Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joel Domingos

    Só para começar, demonstrando o absurdo e a inviabilidade de um mundo só de ateus, conforme Leandro Karnal, citando Pondé, "Um pensamento científico não seca lágrima: um pensamento religioso seca. Se eu frequento um velório de uma pessoa que perdeu um filho e eu vier com uma definição científica, eu só aumento a raiva." (continua)

    Responda
  2. Joel Domingos

    (continuação) O consolo e o conforto de um ateu, movido pela suposta razão, à mãe do falecido seria: "seu filho era uma unidade de carbono (as unidades de carbono tendem a se decompor na terra com o tempo). Inclusive, a sra também apodrecerá em breve. Nós somos seres limitados e todas as funções vitais tendem a entrar em colapso com o tempo."

    Responda
    1. Sergio Akira

      Nossa , agora ele se superou, confundiu maçã com laranja!!!! Que belo consolo para uma mãe que acabou de perder o filho!!!Por favor não apareça no meu velório!!!

  3. Joel Domingos

    O senhor Mário Conti pareceu muito revoltado e irritado no seu artigo. Ante o debate que aqui se pôs, calha citar alocução do festejado poeta Manoel de Barros em "O livro sobre nada": "Ateu é uma pessoa capaz de provar cientificamente que não é nada."

    Responda
    1. Sergio Akira

      Prepare-se o sr Joel Domingos vai postar 47 comentários (isso mesmo, e a grande maioria prolixos) Estranho que NENHUM deles teve Um único like!!

  4. Nilton Silva

    Perfeito. Mas fazer o que se no Brasil há tanta gente que tem medinho do inferno?

    Responda
  5. EDUARDO BENEDICTO OTTONI

    Simples assim.

    Responda
  6. Francisco de Assis izidro Filho

    Obrigado pela excelente reflexão. Como ateu, me senti completamente representado. E coincidência, nesta semana, em meu canal no YouTube, comentei a dificuldade de ser um ateu no Brasil, sofrendo perseguição e incompreensão. Quem puder ou quiser dar uma olhada, acesse o YouTube no canal Crônicas de Chico Izidro - Ateísmo.

    Responda
  7. Antonio Araújo

    Seja feliz acreditando no nada.

    Responda
  8. Mario Edgar Grin Ferreira

    Meu xará mexeu no vespeiro. Mas concordo com ele

    Responda
  9. JOSE MARIA ARRUDA

    Há uma necessidade das pessoas em defender a existência ou inexistência de Deus ou deus. Chega a ser obsessão. Pouco importa se Ele ou ele existe ou não. Se Ele existe, Ele tem um problema constante: cuidar de quem Ele criou.( ou não é? Ele é tão solitário assim?) Se ele não existe é perda de tempo ou é querer defender um contraditório por diletantismo ou querer aparecer. Querer dar razoabilidade ao assunto é tão ilógico quanto a lógica que é mutante no decorrer do conhecimento.

    Responda
  10. Adriana Bonaldo

    Excelente!!

    Responda
  11. Guilherme Torres Godoy

    Ateu é quem no acredita em Deus? : Qual Deus? Pecado é qualquer ato, sentimento ou pensamento que vai contra os padrões de Deus. Ser ateu é pecado? Quem defende um ateu é pecador? Tema complicado, melhor deixar ele lá queto, ao final o medo é coisa viva.

    Responda
  12. José Cardoso

    Quando pensamos no mundo grego imaginamos aquela época alguns séculos AC. Mas ele continuou por muito mais tempo, e a sua religião mudou mas não desapareceu. Os evangelhos (palavra grega) foram escritos nessa língua, e Constantinopla foi a 'grande cidade' por excelência por mais de mil anos DC. Pode-se dizer que a religião cristã é um desenvolvimento da civilização grega. A própria ideia de um filho de um deus com uma mortal (Hercules, Aquiles, Perseu...) é frequente na sua mitologia.

    Responda
  13. Vlademir Colla

    Sempre entendi que o ônus da prova deveria ser de quem afirma a existência de algo, e não ao contrário, o que me leva a afirmar:”nunca nem vi”.

    Responda
  14. Karina Kanazawa Rienzo

    Muito bom Mário. Finalmente um texto claro sobre a grande história da carochinha da humanidade chamada religião.

    Responda
  15. Marcos Valério Rocha

    Texto completamente equivocado. É diferente não seguir uma religião e se declarar ateu.

    Responda
    1. EDUARDO BENEDICTO OTTONI

      Sim, um não-seguidor-de-religião-organizada pode ser um ateu ou um bicho-grilo-em-transe. Mas "ateu" é ATEU.... ;-)

    2. Marcos Valério Rocha

      Humberto, como disse um outro leitor, o assunto é complexo e levá-lo para uma posição unilateral, polarizada não ajuda em nada ultimamente. Conti é de raíz marxista e ainda acredita nesses embates. Nossa razão depende muito do pensamento religioso. Tratar a religião sob a perspectiva medieval, sendo que na história tem outras nuances é um reducionismo que não encontra reflexo na realidade. A esquerda vem perdendo para a direita no mundo muito devido a isso.

    3. humberto cavalcanti

      equivocado voce talvez por ter lido aas pressas

  16. José Fernando Marques

    Afirmar a inexistência de Deus (ou deuses) é tão metafísico quanto afirmar a sua existência. É fazer uma afirmação geral, absoluta, impassível de ser provada ou refutada. (Prefiro me dizer agnóstico.) Mas de acordo quanto à perecibilidade de todas as crenças organizadas. O que pode valer no cristianismo e em qualquer outra religião é seu fundo ético: a solidariedade. Gosto muito da frase: Deus morreu, Marx morreu e eu mesmo não estou me sentindo muito bem... Solidariedade e humor nos salvam.

    Responda
  17. Ramon Bulhoes10

    "deus esta morto, mas dada as condicoes atuais da humanidade, ainda veremos sua Sombra por mil anos" bigode.

    Responda
  18. José Ricardo da Silveira

    Defender a inexistência de Deus é sim desafiar a razão. Nada na ciência é capaz de afirmar se existe ou não Deus. Teorias abstrusas propoem um universo atemporal, pois a sequência do tempo separando passado, presente e futuro é uma criação humana, que não se comprova na física de partículas, nem na cosmologia. O ateu, no entanto, deve ser protegido, para defender que cada um tenha direito a sua religião ainda que professe a religião laica do ateísmo. Se quiser ser racional, seja agnóstico.

    Responda
  19. Flavio Cabral Costa

    Excelente. Perfeito. Sensacional.

    Responda
  20. Antonio Catigero Oliveira

    Obrigado por nos representar nessa terra. Proponho que o tema seja mais debatido neste jornal, com matérias periódicas.

    Responda
  21. Vinicius Branco

    Nada com ser um ateu praticante e feliz.

    Responda
  22. marcia aparecida oliveira figueiroa

    Que texto necessário. Sinto-me representada. Obrigada pela reflexão.

    Responda
  23. Nelson de Paula

    Nos tempos em que acreditavam na Valhalla e Odin, os nórdicos foram dos povos mais violentos: os temidos vikings.

    Responda
  24. marcius carvalho

    Texto muito legal mas acredito que pensar que somos fruto do acaso é tão absurdo quanto não acreditar que por trás de tudo não existe uma força superior. Veja que não estou falando de Cristianismo, umbanda e outra qualquer religião. Não acredito em uma religião única. Deus como proposto pelos Cristãos, um ser que sabe meu nome e meus pensamentos, na minha opinião, é história. Porém uma força que balanceia todo o universo, que possui trilhões de estrelas e bilhões de galáxias...bem, ai é muito d

    Responda
    1. EDUARDO BENEDICTO OTTONI

      Leia Charles Darwin e suas dúvidas cósmicas se dissiparão, irmão! ;-)

  25. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    O colunista critica um espantalho: o cristianismo não é ascese nem alienação. Veja movimentos cristãos como a Teologia da Libertação ou a Missão Integral, que se preocupam em promover - materialmente! - o amor e a justiça, a fim de trazer o reino de Deus na Terra hoje e agora (e não num céu distante e pós-vida). O Mario Sergi Conti está lutando uma luta herdada do positivismo de Comte, que desapareceu. Recomendo o livro ''Sete tipos de ateísmo'', de John Gray, este um ateu mais honesto.

    Responda
  26. henrique martins

    Perfeito.

    Responda
  27. Marcos Miranda

    Jesus eu te amo. E está vida te dará glória. Se este escritor desse a ele msm a oportunidade de reflexão, pois qual são insondáveis as provas de sua existência ó Deus.

    Responda
    1. EDUARDO BENEDICTO OTTONI

      Bota "insondáveis" nisso, Marcos.... Português capenga também é meio "insondável"... ;-)

    2. Samuel Pacheco

      Qual deus, o seu?

    3. Marcos Miranda

      Correção: infinitas são as provas de sua existência.

  28. Irene Maria Paulino Ribeiro

    Só uma palavra: Excelente!

    Responda
  29. fabio saraiva moura

    Conti sempre brilhante. Sugiro uma obra fenomenal : Essência do cristianismo, Ludwig Feuerbach

    Responda
  30. Antonio de Pádua Almeida

    Lindo texto! Reflexivo e esclarecedor. Pena que infelizmente muitos não conseguem entendê-lo, pois estão presos em dogmas e superstições religiosas.

    Responda
  31. José Eduardo de Oliveira

    Graças à Deus você escreveu esse artigo magistral. Os crentes, quanto mais espalham suas crenças, tanto mais são canalhas. Amem-se e não amém!

    Responda
  32. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Difícil afirmar qual seguimento está e defende a razão. Não dá para separar. Acreditar numa divindade, força superior, ou não acreditar são posicionamentos que devem ser respeitados, apesar do fanatismo de alguns. Tenho minha crença, católico, não fanático, não nego a ciência e nem contrário a razão. A vida é a composição do corpo e espírito, a alma. O corpo morre, a alma é eterna. Não perceber isso também não acreditará na força superior que comanda espiritualmente todo o universo.

    Responda
  33. Tersio Gorrasi

    Aos ateus, que também não deixam de ser crentes em alguma coisa, sempre faltaram dois pilares essenciais. 1. O que se define por Deus (uma falácia se houver diferentes definições ou interpretações) e 2. Quais as evidências que provam sua não existência, que se também se torna uma falácia se o primeiro quesito ficar sem uma resposta única e coerente

    Responda
    1. José Cardoso

      O monoteísmo se caracteriza essencialmente por vedar a adoração de deuses. A crença em Deus leva portanto como consequência lógica à crença na não existência de deuses, ou seja o ateísmo.

    2. Tersio Gorrasi

      Os comentários abaixo são uma prova do que eu disse. Alegações subjetivas, desprovidas de qualquer embasamento a não ser suas próprias opiniões pessoais. Nesse aspecto em nada diferem dos crentes fundamentalistas

    3. Leonardo Oliveira

      Tersio, o ônus da prova tem que vir daqueles que afirmam que Deus existe, e não o contrário.

    4. Samuel Pacheco

      Crer é muito diferente de saber, mas gente que crê não sabe disso. Ateus sabem, é bem diferente. Mas o que falar com gente que crê em amigos imaginários? Discutir metafísica não vai adiantar nada.

    5. Daniel Salloume Vieira

      Faz todo sentido seus argumentos! Só falou completar: jacaré não tem pescoço e roubaram minha bicicleta!

  34. Dorgival Pedroso

    Silas Malacheia sabe e se aproveita da fragilidade intelectual dos crentes.

    Responda
  35. Fernando Felipe

    Concordo que existe uma passividade daqueles que não creem em um deus. Como agnóstico me incluo entre eles. Não aceito o ateísmo porque também é uma arrogante crença na não existência de Deus. Concordo com Goethe quando enunciou:” quem tem Ciência e Arte tem também a Religião; quem não tem Ciência nem Arte, que tenha Religião “. Não tenho esperança no “proselitismo ditado por ateus.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Não é arrogância mas sim racionalidade. Acreditar num deus fantasioso é o mesmo que acreditar no pinguim-comedor-de-deuses, que já comeu todos os deuses e não sobrou nenhum.

  36. Marcelo Innecco

    Moral da História: o umbigo do mundo não pode ser um local físico que não seja natural, absolutamente natural. Colocar o dedo no umbigo do mundo, como usando o indicativo ao lado do dedo médio, para indicar onde fica o umbigo do mundo atribuindo-o como tendo estado por tanto tempo na Grécia é um equívoco tão gigantesco que falo e ônfalo terminaram por serem confundidos por Freud.

    Responda
  37. Liana Cardoso Soares

    Texto mais do que necessário. Brilhante!

    Responda
  38. Joaquim Rosa

    E então o homem criou muitos deuses, à sua imagem e semelhança, só que com mais poder.

    Responda
  39. Elienai Araújo

    Não tenho religião, não creio no Deus bíblico, não necessito, não preciso me encostar numa muleta mitológica nem usar essa figura mítica só pra compensar frustrações ou por medo do desconhecido. Deuses são só uma invenção humana. Basta ver a história: em todas as culturas há um ou muitos deuses. "Ateu, graças a Deus!" (Gracias, Buñuel). Que prazer poder declarar isso sem risco de ir para uma fogueira!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Acho que o correto deveria ser "ateu graças aos deuses", pois o deus da bíblia pode ser o mais famoso mas não é o único.

  40. mauricio silva

    Muito triste sendo ateu e certo de que o cristianismo é uma das tantas criações humanas de deuses, pra tão somente controlar a população, temos que ver gente ruim usando da boa fé dos fiéis e agora dos votos dos fiéis.... todos os países onde a religião e crenças imperam é tomada por sofrimentos e desigualdades. Nós ateus deveríamos ter orgulho dessa razão e encarar essa gente manipuladora, ateus também, sem medo nenhum.

    Responda
  41. cesar felicio dos santos

    Excepcional é fundamental reflexão! Parabéns!!!

    Responda
  42. Anete Araujo Guedes

    A maioria da população brasileira segue alguma crença, são doutrinados desde a infância. Trata-se de um conforto, de exercer a função compensatória, fornecer um certo amparo. Fato que faz com que uma minoria se cale frente aos que se encontram tomados pela crença, mas que não deveria acontecer nas instituições públicas. Muitos, ao ostentarem símbolos ou discursos religiosos, o fazem para angariar simpatias, votos, para se sentirem incluídos ou por falta de coragem de nadar contra a maré.

    Responda
  43. Antonio Carlos Queiroz

    Bravo, Conti, pela coragem de denunciar os asilos da ignorância e da superstição! A liberdade de culto, prevista na Constituição, é também uma proteção aos ateus, já que não há, teoricamente, religiões oficiais no Brasil!

    Responda
  44. Anete Araujo Guedes

    Frente ao desamparo dos seres humanos que, ao se apossarem da fala, depararam com uma verdade insustentável, somos seres mortais. Nada mais gratificante do que a crença de estar sob a proteção de um Pai onipotente, da uma promessa de vida eterna ou de um retorno, após a morte, ao mundo dos vivos.

    Responda
  45. LUIS VASCONCELOS

    Perfeito. Gostaria apenas de acrescentar que muitos ateus não se sentem confortáveis em informar seu pensamento, o que impede o conhecimento do seu número.

    Responda
  46. Paulo Augusto

    Um ateu é uma ofensa aos crentes: mostra que o ser humano pode viver feliz e plenamente sem acreditar nos folclores religiosos.

    Responda
  47. José Felipe Ledur

    Sou mais o filósofo Espinoza, pra quem a divindade não é um ser exterior a nós, mas a natureza da qual, apesar de finitos, todos os seres vivos ou não participam.

    Responda
  48. Felipe Borges

    Raciocínio perfeito! Parabéns!

    Responda
  49. Pedro Vasco

    A maioria dos brasileiros tem algum tipo de fé, mas não são praticantes. Vivem e agem como ateus, pois não são presos a crenças e valores. De certa forma, a maior parte da população é na prática ateísta/agnóstica.

    Responda
    1. Daniel Salloume Vieira

      Perfeito!!!! Bonito é falar de religião, usar a muleta absurda pra tudo. Falar até papagaio fala….hj em dia, ainda mais em relação ao tal deus, até ga do fala! Seu comentário é excelente e deveria ser publicado em praça pública!

  50. Marcello Di Paolo

    Sou orgulhosamente ateu, graças à deus!

    Responda