Macedônia amarelou? Será por culpa do pavão misterioso?

    2. CLAUDIA ROVERI

      Concordo! E a nossa única salvaguarda na pandemia.

  31. Paolo Valerio Caporuscio

    STF sem moral e nada faz o bem do brasil.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      sem moral para o gado

  32. João Carlos Oliveira Marques

    Como é? "Ministros não fazem um favor a si mesmos quando dão margem à interpretação de que ESTEJAM PRESTANDO FAVORES A OUTREM OU OBTENDO VANTAGENS DE CUNHO PESSOAL." Por favor, me digam que foi o hacker que publicou esse texto! Isso não é jornalismo!!! Qual ministro "deu margem" a essa ideia? Pra quem foi prestado o favor? Que vantagem obteve? É seu dever como jornalista responder a essas perguntas. O jornalismo existe pra esclarecer ou pra semear conspiracionismo baseado em "margens"?

    Responda
    1. Max Morel

      Esse Gilmar só faz comentários ridículos.

    2. Gilmar Maghenzani

      Ela faz parte do gado

  33. julio alves

    Dona Kramer se supera a cada artigo! Cada um pior que o outro.

    Responda
    1. antonio brito

      Que artigo bem escrito. O último parágrafo uma pérola. Leitor fiel.

    2. Rodrigo Castro

      O que une os que tem políticos de estimação de esquerda e direita? Os ataques à imprensa quando essa não passa pano pro seu político favorito, é claro. Ah, tem também os tipos como o Gilmar que comentou aí embaixo que mandam os outros "lerem de novo" do alto da sua superioridade moral. Afinal de conta, sabem tudo e muito mais do que qualquer outro... haja paciência com gente assim.

    3. Gilmar Maghenzani

      não é sobre impunidade vai ler de novo

    4. Gustavo Michelin

      Mas por que? És a favor da impunidade?

  34. Maurilio Fernandes Figueiredo

    O STF está jogando sua imagen no chão devido a decisões monocrátias que geram descrédito a corte. Uma pena, o STF está dando margem que não mais a população o defenda dos negacionistas e odiosos de plantão. Uma vergonha as decisões individuiais de vários ministros. O silêncio dos demais vai no mesmo barco.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      que ministro fez isso? qual processo?, para o gado sim todos são comunistas

  35. José Bueno

    O teor do texto de Dora mostra que a grande fa rs a foi conduzida por um juiz parcial e apoiada por parte da m id ia e de políticos com tamanha truculência, que agora está deixando muita gente desnorteada, que não esperava que esta f a rs a pudesse ser contida na última instância do Poder Judiciário do Brasil.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      O malabarismo ao que Gilmar e claque se presta é algo de outro mundo! Vão negar até o fim dos seus dias que houve corrupção da grossa na Petrobras, liderada pelo PT e seus eternos esquemas de Caixa 2

    2. Gilmar Maghenzani

      o dinheiro devolvido não tem a ver com a farsa procure ler sobre a farsa jato

    3. Hugo Sotero

      Se era farsa, por que tanta devolução de dinheiro ? Por que fizeram acordo com o Departamento de Justiça Americano, assumindo corrupção lá ? Lá não tinha “juiz parcial”, nem ordem de prisão … por que a própria Petrobras la nos eua, aceitou indenizar os acionistas, por perdas com a corrupção ?? Lá, não tinha “juiz parcial”…

  36. Luiz Eduardo Menezes

    Não entendo de leis, mas penso que há uma carga muito grande em cima do STF por conta de desmandos de muitas pessoas que insistem em prejudicar o país.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      não entende mesmo pq não tem carga nenhuma o STF é acionado por pedido de abertura dos processos a PGR julga esse pedido e passa a frente o não

  37. José Nilson Gregolis

    Tem que acabar com decisões monocráticas . Só o colegiado teria que aprovar ou não,ai sim seria uma decisão justa e com respeito da sociedade .

    Responda
    1. CLAUDIA ROVERI

      Isso até o dia em que você precisar de uma decisão urgente do Judiciário e não a obtiver porque "só o Colegiado pode decidir". Esse tipo de opinião vem de quem não entende nada sobre os princípios que norteiam o sistema de Justiça no Brasil e no mundo.

  38. José Bueno

    As esperadas divergências e convergências dos ministros do STF resolvidas nos seus votos fazem do STF a instituição que, em última instância, garante a necessária ordem e a justiça no país. Para desespero daqueles que ainda ameaçam "levar um cabo e um soldado" às portas do STF, , estão sendo mantidas no país as prerrogativas de um governabilidade constitucional. Superaremos o ódio religioso, o ódio golpista, o ódio familiar da extrema direita, tão bem organizada!

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Começaremos a superar o ódio o dia que o criador do "nós contra eles" não estiver mais aqui.

    2. Gilmar Maghenzani

      Olha o gado aí a baixo

    3. Gustavo Michelin

      ahahahah, muito boa. adorei a ironia.

    4. Gil Filho

      Perfeito Jose Bueno , pleno acordo com suas palavras. Somente para essa senhora de qualidade duvidosa e os fascistas do País que o STF perdeu credibilidade, pois para as pessoas sérias e decentes o STF se mantem com alta credibilidade.

  39. silvana claudia lopes

    Eles, os "supremos", estão literalmente acima da lei! Usam o argumento, nunca provado, de "conluio do procurador e do juiz" ao mesmo tempo em que praticam o conluio entre ELES e os condenados.

    Responda
    1. julio alves

      Se você está falando do cassado inelegível Dallagnol em conluio com o marreco, foi sim, mais que provado.

    2. Ciro Lauschner

      Nunca provado? Nos poupe!

  40. João Carlos Oliveira Marques

    "Cobram respeito sem mostrarem respeitáveis". Traduzindo, os ministros cobram respeito mas não merecem. Anular uma decisão da Lava Jato é uma falta de respeito. Notem que o mérito da decisão nem é avaliado. O desrespeito vem do fato de o STF ousar anular uma decisão tomada no âmbito da operação. "Atitudes da Corte dão margem à 'confrontação'" Pois é né, esses ministros tomam decisões que dão motivo pras pessoas pedirem o fechamento do tribunal. Por favor, Dora! Que texto péssimo!

    Responda
    1. João Carlos Oliveira Marques

      Sr. Antônio, o comentário diz claramente o que a autora faz um leve contorcionismo pra esconder. Anular uma decisão tomada no âmbito da Lava Jato é um desrespeito. Que decisão? Qual o mérito? Era justificável? Para os fanáticos não interessa. E segundo ela, isso da margem à "confrontação", que a autora diz ser uma coisa muito feia, pedir golpe por exemplo, é uma coisa muito feia. Mas pra autora é uma coisa inevitável porque mexeram com a deusa Lava Jato.

    2. antonio brito

      Cortando a última a frase, comentário reforçando argumentos da autora é bom

  41. CLAUDIA ROVERI

    Então, segundo essa articulista, o STF é o culpado por ter se tornado vítima da perseguição da extrema direita por ser soberbo. Inacreditável que depois da Vaza Jato e da operação Spoofing ainda haja quem defenda essa malta que contribuiu para o estado atual das coisas.

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Pelo menos não sou apoiador de corrupto

    2. Gilmar Maghenzani

      Gustavo vc é a as duas coisas

    3. CLAUDIA ROVERI

      E você uma pessoa que ou não ganhou ou desperdiçou a sua educação.

    4. Gustavo Michelin

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  42. Wilson Luiz Antonio

    É incrível como o lavajatismo eXARcebado, como disse o Moro, colonizou a mente de grande parte dos “colonistas”. Lamentável.

    Responda
  43. Carlos Rogerio Camargo

    Quem mina a credibilidade do judiciário e do STF são as falantes da direita extremada, incluso essa escriba. A pergunta que fica é: a quem isso interessa?

    Responda
    1. Carlos Rogerio Camargo

      “falanges”! O corretor sem IA se intrometeu na minha nota, mas até que “falantes” cai para para a indigitada escriba.

  44. MARCUS VINICIUS FILGUEIRAS JR

    Anular os atos da Lava Jato ofensivos à ordem jurídica é também um imperativo cívico. Há duas formas de aprender sobre a importância da defesa da ordem jurídica vigente: i) debatendo e refletindo por amor, oportunidade perdida pela articulista com esta coluna; ou ii) tendo um direito fundamental seu violado. Neste segundo caso, é aprendizado pela dor.

    Responda
  45. Rodrigo Silva

    Eu pensei estar lendo um jornal do século XIX, tal o linguajar grandilhoquente empregado que se parece muito com certas manifestações... do próprio poder judiciário. Faltou apontar qual erro concreto alguém cometeu ao anular decisões com vícios processuais evidentes.

    Responda
    1. MARCUS VINICIUS FILGUEIRAS JR

      Perfeito, Rodrigo.

    2. Gilmar Maghenzani

      Típico da direita, narrativas apenas

  46. roberto foz filho

    O texto tem viés, mas o assunto é pertinente e já foi comentado de maneira brilhante pelo professor Conrado nesta semana.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Dois Lava-Jatistas entusiasmados.

  47. CELSO CATÃ O PONDS

    Dora, vc também é uma viúva da Lava Jato. Pode chorar a vontade

    Responda
  48. GUSTAVO PIRES CERVEIRA

    Não, Dora, até você? "Enquanto se empenha no desmonte da Operação Lava Jato...", uma operação ilícita, não? Por favor, melhore!

    Responda
  49. Alexandre Pereira

    Sensacional!! Nada como sabotar uma instituição por dentro. Uma pitada de vaidade aqui, um aparelhamento acolá e assim caminha a oligarquia. Quem sabe um dia, república?

    Responda
  50. wilson mazza junior

    Verdade...kkk aqui o ladrão do rolex do motorista da lamborguini é preso rapidamente...já os da gang do bolsonaro, incluindo advogados,coronel, general e ex presidente demora meses...detalhe; no caso da gang do ex presidente tem provas,fotos,recibo,confissão e nada...esse xandao deve ser bolsonarista...

    Responda