Mario Sergio Conti > Defender os ateus é defender a razão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3
não concordo com muita opniões do articulista mas esta eu concordo.
Muito bem descrito como caminha a humanidade e as religiões. No caso do cristianismo e outras religiões, a única bela obra está nas artes, arquitetura e, mesmo assim ao custo de lágrimas, dores e mortes.
Bravo! texto excelente, apenas uma dúvida: será que não ter religião implica necessariamente ser ateu?
Não entendo assim. O ateu não acredita em nada divino. Os sem religião podem acreditar ou não em Deus, deuses, força superior, embora não sejam religiosos. Podem até acreditar em algum credo, mas como não são praticantes. Na prática, vivem e agem como ateus.
Ser ateu é não acreditar em divindades.
Eh he!!! Até esse instante, nesse espaço pequenino somos imensa maioria. Não li nenhum: graças a deus, glória a deus, deus me livre, obrigado meu deus…me senti em Oslo!
Ser ateu é, antes de mais nada, respeitar a vida, a natureza e os outros. Isso, infelizmente, poucos têm discernimento para fazer.
Sou espiritualista e respeito muito o articulista. A análise é impecável quanto ao passado e futuro das religiões. Arrisco dizer que a esmagadora maioria dos religiosos se apegam mesmo a resolver suas carências. Isto fica claro quando se propõe a esses religiosos que a solução está dentro deles mesmos. Que não precisam de gurus, sacerdotes ou templos para descobrir o caminho do amor: a mais clara realidade.
Mário Conti é um pobre mortal. Não pode nem dizer se acordará amanhã. Pode morrer a qualquer momento. Todos nós somos assim. Como ousa, então, exercer uma futurologia de eventos maiores do que ele mesmo?
Como ateu prático o que acredito: não encher o saco do próximo com minha não-crença. Acho belas as simbologias religiosas e a fé no absurdo. Mas acho mais bonito ainda a finitude de tudo, o ciclo que começa e se encerra em duas pontas que se tocam mas jamais se encontram.
Se você tivesse escrito isso numa rede social, estaria cancelado e execrado.
as redes não são sociais. Sociais implica em troca entre diversos, e não mesmices entre os mesmos. Parodiando o brilhante jornalista: as redes sociais são uma farsa.
Hitler também odiava as igrejas, principalmente judeus. Leia a biografia dele para saber que não ser religioso não significa ser uma pessoa melhor e mais humana.
Que necessidade urgente a de defende-los, neste momento em que o cruzamento da polÃtica com a religião ameaça parir um mon stro.. Arrisco a dizer que os ateus não raro possuem até mais religiosidade que muitos destes hipócritas . É, estamos mesmo muito distantes da Escandinávia...
Esse monstro tem nome, chama-se república fundamentalista evangélica .É para essa maldição que caminhamos.
Sou ateu, mas optei por não praticar o ateÃsmo, tentar convencer os outros que minha escolha é melhor, seria como ter uma religião. Porém concordo com o Conti, somos um paÃs laico só na teoria.
Excelente! Parabéns! Melhor que Richard Dawkins. Já faz tempos que me tornei um Ateu não praticante. Não vale a pena e, segundo o meu Pai, eu não passava de uma imitação melhorada dos "crentes". Era tão chato quanto eles.
PER FEI TO!
Conti sincerão, impiedosamente claro em seu raciocÃnio. Que artigo!
Eu sou ateu. Mas não concordo com o texto quando fala que somos afrontados ou discriminados por 92% da população primeiro porque muitos religiosos são sensatos e entendem que cada um cuida da própria vida; segundo porque para muitos fins Deus está morte, ou seja, religião não faz diferença alguma: você pode tranquilamente estudar ou trabalhar com alguém sem saber deste sua crença ou não crença. Para discriminar é preciso antes saber e depois de intolerância, e quem assim procede é minoria.
Pablo, você afirmou logo de cara no seu comentário que é ateu (também sou), mas todos ao seu redor sabem disso? Você por acaso defende sua descrença abertamente aos crentes para afirmar dessa forma que não existe discriminação aos ateus? Veja, não estou te contradizendo, estou apenas indagando se por experiência própria você não é discriminado por ser ateu.
Obrigado!
Perfeito! Nada justifica a crença em algo que não existe
Por definição, a crença independe de provas. Pode consultar um dicionário. Dentre 10 acepções no verbete respectivo, o dicionário Houaiss define, na acepção 4: "convicção profunda e sem justificativas racionais em qualquer pessoa ou coisa". Na definição bÃblica, fé é a certeza das coisas que não se veem. A fé é irmã da esperança. A questão da justificativa pertence ao foro Ãntimo de cada um.
Excelente texto.
Mil parabéns!! Você é exceção no jornalismo
Parabéns. Não perco teu programa de entrevistas nas 6s. feiras 23:30 horas! Uma exceção naquele canal. Outros parabéns!!
Obrigado.
Curioso: por que a Finlândia e a Suécia, por exemplo, ocupam, respectivamente, posição 24 e 28 em ranking de suicà dios? Pelo visto, pessoas felizes tendem a se suicid@r mais...
Há que se ter coragem para tirar a própria vida. Por mais que queiram, devido ao horror, não existem motivos aparentes, eles morrem com o sujeito. Sujeito que se depara em uma encruzilhada, se vê sem saÃda, se transforma em um mero objeto, e dá um fim nesse objeto.
Não existe felicidade, apenas temos momentos felizes. Os suicidios não são divulgados, não se deve generalizar, nem tem como saber os motivos.
Sao paises desenvolvidos onde boa parte da população acredita que o ser humano tem direito a sua vida, a sua liberdade e autodeterminação, o que inclui, inclusive, dentro de certas condições terminais ou de sofrimento, a escolha do deixar de viver. Nao à toa, os PaÃses Baixos, Luxemburgo, SuÃça, Canada e alguns estados americanos possuem as leis mais liberais nesse sentido, inclusive permitindo procedimentos que aqui sao tabus como a eutanásia e o suicÃdio assistido.
Amiga, defendo seu direito de ter uma opinião tola. Pode se expressar.
Até parece que os cristãos deste Brasilzão não praticam o autoextermÃnio, mesmo não sendo infelizes. A senhora já leu o "Anticristo" do Nietzsche?
Pelo visto falta sofrimento aos nórdicos
Não há nada de curioso, e sim de lógico. Aqui os mortos por crimes se sobrepõe à queles que morreriam por suicÃdio. Particularmente eu seria mais feliz se eu pudesse escolher a minha morte ao invés de outra pessoa fazer isso.
Sou médico psiquiatra e cito outra razão para os suicÃdios em paÃses nórdicos. É a chamada depressão sazonal.Pela sua localização, são paÃses de baixa luminosidade A luz solar tem papel importante na regulação do humor. Há vários estudos constatando que o.Ãndice de suicÃdio aumenta exponencialmente com os dias curtos e as noites longas. É um fator biológico que não tem a ver com crenças , louvores ou qualidade de vida.
O Brasil, hiper religioso, é lÃder em consumo de anti-depressivos e ansiolÃticos.
"Não há relação comprovada entre ateÃsmo e bem-estar social", você leu esta parte, Celia? Parece que não.
PaÃses como os citados têm uma polÃtica anti violência (incluindo suicÃdios )muito eficaz.E , ao contrário da maioria dos paÃses não distorcem os números. O Ãndice de crimes violentos é baixÃssimo e a corrupção está entre as menores do mundo (segundo a Transparência Internacional).Uma questão puramente matemática: existem,pelos seus dados, mais de duas dezenas de paÃses com Ãndice superior de suicÃdios.
te falta informação e reflexão, isso cansa
Prezado MS Conti. Cuidado! Nesses tempos terrivelmente evangélicos você e muitos outros podem ir para a fogueira. Junto com milhões de livros, é claro. Vivemos uma nova era das trevas. Uma idade média com muita tecnologia e um forte clima de inquisição moralista de fachada.
Os teocratas estão insuflando as perseguições e o racismo religioso, a partir de uma matriz moral reacionária. A eles juntam-se os armamentistas e negacionistas. São arautos de uma nova idade das trevas que se apropriaram das bandeiras libertárias da revolução cultural do último século. Não teremos sombra e água fresca pela frente...
Exato, só trevas . Sem falar no monstro que pode nascer do cruzamento da polÃtica com a (falsa) religião..
Jesus Cristo é o psicólogo dos miseráveis,só me lembrei dessa frase lendo o artigo e quer saber é uma frase muito poética vide os sala frarios ,que ficam com bÃblia embaixo do suvaco gritando como por cos na tv
Conti, parabéns pela coragem! É importante que se respeite a liberdade religiosa e de culto, mas não podemos admitir mais os males que as crendices empurram goela abaixo da sociedade. Abaixo o obscurantismo, viva a razão.
No ritmo atual, nos tornaremos uma sufocante teocracia.
Amém, rs!
Conti, um oásis de luz, humanismo e verdade neste pasquim!
Igre ja Ca tol ica cano nizan do um jo vem co mo se fos se san to... ou tro san to.... San tos ? só o SAN TOS FC !
Olha o concretismo, hehe
Não existem santos, nem deus, nem anjos
Tem gen te que não ti ra a Igre ja Ca tol ica da ca be ça... Vai Corinthios!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mario Sergio Conti > Defender os ateus é defender a razão Voltar
Comente este texto