Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Webe Queiroz

    Desde 2018 o comércio brasileiro com os BRICs supera e hoje com folga o comércio com EUA e UE. Na época da crise Bolha Americana denomina Tsunami, no Brasil uma Marolina e também o lob dos EUA e EU na ONU/OMC para cima do BR que escapou com a ampliação desse comércio com os BRICs...

    Responda
  2. Nilton Silva

    Somos apenas idiotas.

    Responda
  3. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Quanta miopia

    Responda
  4. Dionisio DeBarros

    Gostaria de saber so colunista qual seria o bem advindo de uma desvinculação aos Brics, haja vista ser sabido que o alinhamento a EUA e EU faz o Brasil se arrastar pelo 3o mundo desde tempos idos.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Perfeito Dionísio.

  5. Eurico Xavier da Silva

    Sansão só funciona contra pais pequeno contra Rússia China não funciona hoje você anda pela Europa e só produtos chineses

    Responda
  6. José Cardoso

    Quem quer vender não fica criticando o cliente. Acho que é o nosso caso diante da China, e vice versa.

    Responda
  7. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Segundo a lógica militarista, o Brasil abriu mão de sua soberania há muito tempo. Sua única arma é falar com todo mundo. Nosso maior parceiro comercial é a China. Estar no Brics me parece inteligente. Nosso segundo maior parceiro é o EUA. Mantê-los perto me parece inteligente. Alinhamento incondicional com um dos blocos me parece estúpido e seria abrir mão, por completo, da nossa soberania.

    Responda
  8. Odalci José Pustai

    Rodrigo Zeidan, pergunto a partir de sua própria retórica textual, seria você um jornalista "idi ota útil" dos norte americanos?

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Ele chama explicitamente no texto, quase metade (os que apoiam o Trump), de i di o tas úteis de Putin. Não parece ser o caso.

    2. Luiz Alberto Brettas

      Kkkkk... Boa pergunta, Odalci...

  9. Agemir Bavaresco

    O que ganhamos com os aliados colonialistas atlantistas? Será que o sr. consegue perceber os BRICS+, a partir de um mundo multipolar?

    Responda
  10. auxiliadora godoi

    No Brics está surgindo o novo modelo de governança mundial multipolar em oposição ao atual modelo de ordem e regras impostas por americanos e para isso a China depende da Rússia e vice-versa, e o grande projeto de ambos é esta virada de polo de poder. E é muito interessante fazer parte deste processo, por isso a importância de participar.

    Responda
  11. adenor Dias

    Se a direita americana, apoia o Putin, aqui no Brasil, deve ter bolsonaristas se abraçando com esquerdista por aí! No Brasil, só à direita pode se manifestar, à esquerda, basta ficar neutra que alguém já supõe de que lado está.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Bem observado, Adenor...!

  12. Nelson Santos

    A ideia de contraisrael valebtudo é equivocada. Que outro pais tem como agenda expulsar pessoas de uma etnia de suas casas?

    Responda
  13. adenor Dias

    Se a direita americana apoia Putin abertamente, significa que ela está junto e misturado com a esquerda brasileira!! Que bagunça é essa?

    Responda
  14. adenor Dias

    Interessante esta matéria! Mostra as contradições no mundo da política. Qual a diferença entre à esquerda brasileira, e à direita americana? A direita americana simpatiza com Putin abertamente, e à esquerda brasileira só de ficar neutra na guerra entre Rússia e Ucrânia , já é motivo de critica da nossa direita! Esquisito isso...

    Responda
  15. Gabriel Locke

    O que haveria de se ganhar com a saída dos Brics?

    Responda
  16. Ho Hsin Tsai

    Roberto Zeidan é um dos propagadores do mainstream ocidental. Um articulista a serviço dos pro-ocidente. É o mesmo discurso de sempre. Ele fala sobre Israel, quando 140 países reconhecem o Estado da Palestina, 40 neutros e 14 contra (incluso USA, Israel, França e Reino Unido). As máscaras estão caindo.

    Responda
  17. LUIZ LEAL

    "Uma coisa é aliança, outra é abaixar a cabeça", diz o articulista. Concordo plenamente. E isso se aplica perfeitamente ao que tem sido a nossa relação com os Estados Unidos, tão reverenciada por certos grupos de interesses.

    Responda
    1. adenor Dias

      Na opinião de muitos, os brasileiros só pode babar o ovo dos americano!

  18. LUIZ LEAL

    Temos sido idio tas úteis há décadas, só que dos Estados Unidos. Mas isso para o articulista parece estar bom.

    Responda
  19. Marcos Ludwig

    Os cinco países fundadores do BRICS respondem por +40% da população mundial e por +25% do PIB mundial. Com o ingresso dos novos membros, os números sobem. O bloco tem peso e papel importante na construção de um mundo multipolar, mais representativo. O Brasil já recebeu do NDB ("Banco dos BRICS") mais de USD 6,1 bi em empréstimos para projetos com viés sustentável. Por fim, a China tem menos poder de voto no bloco do que faria jus na proporção do seu % do PIB mundial. Por que ficar de fora?

    Responda
  20. Mario Kurtz Filho

    NNão seria a primeira vez que seríamos idiotas, e não será a última, vide a fome do Amorim.

    Responda